segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Aqueles que falam que nada sabem

o
Ideal para festas, onde todo a louça suja acaba ficando para o anfitrião, o copo comestível vai poupar trabalho e ainda ajuda ao meio ambiente.

Está cansado de lavar os copos de vidro depois do almoço de domingo? Preocupa-se com o meio ambiente e evita utilizar copos descartáveis que demoram centenas de anos para se decompor? Seus problemas, enfim, parecem solucionados. 

Isso porque a agência de design norte-americana The Way We See The World desenvolveu um copo comestível. Sim, comestível. 

O produto é feito de ágar-ágar, um tipo especial de gelatina de algas, que deixa o copo bem maleável. A invenção já conta com três misturas de sabores: limão com manjericão, gengibre com hortelã e alecrim com beterraba. Bon appétit!



Parceiros se unem novamente para encontrar as 10 promessas de tecnologia e internet

Inicia em novembro o novo programa em que a Locaweb e a Endeavor buscam encontrar os próximos 10 grandes nomes de startups de tecnologia e internet do Brasil, o Startup Network. Com o objetivo de auxiliar no crescimento destas e apoiar o desenvolvimento do ecossistema empreendedor, as inscrições vão de 04 de novembro a 28 de novembro de 2013, sendo que o período do programa com os ganhadores será de janeiro a dezembro de 2014.

Os 10 escolhidos se juntarão aos outros 10 já selecionados no projeto piloto do Startup Network, realizado no final de 2012 e início de 2013. Eles contarão com mentorias da rede Endeavor, que inclui Empreendedores Endeavor, investidores e especialistas do mercado, além do apoio da Locaweb com treinamentos e acesso às soluções da empresa. Por meio da plataforma Plugme.co os selecionados poderão acessar esta rede e receber ajuda para resolver os desafios da sua startup.

Segundo estudo realizado pelo Start Up Genome Compass, empresas que contam com mentores crescem 3,5 vezes mais e conseguem 7 vezes mais capital. Seguindo esta linha, Flávio Jansen, presidente da Locaweb e mentor da Endeavor, coloca que é muito importante criar oportunidades para empreendedores por meio do acesso a tecnologia, mentoria e ferramentas de gestão. “Sim, o mercado está cada dia mais preparado para receber esses novos empreendimentos, mas em contrapartida, esses empreendedores ainda precisam de suporte especializado para alavancar os negócios”, afirma Jansen.

Todos os 20 participantes contarão com vários benefícios, entre eles:
- Mapeamento dos desafios a serem vencidos;
- Mentorias por conference call;
- Workshops (presenciais e online);
- Acompanhamento de indicadores de desempenho;
- Treinamentos da Locaweb;
- Participação em eventos da Endeavor.

Pablo Ribeiro, gerente do Startup Network, ressalta que o programa é uma forma de ajudar o empreendedor a encontrar o melhor caminho. “Muitas vezes o empreendedor precisa tomar decisões difíceis e mesmo os seus investidores não conseguem ajudá-lo. No programa ele não fica sozinho, pois encontra uma variedade de mentores que podem ajudá-lo a tomar a melhor decisão, seja qual for o desafio”, diz Ribeiro.

Todos os candidatos deverão se inscrever pelo site Plugme.co e preencher um questionário de forma objetiva, atendendo aos critérios de seleção do perfil do empreendedor e do negócio. A Endeavor irá analisar todas as inscrições e convidará para um painel final aqueles que mais se adequarem aos critérios, que acontecerá no dia 3 de dezembro na sede da Locaweb.

A Locaweb subsidiará 70% do custo do programa e os selecionados pagarão apenas uma mensalidade de R$ 200,00 enquanto estes estiverem participando do Startup Network. Além disso, todos eles terão acesso durante um ano e de forma gratuita, aos serviços da empresa de tecnologia.

Investidores anjos, aceleradoras e fundos de investimento também podem indicar suas startups para que elas se inscrevam pelo site, o que pode aumentar ainda mais o impacto do trabalho realizado por estes agentes.

Critérios de Seleção
São esperadas startups de internet e tecnologia com modelo de negócio escalável e com uma vantagem competitiva com diferenciais claros. Não é necessário estar faturando, mas é desejável que a startup já tenha um histórico de execução relevante. “Buscamos empreendedores que sonham grande, são apaixonados pelo que fazem e ‘botam pra fazer”, finaliza o gerente do Startup Network.

