segunda-feira, 14 de julho de 2014

Suivons le chemin en observant toujours les leçons du passé pour créer un avenir meilleur

Para promover o evento Creative Fuel, que ocorre em Sydney, Austrália, 
no dia 28 de julho, um vídeo lançado este mês pela organização 
resolveu ironizar o uso excessivo de tecnologia na propaganda

Utilizando o bom humor, o filme simula um vídeo case – tão comuns nesta época pré-Cannes – para mostrar a criação do primeiro QR Code Impresso em 3D Feito por Crowd Sourced Que Transmite Via Go Pro para um Smartphone ou Tablet a Entrega Ingressos Via Drone. É isso mesmo, este é, numa tradução livre, o nome do produto feito para uma entrega 'revolucionária' dos ingressos para o Creative Fuel.

"Não entendi nada, mas gostei", é o que diz o "cliente" representado no vídeo abaixo. O tal equipamento é apresentado por criativos australianos de diversas agências de maneira irônica e que abusa dos superlativos.

No fim do vídeo, a explicação. "Corte a bobagem e foque na criatividade”.

Fonte: Portal Adnews


Facebook continua a ser a rede social preferida entre 
as brasileiras e o Whatsapp vem em segundo lugar

Para entender o comportamento das mulheres nas redes sociais, Sophia Mind, empresa de pesquisa e inteligência de mercado feminino do Grupo Bolsa de Mulher, acaba de realizar uma pesquisa com 2203 internautas, de 18 a 60 anos, sobre o tema. 

As redes sociais preferidas
O estudo mostra que o Facebook continua a ser a rede social preferida entre as brasileiras (93%). Na sequência vem o WHATSAPP com 63% dos votos. É a rede que mais ganhou adeptas nos últimos meses. 

Utilização e acesso
A maioria das internautas, 82% delas, utiliza as redes sociais pela facilidade de se comunicar com amigos e familiares a distância. A rede também foi citada como fonte de notícias (47%) e de pesquisa de produtos e serviços (38%).

Por semana, 45% das mulheres passam até 10 horas nas redes sociais e 20% cerca de 20 horas. Sempre com atividades simultâneas! Durante as refeições (62%) e ouvindo música (34%) foram as mais citadas.

O principal meio de acesso ainda é o notebook (73%), mas, cada vez mais, smartphones (49%) e tablets (15%) ganham espaço.

Elas e as marcas no Facebook
Quanto às marcas, aos produtos e serviços, 88% curtem as páginas para acompanhar as novidades e apoiar as marcas que admiram. 

A publicidade é bem vinda. A cada dez mulheres, sete clicam nos anúncios do Facebook e seis garantem que não incomodam, pelo contrário, são bem úteis. O tipo de publicidade mais interessante são as promoções (53%).

E o Facebook foi eleito ainda como o terceiro principal canal de comunicação com as em presas.

To share
Para compartilhar, os principais conteúdos são: notícias (64%), promoções (53%) e posts de humor (50%).

Lulu e Tinder 
Os aplicativos Lulu e Tinder são pouco conhecidos entre as internautas. Muitas só ouviram comentários sobre os aplicativos ou leram alguma notícia na internet. As que conhecem alegam que não veem nenhum benefício nos APPs e que acham as avaliações do Lulu falsas.


O aplicativo possibilitará aos usuários do sistema o acesso a informações estratégicas, proporcionando maior agilidade e competitividade aos negócios

A Mega Sistemas Corporativos, em parceria com a GeoMob, lançam no mercado um apli cativo pioneiro, que coloca os dados gerenciados por seus sistemas ERP diretamente na tela do Google Glass.

Segundo Walmir Scaravelli, sócio-fundador e Diretor Comercial da Mega, embora ainda não esteja disponível para comercialização, o acessório tende a se popularizar rapidamente em um futuro muito próximo. “Em nossa visão o potencial do Google Glass extrapola os limites do entretenimento. Queremos trazê-lo para dentro dos escritórios, fábricas, canteiros de obras, galpões de logística, dentre outros ambientes corporativos. Acreditamos que o seu uso pode rentabilizar uma corporação, pois torna seus colaboradores mais eficientes e assertivos e o acesso à informações estratégicas para os negócios mais ágil, democrático e transparente”, explica.

