terça-feira, 1 de julho de 2014

Nuevo mes. Nuevos retos y sorpresas.

Nos 26 estados brasileiros, mais Distrito Federal, a Rede Cidade Digital identificou mais de 950 municípios que têm algum tipo de iniciativa de uso de tecnologia que impacta, de forma ou de outra, na vida do cidadão

A Rede Cidade Digital (RCD) divulgou, o resultado final do mapeamento das Cidades Digitais do Brasil. São pelo menos 957 municípios, espalhados pelos 26 estados brasileiros, mais Distrito Federal, que têm alguma iniciativa envolvendo o uso da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) para impactar na vida dos cidadãos.

As cidades apresentadas no Mapa são definidas através de sistematização de dados, tendo como base a pesquisa Perfil dos Municípios Brasileiros do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e informações de veículos oficiais de comunicação das prefeituras e governos estaduais.

"Começamos este mapeamento pelo Paraná ao percebermos a carência de informações sistematizadas a respeito das cidades digitais. Fomos atrás disso e acabamos encampando todos os estados brasileiros, pelo mesmo motivo", comenta o diretor da RCD, José Marinho. Segundo ele, não se trata de uma pesquisa qualitativa e nem de posicionamentos em ranking. Mas sim, de reunir as iniciativas, as informações, os dados, num só ambiente.

"Agora, a imprensa, por exemplo, quando quiser fazer alguma matéria sobre cidade digital, já tem muitas fontes", considera Marinho, acrescentando que o mapeamento, também, poderá auxiliar estudos, planejamentos e outras iniciativas que possam contribuir para estimular o uso da tecnologia no sentido de aprimorar a máquina pública e melhorar a qualidade de vida das pessoas.

Diversos programas de inclusão digital e iniciativas de TIC também estiveram na análise do mapeamento. O Porto Digital, em Pernambuco, é uma dessas iniciativas. O programa agrega investimentos públicos, iniciativa privada e universidades, compondo um sistema local de inovação que tem, atualmente, 200 instituições entre empresas de TIC, Economia Criativa, serviços especializados e órgãos de fomento.

Outro grande projeto é o Acessa SP, que está perto de alcançar 100% de cobertura no Estado de São Paulo É coordenado pela Secretaria de Gestão Pública, com gestão da Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo (Prodesp), por meio da Diretoria de Serviços ao Cidadão, e já conta com mais de 770 postos em todo estado.

Para o superintendente do Acessa SP, Emilio Bizon Neto, "o programa está em franco e contínuo crescimento. São diversas parcerias firmadas, novos convênios sendo assinados e uma série de novos produtos sendo lançados, como o Acessa Rural".

Já o estado do Paraná conta com diversos programas distribuídos em 86 municípios. Um desses é o Matelândia Digital, responsável por diminuir o espaço entre a gestão pública e os moradores, trazendo maior agilidade aos serviços e ampliando a qualidade de áreas como educação e saúde em Matelândia, no oeste paranaense. Há municípios que já apresentam resultados altamente positivos por serem digitais. Seja na saúde, na educação, na segurança pública e no equilíbrio das contas públicas. 

Tudo isso pode ser visto no portal www.redecidadedigital.com.br

Fonte: Jornal da Comunicação Corporativa


Novo canal disponibiliza notícias sobre a fabricante sueca, produtos e serviços, imagens, vídeos, além de histórias de personagens do setor e conteúdos exclusivos como da revista Rei da Estrada

A Scania Brasil possui um novo canal de comunicação online – Newsroom Scania Brasil – com as principais novidades em produtos e serviços da montadora no Brasil e no mundo. tualizado semanalmente, o conteúdo pretende munir a imprensa, clientes, fãs e funcionários as principais informações da marca.

“Criamos essa central de notícias para facilitar o acesso ao universo Scania a qualquer hora por meio de uma navegação rápida, simples e intuitiva. Para sermos ainda mais efetivos na entrega de informação, queremos incentivar que as pessoas acessem e se cadastrem para receber nossos boletins semanais”, complementa Marcio Furlan, gerente de Marketing e Comunicação da Scania no Brasil.

O site traz histórias curiosas do setor e de personagens que influenciam o transporte rodoviário de cargas como a Transportes Gilson, empresa que encomendou um caminhão cor de rosa para divulgar o trabalho da Rede Feminina de Combate ao Câncer (RFCC) de Blumenau (SC) e, da fã Elzi Matos, conhecida como Estradeira Matos, que tem a imagem de um Scania L111 tatuado nas costas.