Startups já selecionadas no projeto piloto:

- aaTag  | http://www.aatag.com.br  
- Poup  |  www.poup.com.br  
- I.Systems  |  http://www.is-brasil.com/  
- Backpacker  |  http://backpacker.net.br/ 
- MeMed  |  http://memed.com.br/home/ 
- Skoob  |http://skoob.com.br/ 
- Canal da Peça  |  http://canaldapeca.com.br
- Lema21  |http://www.lema21.com.br/
- Geekie  |  http://www.geekie.com.br/
- Resultados Digitais  |  http://resultadosdigitais.com.br



o
O levantamento foi efetuado com 104 empresas associadas a entidade, 
espalhadas por 14 estados brasileiros

Divulgada recentemente, uma pesquisa feita pela AMPRO (Associação de Marketing Promocional) evidencia que 67% das agências que compõem o mercado brasileiro contrataram empresas especializadas em logística.

Para Renato Freitas, diretor da MXM Soluções em Eventos e Turismo,  o tamanho do projeto é um fator decisivo para que seja feita a contratação ou haja o envolvimento de terceiros especializados em logística. Fator este que também é apontado pela pesquisa da AMPRO, que revela que 83,5% das agências optam por um pré-planejamento logístico para que as instituições contratadas realizem todo o serviço.

“Geralmente, o custo da logística em relação ao custo total de uma ação promocional representa menos de 10% às agências. Pensando nisso, a MXM Soluções em Eventos e Turismo estuda a necessidade de cada cliente, para que o projeto se torne uma realização de sucesso. Sempre avaliamos o tamanho da iniciativa, se trata-se de transporte de pessoas ou carga, qual o volume de material para distribuição, o impacto que terá no desenvolvimento da ação, além dos tipos de transporte. Dessa forma, buscamos sempre oferecer orçamentos em busca do melhor custo-benefício e solução para o cliente”, explica o diretor, Renato Freitas.

Outro dado importante é que mais de 71% das agências costumam abrir processos de concorrência para contratação de serviços de logística. Segundo a pesquisa da AMPRO, este fator pode ser explicado pelo relacionamento duradouro entre agências e fornecedores. Com relação a esta questão, a MXM Soluções em Eventos e Turismo observa que existe uma tendência que faz com que as agências tenham uma relação de longo prazo com seus parceiros de logística.

A própria empresa pode comprovar este dado, já que possui relacionamento de anos com clientes como The Group, Rock Comunicação, Larrat, Boldness Comunicação, Hines do Brasil, entre outras.



o
Relatórios produzidos pela Adobe e Kenshoo Social mostram que retorno dos anunciantes foi bem maior do que em 2012. Outras redes sociais também demostraram crescimento

Os parceiros publicitários do Facebook tiveram uma excelente notícia na última sexta-feira , 1º novembro. De acordo relatórios da Adobe e da Kenshoo Social, o retorno com anúncios feitos na redes social foram bem maiores em 2013 do que os registrados em 2012.

O relatório da Adobe - intitulado Social Media Intelligence - leva em consideração cliques em anúncios, impressões e retorno financeiro. Segundo o estudo, que consultou mais de 131 milhões de impressões e 4,3 bilhões de interações dos usuários, os anúncios no Facebook obtiveram 29% a mais de cliques em 2013, sendo que retorno para os anunciantes foi 58 % maior do que no ano passado.

Já o estudo da Kenshoo Sociais, que incorpora informações de 85 milhões de anúncios do Facebook, os cliques em publicidade subiram 14%, na comparação ano a ano. Já o custo por clique caiu 9%.

Além do Facebook, o relatório do Adobe descobriu que Twitter, Pinterest e Tumblr estão se tornando canais importantes para as marcas como plataformas de tráfego de referência para sites de e-commerce. O microblog, por exemplo, cresceu 250% neste quesito, segundo a pesquisa.

Fonte: Proxxima



o
Consumir é um ato de auto-afirmação (mesmo que seja mentira) e, de certa maneira, uma busca por inclusão. 

E é assim que produtos ganham seus status: in ou out, chiques ou bregas, de ricos ou de pobres. No Brasil, a cachaça é um exemplo clássico nesse contexto.

