segunda-feira, 16 de junho de 2014

Noi siamo niente, solo ricordi in coloro che ci conoscono

Com foco no público jovem, a marca de energético da Coca-Cola, Burn, 
lançou o posicionamento “Não Olhe para Trás”. 

O slogan foi apresentado em campanha criada pela Grey Brasil, que divulgou a nova fórmula da bebida e estreiou nos meios digitais com filme de dois minutos. A plataforma de comunicação incluiu comercial para TV fechada com veiculação nacional, cinema e estratégia digital, a qual foi complementada por mais sete vídeos e ações de redes sociais – estas assinadas pela agência Movimento.

A mudança na fórmula de Burn, agora com mais taurina e cafeína, também foi comunicada por meio de selos nas embalagens. “A Coca-Cola está atenta ao mercado e à correria do dia a dia dos brasileiros. Com a nova fórmula, pretendemos atender às necessidades impostas por essa dinâmica, entregando uma bebida com funcionalidades para quem vive de forma intensa”, explicou Renato Fukuhara, diretor de Marketing de Energy Drink da Coca-Cola.

Incrementado por referências surrealistas e efeitos especiais em 3D, o webfilm da campanha mostrou um rapaz que segue o coração e leva junto com ele uma multidão de pessoas. A iniciativa pretendeu representar uma ruptura na linguagem utilizada pelo segmento – que até então focava muito mais no aspecto funcional do que no emocional da bebida.

“Tivemos o trabalho de nos desprender das referências publicitárias e buscar uma linguagem própria. Recorremos ao universo lúdico para frisar que Burn fornece energia para as pessoas continuarem ousando e fazendo o seu próprio caminho. Afinal, a experiência por si só já vale a pena”, diz Daniel Pérez Pallares, diretor de Criação da Grey Brasil.

Nós achamos a campanha bacana e bem diferente daquelas que estamos acostumados a ver e comentar.

Confira:




Estudo mostra comportamentos e hábitos que as empresas não podem 
menosprezar se quiserem ser relevantes para seus públicos

Forte nacionalidade e declínio de propriedade são algumas características presentes na dinâmica da população brasileira que devem receber a atenção do mercado. As empresas que desejam garantir sua sobrevivência no futuro precisam olhar as transformações.

Estes e outros pontos são abordados no estudo "6 Tendências para o Agora" desenvolvido pela Tátil Design de Ideias. A empresa especializada em design e branding agregou as informações e dados colhidos em pesquisas feitas para seus clientes e criou um documento que traz uma interpretação sobre comportamentos e hábitos percebidos ao longo do último ano.

O material faz uma análise sobre seis tendências que indicam mudanças na realidade e na vida das pessoas e que podem servir para as empresas encontrarem maneiras de suas propostas e ideias serem relevantes. 

Veja a seguir a lista com todos os tópicos apontados.

1|Poder para Todos: muitas indústrias trabalham com patentes e a sociedade está acos tumada a lidar com restrições, bloqueios e rótulos. Mas as gerações mais jovens nasceram com uma perspectiva diferente sobre o assunto e se acostumaram a não pagar por informação, música, entre outros. Surge, assim, um movimento que se fortalece a cada dia baseado nos conceitos de informação livre, criação compartilhada e descentralização dos pólos produtores de conteúdo. Especialistas não são mais as únicas figuras que disseminam dados, o que representa o fim de uma hierarquia. "O poder está mais fragmentado. Mais pessoas trabalham em rede compartilhando o que produzem e esta é uma nova forma de consumir informação", avalia Tânia Savaget, Sócia e Diretora de Estratégia da Tátil, em entrevista ao Mundo do Marketing.

2| Monitoramento: colher dados sobre como as pessoas se comportam, consomem e vivem é uma iniciativa cada vez mais comum por parte das organizações. O mais importante, no entanto, é analisar os números e gráficos e entender o que está por trás desses indicativos para poder usá-los em planejamento estratégico e na criação de ferramentas realmente úteis e eficientes para seus públicos. "Há tanta informação disponível e até gratuita que as empresas que saem na frente da concorrência são aquelas que encontram tempo para interpretá-las e fazer uma reflexão", analisa Tânia.