Na Newsroom Scania Brasil estão disponíveis imagens e vídeos de produtos, lançamentos e serviços que podem ser baixados e visualizados. O site também disponibiliza uma aba “Press releases” com os últimos textos divulgados à imprensa, além de acesso a conteúdos da revista Rei da Estrada e os contatos da Área de Comunicação.

No site, o usuário também interage com o Facebook da Scania e pode comentar e com partilhar todos os conteúdos da fabricante nas mídias sociais. 

Para se credenciar e passar a receber a newsletter semanal, basta inscrever o e-mail e confirmar o cadastro em newsroom.scania.com/br


Evento acontece entre 5 e 7 de agosto, no Transamérica Expo Center, 
e comemora o 30º aniversário da Forma Promocional 

A Brazil Promotion, maior feira de marketing promocional da América Latina, está de cara nova. 
A 12ª edição acontecerá entre 5 e 7 de agosto, em São Paulo (SP), com nova assinatura e passa a chamar Brazil Promotion – Live Marketing and Retail. O evento organizado pela Forma Promocional apresentará as principais soluções para varejo, marketing de expe riência, campanhas promocionais e comemora os 30 anos da empresa. 

Seguindo as novas tendências do mercado promocional, a partir desta edição estreia a Brazil Promotion Retail, uma área especial de 2 mil metros quadrados dedicada aos fornecedores de serviços, produtos e acabamentos para redes de varejo. Neste espaço, os profissionais encontrarão o que há de melhor e mais avançado no setor promocional e de varejo, bem como oportunidades de negócios. 

“O varejo sempre teve presença marcante na Brazil Promotion. Nossos clientes e expositores passaram a demonstrar ações relacionadas ao setor que, até então, nunca tinham sido apresentadas na feira. O público achou interessante e nós resolvemos comprar a ideia”, afirma Auli de Vitto, diretor da Forma Promocional. 

Além das novidades, o evento mantém a tradição disponibilizando aos visitantes produtos e serviços promocionais e para a realização de eventos, brindes e presentes corporativos, bem como gráficas especializadas, agências, soluções para o ponto-de-venda e marketing digital. 

Considerada a maior lançadora de tendências e vitrine do setor promocional, a Brazil Promotion contará com mais de 240 expositores, ocupando 16,5 mil metros quadrados do Transamérica Expo Center. São esperados mais de 12 mil visitantes, incluindo profissionais com poder de decisão em empresas de diversos segmentos do mercado. 

Inovação - Os produtos mais inovadores e os principais lançamentos do ano ganham destaque no Showroom de Ideias, área na entrada da feira destinada apenas às novidades dos expositores. Um júri especializado e o público em geral poderão votar e eleger as grandes inovações desta edição. As vencedoras ganharão o Prêmio Brazil Promotion Ideia, entregue posteriormente em evento especial. 

Negociações - Os maiores compradores e contratantes do setor promocional encontrarão na feira um ambiente diferenciado e reservado para realizar negociações, o espaço Top Buyers. No local, grandes empresas terão a possibilidade de participar de rodadas de negócios com fornecedores selecionados, de acordo com suas necessidades. Esses encontros são agendados previamente. 

Seminários – Durante a Brazil Promotion, diversos seminários apresentam as principais tendências do Marketing Promocional e Varejo, com grandes nomes do mercado, além da presença de aproximadamente 300 profissionais das principais empresas e agências do país. A programação das palestras e valores serão anunciados em breve. 

Visitação: a visitação à feira é gratuita. Os interessados devem preencher pré-creden ciamento no site www.brazilpromotion.com.br. 
No dia do evento, basta retirar o crachá de acesso na recepção. Não é permitido o acesso para menores de 18 anos, mesmo que acompanhados pelos responsáveis. 

Serviço 
Brazil Promotion – Live Marketing and Retail 2014 
Data: 5 a 7 de agosto 
Horário: 13h às 20h 
Local: Transamérica Expo Center - Av. Dr. Mário Vilas Boas Rodrigues, 387 - Santo Amaro - São Paulo – SP 
Mais informações sobre a feira: www.brazilpromotion.com.br


A 13ª edição do Prêmio Marketing Best Sustentabilidade está com as inscrições abertas. A iniciativa, que já se tornou uma referência no contexto corporativo, tem como objetivo estimular e disseminar os melhores exemplos de empresas, fundações, institutos e associações que atuam na promoção e demonstração prática de valores e princípios da sustentabilidade.

