segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Eu voltei e agora pra ficar

Sócio co-fundador da Agência Surf, responsável pela gestão e inteligência dos projetos e negócios da empresa. MBA em Gestão estratégica de Marketing Digital (cursando) pelo BI International, graduado em Comunicação Social com ênfase em Publicidade e Propaganda pela Newton e em Comunicação Digital e hipermídia pelo UNI-BH. 

Já ministrou palestras para diversas empresas e instituições como PUC Minas, Newton, Sebrae-MG e Feira do Empreendedor com temas relacionados a Digital Branding, Social Media, Branded Content, Advergames, Marketing de Busca, Inovação na internet e Empreendedorismo Digital. 

Iniciou sua carreira em 1999 desenvolvendo sites e sistemas para internet. Em 2002 ingressou na publicidade, atuando em pesquisa de mercado, planejamento, marketing, criação e desenvolvimento web. Já gerenciou projetos para Sergio’s Calçados, Tauá Hotel, Locamérica Frotas, Seminovos Locamérica, Iveco, FPT powertrain, Case IH, Betim Shopping, Construtora Lincoln Veloso, Plante Construtora, Tambasa Atacadistas e vários outros. É um estudioso sobre inovação, em especial nas áreas de tecnologia, mídias sociais, SEO, Startups e negócios digitais.




O Bigstudios inaugura sua área animação 3D com o curta-metragem “O Pescador e a Mosca”. Liderada por Ricardo Big Passos e Nicinha Passos, o Bigstudios conta com o redator Gustavo Gusmão, o diretor de arte Bruno Nastri e o ilustrador Doug Lira. O curta contou ainda com a participação da Punch Audio, empresa responsável por toda parte de áudio.


Para Ricardo Big Passos, idealizador do projeto, “a proposta é mostrar ao mercado um estúdio mais versátil, inovador, com tecnologia de ponta e profissionais qualificados para entregar qualquer tipo de animação 3D para mídia eletrônica, tablets e mobile.

Veja aqui o curta-metragem.

Fonte: Proxxima





A Samsung está selecionando competidores para participar da websérie ‘SOS Island: Survival of the Smartest’. A primeira fase, já em andamento, irá escolher 16 competidores que passarão por um treinamento com o especialista em sobrevivência Les Stroud. Podem se inscrever pessoas de todo o mundo, desde que tenham mais de 18 anos, estejam disponíveis entre 30 de setembro a 9 de dezembro e que sejam elegíveis para o visto norte-americano.

Além da sobrevivência, os competidores irão enfrentar desafios em que terão de mostrar suas habilidades fotográficas utilizando produtos da Samsung, como o smartphone Galaxy S4 e a câmera Galaxy NX. O prêmio será uma ilha no valor de US$ 100 mil.





“Com fome ninguém pensa direito”. Com esse conceito em mente, a rede de pizzarias norte-americana Domino’s estreia a campanha “Powered by Pizza”, na qual mostra a importância de uma boa pizza na hora de criar um projeto ou pensar em ideias inovadoras. A ação criada pela Crispin Porter + Bogusky, incentiva as pessoas compartilharem posts e fotos no Facebook, Twitter, e Instagram com a hashtag #poweredbypizza.



A marca de cuidados com o cabelo Sexy Hair lançará neste mês, nos Estados Unidos, uma campanha estrelada por Marilyn Monroe, com o slogan “Style change. Sexy is forever” (algo como “o estilo muda. Ser sexy é para sempre”, em tradução livre).

O acordo para ter como garota-propaganda a atriz, que morreu em 1962, foi negociado com a Authentic Brands Group - firma canadense que adquiriu os direitos comerciais sobre a imagem de Marilyn, no ano passado, em um negócio estimado em até US$ 30 milhões.

Antes da Sexy Hair, outras marcas também apostaram na sensualidade da Marilyn Monroe. Em março, a Macy´s lançou uma coleção de roupas com o nome da atriz. No mesmo mês, a Three Olives colocou no mercado a vodca Marilyn Monroe Strawberry. 

A próxima a entrar na lista será a Will Rich, que em setembro apresentará a linha de sapatos inspirada na estrela do cinema dos anos 1950.


Em 2012, Marilyn ficou em sétimo lugar na lista anual das celebridades mortas que mais movimentam dinheiro, publicada pela revista Forbes. O ranking é liderado por Elizabeth Taylor. Michael Jackson, Elvis Presley, o cartunista Charles Schultz (criador do cãozinho Snoopy) e Bob Marley completam o top 5.

