quinta-feira, 20 de março de 2014

Inspire-se sempre

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Em 1999, Kevin Spacey esteve na pele de Lester Burnham, um homem vivendo uma crise de meia-idade em “Beleza Americana“. Atraído por uma das amigas de sua filha, ele passa a cultivar fantasias com a garota - papel que coube a Mena Suvari -, sendo a mais famosa aquela em que ela está nua, coberta de pétalas de rosas. É exatamente esta cena que serve de insipração para “Good Morning Bacon”, comercial da Primo Smallgoods com criação da Ogilvy de Sydney.

No filme, que tem produção da Curious, as pétalas são substituídas por pedaços de bacon, e em vez de uma garota, o “sonhador” imagina a si próprio coberto pela carne. Para quem é fã de bacon, é um prato cheio…

Fonte: B9



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As megatendências parecem estar longe, mas uma hora chegam, foi um dos primeiros lembretes de Jeffrey Saunders, membro do Copenhagen Institute of Future Studies, em sua palestra de abertura do NextNow 2014, evento organizado por Meio&Mensagem, realizado no Hilton Hotel, em São Paulo.

Entre outras, Saunders destacou a desmaterialização do consumo como uma das megatendências mais importantes, com o consumidor querendo já hoje os mesmos benefícios de sempre de determinado produto, mas com muito menos gasto de recursos materiais. Isso em uma economia que, já em 2009, foi renomeada por estudiosos como ele de Anarconomy, que é a economia compartilhada em diversas frentes.

A explosão de dados foi outra das megatendências apresentadas por Saunders, mas pouca gente, por enquanto, aproveita esse volume de informação. Segundo ele, somente 0,5% dos dados gerados globalmente estão, atualmente, sendo analisados pelas empresas. O fato é crítico, se for considerada a previsão de que até 2020, cada homem, mulher ou criança gerará 5.247 Gb de dados.

Mas o futuro, lembrou Jeffey, não depende apenas das tendências, mas das atitudes de hoje. Isso torna alarmantes dados como o de que 70% das empresas não sabem o que o CEO da companhia entende por estratégia, ou aonde a empresa quer chegar.

E a era do “product, placement, promotion e public”, de Philip Kotler, está sendo substituída por “solução, acesso, valor e educação”, segundo Saunders.

O painel apresentado por Jeffrey Saunders foi seguido de uma mesa da qual participaram José Vicente Marino, vice-presidente de marcas e negócios da Natura; Maurizio Mauro, CEO da TTLM e Roberto Oliveira de Lima, chairman da Publicis Worldwide, com moderação de Ricardo Gandour, diretor de conteúdo do Grupo Estado.

Confira o vídeo aqui.

Fonte: Meio e Mensagem



Se você já leu ou assistiu a algum tutorial de maquiagem, já deve ter percebido que a mulherada tem uma obsessão declarada pelos chamados cílios de boneca. 

|Para Amanda de Almeida, colunista do B9, a maioria das mulheres quer ter cílios longos, volumosos e tão curvados quanto os de Betty Boop que, convenhamos, não é real. Sorte da indústria da beleza, que aproveita e até estimula esta ideia criando produtos capazes de entregar o efeito desejado de cílios falsos instantâneos. E é exatamente nesta “falsidade” que a marca de cosméticos Benefit resolveu mirar ao apresentar uma máscara que promete valorizar os cílios reais das mulheres, na campanha Real Men Don’t Fake.

Antes de apertar o play no vídeo abaixo, tente se lembrar de quantas vezes você já viu a mulher ser tratada como um objeto na publicidade de produtos de moda e beleza. Quantas vezes elas apareceram seminuas – quando não totalmente -, ou contracenando com homens prontos para consumi-las como se fossem um pedaço de carne? Você ficou incomodado? Agora inverta os papeis e coloque homens no lugar de mulheres e vice-versa.