3| Declínio da Propriedade: os bens materiais têm atributos que agregam valores aos seus usuários e são considerados uma forma de identificar alguém como pertencente ou não a um determinado grupo ou clã. As marcas têm usado isso a seu favor, mas agora a noção de posse se apresenta de maneira diferente. As pessoas começam a questionar qual a real ligação dos produtos com a maneira e possibilidades de se desfrutar a vida.
A percepção de que os produtos não trazem necessariamente felicidade têm feito alguns itens como casa e carro próprios serem substituídos por serviços alternativos à compra. É o caso do aluguel de bicicleta e filmes virtuais. Tudo isso se soma ao fato de a sustentabilidade estar mais evidente e à maior procura por bens coletivos. Com isso, o verbo "ter" perde força para o "usufruir". "Isso tem sido ainda mais forte entre os jovens", destaca a Sócia e diretora de Estratégia da Tátil.

4| Hackathon: o termo Hackathon une os conceitos de programação (Hack) e maratona (marathon) e tem sido usado pelas empresas para testar a eficiência de novas ideias de forma rápida. Por botar quase instantaneamente em prática o que antes só estava no papel, essa forma de buscar novos projetos tem ganhado vantagem em cima do brainstorm.
Hoje o que existe é uma visão de que a chamada "chuva de ideias" pode não funcionar sem um direcionamento e uma aplicação simulada. A possibilidade de testar o que dá ou não certo e apostar em desenvolvimento contínuo tem feito muitas incubadoras e aceleradoras a enxergarem as startups como as empresas do futuro. 

5| Eu Amo Minha Cidade: a sensação de pertencimento faz parte da composição da iden tidade de qualquer pessoa. Todos têm necessidade de fazer parte de um grupo e demarcar presença. Com a globalização, o sentimento de pátria às vezes é afetado ou se torna confuso. O que se vê, no entanto, é um resgate à valorização dos traços individuais e da disseminação de conversas e debates por parte das pessoas sobre a cidade, a cultura e o país onde vivem.
Os grandes eventos esportivos, como a Copa do Mundo 2014 e as Olimpíadas em 2016, colocam as cidades sede em uma posição de evidência diante do mundo e influenciam o povo de cada uma a perceber seus territórios de forma mais atenta. Com isso, é possível olhar para dentro, reparar mais nos problemas e fazer algo para mudá-los. "Quando eventos como esses são realizados uma série de mudanças ocorrem, seja uma maior procura pelo estudo da língua inglesa ou um investimento em uma área que não recebia melhorias", analisa Tânia.
Para aproveitar a euforia nacional, é cada vez mais comum que as empresas desenvolvam ações que dialogam com a paixão de ser brasileiro ou pertencer a determinado Estado. O amor pelo país e metrópoles está estampado em campanhas e em produtos. A rede de supermercados Zona Sul, por exemplo, já usou o coração de sua logo para explorar a temática em relação ao Rio de Janeiro.

6| Valor Compartilhado: o lucro é a principal preocupação de qualquer companhia, mas o retorno financeiro não é o único parâmetro que deve ser levado em consideração e avaliado em um negócio. Outros capitais como o humano, o cultural e o social ganham importância e influenciam a relação entre marcas e consumidores. As empresas entendem, cada vez mais, que precisam ser relevantes para as pessoas em situações e contextos mais amplos e não apenas na hora do consumo.
Com isso, cresce o número daquelas preocupadas em agir na vizinhança dos locais onde estão instaladas suas fábricas e sedes e atingir positivamente todo o público envolvido em suas cadeias de processos. "As marcas podem se relacionar de uma forma que vai além do transacional e serem importantes para a comunidade trazendo assunto, informação ou outros serviços", opina a Sócia e Diretora de Estratégia da Tátil.

Fonte: Portal Mundo Marketing


Pela segunda vez consecutiva, a TAM Linhas Aéreas conquistou 
o prêmio Top of Mind Internet 2014

A premiação, realizadano dia 3/06, reconheceu a companhia como a mais lembrada na web. O evento teve como tema central o comportamento do consumidor nas plataformas digitais e considerou o número de menções à marca pelos internautas. O prêmio tem o objetivo de valorizar o trabalho de profissionais e empresas que priorizam os meios digitais em suas estratégias.

