quinta-feira, 5 de setembro de 2013

O céu não cai do alto

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As coisas que encontramos em antiquários e acervos sempre carregam uma parte da vida de quem deixou esses objetos para trás. 

Aliás, uma das magias de adquirir um item antigo é saber algo interessante sobre a história do artefato e seus donos anteriores. 

Foi o que aconteceu com o cineasta El Niño Rodriguez. Ele comprou uma fita cassete de secretaria eletrônica em um mercado de pulgas de Buenos Aires em 2001 e, nela, estavam 11 recados deixados por uma mulher para o seu marido, em 1998. 

Doze anos depois, Rodriguez utilizou o áudio original, dublado por uma atriz, e transformou-o em um curta-metragem de oito minutos, chamado Ni Una sola Palabra de Amor. 

Parte da história de amor entre os personagens reais Maria Teresa e Enrique está nos recados deixados por ela a ele na secretaria eletrônica de seu amigo, local onde ele estava hospedado após uma briga do casal. 
Maria Teresa passou dias tentando se comunicar, deixando mensagens de preocupação até conseguir retorno. 

O curta chamou tanta atenção que o diretor de consagrado filme O Segredo de Seus Olhos, Juan Campanella, elogiou muito o trabalho, assim como a critica em geral. Ni Una Sola Palabra de Amor foi sucesso na internet e venceu prêmios na Espanha, Itália, Bélgica, México e Colômbia. 

Confira o filme: 




O segredo para fazer sucesso na Publicidade está em estudar muito, ler muito, observar muito, para adquirir conhecimento, que deve ser somado à experiência que só trabalhando por anos vamos adquirir, aprendendo com os erros e acertos, o que deve ser somado ao relacionamento, ao destaque que puder obter no meio, à sorte e  é claro – ao talento ( e não estou falando só na Criação). O talento no nosso negócio deve estar em todos os segmentos em que atuamos, todos mesmo (mídia, atendimento, planejamento, produção, administração, web, etc). Dedicação e talento constroem publicitários(as) de sucesso, que são publicitários antenados 24 horas por dia, em todos os dias do ano – mesmo quando no lazer. Observação, conexão, soluções surgem quando menos esperamos, depois de termos dedicado horas à solução de um problema (que deve ser vem definido, antes – o que é 50% da solução).



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Este comercial, não autorizado pela Mercedes Bens, foi produzido independentemente, por estudantes alemães.  Muito bem produzido, por sinal. Está provocando frenesi nas redes sociais e na internet, com milhões de views.



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Participar ativamente do mercado automotivo me permite um olhar bem afiado e próximo das mudanças que esta tradicional indústria vem passando. O ponto mais interessante é que, se traçarmos um paralelo com outros setores, temos cenários bem parecidos e que apontam mudanças no comportamento dos consumidores em um contexto geral.

Para a indústria automotiva, temos quatro grandes desafios. E o primeiro deles diz sobre uma mudança radical no comportamento das pessoas, que nos leva à necessidade constante de estudar o comportamento humano. Ciências como a sociologia, psicologia e antropologia, dentre outras, são cada vez mais aplicadas ao mundo do marketing para um entendimento mais completo das relações entre os nossos produtos e os consumidores.

O segundo desafio é o aumento do número de players do mercado de carros. Com tantas opções disponíveis, criar relevância é algo primordial para conquistar a preferência do consumidor. Temos um grande objetivo de organizar inputs que nos aproximem do cotidiano das pessoas e de pensar também nas novas maneiras de uso e até de compartilhamento de carros.

O terceiro desafio é, na verdade, a constatação de que devemos nos posicionar como evangelizadores da tecnologia, recurso único e que muda completamente a relação de consumo em nosso setor. Já temos experimentos que contam com carros sendo dirigidos por computadores inteligentes e uma série de outros recursos que podem moldar novos produtos e novos modelos de organização do negócio.

Já o quarto desafio é entender a nova função da indústria. Não tratamos mais apenas de produto, somos hoje profissionais de serviço. Os carros são um sistema de relacionamento e precisamos sempre trabalhar para construir serviços e experiências em torno de nosso produto. É a única maneira de construirmos uma relação próxima com o novo perfil de consumidor.

Diante destes desafios, é evidente que vivemos um momento ímpar em nossa história. Temos que estar alertas e sempre à frente do nosso tempo. As mudanças não vão perdoar aqueles que não estiverem preparados. Por isso, é importante sempre estar em contato com o consumidor, estar atento às movimentações e todas as novidades do nosso agitado cenário social e econômico.

E no seu mercado, como é? Espero que as mudanças sejam tão efervescentes como no mercado automotivo!

