Marketing

Verde é o novo vermelho para a Coca-Cola

Durante anos a Coca-Cola gastou milhões para associar sua marca à cor vermelha. Seus rótulos, suas logos, cartazes e, é claro, latas.

Recentemente, em alguns lugares do Sul dos Estados Unidos e no Reino Unido, um novo produto com rótulo, ou latinha, verde começou a ser vendido, sendo chamado Coca-Cola Life. Uma nova linha do refrigerante, em uma versão com menos calorias, sem ser light ou zero.

Pepsi, Coca-Cola, stevia


Por que essa cor?

Nos anos 1980 a Coca-Cola abraçou o vermelho com o slogan “Vermelho, branco e você”, mas a Coca-Cola Life parece ter quebrado essas regras do manual da marca

A previsão para o lançamento da bebida será em novembro, enquanto isso os executivos não revelarão a estratégia de marketing desse novo produto eu, estando em todas as praças dos Estados Unidos, “poderá ser comprado em todos os formatos”, como afirma a porta-voz Katie Condon, ou seja, vendido em garrafas e em latas.

A grande questão de marketing não é se os consumidores vão comprar ou não a nova Coca-Cola reduzida em calorias, mas sim se comprarão em garrafa com rotulo verde ou na lata da mesma cor.

O produto já foi lançado, e alcançou algum sucesso, em países como Argentina, Chile, Grã-Bretanha, Suécia e México. A empresa se nega a revelar o número de garrafas vendidas nas regiões americanas onde está disponível.

Os especialistas em cores e marketing voltado para o mercado verde acredita que a nova cor da Coca-Cola tem tudo pra dar certo. A bebida com menos calorias é adoçada com uma mistura de açúcar e estévia (que é percebido como natural  por ser derivado de uma planta.

Kate Smith, presidente da Sensational Color, empresa de consultoria para cores, observa que pode parecer estranho, porque estamos acostumados à Coca-Cola vermelha, mas verde é a cor que associamos a natural e fresco. A escolha dessa cor parece reforçar que a estévia é um adoçante natural.

Smith ainda analisa que enquanto o vermelho está cimentado na mente da chamada Geração A, o mesmo não acontece para a Geração B, a chave para o mercado atual.

Leeann Leahy, presidente da The Via Agency, uma agência de publicidade em Portland Maine afirma que a mudança do vermelho para o verde pode funcionar. Ainda complmementa que o beneficio do verde natural se sobressai em relação a outras cores.

Leatrice Eiseman, diretor executivo do Pantone Color Institute diz que o verde evoca a ideia de algo refrescante, saudável, revigorante e até nutritivo. Mas avisa que nada garante que o consumidor vai associar essas características a um refrigerante.

 

 

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5 lemas para retenção de clientes

Alcançar novos públicos faz parte da dinâmica das empresas. Entretanto, é importante atentar-se a uma questão: a retenção de clientes é indispensável para o sucesso de um negócio.


Segundo Luísa Barwinski, consultora de conteúdo da MOT/ marketing digital, negligenciar clientes pode gerar uma imagem negativa para qualquer empresa: “Um cliente bem cuidado pode recomendar a sua empresa e os seus produtos para mais pessoas e isso faz muita diferença para os negócios”.

A analista pontua 5 formas de usar o marketing de conteúdo para reter clientes. Confira:

1. Não prometa demais

Toda marca possui uma promessa, uma proposta de valor. Precisamos fazer com que essas duas coisas sejam realistas. Se prometermos o mundo e as estrelas para o seu consumidor ele vai nos pedir exatamente o que foi dito. Por isso, é melhor mantermos os pés no chão e evitar frustrações. Nada é pior do que um cliente frustrado na hora da entrega da expectativa que foi gerada.

2. Crie uma comunidade

Quando seus clientes entram para a sua base, você precisa mantê-los próximos, unidos. Fazemos isso criando comunidades. Elas podem ser geridas através de boas ações de newsletters, redes sociais (páginas, perfis e grupos), fóruns e até mesmo a boa e velha mídia offline com suas cartas, ligações, revistas etc.

3. Ative os inativos

Como anda a participação dos seus clientes? Eles ainda se relacionam com a sua marca? É fácil saber isso. Basta consultar o seu CRM ou gestor de e-mail marketing (eu uso o Mailchimp) e direcionar campanhas para aquelas pessoas que já não interagem com você há algum tempo. Crie ações especiais, cupons de descontos ou então pergunte como elas estão usando o seu produto e se ele ainda é bom para elas. Isso mostra que você está preocupado com o que elas pensam.

4. Atendimento de primeira

Atendimento, suporte, ou qualquer outro nome que você queira dar, é um dos principais pontos da estratégia para reter clientes. É o atendimento que você dá a eles que faz toda a diferença.