Scaravelli ainda destaca que já estão em desenvolvimento recursos adicionais do aplicativo, que o tornam apto a efetuar uma leitura de códigos de barras, imagens em rótulos ou QRCode pelo próprio Google Glass, identificando um produto e trazendo ao usuário informações sobre este ou sua localização, sem que seja necessário qualquer tipo de digitação, bastando apenas olhar através do Glass para o produto. “O aplicativo também poderá ser customizado de acordo com as demandas relacionadas ao ramo de atividade do cliente”, complementa.

Fonte: Jornal da Comunicação Corporativa


Até o momento, ações geraram cerca de 182 milhões de impactos 
e 9,5 milhões de visualizações dos diferentes vídeos

A Sadia reforça o investimento em ações digitais para se aproximar ainda mais de seus consumidores. Em 2014, a marca, patrocinadora oficial da Seleção Brasileira de Futebol, deu o pontapé inicial no apoio à torcida verde e amarela com a campanha e a promoção #jogapramim, que ganhou um série de ativações nas plataformas digitais, gerando engajamento e contribuindo para que a campanha fosse a 3ª mais lembrada entre as marcas relacionadas ao Mundial, segundo estudo realizado pela Millward brown. Ainda, neste último sábado, 28, durante a partida entre Brasil e Chile a hashtag foi trending topics, superando até mesmo a icônica expressão “Haja coração” - com cerca de 3.400 menções. A campanha da marca em apoio à Seleção também teve mais de 10 mil comentários.

Para dar continuidade às comemorações, a Sadia criou uma ação inédita no setor de alimentos. Por meio do canal Youtube, o Chef oficial do time campeão, Jaime Maciel, também patrocinado pela marca, ensina os fãs a prepararem petiscos para recuperar o fôlego a cada lance. Em parceria com o Pão de Açúcar, a marca integrou as vídeo-receitas com uma ferramenta de e-commerce que permite aos usuários sejam direcionados, com apenas um clique, às listas de ingredientes na página delivery da rede supermercadista e comprar, de uma só vez, todos os itens da receita. 

“Esse tipo de ação integrada com o varejo nos permite oferecer ainda mais conveniência para nosso consumidor, e também é uma forma de mensurar o resultado concreto da ativação digital. Além disso, amplia a visibilidade da Sadia como patrocinadora da CBF e posiciona o Chef Jaime Maciel como interlocutor da marca no relacionamento com nosso público”, destaca Andrea Dietrich, gerente-executiva de marketing digital da BRF, empresa responsável pela comercialização dos produtos Sadia. 

Os petiscos escalados da cozinha para a torcida são: Enroladinho pé-quente, Frango à canarinho, Gol de calabresa, Toque de polenta e Bruschetta sem zebra. As diversas receitas do Chef da Seleção também estão disponíveis no Pestiscos do chef e no Meu livro de receitas, para que os consumidores possam se inspirar e dar seu toque particular a cada uma delas, além de compartilhá-las em suas redes. 

“A ideia é estarmos cada vez mais próximos do nosso público, oferecendo conteúdo e serviços com auxílio das plataformas digitais e, assim, ajudando-os a incrementar os cardápios durante os jogos do Mundial”, completa Marcelo Trevisani, gerente de marketing digital da BRF.

Inovação digital para a torcida 
Diversas ações marcam o apoio da Sadia à torcida brasileira. Para acompanhar os resultados, os esforços foram concentrados em atingir um número maior de pessoas interessadas no conteúdo, com segmentação de mídia e de audiência dos posts e monitoramento em tempo real da promoção “Sadia Joga pra mim”. 

Os jogadores de futebol também saíram do campo e participaram por meio de vídeos que estimulavam a busca pelo título. O artilheiro da equipe, Neymar, atendeu ao pedido do filho David Lucas, e postou no Twitter pessoal o desejo do pequeno em ver o Brasil campeão. Também usou a #jogapramim para estimular os fãs a torcerem com ele pela Seleção.

Até o momento, de acordo com um estudo realizado pela Millward brown, que conversou com diversos consumidores de diferentes faixa etárias e classes sociais, a campanha #jogapramim é reconhecida por 71% dos entrevistados, que a consideram original e positiva, e a Sadia está em 3° lugar entre as marcas mais lembradas em propagandas relacionadas ao Mundial. 

No total, as ações, incluindo os teasers dos pequenos torcedores, a promoção com o Felipão e Murtosa e interações na fanpage, geraram cerca de 182 milhões de impactos e 9,5 milhões de visualizações dos diferentes vídeos; cada post teve uma média de 120 comentários. Foram mais de 20 mil manifestações relacionadas ao tema da campanha em outras páginas ou perfis.

