terça-feira, 31 de julho de 2012

É imperdível

Essa você não pode perder


A Microsof, com o objetivo de divulgar o Windows 7 e de se aproximar do público jovem brasileiro, criou o concurso cultural Hino Universitário, cujo desafio para os universitários era de criar hinos para suas instituições de ensino.

O vencedor foi Daniel Ferreira, da Mackenzie, que ganhou um Windows Phone, um XBOX 360, um notebook com Windows 7 e um clipe gravado por Sidney Magal com a sua parti-cipação.

O concurso cultural faz parte do projeto chamado Windows Universitários, o qual conta ainda com embaixadores da marca - 24 jovens de 12 universidades - e com o Campus Tour.

Confira como ficou o Hino nos  http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=rqJceYtffk4
                                  http://www.sidneymagal.com.br/novidade/14-07-2012-resultado-promocao-hino-universitario



Nissin Miojo quer saber sua história


A Nissin Miojo apresentou seu novo site que promove o relacionamento e a troca de expe-riências entre a marca e seus consumidores. O canal criado pela LOV traz o conceito “Nissin Miojo. Contém história.”, onde os consumidores podem contar histórias marcantes relacio-nadas ao macarrão instantâneo.

“Por meio desse novo canal, queremos estimular os próprios consumidores a contarem a história da marca, compartilhando uns com os outros suas experiências com as diversas linhas de Nissin Miojo. Dessa forma, também perceberão o quanto a marca está associada ao seu dia a dia”, explica André Piva, CCO da LOV. Para enviar as narrativas, basta escolher em que categoria ela melhor se encaixa.

No www.nissin.com.br o usuário encontra ainda mais de 300 receitas originais para prepa-rar o macarrão instantâneo, informações sobre os produtos e curiosidades. Além disso, uma linha do tempo conta a história da Nissin, desde a sua invenção, no Japão, no fim da década de 1940.

Com o lançamento, a LOV integra site e rede social, já que recentemente também ativou as páginas da marca no Facebook e no Twitter.



Perdeu o amor na balada? E a marca?

 

Mais uma campanha previsível chegou ao Procon-SP. Desta vez, a confissão de um jovem apaixonado pedindo ajuda por ter perdido o amor na balada. O filme se transformou em viral rapidamente, com muita comoção dos internautas para encontrar a "moça". Mas logo vieram a tona os bastidores da notícia. O jovem não havia perdido amor nenhum, não foi a balada alguma, e se tratava de uma campanha para promover um novo aparelho de celular.

Agência e anunciante consideraram a campanha um sucesso. Mas o Procon-SP e o Conselho Nacional de Autoregulamentação Publicitária (Conar), não. As duas entidades investigam se a campanha respeitou os direitos do consumidor.

Independente do resultado, se a empresa será punida ou não, se o Procon entender que a empresa deve ser punida (a empresa pode receber multa que vai de R$ 400 a R$ 6 milhões) fica a pergunta: vale a pena iludir seus clientes, consumidores e prospects com ações desta natureza? Esta ação acrescenta valor à marca? Como se sentem as pessoas que clamaram para reencontrar a Fernanda?



Facebook Phone vai sair do papel

 

Informações divulgadas pela rede Bloomberg revelam que o Facebook Phone deve ser lançado em 2013. A empresa responsável pela produção do aparelho será a HTC, cuja ideia inicial era lançar no final deste ano, porem, as companhias resolveram adiar a apresentação para o meio do ano que vem.

Pessoas com conhecimento do assunto confirmaram a fabricação, mas pediram anonimato porque os planos das empresas não são públicos.

Entre as novidades está um layout inspirado no Facebook, com teclas de acesso rápido, e di-versas opções e funcionalidades internas dedicadas à rede social. O site Bloomberg tentou entrar em contato com ambas as empresas para tentar confirmar os planos do Facebook Phone, porém não obteve respostas.




Marketing de Integridade
 Márcio Oliveira*

  

Como está muito na moda colar alguma definição de especialização junto à palavra marke-ting, resolvi tentar conceituar o que chamei de Marketing de Integridade.

Mas vamos falar primeiro do significado de Integridade.

