quarta-feira, 9 de julho de 2014

É preciso saber viver

Donos do aparelho da Apple aparecem encostados em paredes, 
atrás de tomadas, em vídeo produzido pela fabricante sul-coreana
para divulgar o Galaxy S5

A Samsung produziu um vídeo em que faz piada com usuários de iPhone, chamando a atenção para a maior duração da bateria de seu aparelho, o Galaxy S5. As imagens mostram donos do smartphone da Apple sentados junto a paredes atrás de tomadas, em locais que se assemelham a aeroportos. 

O filme publicado no YouTube chama-se Wall Huggers – Abraçadores de Parede em tradução livre.

Veja as imagens:



Imagens de Rafael Gambarim danificando o equipamento 
com um tapa durante a decisão por pênaltis entre Brasil 
e Chile viralizaram na internet e motivaram ações

O Magazine Luiza e a Samsung enxergaram num vídeo que viralizou na internet uma oportunidade para se aproximar de um consumidor e ganhar visibilidade na web. As imagens mostram o torcedor paranaense Rafael Gambarim vibrando durante a decisão por pênaltis na partida disputada por Brasil e Chile. Ao comemorar, ele dá um tapa na tela da TV e acaba quebrando o equipamento. As duas marcas ajudaram o torcedor a continuar assistindo aos jogos em sua casa.

O Magazine Luiza deu a Rafael um projetor multimídia, já que o aparelho não oferece risco de quebra em novo rompante do torcedor. O presente foi oferecido após uma troca de mensagens entre o empresário e a marca pelo Twitter. A varejista compartilhou o vídeo que mostra o paranaense quebrando a TV em sua conta na rede social e Rafael respondeu dizendo que seus amigos gostariam de amarrá-lo para que não quebrasse nada no próximo jogo. Neste momento, a empresa resolveu presenteá-lo.

Já a Samsung, patrocinadora da Seleção Brasileira, enviou a ele uma televisão de 46 polegadas da marca. A Sony teve a mesma ideia e presenteou o torcedor com uma TV de 50 polegadas no início da tarde da última quinta-feira, véspera do jogo do Brasil contra a Colômbia. A fabricante é patrocinadora da FIFA.

Assista ao vídeo que viralizou na internet:



Ex-BBBs, ator de filme pornô e ex-Miss Simpatia: 
a lista de pessoas famosas que recorrem à política não para de crescer

Dr. Rey, cirurgião plástico e estrela da série Dr. 90210, sobre cirurgias plásticas e a vida dos pacientes, antes, durante e depois, morou por muito tempo em Hollywood e voltou para o Brasil para aproveitar a fama que conquistou com seu programa. Agora, filiado ao Partido Social Cristão (PSC), mesmo partido de Marco Feliciano, busca uma vaga na Câmara dos Deputados. Mas ele não é o único.

Em 2010, o humorista Tiririca mudou o mundo das celebridades, pelo menos no que diz respeito à política. Deputado Federal mais votado do Brasil, eleito pelo estado de São Paulo, acabou, durante o mandato, concorrendo ao prêmio de Melhor Deputador duas vezes. O voto de protesto da população brasileira levou o comediante do debochado bordão "Pior do que tá não fica, vote Tiririca", que já foi chamado pela Época de analfabeto (o que impediria sua candidatura), até Brasília, onde, por dois anos seguidos, foi um dos deputados mais assíduos, sem uma falta sequer nos dias de votação.

Efeito Tiririca
Outro que busca repetir o "Efeito Tiririca" é o ator pornô Clóvis Basílio dos Santos, mais conhecido como Kid Bengala. Assim como o humorista, Clóvis também aposta nos slogans bem-humorados, como “bengala neles se não votar em mim” e “não leu, não escreveu, o pau comeu”. Entre os exemplos do ator, estão as áreas de saúde, educação e violência, pontos que ele disse serem coisas que todo mundo cansa de ouvir em eleição. “A democracia não abriu espaço para os evangélicos, para o conservador? Então, vai abrir pra mim. Se não abrir de um jeito, vai abrir de outro”, desafiou Kid Bengala.

Os participantes de reality show também buscam mais 15 minutos de fama. Kleber Bam-Bam, vencedor da primeira edição do Big Brother Brasil, foi recrutado pessoalmente por Celso Russomano, do PRB, para se candidatar em 2014 em São Paulo. No Mato Grosso do Sul, Fael vai concorrer pelo PSB, Laisa Portela entrou no PP no Rio Grande do Sul, e Cida e Diego Alemão disputam no Rio de Janeiro pelo PTdoB e PV respectivamente. O ex-BBB Jean Wyllys foi eleito deputado e exerce mandato pelo Psol.

A Bela e a Fera
Anne Volponi, ex-Miss Espírito Santo e vencendora do concurso Miss Simpatia, filiou-se ao Partido Republicano Progressista (PRP) e busca bem mais do que ser apenas um rosto bonito. Apesar de não ter sido eleita Miss Brasil em 2013, não se assusta com a política e se mostra engajada nas lutas sociais. "Como vimos nas manifestações, os jovens pedem mudanças, querem pessoas limpas na política. Sou mulher, sou jovem. Acredito que, com o poder nas mãos, vou poder ampliar alguns projetos que tenho e ajudar mais pessoas", disse Anne ao G1.

