terça-feira, 11 de março de 2014

Coisas com quem sabe o que quer

Pesquisa da Expertise aponta hábitos e percepções de ambos os sexos 
sobre temas como família, divisão de contas, remuneração e
 ocupações profissionais

O Dia Internacional da Mulher acende a antiga discussão sobre a igualdade entre os sexos. Uma pesquisa da Expertise aponta que 75% dos brasileiros percebem a sociedade como machista. Apesar de a maioria concordar nesse quesito, existe diferença na percepção de homens e mulheres: 82% delas acreditam que o Brasil é machista, enquanto 69% deles partilham da mesma opinião. O levantamento ouviu 1.258 pessoas de ambos os sexos de diferentes classes sociais, em todos os estados.

Diante de uma autoavaliação, um terço dos homens admitiu ser machista ou pelo menos um pouco machista. No entanto, 96% das pessoas acreditam que existem diferenças entre homens e mulheres no país, enquanto 62% reconhecem a legitimidade do movimento feminista. Contraditoriamente, um em cada cinco entrevistados considera inaceitável que a mulher use roupas curtas ou decotadas.

A pesquisa levou em conta ainda aspectos de igualdade entre os gêneros e identificou que quatro em cada cinco brasileiros não consideram um problema a esposa ganhar mais do que o marido. Quando o tema é dividir as contas, a percepção também é igualitária: 81% dos entrevistados de ambos os gêneros acham justo que a despesa do bar ou restaurante seja dividida e 56% acreditam que os gastos domésticos devam ser partilhados pelo casal. A percepção de responsabilidade mútua é ainda maior quando o tema é o cuidado com os filhos, assim como a divisão das tarefas domésticas.

A relação social entre os cônjuges também foi abordada: 90% dos brasileiros consideram normal sair sem a companhia do cônjuge, enquanto 10% consideram o comportamento inaceitável. Para 46% dos homens é aceitável que a esposa faça programas apenas com os amigos. Este índice sobe para 53% quando é o marido quem sai sozinho.

Igualdade em funções profissionais
As funções domésticas e o cuidado com as crianças continuam sendo tarefas associadas às mulheres: 83% dos entrevistados optam pela contratação delas para cuidar de seus filhos, enquanto apenas 17% disseram que poderiam contratar também um homem. Reconheceram estranheza nesta segunda opção 50% deles, enquanto 12% se sentiriam desconfortáveis.

Quanto à presença de pessoas do sexo feminino em profissões tradicionalmente dominadas por homens, o fato de uma mulher ser instrutora de autoescola, por exemplo, gera indiferença. Apesar disso, 17% das pessoas estranhariam caso se deparassem com uma motorista de táxi. Uma mulher como comandante de um avião também foi percebido como algo normal entre os entrevistados: 21% estranhariam inicialmente, mas alegaram que isso não seria um problema.





Confira aqui o vídeo que aborda:
A evolução das marcas. Seus movimentos no tempo e no espaço. O branding na era digital: entre a busca de sentido e a necessidade de conexão. Marca como construção cultural para criação e geração de valor. Uma visão dinâmica e abrangente.
Criação: Levi Carneiro 
Design: Anna Paola
Realização: Ideia Comunicação
Produção: Tutano



Professor alega ter sido enganado ao comprar carne de bandeja 
em supermercado de Cuiabá; vídeo já tem 8,5 mil compartilhamentos

Uma unidade do supermercado Extra em Cuiabá (MT), rede pertencente ao Grupo Pão de Açúcar, está sendo acusado de "maquiar" as carnes vendidas em bandejas de isopor. O professor universitário Haroldo Arruda Junior postou um vídeo no Facebook onde mostra que a carne de melhor qualidade é posicionada por cima, enquanto o resto do conteúdo da embalagem é composto de retalhos gordurosos.

O vídeo, de um minuto e meio, conta com mais de 8,5 mil compartilhamentos e 140 comentários. 

O professor alega ter comprado tiras de filé de alcatra, que custou aproximadamente 25 reais o quilo, para o preparo de estrogonofe. Mas ao abrir uma das embalagens, descobriu que apenas a parte visível era de boa qualidade. 

Logo depois gravou o vídeo abrindo a segunda embalagem, e comprovou o fato. 