O levantamento foi produzido pelo portal UOL, em parceria com o Instituto Datafolha, e ouviu 2.166 pessoas, maiores de 14 anos, que acessam a internet pelo menos três vezes por semana. A pesquisa abrangeu seis capitais: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Salvador e Brasília. Para cada categoria, os participantes responderam à seguinte pergunta: "Qual a primeira marca que vem à cabeça quando pensa em internet?" A TAM foi a empresa mais citada pelos entrevistados na categoria “companhia aérea”.

Além do esforço e investimento para a geração de vendas na internet, a TAM tem grande presença nos principais canais de mídias sociais. Hoje, a companhia conta com quase três milhões de seguidores em seus canais no Facebook, Twitter, Youtube e LinkedIn, entre outros. A empresa utiliza esses perfis para divulgar conteúdos institucionais exclusivos, bem como para manter um relacionamento próximo com os clientes.

De acordo com Daniel Aguado, gerente sênior de comunicação e marca da TAM, o prêmio é o resultado do trabalho realizado pela empresa no meio digital. “O Top of Mind 2014 é um importante reconhecimento à nossa marca e, principalmente, um reflexo da importância que damos aos meios digitais em nossa estratégia de comunicação e de negócios. Além de um eficiente meio de relacionamento com nossos clientes, as plataformas digitais são hoje importantes canais de vendas e construção de marca para a empresa”, afirma.

Fonte: Jornal da Comunicação


O vídeo, postado 4 dias atrás, já contabiliza mais de 10 milhões de visualizações

O designer americano Richard Dunn se viu numa enrascada. Sozinho, depois de ter dois voos cancelados no Aeroporto Internacional McCarran, em Las Vegas, ele decidiu gravar um vídeo. O que para muitos seria um momento para reclamar, Dunn viu uma oportunidade para se divertir.

Apesar de ter ganhado vagas em um hotel, seu voo sairia logo às 6h da manhã e ele preferiu ficar. "Eu pensei: 'Não tenho tempo o suficiente para ir para um hotel. O que eu faço?'", disse o designer para a CBC News. "Eu tenho meu celular e um cenário vazio, vamos ver em que confusão eu posso me meter dessa vez", brincou ele.

Dunn então decidiu filmar um videoclipe. Com um cenário definido, a música escolhida foi o sucesso de Celine Dion "All By Myself".

“Um funcionário do aeroporto me ajudou, dando para mim fita adesiva antes de sair. Então, eu utilizei uma cadeira de rodas e fixei meu iPhone a ela, usando a fita. Eu a colocava na esteira para fazer as imagens. Também usei minha mochila para filmar com o iPhone. Eu coloquei diversas coisas dentro dela para ter acesso a vários ângulos diferentes”, contou Dunn.

Confira o vídeo aqui.


Ao fechar os olhos e pensar numa personalidade brasileira que inspire conceitos como determinação e superação, fica difícil não pensar em Ayrton Senna da Silva. A Nike sabe disso e utilizou um depoimento histórico do ídolo do automobilismo mundial em seu novo filme.

No vídeo “Chegue Lá”, a voz do ex-piloto inspira os brasileiros ao descrever o caminho da vitória, sempre recheado de superações. “Seja quem você for, qualquer posição que você tenha na vida - nível altíssimo ou mais baixo, tenha sempre como meta muita força, muita determinação e, sempre, faça tudo com muito amor e com muita fé em Deus que um dia você chega lá. De alguma maneira você chega lá”, diz Senna.

O texto tem como objetivo inspirar todos os brasileiros, especialmente os atletas de todos os níveis técnicos e idades. Motivá-los a sonhar sempre, ter força de vontade, acreditar e colocar tudo em jogo, com a convicção de que o objetivo será alcançado.

“Vivemos um momento único em nosso País. E quisemos que os brasileiros refletissem sobre as sábias palavras do homem que melhor do que ninguém entendeu que a vitória assume muitas formas, e que sempre existe uma chance de chegar lá”, explica Henry Rabello, vice-presidente de Marketing da Nike do Brasil.



“Chegue Lá” é mais um capítulo da campanha “Ouse Ser Brasileiro”, lançada em novembro de 2013. O vídeo foi criado pela Nike do Brasil e a Wieden + Kennedy São Paulo.

Confira:




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