"O brasileiro é um narciso às avessas, que cospe na própria imagem. Eis a verdade: não encontramos pretextos pessoais ou históricos para a auto-estima". O dramaturgo Nelson Rodrigues foi ácido, mas sua teoria do “complexo de vira lata” encontrou lastro em nosso cotidiano desde que foi cunhada, em 1950, quando o Brasil perdeu a Copa do Mundo de futebol para o Uruguai, em pleno Maracanã. O “tudo que vem de fora é melhor” ainda reina.

Os avanços econômicos da última década e a bajulação que a imprensa internacional decidiu, por um tempo, nos render ajudaram a diminuir um pouco a gravidade do nosso complexo (afinal, era gente lá de fora falando). Mas superá-lo de vez ainda leva tempo. Quando o assunto é consumo, então, o horizonte fica ainda mais distante. Nas sociedades capitalistas contemporâneas, consumir é mais que ter, é ser. E, em um mundo conectado 24h sob o apelo constante do narcisismo, isso fica ainda mais claro.

Nunca vimos ninguém colocar no Facebook ou Instagram uma foto comendo pão com ovo, andando em um ônibus lotado ou vestindo uma roupa velha em casa, embora tudo isso faça parte do dia a dia da maioria dos brasileiros. Por outro lado, um jantar caro, um passeio em um carrão (mesmo que seja de carona com um amigo) e uma roupa de grife costumam ter lugar cativo nas timelines.

Consumir é um ato de auto-afirmação (mesmo que seja mentira) e, de certa maneira, uma busca por inclusão. Consumir o que está na moda ou que a classe dominante consome (geralmente, uma coisa está diretamente ligada à outra) é sentir e dizer que, de algum modo, pertence àquele mundo. E é assim que produtos ganham seus status: in ou out, chiques ou bregas, de ricos ou de pobres.

No Brasil, a cachaça é um exemplo clássico nesse contexto. 

Embora seja a bebida mais genuinamente brasileira, já cultuada fora do país e produzida com qualidade em praticamente todo o Brasil, por aqui ela ainda é um patinho feio. 

O assunto foi o tema da conversa que o Programa ADM Talk teve com o superintendente geral da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), Jairo Martins, que está no ADM Talk (vídeo abaixo). 

Jairo é um ex-engenheiro, que fez carreira como executivo na gigante Siemens e decidiu dedicar seu tempo pós aposentadoria à construção de uma nova imagem da cachaça. Cachacista, como costuma se intitular, ele ajudou a formar a primeira turma de sommeliers especializados na bebida no Brasil e elaborou o primeiro modelo de carta de cachaça do país.

Veja abaixo o ADM Talks gravado com ele, durante o Inova Gastronomia Paraibana, em João Pessoa:  


O ADM Talk é um programa de entrevistas, bate-papos descontraídos e muita troca de conhecimento e é o canal da TV Administradores que traz conversas com especialistas, professores, executivos e quem mais tiver boas histórias, informação e experiências para compartilhar com todos nós que fazemos o mundo da Administração.



o
A TAM Linhas Aéreas figura entre as empresas brasileiras onde as pessoas mais procuram oportunidades de emprego no LinkedIn.  A informação foi divulgada pela própria rede social, no levantamento Most InDemand Employers, realizado anualmente. O estudo é feito a partir da análise de dados de movimentação dos profissionais na rede, considerando diversos aspectos da interação entre eles e as empresas que fazem parte do LinkedIn. A TAM ficou na terceira colocação, atrás de Vale e Natura (nessa ordem).

“Para todos nós da TAM é um grande orgulho figurar entre as cinco empresas mais desejadas do Brasil. Aos que nos procuraram, seja no LinkedIn, seja por meio de nossos outros canais de recrutamento, digo que estamos  realmente em busca de pessoas que sonhem grande e queiram juntar-se a um time vitorioso para participar do desafio de conectar pessoas do mundo inteiro, encurtando distâncias e realizando sonhos”, afirma Marcelo Nóbrega, vice-presidente de Gestão de Pessoas da TAM.

O ranking foi apresentado durante o LinkedIn Media Day, evento que reuniu imprensa e agências de comunicação em São Paulo para fazer uma retrospectiva do ano e debater oportunidades. Na ocasião, representantes da rede social informaram ainda que atingiram a marca de 15 milhões de usuários no Brasil, 5 milhões a mais do que em outubro de 2012. Com esse número, o país mantém a terceira colocação em número de usuários, atrás apenas dos Estados Unidos e da Índia.



o
A cultura organizacional é o conjunto de valores e atitudes compartilhadas pela empresa e seus stakeholders, por isso é preciso comunicá-la da melhor forma.