Veja abaixo:




Painel contará com as presenças de Josefá Lira (Embraer),  
Bruno Carramenha(Unilever) e Sandy Soare (Associação Brasileira de Anunciante)

Crise e Reputação: A Comunicação, o Sourcing, o Compliance e as novas tendências do mundo corporativo para enfrentar crises e defender marcas, negócios e reputação  é o título da mesa-redonda que será realizada na 17ª edição do Congresso Brasileiro de Comunicação Corporativa, programado para os dias 6, 7 e 8 de maio, no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo. O objetivo é debater as profundas transformações que estão ocorrendo no ambiente jornalístico e como o impacto das crises afetam as marcas. Participarão desse debate Josefá Lira, Embraer; Bruno Carramenha, gerente de Comunicação da Unilever; e Sandy Soares, Associação Brasileira de Anunciantes. A mesa será realizada no dia 6 de maio, das 16h40 às 18h00.

A edição deste ano do Congresso, mostra-se mais compacta, ousada e instigante, como lembra Marco Rossi, diretor da Mega Brasil Comunicação e promotora do evento, tendo em vista que terá um número menor de atrações, porém discussões muito mais profundas e relevantes, até aqui incomuns nos eventos da área.

Referência no mercado, o Congresso é um dos mais importantes eventos do segmento da Comunicação na América Latina. O encontro tem como tema central “Inteligência e comunicação estratégica na era da sociedade participativa”, e contará ainda com três mesas redondas. Além disso, realizará pela primeira vez o Fórum do Pensamento, que debaterá O Brasil dos sonhos e o Brasil real, com a pçarticipação de Jorge Gerdau, Fabio Barbosa e Gaudêncio Torquato, nomes de expressão do cenário nacional.

O evento terá também programações especiais produzidas em parceria com Aberje, Abracom e Conferp. Também integram a grade oficial, a entrega do Prêmio Personalidade da Comunicação – como homenageada a jornalista Miriam Leitão –, o lançamento do Anuário Brasileiro de Comunicação Corporativa – Agências, Clientes e Fornecedores, além de um painel final reunindo o melhor do Congresso, o Crème de la Crème.

O Congresso Brasileiro de Comunicação Corporativa 2014 está com inscrições abertas e deve reunir cerca de 1.000 participantes de todo o País. O evento conta com o patrocínio master da Ambev, com patrocínios temáticos de Edelman Significa, FSB, CDN e S2Publicom, e apoio institucional da RP1 e In Press.

A programação completa e outras informações podem ser conferidas no www.megabrasil.com.br/eventos ou pelo e-mail eventos@megabrasil.com.br. As inscrições podem ser feitas pelo site pelo telefone 11-5576-5600.



Podem se inscrever agências de publicidade de oito regiões brasileiras

Com a finalidade de estimular o mercado publicitário local, o Grupo Meio & Mensagem promove mais uma edição do Show Up - O Melhor da Propaganda Regional. A iniciativa avalia, reconhece e promove as melhores ações publicitárias de agências localizadas em oito regiões brasileiras: os Estados de Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, e as regiões Norte, Centro-Oeste, Nordeste, Sul, além do Interior e Litoral do Estado de São Paulo.

A participação das agências é gratuita e os trabalhos podem concorrer nas categorias Rádio, Filme, Digital e Impresso. É permitido, no máximo, 40 peças por empresa. A avaliação será responsabilidade de um corpo de jurados formado por cerca de 20 profissionais, criativos de renome nacional de todas as regiões do País.

As inscrições já estão abertas para agências do Estado do Espírito Santo. Podem ser feitas diretamente no hotsite do Show Up (http://showup.meioemensagem.com.br/). As demais localidades seguem o cronograma abaixo.

"O modelo do Show Up é muito interessante por não se tratar de um prêmio, mas de uma certificação, responsável por proporcionar visibilidade nacional aos trabalhos desenvolvidos por agências de todo o Brasil. Essa iniciativa valoriza e estimula o mercado publicitário em todo o País, gerando, inclusive, novos negócios", diz José Carlos de Salles Gomes Neto, presidente do Grupo Meio & Mensagem.

As peças certificadas pelo Show Up 2014 serão divulgadas na plataforma Meio & Mensagem, com matérias especiais no jornal impresso e site, nas redes sociais e hotsite do projeto. Além disso, as agências com trabalhos selecionados em cada categoria participarão gratuitamente, por um período de três meses, do Portfólio de Agências do grupo, considerada no segmento uma das maiores vitrines do Brasil. 