Preciso ser sincera e dizer que, na primeira vez em que assisti a este vídeo, achei simplesmente idiota. Afinal, que mulher em sã consciência usaria uma máscara para cílios guardada na cueca alheia, mesmo que fosse o pacote (hein, hein) de alguma celebridade (os famosos: quem?), como diz a descrição. Mas isso foi até os segundos finais, quando aparece a seguinte frase:

“Rir é o melhor cosmético”

E isso faz total sentido. Lá fui eu dar uma nova chance e tudo começou a ficar mais claro. Não é idiota, pelo contrário. A agência Portal A fez uma jogada inteligente ao inverter os papeis aos quais estamos acostumados. Só que, para que tudo isso fizesse sentido, apostou no humor ao comparar os cílios femininos ao genital masculino, que aparece diversas vezes em close. Afinal, tanto as mulheres quanto os homens parecem estar preocupados demais somente com o tamanho de seus “atributos”, o que realmente é uma grande piada.

Uma olhada rápida nos comentários, entretanto, comprovou que a maioria está preocupada demais em levar tudo tão a sério, que preferiu ignorar a piada. Teve quem classificou o filme de horroroso, nojento, estúpido, sexista, perda de tempo, querendo criar uma controvérsia… Mas o que vale, realmente, é que por mais tosco que tenha sido o tratamento dado, ele está conseguindo chamar a atenção. Algumas pessoas vão parar e pensar a respeito, outras não.

Uma boa máscara para cílios pode até ajudar a “abrir o olhar”, como costuma-se dizer. Mas no final fica a reflexão de que nenhum padrão de beleza deve ser levado tão a sério a ponto de nos cegar para o que realmente importa.

Confira o vídeo abaixo.


Fonte: B9|Amanda de Almeida



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Máquinas de venda automática geralmente oferecem refrigerantes, doces e batatas fritas, mas não é assim para o colega do TED, Gabe Barcia-Colombo. 

Este artista sonhou com uma máquina de vendas de DNA, a qual vende o DNA humano embalado em um tubo de ensaio, junto com uma foto colecionável da pessoa que o forneceu. 

É encantador e peculiar, mas chama a atenção para questões éticas relevantes que irão surgir com o aumento do acesso à biotecnologia.

Confira essa conversa muito bacana no vídeo abaixo.




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A Boo-Box anuncia um serviço de post patrocinados em páginas de Twitter de influenciadores. Chamado Seeding Segmentado, a nova ferramenta se apropria da relevância do publisher para qualificar a campanha.

Segundo a empresa, o serviço pode encaminhar a ação segundo 21 categorias, como “beleza”, “games”, “gastronomia” e “sustentabilidade”, e até 3,6 mil tópicos, como “Justin Bieber” e “cerveja”.

A Boo-Box, cuja especialidade são campanhas em redes sociais, possui mais de 22 mil publishers em sua rede de seeding no Twitter. Os posts podem atingir até 10 milhões de pessoas, segundo a empresa.



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A Ipsos Media CT, área especializada em mídia, conteúdo e tecnologia da Ipsos – desenvolveu um estudo com crianças de seis a nove anos para descobrir quais suas matérias favoritas.

Para a surpresa geral, a matéria que mais agrada os pequenos estudantes é Matemática, que dispara com 36%, seguida de Português e Literatura com (17%) e em terceiro lugar aparece Artes/Música (10%). A língua estrangeira – seja ela inglês, francês ou espanhol – aparecem empatada com Geografia como as matérias menos apreciadas pelos jovens.

Considerando o total de crianças que responderam matemática como matéria favorita, 53% pertencem a classe C, 61% tem entre oito e nove anos, ou seja, já estão cursando a 2ª e a 3ª série do ensino fundamental e 56% das crianças que preferem matemática são meninos.

“Essa pesquisa comprova o quanto que as pessoas estão se tornando mais racionais e práticas, desde a infância”, afirma Diego Oliveira, diretor de contas da Ipsos Media CT.

São Paulo concentra a maioria dos jovens que mais gostam de Matemática no Brasil (35%), seguido do Nordeste (18%) e Rio de Janeiro (12%).

Abaixo estão as matérias favoritas dos estudantes:
Matemática 36%
Português / Literatura 17%
Arte / Música 10%
Educação Física 9%
Ciência 4%
Ciências Sociais (História,Filosofia,Religião) 2%
Língua estrangeira (Inglês, Francês, Espanhol) 2%
Geografia 2%




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