segunda-feira, 10 de março de 2014

Abre alas e deixe passar


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Estão abertas as inscrições para a “modalidade Vine” em um dos mais prestigiados festivais de cinema de Nova Iorque, o Tribeca Film Festival. Além da comissão julgadora (que na edição de 2013 incluía Penny Marshall, Allan Goldberg e Robert de Niro) o público pode também votar (veja como aqui). 

Funciona assim: você posta seu vídeo (quantos quiser) com a tags #6SECFILMS e sua categoria (#GENRE, #DRAMA, #COMEDY ou #ANIMATION) no Vine. 

É importante lembrar de, no momento da postagem, clicar na opção “Compartilhar no Twitter” (para isto é preciso ter uma conta de Twitter associada ao seu perfil no Vine). E pronto. 

O deadline para postagem é 27 de marco de 2014. Os trabalhos submetidos passam por uma pré-seleção feita por um time de profissionais do festival. 

A partir desta shortlist, o júri e o público votam no melhor de cada categoria. 

Você pode acompanhar por aqui a atualização da shortlist e também votar. 

Os grandes vencedores serão anunciados dia 15 de abril de 2014.



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A gente adora coisas criativas feitas de Lego, qualquer tipo, como algumas bem legais que já divulgamos no blog. E, ultimamente a criatividade não tem encontrado limites na hora de introduzir o clássico brinquedo no mundo das artes.

Na série Legographer do inglês Andrew White, um pequeno boneco Lego passeia por Londres, registrando diversos pontos da cidade com sua mini câmera. 

Andrew passeou com o bonequinho durante um ano para fazer o ensaio, todo fotografado em seu iPhone 4S. 

A aventura dos dois rendeu 365 registros pela capital londrina e arredores!

Veja que engraçado e bem-humorado:




Com irreverência, marca da P&G lança filme estrelado por Malvino Salvador

A marca Old Spice, da P&G, acaba de chegar ao Brasil e lançou neste final de semana sua primeira campanha, criada por Grey e Wunderman. Protagonizada pelo ator Malvino Salvador, a iniciativa aposta na linguagem irreverente que se tornou símbolo da marca no exterior para resgatar a “homenidade”.

O filme “O Chamado” convoca os homens a retomarem seu lado "homem-Homem", em cenas divertidas com efeitos especiais. Algumas situações são dos homens que defendem as mulheres da água abrindo o casaco. O ator é um dos heróis em cena, onde ele acende uma vela com lança-chamas ao mesmo tempo que beija a namorada.

Mas ao contrário do que se pode pensar, o novo conceito “homem Homem” não se refere a um homem bruto e insensível, mas àquele que não se intimida em expressar a sua personalidade, conciliando atitude, força física e adrenalina com carinho, cavalheirismo e sensibilidade. Não por acaso, o lançamento da campanha coincidiu com o Dia Internacional da Mulher, nesse 8 de março.

A campanha se complementa na internet com site, ativações nas redes sociais da marca, blitz nos principais portais nacionais e ação com blogueiros. 

O site oficial de Old Spice (www.oldspice.com.br) é um convite para o usuário navegar pelos mares da “homenidade” explorando um mapa, que tem os contornos de um fisiculturista.

Em parceria com a Revista Fhox, empresa aposta no reconhecimento de novos talentos e no crescimento do mercado fotográfico para casamentos.

A Nikon do Brasil, mostrando seu engajamento com os principais eventos e concursos de imagem do país, fechou patrocínio com o 3º Wedding Best – O Álbum. O prêmio seleciona anualmente o melhor álbum de casamento do Brasil, e o vencedor este ano leva, além da viagem para Nova York, uma exclusiva câmera Nikon Df.

O modelo, que chegou recentemente ao Brasil homenageia o estilo clássico e os controles das distintas câmeras Nikon da série “F”, ao mesmo tempo que apresenta tecnologia similar à D4. Ela ainda apresenta sensor CMOS de formato FX e 16 megapixels que garante qualidade de imagem em várias condições de iluminação.

O concurso pretende mostrar a importância da atividade do fotógrafo de casamento e o crescimento deste mercado nos últimos anos. “Uma das maiores preocupações da Nikon é mostrar que incentivamos os novos talentos e o interesse pela fotografia”, afirma Koji Maeda, presidente da Nikon do Brasil. As inscrições são realizadas por meio do site da Feira Fotografar (http://www.feirafotografar.com.br/weddingbest/Default.aspx) e podem ser feitas até o dia 15 de março e o vencedor será anunciado dia 15 de Abril, durante a Feira. 