No lado oposto à política de bom-mocismo da Miss, encontra-se a agressividade, famosa dentro dos ringues, do lutador de MMA Wanderlei Silva. Candidato a deputado federal pelo PSDB do Paraná, a ideia surgiu após questionamento da apresentadora Marília Gabriela, já que o atleta sempre participou ativamente no campo da inclusão social através do esporte. Assim como a Miss Simpatia, os protestos contra a corrupção no Brasil, entre junho e setembro passados, estão entre suas pautas. “Cansei de pedir, vou lá em Brasília fazer com as minhas próprias mãos, como fiz a vida inteira. Chega desses corruptos nos roubando! Essa geração está indo embora presa, aposentada ou morta. É a hora das pessoas de bem, mas não adianta ser a hora e não fazer nada”, disse ele à revista Tatame.

Os que emplacaram
Embora as candidaturas de celebridades sejam sempre vistas como meras puxadoras de votos e ridicularizadas pela suposta falta de seriedade, algumas emplacaram mandatos que vêm ocupando espaços importantes. Em 2010, Romário, um dos maiores nomes do futebol brasileiro, foi eleito Deputado Federal no Rio de Janeiro e, além de diversos projetos de leis apresentados - como o que pune a divulgação de material íntimo de forma indevida - tem se envolvido em decisões acaloradas e sido decisivo na disputa em sua região. Tanto é que protagonizou uma aliança inusitada entre dois partidos que são adversários no plano nacional, o seu PSB com o PT do candidato a governador do Rio de Janeiro Lindberg Farias. Romário será candidato a senador na chapa liderada pelo petista. 

Jean Wyllys também conseguiu se descolar do título de "ex-BBB" e é um dos principais representantes da causa LGBT no Congresso. 


Os "taggers" categorizam cada uma das produções a que assistirem

Um dos maiores prazeres de hoje em dia é poder assistir ao que quiser, após um longo dia de trabalho. O Netflix, plataforma virtual de filmes e séries, é um dos principais sites voltados para isso. Mas, e se o seu trabalho fosse esse? Sim, apenas ver Netflix o dia inteiro.

As pessoas designadas para o que parece um dos melhores empregos de todos os tempos são as "taggers", ou "catalogadoras". Elas analisam aquilo que foi assistido e recomendam com base em suas especificidades, como, por exemplo, se o filme mistura comédia e drama, se ele se passa no espaço ou se é um clássico.

Infelizmente, para nós, brasileiros, a vaga não está aberta. O Netflix está procurando apenas pessoas que moram na Irlanda ou no Reino Unido.

Confira o vídeo: 



Coca-Cola, Granado, Maizena, Catupiry, Castelo e Hering 
conseguiram driblar guerras, crises financeiras e se manter 
firmes na mente do consumidor por mais de um século

Nos últimos 100 anos a economia brasileira sentiu impactos de duas guerras mundiais, ditadura, oito mudanças de moeda e crises financeiras nacionais e internacionais. Em meio a tudo isso, marcas como Coca-Cola, Granado, Maizena, Catupiry, Castelo e Hering conse guiram se perpetuar e se manterem na cesta de compras do consumidor até hoje. Casos de sucesso como estes ensinam sobre longevidade para empresas que começaram suas tra jetórias há pouco tempo. A preocupação com a qualidade é unanimidade entre elas, pois dela depende o sucesso do negócio.

As empresas centenárias se mantêm vivas na mente do consumidor por meio do afeto, vendendo tradição e saudosismo. O Polvilho Antisséptico Granado é um bom exemplo. O item foi o primeiro do portfólio da marca, criado em 1903, e continua na liderança de vendas. A embalagem conserva a mesma cor e grafia da versão original. A Maizena, por sua vez, passou por diversas transformações em seu design, mas sem nunca abrir mão da cor amarela e da imagem da colheita do milho.

Engana-se, no entanto, quem pensa que essas são empresas velhas, paradas no tempo. O que acontece é exatamente o contrário. Foi a capacidade de inovação que permitiu que estas companhias se adaptassem rapidamente às mudanças em diversos setores para sobreviver. A Hering, que começou com um tear manual em 1880, evoluiu e acompanhou a indústria têxtil, adotando sempre as tecnologias de ponta de cada época. “No início Hering era a camisa que servia para ser utilizada por debaixo da roupa. Hoje, tem marcas de meias, infantil, fitness e moda feminina”, comenta Amélia Malheiros, Gerente de Comunicação Institucional da Hering, em entrevista ao Mundo do Marketing.