JOÃO BATISTA CIACO, diretor de marketing e de publicidade da Fiat
Veiculado em Meio e Mensagem



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Para comemorar seus 45 anos de circulação, a revista Veja, da Editora Abril, lançará no próximo dia 21 uma edição especial que resgatará a história da revista, traçando um panorama dos fatos, conquistas e mudanças que marcaram o Brasil e o mundo em quase meio século de existência.

De acordo com a diretora-geral de publicidade da Abril, Thais Chede Soares, o título trará as capas mais marcantes de mais de 2.300 edições já publicadas, além de 45 reportagens especiais. Entre elas, a executiva conta que estará presente uma matéria sobre como vive a cidade de Berlim 23 anos após a queda do muro e uma releitura de um histórico artigo de Mario Henrique Simonsen sobre a economia brasileira, que foi capa de Veja em 1987.

Thais ressaltou que, além do conteúdo editorial, o mercado anunciante não ficará de fora dessa edição especial. “Esperamos ter muitos anúncios especiais, afinal são centenas de marcas que contaram suas histórias também nas páginas de Veja”.

Para divulgar a data e chamar a atenção das empresas, foi lançada uma campanha, criada pela AlmapBBDO, que está no ar desde junho, em várias plataformas. A ação relembra alguns acontecimentos sobre a história da revista como, por exemplo, o fato de terem sido mais de 185 mil páginas de anúncios desde 1968.

A executiva lembrou também que esta edição estará disponível no tablet, com conteúdo extra em vídeos, galerias de fotos, entre outros diferenciais. “Também será disponibilizada a primeira edição da revista para os leitores”. Thais disse que outras ações estão previstas para comemorar a data. “Nosso calendário de especiais segue com muitos lançamentos durante o ano, serão duas edições de Veja Luxo, Veja São Paulo Comer & Beber e outros especiais regionais.

Vale lembrar que a revista, atualmente, é a líder em circulação no Brasil, com mais de 1 milhão de exemplares semanais e 10,4 milhões de leitores.

Fonte: Propmark

Comentários:
Se ela sempre foi polêmica, atrevida, protecionista, brincamos um pouco com tudo isto na imagem acima.
Não deixem de conferir o acervo digital 
completo de todas as edições aqui
É histórico isto.




Rafael Junqueira*

“Não é a altura, nem o peso, nem os músculos que tornam
uma pessoa grande, é a sua sensibilidade sem tamanho”
Martha Medeiros – Jornalista

Os últimos acontecimentos no Brasil exploraram mais uma vez a falta de cautela que os profissionais de marketing deixaram passar, por um deslize? É compreensível que erros venham a acontecer, mas as mesmas teclas tem sido pressionadas algumas vez mais.

Até ontem o caso do manequim de uma criança negra com grilhões atados ao seus tornozelos carregando uma enorme cesta de pão no estabelecimento de hipermercado do Pão de Açúcar em São Paulo tornou-se parte da enorme estatística de gafes publicitárias.

A nota da empresa repudia o racismo, e aponta que a peça fazia parte de um conjunto de decoração da loja. Péssimo gosto por sinal, mas para o marketing é um erro fatal. A curto prazo haverá repúdios, e isso concretiza uma sessão de descontentamentos por parte de alguns clientes e do público em geral. Ao longo prazo construirá a imagem da empresa.

Para o marketing foi passado ali uma mensagem, e queiram os adeptos da interpretação que dizia algo mais que trabalho infantil e negro escravo, o fato é que o recado foi dado, e esta é a pedra no caminho do publicitário, criar e falar alguma coisa, não basta ter intenção. A questão maior é que não foi estudada no erro, o lançamento livre para uma interpretação forçada – o que eles pensavam que as pessoas ‘ouviriam’ ao ver a estátua?

O conceito da criação e da formalização de uma comunicação é papel primordial do publicitário, não foge á regra, que tudo que nos rodeia nos passa alguma coisa. Todos terão uma visão, igual ao ditado do elefante – cada parte condizia aos cegos que o tateavam um animal, mas a verdade pura é que era um elefante e apenas um.

A publicidade não tem o luxo de permitir que o público seja um bando de cegos adivinhando que animal é, ou ela diz que é um elefante ou ela permite que a comunicação seja totalmente desconstruída e passe o que não devia. Fica a dica que o profissional de marketing é mais do que um agente criador, ele uma autoridade na comunicação.

Listo algumas dicas e regras na ordem da comunicação social que o marketing deve seguir á risca.

1|Imagem não é apenas uma imagem, ela vale por mil palavras.
Não é a toa que o ditado ganha força todos os dias. Falamos em representar algo mais ‘líquido’ do que abstrato. Palavras nos fazem imaginar e interpretar como queremos. Um dos motivos mais ávidos nos conflitos entre amantes de livros e amantes de filmes adaptados.

Qual é o fator em comum dos dois casos, independente do que acham bom ou ruim? Que o livro (texto) versus filme (áudio-visual) oferecem uma mensagem. Um não permite que a imaginação ande livre e outra permite. E nos oferece uma sensação e concepção extremamente diferentes.