Inscrições Show Up 2014
Espírito Santo – até 07/03 – resultados em 21/04
Norte – de 19/03 a 12/04 – resultado 26/05
Minas Gerais – de 16/04 a 10/05 – resultados 23/06
Centro-Oeste – de 04/06 a 28/06 – resultado 11/08
Rio de Janeiro – de 09/07 a 02/08 – resultado 15/09
Nordeste – de 06/08 a 30/08 – resultado 13/10
Interior e Litoral (SP) – de 03/09 a 27/09 – resultado 10/11
Sul – de 30/09 a 24/10 – resultado 08/12


Novo serviço irá aproximar os geradores de conteúdo dos profissionais 
de marketing que precisam de conteúdos qualificados e personalizados 
para seus canais digitais

Sites, blogs, redes sociais, newsletters... encontrar informações relevantes para abastecer tantas fontes é um dos grandes desafios das organizações em todo o mundo. Apesar disso, a verba destinada ao conteúdo digital deverá representar 30% do budget de marketing, segundo pesquisa* recente sobre content marketing realizada nos Estados Unidos. E o estudo ainda aponta que 65% das empresas darão prioridade a conteúdos próprios, já que gerar novos negócios e engajar clientes e influenciadores são os principais objetivos das estratégias digitais.

É justamente para atender essa demanda que o Teckler (www.teckler.com) lança o Marketplace Corporativo, um serviço global para que empresas de qualquer segmento possam encomendar e comprar conteúdos criados pelos usuários da plataforma nos idiomas português e inglês.

 “Na internet encontramos materiais de muita qualidade, elaborados por pessoas que possuem o know how de um determinado assunto. Precisamos proteger os créditos de quem é especialista e estreitar o laço com as empresas que precisam dessa mão de obra”, explica Claudio Gandelman, fundador e CEO do Teckler.

O Marketplace Corporativo oferece benefícios para todos os envolvidos. As empresas poderão realizar uma competição para encontrar o conteúdo desejado, com total controle do processo, desde a definição do briefing (tema, tamanho, tipo de material), até o valor a ser pago, prazo de entrega e escolha do vencedor. A competição pode durar de 1 a 30 dias, dependendo da quantidade de participantes que se deseja alcançar. A remuneração é paga via PayPal, sendo 70% para o autor, e 30% para o Teckler.

Para os geradores de conteúdo que estão no Teckler a vantagem é a garantia de remuneração: pela nova oportunidade de renda com a criação personalizada para as empresas ou, se não for o escolhido, pelas visualizações geradas no site, que repassa 70% da arrecadação dos anúncios publicitários aos seus usuários.

O Marketplace Corporativo começa a funcionar para conteúdos de texto. Em breve as empresas também poderão realizar competições para solicitar fotos, vídeos, música, infográficos, desenhos, memes e outros tipos de materiais.

*Pesquisa realizada pela Curata, Inc: 2014 Content Marketing Tactics Planner.


Um exercício de reflexão que você deve fazer
Flávio Augusto da Silva*

1. Que tal não querer ouvir apenas coisas agradáveis?

2. Que tal aprender com humildade?

3. Que tal reconhecer que não é o sabichão?

4 Que tal não resistir a dar o braço a torcer apenas por orgulho?

5. Que tal respeitar os resultados de quem deve se tornar seu referencial?

6. Que tal ouvir, refletir e se desarmar em vez de ficar se defendendo?

7. Será que o que você acha que é grande coisa realmente é grande coisa ou você foi condicionado a adotar referenciais muito baixos?

8. Que tal rever seus valores quando perceber que seus resultados estão, na melhor das hipóteses, na média – em outras palavras, no máximo na mediocridade?

9. Que tal ousar a acreditar que você pode mudar, ou melhor, revolucionar sua forma de pensar e, por consequência, revolucionar seus resultados?

10. Que tal enxergar o mundo por um outro ângulo?

11. Que tal seguir caminhos diferente das grandes massas a fim de conquistar resultados diferentes?

12. Que tal perguntar mais em vez de querer ficar sustentando o mundinho que lhe apresentaram?

*Flávio Augusto da Silva - É um dos principais ícones do empreendedorismo no Brasil. Fundou a Wise Up e, mais tarde, o Ometz Group, que englobou uma série de empresas fundadas por ele e em 2013 foi vendido para a Abril Educação, da qual passou a ser sócio. No mesmo ano, adquiriu o Orlando City, clube da principal liga norte-americana de futebol. É também o idealizador do Geração de Valor, projeto focado em inspirar jovens que estão iniciando a carreira e desejam chegar mais longe, aprendendo com a experiência de um empreendedor de sucesso. Entre em contato diretamente com o Flávio no Geração de Valor.


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