quinta-feira, 6 de março de 2014

Sacode a poeira do carnaval

O número de fusões e aquisições realizadas por agências de publicidade de propaganda em 2013 teve um aumento de 45,8% se comparado com 2012. No ano passado foram realizadas 35 operações contra 24 do ano anterior. Com relação ao tipo de operação realizada, das 35 concretizadas em 2013, 23 são do tipo doméstica e 12 CB1, ou seja, realizada por empresa estrangeira adquirindo capital de empresa estabelecida no Brasil. Os números constam na em uma pesquisa realizada pela KPMG com 43 setores da economia.



Marca sobreviveu a guerra e se tornou referência na fabricação de calças jeans.
As peças originalmente pensadas para trabalhadores rurais se transformaram em moda.

Levi’s Strauss, fundador da Levi's comempletaria 185 anos e a marca comemora o aniversário do imigrante bávaro que chegou a Califórnia, nos Estados Unidos, em 1853. A atuação da empresa se iniciou na indústria têxtil com a fabricação de bolsos com rebite para trabalhadores rurais. A compnhia resistiu a recessão da Guerra Fria aproveitando o período para se inserir no mercado da antiga União Soviética em uma feira de negócios em 1959.


A Levi's se tornou mundialmente conhecida com o lançamento do Jeans 501 que rompeu as barreiras do campo e passou a integrar o cenário da moda. Uma das principais inovações da marca foi a distribuição de catálogos para os comerciantes com os detalhes dos produtos e cartões personalizados para os revendedores.

Veja uma galeria com fotos do arquivo histórico da marca:



Lançamento das peças de outono-inverno será marcado por atividades como distribuição de cartões presentes, Djs, esmaltação de unhas e coquetel em 12 pontos de venda

A C&A prepara ativações em 12 lojas para comemorar o Dia Internacional da Mulher, no dia 8 de março, e ao mesmo tempo, marcar o lançamento da sua coleção outono-inverno. Entre as ações que acontecerão nos pontos de venda, os clientes receberão um voucher na fila do caixa para concorrer a cartões-presentes no valor de R$ 70,00. Além disso, quem efetuar compras acima de R$ 200,00 ganhará um kit de esmaltes da Risqué.

As lojas participantes da ação contam ainda com um horário de funcionamento diferenciado, até meia noite no dia do evento. Complementa as atividades distribuição de raspadinhas premiadas com bônus de R$ 5,00 e R$ 10,00, esmaltação de unhas, vale-make, vale-penteado, DJs e coquetel. Simultâneamente, na flagship store do Shopping Iguatemi, em São Paulo, também estão previstos um pocket show da banda Copacabana Club, Wi-Fi grátis, fotos que se poderão ser transformadas em gifs e ser compartilhados no Facebook e um desfile de moda.

As lojas participantes do evento são: Shopping Iguatemi, em São Paulo; BarraShopping, no Rio de Janeiro; Amazonas Shopping, em Manaus; Shopping Iguatemi, em Porto Alegre; Shopping Iguatemi, em Fortaleza; Salvador Shopping, em Salvador; Shopping Boulevard, em Belém; Shopping Recife, no Recife, Shopping Iguatemi, em Maceió; Park Shopping, em Brasília; Shopping Park Barigui, em Curitiba; BH Shopping, em Belo Horizonte.


Empresa espera aumentar em 10% seu lucro mensal com o Big KFC de frango empanado. Marca aposta no produto como alternativa aos grandes sanduíches de carne bovina

O KFC inclui três novos sanduíches ao cardápio da rede. O Big KFC é composto por duas fatias de frango empanado, combinadas com alface, queijo, molho coronel, cebola e picles, no pão com gergelim. A marca espera oferecer aos consumidores uma alternativa aos grandes sanduíches de carne bovina e aumentar em 10% seu lucro mensal com o lançamento. Outra novidade é o Kentucky Bacon, com maionese, bacon e filé de franco no pão tostado. Há ainda o Tortilha Sweet & Fire, também de frango grelhado com cheddar, alface, molho ranch e molho sweet chilli. Os novos sabores estão disponíveis nos 21 restaurantes da rede presentes no Rio de Janeiro e em São Paulo.


Para promover cervejeira Consul Mais, agência Memo 
divulga quatro episódios com diferentes personalidades

Com o conceito “sem truques pra gelar, mais tempo pra curtir”, a agência Memo criou uma web série para divulgar a Cervejeira Consul Mais. Com tom documental, cada episódio mostrará uma personalidade em sua casa e como cada uma delas utiliza o produto para melhorar eventos do dia a dia, como o happy hour entre amigos.

No primeiro capítulo, o chef Leo Botto fala sobre como surgiu sua paixão pela cozinha enquanto organiza um encontro com amigos e claro, a cerveja. Já o segundo mostra o casal Felipe Andreoli e Rafa Brites recebendo amigos em casa com muitas cervejas geladas. Nas próximas semanas, a Consul deve divulgar outros dois episódios em seu canal do YouTube.