Alguns gostam de algo por se tratar de uma forma de comunicação, um uso específico de um canal: Televisão, rádio, livro, áudio-livro, cinema, jogos eletrônicos e etc. A imagem significa muito mais do que 1.000 palavras, ela pode significar um universo inteiro. Pode ser positivo ou negativo.

2|Peças publicitárias não são ateliê abstrato
Ser criativo é notável e requisito obrigatório, mas ter os pés nos chãos é vital. Um gestor de marketing opera dentro de padrões racionais ele precisamente pensa em ROI (Return of investment), capital entre associados e rentabilidade. Dentro desse contexto nasce como realizar isso.

Nasce então o lado publicitário, que conforme manda o figurino, cria e formula ideias em formatos artísticos, atraentes e sentidos para obter uma reação, retenção e consumo.

Viver da criatividade sem ater que ela precisa ter um foco, é apenas viver uma utopia. Utopias são adoradas em contos de fadas, mas não são bem vindas para ninguém na prática. Empresa e público adoram ‘consumir’ o que é concreto e isso não é possível quando existe uma osmose de criatividade sem qualquer comunicação seja ela positiva no caso, entendida, entre outras palavras.

O que o Pão de Açúcar queria dizer ao expôr a estátua? Decoração? Diga-se de passagem que os profissionais de design de interiores (vulgo decoradores) estudam arte por se tratar de uma comunicação, e de nada seria o estudo profundo que realizam ao fazerem parte na maioria das vezes no projeto pré-obra de prédios devido a questão – “O que o cliente gostaria de comprar? Onde gostaria de morar?”

Decoração por decoração é apenas suporte, é melhor que seja uma viga enterrada no solo para dar sustento ao prédio. Fora isso decoração é uma ‘peça publicitária’.

3|Características do gestor de marketing\publicitário
Mais do que saber técnicas, mais do que ostentar modelos prontos ou mesmo eficientes, cabe ainda o profissional, e chamo mais a pessoa que atua neste ramo, que a sensibilidade sobre como passar esta informação seja pensada e repensada para que o efeito desejado seja atingido.

O que menos se pode fazer quando a bomba explode é voltar no tempo para resolver o caso, tal como papel amassado ele nunca volta a sua forma original.
Segue uma lista rápida sobre o que significa “Peça publicitária” e algumas funções.

Peça publicitária: É um conjunto de elementos para comunicação;
Elementos da comunicação: Partes que complementam ou totalizam uma comunicação;
Decoração: É um elemento da comunicação;
Função do marketing: Gerenciar, estudar e criar visão de mercado;
Função do publicitário: ‘Comunicar’ a ideia da empresa baseado no trabalho do marketing;
Comunicação – Interno ou externo faz parte do processo operacional e gerencial de qualquer organização, e vital.

Por outro lado, gafes publicitárias. (Baseado em cases)

. Manequim de criança negra com grilhões nos pés: Que recado o supermercado Pão de Açúcar queria passar?; (Fonte: Mundo Negro)

. O comercial “Tenha sua primeira vez com Devassa” com a atriz Alinne Moraes trazia um esboço lúcido que consumir a cerveja era igual a ter relações sexuais; (Fonte: Exame)

. A empresa americana Urban Outfitters na época do ciclone tropical Sandy fez uma menção no twitter falando sobre – “Tempestade total apenas hoje com hashtag #ALLSOGGY” (tudo alagado); (Fonte: Gazeta do Povo)

. O caso da Gillete com o slogan: “Quero ver raspar” foi tema de discussão entre internautas que viram a publicidade citar que homens que fossem peludos eram considerados primatas e nojentos;

. O caso da Volkswagen que associava gato preto a má sorte. O comercial foi direto ao ponto sem deixar dúvidas – “Superstição”. Para os anos de campanha realizados por muitos grupos protetores, essa ação incentiva o que é fato, a morte de vários gatos da cor preta em datas como sexta-feira 13 e halloween incluindo o Brasil.

Conclui-se que não é só um dever, mas uma obrigação que o gestor de marketing pense que a comunicação é expressa de várias formas e não pode em nenhum momento dar-se o luxo de optar por uma experiência, a capacidade do público de transformar uma peça num trends positivo é igualmente desproporcional quando tudo sai errado.

Antes que considerem que uma medida do Conar (Conselho de nacional autoregulamentação publicitária) e uma exposição na mídia seja altamente negativa para imagem da empresa, o que aconteceu no passado fica na memória do maior contribuinte da empresa.

* Rafael Junqueira, Bacharel em Ciência da Computação com especialização em social media, webmarketing, business intelligence e design. MBA em administração de marketing e comunicação empresarial e que foi publicado originalmente no Administradores.




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