Ao todo, a estimativa é que o marketing de celebridades mortas movimente algo em torno de US$ 2 bilhões por ano, incluindo valores com licenciamentos e royalties pelo uso de imagem e relançamento de obras.

Fonte: M&M




Em parceria com a Mixer, a Globo estreia a segunda temporada do “Sítio do Picapau Amarelo”, em versão desenho animado. As aventuras de Narizinho, Emília, Visconde de Sabugosa e outros personagens criados pelo escritor Monteiro Lobato serão transmitidas a partir do próximo sábado 10, às 8h.


Direcionada a crianças de 4 a 8 anos de idade, os 26 episódios - com 11 minutos de duração cada - da nova temporada serão baseados nos livros “Reinações de Narizinho” e “O Saci”. A figura folclórica é o novo integrante dos novos capítulos.

Esta é a sexta série infanto-juvenil produzida pela Mixer. A versão animada de “O Sítio do Picapau Amarelo” foi ao ar pela primeira vez em janeiro de 2012. A segunda temporada é dirigida por Humberto Avelar e produzida por Hugo Janeba, João Daniel Tikhomiroff, Michel Tikhomiroff, Eliane Ferreira e Reynaldo Marchesini. 

Fonte: G1



Apesar de grandes anunciantes como a Procter & Gamble e a Mondelez terem anunciado que vão estender os termos de pagamento para suas agências, a maioria das empresas ainda estão sendo pagas por seus clientes em um período de 30 dias, de acordo com nova pesquisa feita com cerca de 100 agências proeminentes.

O estudo foi conduzido pela American Association of Advertising Agencies, chamada de 4A’s (Associação Americana de Agências de Publicidade, em tradução livre) e entrevistou membros de agências. A pesquisa também revelou práticas de faturamento para redes de televisão abrangendo 282 acordos entre agência e cliente. Os que divulgaram informações tendem a ser grandes; das 93 agências que participaram do estudo, mais de 70% são membros de grandes empresas de holding. 

De acordo com a pesquisa, a grande maioria dos anunciantes ainda paga suas agências em 30 dias ou menos, e 83% dos pagamentos de redes de televisão são pagas pelo cliente no mesmo período; 70% dos faturamentos de produção das agências são pagos em 30 dias ou menos; e 69% dos pagamentos de taxa e comissão da agência também acontecem dentro de 30 dias. 

Os resultados certamente são um alívio para as agências, que têm se preocupado sobre o que a extensão dos termos de pagamento significam para a saúde de seus negócios. Ao mesmo tempo, ainda é muito cedo para dizer. 

A Associação realizou a pesquisa de acordo com as Práticas de Faturamento de Agências & Termos de Pagamento do Cliente em junho, pedindo que seus membros providenciassem acesso aos acordos de faturamento e pagamento para redes de televisão, produção, compensação de agência e outros canais de mídia para seus dez maiores clientes.

Isto foi apenas um mês após a Procter & Gamble anunciar que estenderia o tempo de pagamento das agências para 75 dias. Uma semana depois, a Mondelez seguiu a P&G anunciando termos de pagamento de 120 dias.

Ainda assim, a pesquisa oferece um panorama positivo em uma indústria na qual poucos anunciantes e departamentos de compra se tornaram conhecidos por eficiência em diversos meios, incluindo extensões dos termos de pagamento. Ainda não está claro se os anunciantes irão manter suas decisões a respeito do tema, e quem mais irá se juntar ao grupo; até agora, AB-InBev, Johnson & Johnson, P&G, e Mondelez já manifestaram seus desejos de estender os termos de pagamento para melhorar o fluxo de caixa. Apenas a Coca-Cola já disse publicamente que não aprova a medida.

Uma grande preocupação entre as agências é que eles terão que pagar seus fornecedores mais rápido do que serão pagos, tornando-se credoras de seus clientes. Entretanto, uma área que não será afetada é a de transações com empresas de mídia dos Estados Unidos, devido proteções conhecidas como responsabilidades sequenciais. Com elas, um meio de comunicação só poderá pedir o pagamento de uma agência se esta já foi paga pelo anunciante.

Os resultados da pesquisa, de acordo com a Associação, são evidências de que a comoção sobre os termos de pagamento não levaram em conta as responsabilidades sequenciais ou outras práticas de pagamento que agências e clientes podem empregar para ajudar a contornar os longos prazos de pagamento.