Também estão no ar mais duas ações de engajamento desenvolvidas para fortalecer o awareness da campanha, o aplicativo para Facebook “Eu vi”, que calcula quantas vezes o torcedor já viu o Brasil ser campeão e gera uma foto personalizada, ações de CRM, post exclusivos na página da Sadia com o cardápio #jogapramim e divulgações em portais.

Os dotes culinários do chef oficial da Seleção Brasileira, Jaime Maciel, também chamaram atenção nas redes sociais, com 18 milhões de impactos e 12 mil likes em média. Jaime produz conteúdo diretamente da Granja Comary, tira as dúvidas de receitas dos usuários e conta curiosidades sobre os bastidores da cozinha da equipe.

Todas as ações são monitorada pelo time de Marketing digital da BRF, mensurando recall de marca e conversão de vendas online.

Fonte: Site Sadia


Os jogos da copa lideram os assuntos mais postados nas redes sociais. De olho nesse movimento, a agência Fess’Kobbi aposta em uma ação nas redes sociais. Para isso, desenvolveu 12 caricaturas de craques da seleção. A campanha é audaciosa, segundo Eduardo El Kobbi, o objetivo da ação vai além do compartilhamento “Queremos engajar os usuários com a hashtag assinaseleção e conseguir o autógrafo desses ídolos”, afirma Kobbi, que destaca que o dinheiro arrecadado com o leilão das gravuras assinadas será doado para uma instituição de caridade.

A Fess’Kobbi sempre busca unir o social em suas campanhas institucionais. Atualmente, busca estudantes interessados em uma oportunidade por meio da campanha “Troque seu agasalho usado por ideias novas”, em que convida estudantes interessados a uma oportunidade de trabalho a agendarem uma entrevista por meio de uma doação de agasalho. Além disso, a agência faz diversas ações de apoio com as Casas Taiguara, entidade social que visa acolher crianças e jovens em situação de risco.


Ministério das Comunicações estabelece data limite 
para o desligamento do sinal analógico

O desligamento do sinal analógico de televisão no Brasil vai começar em abril de 2016 e se estenderá até novembro de 2018. O cronograma foi estabelecido em portaria do Ministério das Comunicações, divulgada no Diário Oficial da União.

A transição da TV analógica para o Sistema Digital vai ocorrer de forma gradativa e começar pelas capitais do país. Antes de dar início ao chamado switch off, termo em inglês que significa o desligamento do sistema analógico, será realizado um teste na cidade de Rio Verde, em Goiás. O desligamento-piloto está programado para 29 de novembro de 2015.

A primeira cidade a ter o sistema analógico desligado será Brasília, em abril de 2016. Até o fim desse mesmo ano, será a vez de São Paulo, Belo Horizonte, Goiânia e Rio de Janeiro. Em 2017, o cronograma vai incluir as capitais do Sul e do Nordeste e as cidades do interior de São Paulo e do Rio de Janeiro.

Até 2018, o desligamento da TV analógica vai se concentrar nos grandes centros urbanos, onde vivem cerca de 60% da população brasileira. Nos demais municípios, o switch off só deve ocorrer a partir de novembro de 2018.

SBTVD
Criado em 2006 pelo governo brasileiro, o Sistema Brasileiro de Televisão Digital (SBTVD) estabeleceu as diretrizes para que as emissoras e retransmissoras de televisão mudem o seu sistema de transmissão, da tecnologia analógica para a digital. O SBTVD é fruto de uma parceria com o governo japonês e também foi adotado por outros países da América latina e da África. Dentre outros recursos, permite assistir TV em dispositivos móveis (como celulares, tablets e aparelhos GPS) e recursos de interatividade.

700 MHz
Um benefício do desligamento do sinal analógico será a liberação da faixa de 700 MHz, atualmente ocupada por canais de TV aberta em tecnologia analógica. Com a digitalização da TV, essa faixa vai ser usada para expandir o serviço de telefonia e internet 4G no Brasil, que desde 2013 já opera na frequência de 2,5 GHz.

A frequência de 700 MHz possibilita cobertura de grandes áreas com o uso de menos antenas, o que permite levar os serviços de telecomunicações inclusive às áreas rurais, a um custo menor. Além disso, é o padrão utilizado internacionalmente para a internet 4G.



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