Ultimamente tem sido constante a abordagem deste tema na youDb, quando conversamos com nossos clientes, prospects ou parceiros. Às vezes de maneira natural, outras vezes de maneira provocada, mas o mais interessante mesmo são os vários significados que aparecem para esta palavra, dependendo do ponto de vista de quem a define. Alguns significados inclusive controversos.

Olhei em alguns dicionários e a definição de Integridade vem sempre ligada à outras pala-vras bem fortes também: Caráter, Retidão, Honestidade, Ética e Honradez.

Imagino que qualquer Empresa ou Marca gostaria de ter atributos assim sendo re-conhecidos espontaneamente pelo mercado, certo? E, veja bem, reconhecidos de maneira espontânea quer dizer que foi um COMPORTAMENTO anterior da empresa no seu RE-LACIONAMENTO com seus clientes que gerou esta percepção, e não o que ela falou em sua comunicação ou marketing, até porque, nunca vi, por exemplo, uma propaganda onde a empresa não queira mostrar que ela é muito boa e legal (salvo raras retratações). Aliás, e se uma empresa fizesse isso?? Seria realmente muito estranho??

Muitas empresas gastam fortunas em comunicação para tentar parecer o que elas no fundo, não querem mesmo ser. Algumas também gastam fortunas para treinar seus funcionários para dizerem que elas são algo que no fundo, eles não acreditam tanto assim.

Na minha opinião, muita propaganda hoje em dia não é crível. Acaba sendo uma mensagem que passa batida. Mais do mesmo. E pode se reverter contra a empresa em algum momento. E não só as propagandas, como outras ações também.

Integridade é algo que tem que ser vivido em toda a empresa, tem que ser prática sincera e diária, tem que se acreditar que o resultado vai ser melhor muitas vezes fazendo o que pode parecer insano em termos de negócios.

Há alguns dias, conheci um pouco de um case onde uma grande empresa de serviços, após uma grande análise em sua base de clientes, tomou a atitude de entrar em contato com vários deles para dizer que o serviço pelo qual eles pagavam regularmente estava acima do que precisavam, e assim, ela reduziu conscientemente e espontaneamente um valor considerável do seu faturamento de curto prazo, em prol da satisfação dos seus clientes. Mais do que isso, em prol de um Relacionamento realmente Íntegro. Consequência, ela é uma das empresas mais bem reconhecidas do mercado e não pára de crescer. É perfeita? Lógico que não. Ninguém é e nem vai ser. Mas a integridade faz parte de sua essência. E isso transparece em suas ações e reflete no seu marketing.

Talvez então, o melhor título deste artigo não seja Marketing de Integridade, pois a Inte-gridade de uma empresa não pode estar a serviço do Marketing. Este sim é que pode ser um grande beneficiário, se uma empresa de fato for Íntegra no seu discurso e no seu compor-tamento.

Tudo isso pode parecer um discurso utópico para alguns, mas como citei no case, Integri-dade não significa perfeição. Significa atuar de modo que nem sequer seja possível imaginar a necessidade de uma intervenção de algum órgão regulador em um setor do mercado, por simples má-conduta consciente dos principais players, como aconteceu com o de Tele-comunicações.

Muitas vezes, Integridade vai significar apenas fazer o básico ou o que é esperado primeiro e de maneira natural, não como diferencial. Com isso feito, o Marketing vai ajudar a vender o resto.

Para finalizar, queria deixar uma definição de Integridade que li recentemente e acredito que resume bem esta questão: “Integridade é fazer a coisa certa quando ninguém está olhando”.
*Marcio Oliveira é publicitário e especialista em Planejamento Estratégico
de Marketing, CRM/DBM, Marketing para Relacionamento, Fidelidade e
Incentivo. Sócio e diretor de planejamento estratégico na youDb
 (www.youdb.com.br), uma agência de marketing para relacionamento e CRM.
Professor de Marketing para Relacionamento B2C e B2B na pós-graduação da
FIA/USP, no curso de Marketing de Relacionamento Avançado da Madia 
Marketing School e Miyashita Consulting e Consultor Associado na Kantu 
Educação Executiva, atuando com análises e estudos de comportamento,
  conflito de gerações no meio empresarial e Geração Y.Fonte: http://www.marciooliveira.com.br

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