Podem ser inscritas na premiação todas as ações de marketing voltadas à sustentabilidade, de cunho social, ambiental e cultural, entre outros, nas áreas de Meio Ambiente (Coleta Seletiva e Reciclagem, Defesa do Ecossistema, Combate ao Efeito Estufa); Economia Verde (Práticas de Reflorestamento, Controle de Emissão de CO2, Produtos e Serviços Verdes); e Incentivo à Cultura (Oficinas de Arte Comunitárias, Ações de Estímulo à Leitura e Cinema para as Comunidades Distantes).

Como já é tradicional, na primeira fase do Prêmio Marketing Best Sustentabilidade, cerca de 1.500 marketing experts ? entre os melhores e mais conceituados profissionais de todo Brasil ? formam o grande júri do prêmio, indicando as empresas e organizações que merecem concorrer à premiação, de acordo com o entendimento e opinião de cada especialista.

Todas as indicações realizadas pelos marketing experts são separadas e relacionadas para que, em um segundo momento, os responsáveis pelas ações sejam contatados pela Editora Referência com o objetivo de inscreverem seus cases. Os vencedores são anunciados após a análise criteriosa da Comissão Julgadora, composta por até 5 integrantes, previamente divulgados na mídia, convidados pelas entidades idealizadoras do Marketing Best Sustentabilidade.

As inscrições podem ser feitas no site www.marketingbest.com.br

Para conferir as atrações, cases, vídeos e últimas novidades sobre o prêmio, acesse aqui e https://twitter.com/mktbest.

Realizado pelo MadiaMundoMarketing, o Prêmio Marketing Best Sustentabilidade 2014 é uma iniciativa da Editora Referência e MadiaMundoMarketing, com apoio da Academia Brasileira de Marketing (Abramark) e J.Cocco Comunicação e Marketing.


Entender as necessidades dos clientes das empresas para tornar os funcionários mais próximos deles, usar dados para identificar tendências e prever comportamentos, e aumentar o papel estratégico da área de recursos humanos nas empresas. Esses são alguns dos desafios atuais dos profissionais de gestão de pessoas, segundo um estudo global do IBM Institute for Business Value.

Com participação de 342 diretores de RH de regiões como as Américas, Europa e Ásia, a pesquisa revela que menos de um terço desses profissionais entendem bem os clientes e consumidores das organizações atualmente. A maioria das empresas (78%), contudo, acredita que esse cenário deve mudar nos próximos anos. "A voz do cliente está sendo mais ouvida de forma geral", afirma Maria Eduarda Clementino, executiva da área de serviços globais de negócios da IBM Brasil. Segundo ela, as empresas mais bem-sucedidas financeiramente já engajam o RH nesse processo - em 44% delas, as áreas de gestão de pessoas demonstram ter entendimento maior dos clientes externos.

De acordo com a pesquisa, o desprendimento do RH em relação ao resultado do negócio acaba isolando a área do papel estratégico aos olhos dos comandantes das empresas. Apenas 35% dos CEOs ouvidos dizem envolver os diretores de RH na estratégia de negócios da organização. Em contrapartida, 72% envolvem os diretores financeiros, 63%, os diretores de marketing e 42%, os diretores de tecnologia.

Para a consultora, o caminho para o RH mudar esse cenário é o desapego ao trabalho considerado "tradicional" na área. Nas companhias com melhor desempenho financeiro, os CEOs estão mais dispostos a definir o diretor de RH como um parceiro - isso é uma realidade em 30% dessas empresas, ante 19% das outras.

Os meios para atingir essa posição mais estratégica, diz o estudo, são o aumento da terceirização de funções processuais e o uso contínuo de dados analíticos. Hoje, cerca de 60% das empresas usam dados de funcionários para práticas como a formulação de relatórios ou o mapeamento de padrões ou de tendências no trabalho. No entanto, são poucas as que usam essas informações para identificar o que virá pela frente e antecipar resultados. "Uma coisa é olhar o passado, outra é cruzar dados para prever o futuro", diz Maria Eduarda.

Hoje, o uso mais comum de dados para prever comportamentos acontece na medição da produtividade. Mesmo assim, apenas 16% das empresas consultadas têm essa prática. Para aspectos como avaliação de desempenho, medição de engajamento ou otimização do recrutamento, esse tipo de análise é feito por menos de 10% das organizações. O estudo mostra que companhias que usam dados da força de trabalho regularmente têm mais chances de resolver de forma eficiente desafios como a retenção de talentos, engajamento e gestão do desempenho. "É preciso que isso faça parte do dia a dia dos gerentes", afirma o relatório.


Fonte: Valor Econômico












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