“As manchetes nunca reconhecem o fato de que em virtualmente todas as circunstâncias os clientes estão procurando por mídia, especialmente em redes de televisão, porque se você não pagar a tempo, sua campanha não será veiculada”, diz Tom Finneran, VP-executivo de serviços de gestão de agências na Associação. 

Pré-Faturamento
O pré-faturamento, outra compensação praticada entre agência e cliente, permite que as agências faturem os clientes antecipadamente para que estes possam pagar a tempo, mas alegar períodos maiores de pagamento. “Em circunstâncias nas quais os termos de pagamento do cliente excedem a norma da indústria de 30 dias, as agências agora antecipam seus prazos de faturamento para neutralizar o impacto de pagamentos mais lentos”, afirma o estudo.

Um executivo anônimo de uma das agências que participou do estudo comentou: “Os clientes têm concordado em nos mandar faturas 30 dias mais cedo. Isso permite que o cliente reivindique um termo de pagamento de 60 dias e mantém nosso fluxo de caixa neutro”. 

A pesquisa descobriu que aproximadamente 17% das faturas de redes de televisão são pagas depois de 30 dias. Esses acordos de pagamento estão “intimamente relacionados com os 23% das atividades de redes de televisão que são pré-faturadas pela agência um mês antes do mês de serviço”. 

As agências também realizam o pré-faturamento de taxas e comissões de seus clientes, de acordo com o estudo. Enquanto 69% dos participantes da pesquisa indicam que as faturas de taxas e comissões das agências são pagas pelo cliente em 30 dias ou menos, 19% dessas são pagas em 45 dias e 12% excedem esse tempo. O núcleo da pesquisa se refere a questões feitas para agências e seus maiores clientes. Dos 804 participantes na seção de compensação das agências, cinco agências disseram que são pagas em 90 dias; outras cinco, em 75 dias; e uma em 120 dias. Pelo menos uma parte destas reivindicações de pagamentos atrasados está provavelmente afiliada à práticas de pré-faturamento das agências, afirma o estudo.

Acordos especiais de financiamento
Os acordos de financiamento para clientes especiais também são usados para encurtar os termos de remuneração, aponta a pesquisa. Como exemplo, o estudo afirma que um participante ofereceu desconto de 2% para clientes que pagaram em 10 dias.

As descobertas recentes da pesquisa são consistentes com outro estudo realizado pela Associação em 2010, em resposta a poucos anunciantes que anunciaram maiores termos de pagamento na época. Este ano, porém, Finneran afirma, “Nós nunca havíamos quantificado a este nível”. Ele acrescenta que considerando que a pesquisa foi conduzida em uma larga escala, ficou surpreso com o quão consistente os resultados foram com o estudo de 2010.

Por enquanto, ele afirma que a expectativa é que os termos de pagamento de 30 dias continuem e que as responsabilidades sequenciais sirvam como força de regulação. “Se você chegar a um mercado de mídia que se parece com uma bolsa de valores ou troca de mercadorias, muitas dinâmicas podem mudar”, afirma. “Mas estamos muito distantes disso e grande parte da discussão a respeito da extensão de termos de pagamento são uma enorme distração”.

Fonte: Advertising Age

Comentários: Já pensou se isso acontece por aqui?



A centenária loja de varejo e e-commerce norte-americana Sears deve voltar a atuar no mercado brasileiro ainda em 2013. Em entrevista exclusiva à ProXXIma, a vice-presidente de marketing digital da companhia, Adriana Llames Kogelis, afirmou que o Brasil é um dos mercados que mais cresce no mundo e que, potencialmente, a Sears poderá atuar no País neste ano. A companhia - que chegou ao Brasil na década de 1940 e encerrou as operações no País no início dos anos 90 - está passando por um processo estratégico de reformulação nas unidades físicas nos EUA, com foco em investimento em ações digitais.

Desta vez, o retorno da Sears para o Brasil deve acontecer por meio do sistema de franquias. A empresa selou parceria com a Global Franchise - consultoria especializada em internacionalização de franquias - que será a responsável por trazer a companhia de volta ao País. Segundo Paulo César Mauro, presidente da consultoria, a ideia da empresa é investir, ainda em 2013, em parcerias com varejistas de médio porte, que abrirão lojas da empresa em formatos de showroom. As lojas deverão ter entre 500 a 900 metros quadrados, e serão instaladas em diferentes pontos, como shoppings e centros de comércio.

Confira um raro registro da Sears quando esteve em nossas terras e um papo bacana com Francisco Madia da Madia Associados sobre a Sears.


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