segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Estava mesmo por aqui

Primeiro comercial dirigido pelo Boni. Muito longo. O mais interessante de tudo é que quando foram lançar o sabão em Pó no Brasil, depois do Vt pronto, perceberam que a maioria das pessoas não possuía máquina de lavar roupas. Por isto ele é tão longo assim, didático mesmo. O sabão em pó, originalmente era somente para as máquinas de lavar.




Brasil: a sétima economia do planeta! E logicamente, essa marca, muito mais do que fazer história, faz virar para nosso país os holofotes de grandes marcas globais. 

Assim como Starbucks, que demorou um bocado, mas aterrissou aqui há alguns anos, e não para de abrir lojas (só na região da Avenida Paulista são cerca de oito), chegou a vez da gigante norte-americana GAP alçar vôos no Brasil. 

Dias atrás foi divulgado que os shoppings JK Iguatemi e Morumbi , ambos na cidade de São Paulo, receberão as primeiras lojas da marca com o famoso logotipo azul e branco.

Há quem diga que a Disney estaria desembarcando também muito em breve no Brasil, além de outras marcas do ramo de alimentos como Jamba Juice, Cheesecake Factory e Olive Garden, que estariam desenhando planos de expansão para nosso país. Afinal, apesar de alguns números vergonhosos no campo da educação e sociais, o Brasil tem hoje um mercado consumidor esplendoroso e de classes emergentes com um inédito poder de compra.

Para os consumidores, a chegada da GAP representa apenas uma nova opção de marca de moda. No entanto, mais que uma mera marca de moda, a GAP tem um estilo muito peculiar, um jeito único de vender moda casual, básica e descolada ao mesmo tempo. Para outros gigantes do varejo que já atuam no Brasil há anos como a C&A, Renner, Riachuelo, Hering e até mesmo a espanhola Zara, a chegada da GAP deve incomodá-los e muito. A GAP não virá pra cá apenas a passeio, vai vir para arrebanhar consumidores e market share desses concorrentes. A empresa norte-americana tem um posicionamento de marca muito bem feito e consistente, um portfólio de produtos pasteurizado, muito eclético e com um preço acessível (assim como todas essas outras do varejo de moda, a GAP também reúne boa parte de sua produção na Ásia). 

O processo de ambientação de lojas é cirurgicamente desenhado para manter o cliente lá dentro por mais tempo, afinal quanto mais tempo um cliente permanece dentro de uma loja, maior a propensão de que ele não saia de mãos vazias. A vinda da GAP para o Brasil deve fazer outras duas gigantes do varejo de moda se mexerem também, como por exemplo H&M e Uniqlo que, certamente devem planejar aterrissagens aqui no Brasil também num futuro muito próximo. Todo mundo quer tirar uma casquinha desse pulsante mercado consumidor brasileiro.



Do Advertising Age

A proposta de fusão entre o Publicis Groupe e o Omnicom para criar a maior gigante que a indústria da propaganda já viu ameaça o destino de um dos prêmios mais cobiçados entregue todo verão no sul da França: o de Holding do Ano.

Problemas de vantagens injustas cercaram a premiação desde que o Festival Internacional de Criatividade de Cannes a criou três anos atrás. Mas o surgimento deste novo gigante da publicidade pode fazer com que os organizadores do festival acabem com o prêmio ou repensem a forma como ele vai ser tabulado daqui para frente. 

O prêmio tem o objetivo de reconhecer o conglomerado mais criativo do festival, por meio dos números e prestígios que ganhou naquele ano.

Em 2011, quando o festival anunciou que iria acrescentar esta honra à sua lista de prêmios, o CEO Philip Thomas disse ao AdAge que os organizadores criaram o prêmio não porque as holdings pediram por ele, mas sim como uma forma de padronizar os resultados, dado à tendência de algumas empresas apresentarem uma matemática criativa quando registravam seus resultados. “O problema é que as holdings estavam somando os pontos da sua própria maneira, então todas estavam anunciando como foram em Cannes, mas não havia consistência”, conta. “Vamos somar os pontos usando nosso próprio sistema e esta será a posição oficial”. 

WPP, Interpublic
Desde que Cannes começou a distribuir o prêmio, o WPP varreu o título. Em 2013, a companhia somou 2.067 pontos, seguida pelo Omnicom com 1.522 e Publicis com 989,5. Mas se o Publicis Omnicom já existisse este ano, sua soma total seria 2.541,5 – atirando a competição diretamente para fora d’água. O ano anterior assistiria a um resultado parecido. Em 2012, o WPP somou 1.554,5 pontos, Omnicom teve 1.375,5 e Publicis, 1,032. Aqui, da mesma forma, a combinação do resultado dos últimos dois (2.407,5) seria muito maior que a do WPP, dando à nova holding o que parece ser uma vantagem injusta sobre seus competidores, em virtude do poder dos números.

O prêmio contabiliza todos os leões ganhos e os shortlists da holding, contando prêmios ganhos por agências cuja a companhia possui pelo menos 20%. Os pontos são ganhos em escala, dependendo do nível do prêmio, seguindo do shortlist para o Grand Prix. 