Mesmo se renovando, a empresa não abandona suas raízes, tanto é que mantém um museu para preservar os detalhes de sua trajetória. Recém chegado ao Brasil, em 1878, Hermam Hering passou por diversos trabalhos até comprar um tear manual de uma confecção falida. Da aquisição até o domínio do equipamento foi necessário um ano e meio de tentativas e erros. A máquina foi o ponto de partida para fundar a Companhia Hering em parceria com seu irmão Bruno, recém chegado da Alemanha em 1880. “Na hora de expandir os negócios Hermam solicitou que as filhas costurassem nove dúzias de camisetas, que ele levou pessoalmente para uma exposição em Porto Alegre. O resultado foi um prêmio pela qualidade das peças”, diz Amélia Malheiros.

A mesma fórmula e uma pitada de novidade
Embora o design precise acompanhar as tendências das diferentes épocas, entre as empresas mais tradicionais, a fórmula é praticamente intocável. Não é necessariamente uma questão de tabu, está mais para a máxima de que em time que está ganhando não se mexe. A Coca-Cola mantém num cofre no museu da marca, em Atlanta, nos Estados Unidos, a receita da bebida. Apesar de rumores de que alguns ingredientes tivessem mudado com o passar do tempo, a companhia afirma que a composição é a mesma há 127 anos. A prova do sucesso do sabor original foi a tentativa de lançar em 1985 a New Coke, para competir com a Pepsi. A bebida não convenceu e ficou disponível no mercado por apenas três meses.

A mineira Catupiry, que já soma 103 anos, ficou famosa como estrela das pizzas de frango e também sabe da importância de manter o padrão de qualidade e sabor. “ A empresa trouxe um produto inovador para sua época, pois não havia no mercado outros requeijões cremosos e forneáveis. Quando vieram os concorrentes, nos tornamos sinônimo de categoria. A marca mantém a receita original, o que faz com que tenha gosto de saudade”, diz Alexandre Delmanto, Superintendente Comercial da Catupiry, em entrevista ao Mundo do Marketing.

O conservadorismo pode funcionar como estratégia para manter o padrão de produto. Mas mesmo uma marca que alcança popularidade entre os consumidores precisa se renovar em aspectos como comunicação, estrutura de negócios e também ampliando o portfólio. A Catupiry, que teve seu período dourado na década de 1970, enfrentou dificuldades de crescimento durante o governo Collor e retomou seu processo de inovação em 2009. A empresa investiu em novas embalagens e agora aposta no Cream Cheese. “O grande risco que uma empresa corre, mesmo tendo histórias maravilhosas, é o de sair do mercado, já que ele é um organismo vivo. Apesar dos anos de estrada, consideramo-nos um bebê no processo de inovação e queremos conquistar presença em novos mercados”, aponta o Superintendente Comercial da Catupiry.

Ousadia e sucesso andam juntos
O nascimento de marcas que ultrapassaram os cem anos de operação tem em comum a atitude exploradora de seus fundadores. A atual Castelo Alimentos, sucessora da destilaria Ipiranga, iniciou suas operações em 1905 de forma artesanal. “O imigrante português Vitorino Ferreira da Costa começou a fabricar o vinagre no quarto de hotel em que se hospedava e vender para o comércio local. A ousadia foi a força motriz”, avalia Gislaine Pavani de Freitas, Coordenadora de Marketing da Castelo Alimentos, em entrevista ao Mundo do Marketing.

Da produção manual, a empresa expandiu os seus negócios e chegou a produzir bebidas destiladas, licores e groselhas. Atualmente a marca pertence ao grupo Cereser. A empresa produz molhos, aceto balsâmico e azeites distribuídos no Brasil, na América Latina e na África.

Centenário não é exclusividade de gigante
No hall das marcas mais antigas, não existem apenas companhias gigantes ou de fama internacional. Algumas empresas conseguem driblar as dificuldades que surgem em sua trajetória e passam a fazer parte da cultura de uma localidade. Os comércios de bairro também abrigam histórias que atravessaram um século. É o caso da Confeitaria Colombo, em funcionamento desde 1894. O espaço localizado na Rua Gonçalves Dias, no Centro da Cidade do Rio de Janeiro, foi o ponto de encontro da burguesia carioca até o início do século XX. Atualmente ainda é possível experimentar, no mesmo endereço, que conserva a decoração original, receitas que datam da inauguração, como o camarão recheado.

Ainda no Centro carioca, na Rua Buenos Aires, a Chapelaria Alberto, com 120 anos, convive cercada por redes de fast food, empresas e lojas de departamento. O comércio ocupa o mesmo imóvel desde a sua fundação e conserva em sua decoração móveis antigos. Na vitrine, cartolas e modelos mais tradicionais convivem com o panamá, chapéus de palha, viseiras e bonés.

A empresa funciona com gestão familiar e não tem planos de abrir outros pontos de venda. A pessoalidade no atendimento é um dos aspectos mais valorizados na operação. “O segredo de ter uma loja só por tanto tempo é poder prestar atenção no que está fazendo e não precisar terceirizar muitas tarefas. Por aqui, eu e meu sócio sabemos de tudo que acontece”, conta Tania Santoro, Sócia da Chapelaria Alberto, em entrevista ao Mundo do Marketing.

Fonte: Mundo do Marketing


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