69% da população considera cursos de educação profissional no Brasil como ótimo ou bom


Um a cada quatro brasileiros (25%) já frequentou ou está frequentando um curso profissional e nove em cada dez estudantes concluem o curso. É o que mostra a pesquisa Retratos da Sociedade Brasileira – Educação Profissional, realizada pelo IBOPE Inteligência a pedido da Confederação Nacional da Indústria (CNI). A principal razão que leva o brasileiro a fazer um curso profissional é ingressar mais cedo no mercado de trabalho, citado por 53% dos entrevistados. As maiores dificuldades são a falta de tempo e de recursos financeiros.

Segundo o levantamento, 61% dos entrevistados que frequentaram a educação profissional atuam ou já atuaram na área do curso e 35% continuam trabalhando na área em que fez o curso.

Grande parte dos brasileiros (69%) considera os cursos de educação profissional no Brasil como ótimo ou bom. O nível dos professores é o item melhor avaliado: nota média de 8,7 (a pontuação máxima era 10).

Mercado de trabalho: A população reconhece a importância da educação profissional para se obter uma boa posição no mercado de trabalho e, consequentemente, salários mais altos. Para 90% dos brasileiros, quem faz curso de educação profissional tem mais oportunidades no mercado de trabalho do que os que não fazem nenhum curso, 82% concordam que as pessoas que têm um certificado de qualificação profissional têm salários maiores do que aquelas que não têm e 74% consideram que o aluno de um curso profissional é bem ou razoavelmente preparado para o mercado de trabalho. Mas, apenas 16% da população brasileira com mais de 16 anos está estudando atualmente.

Segundo a pesquisa, a população acredita que a política educacional brasileira não deve tratar a educação profissional de forma isolada, mas integrada à educação regular. De acordo com os dados do IBOPE Inteligência, 93% concordam que o governo precisa oferecer mais cursos de ensino médio que também ensinem uma profissão, 83% acham que a educação profissional deve ser feita de forma complementar à educação regular e 67% dizem que o governo está mais preocupado com a expansão da oferta de cursos profissionais do que com a expansão da oferta e da qualidade da educação básica.

Ocupação: Pouco mais de dois terços dos entrevistados (67%) afirmam estar exercendo alguma atividade remunerada atualmente. Desses, um terço diz estar atuando na mesma área de trabalho há mais de 10 anos. Outros 16% estão entre 5 e 10 anos, 34% entre 1 e 5 anos e 16% há menos de 1 ano. Naturalmente, o percentual dos entrevistados que permanece na mesma área de trabalho por mais de 10 anos aumenta com a idade. Entre os com 50 anos de idade ou mais, o percentual chega a 69%.

IBOPE Inteligência realizou 2002 entrevistas, em 143 municípios entre 8 a 11 de março de 2013, com eleitores de 16 anos ou mais. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.


Pesquisa passa a reportar os ouvintes de emissoras web, entre outros novos recursos

Os hábitos de consumo de mídia da população, assim como o mercado, estão em constante evolução. Atento a esse novo cenário, o IBOPE Media e a Comissão de Rádio (formada por representantes de emissoras de rádio e Grupo de Mídia) integram novos índices de audiência e análises à medição regular de rádio.

Fruto de um trabalho de parceria de dois anos com o mercado, o IBOPE Media passa a reportar a audiência do meio também por outros equipamentos. Neste contexto, os primeiros resultados apontam que o celular já é segundo device mais utilizado para ouvir rádio, perdendo apenas para o aparelho tradicional. O computador aparece em terceiro lugar.

A pesquisa também aponta que o horário com maior alcance diário do rádio no celular foi às 14h e, para o equipamento tradicional, o pico se deu às 10h.

Em um mês, o rádio alcançou 15,7 milhões de paulistanos acima de 10 anos (88,62%). Ainda na Grande São Paulo, 7,46% da população ouve rádio no celular frequentemente.

Rádios Online
Para estudar o meio como um todo, o IBOPE Media desenvolveu o índice “Total Emissoras” que, além das frequências AM e FM, também passa a reportar a audiência das rádios online. Os primeiros resultados apontam que as mulheres representam grande parte dos ouvintes das emissoras web. Do total mensurado, os homens são a maioria apenas na faixa etária de 30 a 34 anos.

Na pesquisa, a definição de emissora web contempla rádios tradicionais AM e FM que atuam no ambiente online com a mesma programação e que direcionam o ouvinte para o seu streaming oficial, ou ainda, para plataformas exclusivas do meio internet, que tenham comunicador, programação ao vivo, notícias, vinhetas e publicidade.