No sistema atual, as chances do WPP ganhar novamente são bastante improváveis. Se a fusão entre Publicis e Omnicom for aprovada, o WPP será substituído como a maior holding e se mudará para o segundo lugar.

“Cannes deveria ser somente sobre criatividade”, disse John O’Keefe, que é diretor criativo mundial do WPP desde 2008. “Minha posição atual é que não nos propomos a vencer o OMC ou Publicis ou qualquer outro em Cannes. Trabalhamos para dar as melhores – e geralmente isso significa “as mais criativas” – soluções para os nossos clientes. Se isto significa que o trabalho cumulativo de nossas agências nos faz a holding mais criativa, este é um bom reconhecimento dos esforços de todos nossos funcionários. Mas é meramente um acidente feliz: um desdobramento bacana do nosso trabalho do dia a dia”.

O’Keefe não falou se o WPP planeja pedir aos organizadores do Festival de Cannes para erradicar o prêmio ou procurar uma forma mais justa de chegar a um vencedor.

De acordo com pessoas próximas ao assunto, o Interpublic Group of Cos - mesmo antes da fusão – disse aos organizadores que o tamanho das empresas cria uma vantagem injusta no prêmio de holding do ano. Executivos dizem que o Interpublic argumentou que como o prêmio é baseado somente no volume de inscrições, ele resulta em uma competição que está limitada às duas maiores holdings (que antes da fusão eram o WPP e Omnicom) e, assim, é insignificante para o mercado como um todo. O IPG pediu pelo desenvolvimento de uma fórmula que se basearia no número de funcionários ou receita versus o número de leões que a empresa ganhou. O Interpublic se negou a comentar o assunto, mas com certeza a fusão entre Publicis e Omnicom somente vai aumentar seu desejo de acabar ou alterar o prêmio. 

O CEO do festival, Philip Thomas, e o presidente Terry Savage não estavam disponíveis para comentar, disse uma representante. 

O impacto da fusão em premiações deve se espalhar para além de Cannes. Um dos mais importantes na indústria, o Effie, que celebra os trabalhos mais eficazes, também instituiu seu prêmio de holding do ano três anos atrás. 

Em 2013 e 2012 o título foi para WPP. O Ominicom levou o primeiro em 2011. A organização do Effie está considerando as implicações da fusão no prêmio, mas ainda não decidiu o que fazer. “Temos tempo para tomar uma decisão, e o conselho do Effie Worldwide vai tirar vantagem deste tempo”, disse Mary Lee Keane, presidente da premiação.



O Facebook irá testar um sistema de pagamentos para que os usuários que já cadastraram um cartão de crédito na rede social usem o mesmo login para fazer compras em aplicativos parceiros. O objetivo é agilizar a compra na rede social e também facilitar o processo via dispositivo móvel. O sistema seria concorrente do PayPal, Google e Amazon, além de startups como Braintree e Klarna.

Segundo o site AllThingsD, o primeiro parceiro seria o JackThreads, site de compras para jovens que tem grande parte de sua receita proveniente de compras feitas por meio de dispositivos móveis.

Um porta-voz do PayPal afirmou em nota ao site americano que tem uma ótima relação com o Facebook e espera que isso continue. "Investimos em pagamentos mobile desde 2006, e no último ano 10% do nosso volume total de pagamentos - US$ 14 bilhões - veio de dispositivos móveis. Ainda assim, sempre damos boas vindas a competidores e estamos ansiosos para ver o que o Facebook vai anunciar", conclui a nota da companhia de pagamentos à distância.



A AACD - Associação de Assistência à Criança com Deficiência - realizou a ação “Nota Esquecida” com os clientes da lavanderia 5àSec, de Moema. A Media Contacts, que desenvolveu e implementou a ação, impactou cerca de duas mil pessoas por meio de notas falsas, que foram colocadas nos bolsos das roupas deixadas para lavar. O cliente, ao retirar a peça, era surpreendido por uma mensagem de incentivo e um código QR que permitia a doação instantânea via telefone (veja vídeo abaixo).

“A AACD está constantemente em busca de soluções criativas para incentivar donativos, como essa ação criada pela Media Contacts. Nosso objetivo é estimular a doação de dinheiro esquecido, mostrando que mesmo as menores quantias podem ajudar milhares de crianças a superar suas deficiências e levar uma vida normal em sociedade”, afirma Angelo Franzão, superintendente de Marketing e Captação de Recursos da AACD.





As startups estão presentes no mundo inteiro, isto é fato. Entretanto, quais seriam as cidades onde elas mais se destacam? Um ranking feito pela consultoria especializada no tema, a Intuit, revela quais são os principais polos das startups espalhadas pelo globo. No estudo, o Vale do Silício, berço de gigantes companhias tecnológicas, aparece na primeira colocação. Já a cidade de São o Paulo ocupada a 13ª posição - sendo a melhor cidade colocada da América Latina.

Confira abaixo estas e outras informações do infográfico:




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...