5. Mude com frequência

Crie motivos para as pessoas procurarem a sua empresa. A mudança constante também é parte das estratégias para reter clientes. Ter sempre novidades interessantes é algo que gera curiosidade nas pessoas. Dê algo bom a elas! Mostre que você é capaz de se renovar e verá que as pessoas seguirão.  

 

Fonte : motdigital.com

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Kotler mostra sua opinião sobre a era digital e fala como gostaria de ser lembrado

 

Recentemente, aos 83 anos, o professor de marketing internacional Philip Kotler, da Universidade Northwestern, veio para o Brasil fazendo palestras, dando vários conselhos e lições.


 Sendo muito reconhecido no mundo do marketing, tendo suas ideias vistas como fundamentais, sendo selecionado como um dos maiores gurus de negócios, como uma das pessoas mais influentes no mundo dos negócios e um dos mercadólogos mais importantes da história. Lançando também seu livro “Administração de Marketing” no final da década de 60, o qual até hoje é muito utilizado em universidades ao redor do planeta.


Antes de seguir para a série de palestras pelo Brasil, Kotler deu uma entrevista ao EXAME: 

EXAME - O mundo mudou muito desde que o senhor escreveu Administração de Marketing. O marketing também mudou?

Philip Kotler - Os profissionais de marketing usam três conceitos centrais. Primeiro, foco no consumidor e em suas necessidades. Quem manda é o cliente.
Em segundo lugar, criar, comunicar e entregar valor sabendo de antemão quais são seus valores, necessidades, percepções e crenças. Por fim, lembrar que o objetivo final é ter um consumidor satisfeito e encantado. É assim que se conquistam e se mantêm clientes. Isso não mudou e nunca vai mudar.

EXAME - Se o senhor fosse começar a carreira hoje, em qual área do marketing iria se concentrar?

Philip Kotler - Como entramos na era digital, iria me dedicar à mídia digital. Um profissional precisa conhecer intimamente segmentos de seu mercado, mas também seus clientes individualmente. Temos de aumentar nosso entendimento de como usar YouTube, Instagram, Pinterest, Twitter, LinkedIn e Facebook. Não adianta apenas usar esses canais digitais.
É preciso aprender a medir o valor de cada um. A oportunidade está em aperfeiçoar o uso dessas ferramentas sem esquecer de outras áreas promissoras, como o neuromarketing, a análise da atividade cerebral de consumidores expostos a fotos e vídeos de produtos.   

EXAME - O senhor acredita que tudo vai se resumir ao digital?

Philip Kotler - Minha previsão é que os orçamentos destinados à comunicação serão divididos ao meio entre a mídia digital e a tradicional. As duas podem ser perfeitamente combinadas. A mídia tradicional deve ser usada para que todos conheçam sua marca ou produto e a digital para que haja um engajamento individual. 

EXAME - Mesmo em meio a tantas mudanças, há avanços em áreas nada tecnológicas. O que o senhor acha dos pesquisadores que moram um tempo na casa de consumidores? 

Philip Kotler - Companhias como a multinacional americana Procter&Gamble investem no chamado marketing antropológico. Isso pode ser feito nos locais de venda ou até mesmo na casa das pessoas. Observar os consumidores onde eles fazem as escolhas ou usam os produtos pode dar insights que não surgiriam de outra forma. A conversa de uma família à mesa pode ser reveladora. 

EXAME - Como o senhor quer que seu nome seja lembrado no futuro? 

Philip Kotler - Como um profissional de marketing apaixonado e um economista. No marketing, tive dois grandes objetivos. Primeiro, deixar claro que a ideia central é melhorar a vida dos consumidores, não apenas vender algo para eles. Marketing é muito mais do que saber usar técnicas de pesquisa e de promoção.
É a melhor maneira para desenvolver um entendimento profundo das aspirações das pessoas, as explícitas e as latentes. Meu segundo objetivo foi ampliar o uso do marketing para além de produtos e serviços. O jovem que se sente predestinado a atingir grandes metas na vida deve fazer marketing.
Quem quiser conquistar o amor de sua vida também deverá fazer marketing. O mesmo vale para museus, prefeituras e celebridades. Até bancos de sangue precisam de um bom marketing.   

EXAME - Qual foi a importância de sua formação como economista?

Philip Kotler - Como economista, sempre tive interesse em como as sociedades se desenvolvem, fazem a alocação dos recursos e dividem os ganhos entre todos.
Atual­mente estou preocupado com a perspectiva de que o 1% da população fique com uma fatia muito grande dos ganhos e que os 99% restantes não tenham o suficiente para aproveitar a vida. Meu próximo livro, que deverá ser lançado em 2015 nos Estados Unidos, será sobre essa importante questão.

Fonte: Exame

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