Lucila Cano*

A maneira como a criança vê, sente e expressa as características do lugar em que vive pode ajudar, e muito, a melhorar as condições físicas, sociais e ambientais dos espaços que ocupamos. Daí a importância do 1º. Prêmio Nacional de Projetos com Participação Infantil que o Cecip (Centro de Criação da Imagem Popular) lançou em 10 de fevereiro.

O prêmio se destina a instituições públicas ou privadas, ONGs e associações que incluam projetos que valorizem a participação de crianças entre três e 11 anos de idade. O prazo para inscrições vai até 31 de março por meio do site www.premioparticipacaoinfantil.org.br

Os trabalhos inscritos serão avaliados por um grupo de jurados especializados que responderão pela seleção final de seis projetos. Os vencedores serão divulgados em 6 de junho. A previsão é de que três deles recebam premiações em dinheiro e três recebam menções honrosas.

Essa realização, pela primeira vez em caráter nacional, tem apoio da Fundação Bernard van Leer e do Instituto C&A. Com ela, o Cecip dá continuidade ao Projeto Criança Pequena em Foco, que desenvolve desde 2012.

O que é isso?
Para entendermos melhor o que é um projeto com participação infantil, vale a pena conhecer um pouco do que o Cecip já fez por meio do Projeto Criança Pequena em Foco, que procura compreender a perspectiva que as crianças têm do lugar onde vivem.

Numa primeira etapa do projeto, em 2012, foram realizadas oficinas com cerca de 100 crianças, frequentadoras de instituições comunitárias e moradoras das comunidades Santa Marta e Babilônia, no Rio de Janeiro.

Os resultados obtidos com tal trabalho resultaram na publicação “Vamos ouvir as crianças? Caderno de Metodologias Participativas”.

Já em 2013, outra etapa do Projeto Criança Pequena em Foco foi direcionada para a inclusão de crianças da cidade no planejamento de ações para um trânsito seguro.

Segundo relato de Moana Van de Beuque, antropóloga e coordenadora do projeto, “no Complexo do Alemão, crianças de seis anos identificaram os problemas que enfrentam no caminho de casa para a escola, como a excessiva velocidade de carros e motos. Em conjunto com a UPP Social e a CET-Rio, que desenvolve projeto semelhante com crianças mais velhas, os pequenos estão participando do processo de elaboração e implementação de ações para minimizar os riscos que encontram nesse trajeto. Esta experiência, que tem o apoio da comunidade e da escola, é uma tecnologia social que poderá ser disseminada como política pública a outros locais”.

Saber para transformar
O Cecip atua na produção de materiais audiovisuais e impressos, além da realização de projetos de articulação e mobilização social e da capacitação de educadores e outros agentes sociais para a construção de uma sociedade democrática. Foi criado em 1986 por um grupo de profissionais respeitados e reconhecidos em suas áreas de atividade: Paulo Freire, Ennio Candotti, Eduardo Coutinho, Ana Maria Machado, Washington Novaes, Chico Alencar e Claudius Ceccon, atual diretor executivo do centro.

Mas, se a visão das crianças ajuda a transformar o mundo feito pelos adultos, a participação delas em projetos como o proposto pelo prêmio do Cecip também as beneficia. Como diz Ceccon, “incluir a participação de crianças e adolescentes é percebê-los como pessoas completas, competentes, curiosas e criativas, capazes de agir no momento presente de suas vidas. O envolvimento desse público no planejamento e execução de projetos em distintas escalas não só enriquece seu desenho, tornando-os mais aderentes à realidade, como constitui para essas crianças um importante processo de vivência na construção da sua cidadania”.

A cidadania segue arranhada pela ignorância e pela falta de valores no estágio atual da sociedade. Iniciativas como esta do 1º. Prêmio Nacional de Projetos com Participação Infantil são um alento para que tenhamos cidadãos e tempos melhores.

* Lucila Cano é formada em Comunicação Social pela Fundação Armando
 Álvares Penteado – FAAP (SP). Trabalhou como redatora publicitária 
em várias agências e também como assessora de imprensa. 



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