Para as porta-vozes da Comissão de Rádio, Cristina da Hora (89/Alpha FM), Juliana Simomura (Grupo Bandeirantes de Rádio) e Priscila Stussi (Sistema Globo de Rádio), a inclusão de novos locais de acesso, o monitoramento do consumo por equipamentos e o reporte de audiência web são essenciais para acompanhar a evolução do rádio.

Segundo as executivas, tais análises, somadas aos novos targets, contribuem para uma melhor leitura do perfil dos ouvintes. Além disso, outros avanços já estão em discussão e a Comissão de Rádio segue otimista de que eles possam ser viabilizados em breve. O intuito, segundo o grupo, é colaborar para o crescimento do meio, tanto em seu conteúdo, quanto na sua crescente participação nos investimentos publicitários.

Ainda de acordo com Edison Tamashiro (F/Nazca) e Thiago Rodrigues (Loducca), do Grupo de Mídia, há pouco tempo, o rádio transcendeu formato tradicional das ondas AM/FM e passou a ser transmitido via streaming, banda larga e em outras plataformas. Todas essas mudanças fizeram com que os hábitos de consumo do meio também evoluíssem.

De acordo com Tamashiro e Rodrigues, as rádios locais passaram a ser consumidas em qualquer lugar do mundo, por diversos devices. As novas metodologias e critérios desenvolvidos a partir da parceria entre o Grupo de Mídia, IBOPE Media e as emissoras de rádio têm como objetivo entender de forma mais assertiva o consumo deste meio que transita pelo tradicional e o que há de mais moderno.

O rádio sempre apresentou rápida adaptação às novas tendências e hábitos de consumo. Desta maneira, as audiências do meio em novos locais e momentos ganham muita importância. Por esse motivo, o IBOPE Media passa a reportar os resultados deste consumo não só nos ambientes casa, carro e outros, mas também no trabalho e trajeto da população.

Os primeiros resultados apontam que os horários de maior alcance diário em autos são às 8h e às 15h. Já no trabalho, o rádio tem o maior alcance diário logo pela manhã, às 7h, e no começo da noite, às 18h. Em outros lugares (como consultório, lojas, restaurantes etc), o meio tem maior alcance às 10h e 14h. Já o consumo de rádio no trajeto (transporte público e a pé) teve um tempo médio de quase 5 horas por dia.​

Para Dora Câmara, diretora regional Brasil do IBOPE Media, refletir o atual ambiente de consumo dos meios em multiplataformas  é o foco central do IBOPE Media. ”Ao longo de sua história, o rádio sempre foi capaz de se adaptar às novas tendências, mantendo-se presente na rotina das pessoas e sendo consumido em qualquer horário, dia e lugar. Estas novas métricas, construídas em conjunto com o mercado, oferecerão aos nossos clientes as ferramentas necessárias para o entendimento da evolução deste consumo e planejamento de ações de mídia neste contexto”, conclui a executiva.

Fonte: Ibope


Marcas como General Mills e Procter & Gamble Co. 
explicam vantagens do digital para seus negócios

O marketing digital está na mira dos investimentos de grandes marcas, como Mondelez International e Procter & Gamble Co. Esse movimento ficou evidente durante a conferência Consumer Analyst Group of New York, na última semana, quando executivos das principais marcas de bens de consumo comentaram a importância do digital e como pretendem expandir a atuação nesse meio.

Para essas companhias, o digital já é ou está prestes a se tornar mais importante do que a TV. As vendas de e-commerce da L’Oreal cresceram mais de 20% no último ano, quase quatro vezes mais do que os outros setores da empresa. Ken Powell, CEO da General Mills, declarou que, apesar de 79% do orçamento de publicidade ser gasto em TV, a empresa pretende aumentar os 17% direcionados ao digital.

A P&G está focando no digital para tentar diminuir o gasto com publicidade sem que isso prejudique seu desempenho. Uma das razões pelas quais empresas de bens de consumo estarem se tornando cada vez mais eficientes é o fato de que ganham mais do que gastam. Enquanto muitas mídias digitais ainda possuem sistema de compra baseado em cliques, as impressões digitais são as que geram compras off-line.

Mas os anunciantes têm a opção de comprar cliques ou impressões no Facebook, e a busca do Google é vendida inteiramente para gerar cliques. Anunciantes podem tentar controlar o sistema ao pagar somente pelos cliques e criar anúncios que demandam pouco enquanto eles tentam conseguir o maior número possível de impressões gratuitas.

No entanto, Brad Smallwood, VP de analytics do Facebook, afirma que para os anunciantes de bens de consumo é impossível comprar todas as impressões que eles precisam apenas com cliques nas redes sociais. Uma porta-voz do Google diz que a companhia reconhece que as impresses de search ad têm um valor que não reflete no pay-per-click, mas que o Google também vende outros tipos de anúncios que podem ser comprados com base em custo por impressão.

Informações do Ad Age


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