Muito se ouve falar sobre cultura organizacional, mas ainda são poucos os empresários que param para avaliar a eficiência e os benefícios dela para a sua equipe e, consequentemente, para os seus negócios. Ela deve ser muito bem pensada e estruturada desde o início porque é quem vai ajudar a guiar alguns processos dentro da organização e será um ponto importante para atrair e engajar os profissionais que você considera peças-chave para a sua companhia.

Mas, antes de falar de sua importância, é essencial entendermos o seu conceito. A cultura organizacional é o conjunto de valores e atitudes compartilhadas pela empresa e seus stakeholders. Princípios e estratégias são inerentes a cada modelo de negócio e devem se manifestar por meio dos valores, práticas, padrões e regulamentos da organização. Eles podem ter múltiplas origens, embora, em geral, seja algo que parte de seus fundadores e líderes.

Resumindo, a cultura é a "cola" social da organização; transmite sentido de identidade para os seus membros; e é um importante mecanismo que guia e forma as atitudes e comportamento dos funcionários.


Toda empresa já nasce com uma cultura organizacional, mesmo sem ser planejada inicialmente, pois os empreendedores acabam carregando o seu próprio jeito de ser para os negócios. Mas a importância de uma construção inteligente é muito grande, pois influenciará no modo como o seu negócio será percebido por seus públicos interno e externo.

Por isso é preciso comunicá-la da melhor forma, pois a partir do momento em que colaboradores, parceiros e funcionários se identificam com a organização e seus valores, ficam mais comprometidos com a mesma, e passam a acreditar em algo maior do que o aspecto financeiro e podem enxergar que fazem parte de algo realmente importante.

Atrair e manter uma equipe qualificada não é uma tarefa fácil, mas é crucial para o desenvolvimento e sucesso de um negócio. E, para isso, uma cultura adequada é aquela que está alinhada aos interesses e valores da empresa e, que ao mesmo tempo, geram um grande grau de satisfação e engajamento de seus colaboradores.

É possível moldar, com o tempo, a cultura organizacional para que haja melhorias no ambiente interno, corrigindo problemas que possam estar causando insatisfação dos colaboradores, prejudicando a produtividade dos mesmos e os resultados da organização. 

as como avaliar se ela está sendo eficiente?

1. Identifique os pontos positivos. Pense nos principais valores e objetivos que você gostaria que fizessem realmente parte de sua cultura organizacional. Desenvolva modelos dos comportamentos e ações desejadas.

2. Invista na formação dos gestores: Eles serão os principais propagadores da sua cultura organizacional. É preciso investir em líderes que saberão motivar e reconhecer suas equipes e possam despertar o engajamento dos colaboradores.

3. Identifique os valores assumidos: Selecione grupos para entrevistas e questione-os sobre o que fazem e porque fazem, assim poderá saber identificar se estão alinhados com os seus objetivos e valores.

4. Faça pesquisas no mercado: Busque referências do que as empresas que você tem como exemplo estão fazendo para reter os seu melhores talentos. As redes sociais são hoje ótimas ferramentas para atualização profissional e trazem vários grupos de discussão.

5. Faça pesquisas com o seu público interno: Atualmente, existem diversas ferramentas que podem ajudá-lo a elaborar pesquisas rápidas e pontuais para que entenda melhor a percepção e recepção da cultura atual por seus colaboradores.

6. Invista em ferramentas reconhecimento descentralizado: Dê às pessoas o espaço adequado para reconhecer os seus pares pelos comportamentos positivos relacionados à cultura da organização. Esta é uma importante iniciativa para garantir que os valores não sejam apenas um quadro na entrada do escritório, mas, acima de tudo, uma ferramenta que permitirá identificar e reconhecer aqueles que contribuem diariamente na construção de sua cultura e de seu negócio.

Como sua empresa gerencia a sua cultura? Compartilhe conosco suas experiências.

Thiago Gonçalves é formado em Publicidade e Propaganda pela UMESP, com especialização em Administração com ênfase em Estratégia pela FGV-EAESP e possui mais de 10 anos de experiência em Marketing e Desenvolvimento de Novos Negócios aplicados ao segmento de Recursos Humanos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...