quinta-feira, 26 de julho de 2012

Está em curso ...

A revolução que dará o
poder ao consumidor
está em curso

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Tratar clientes como gado já não funciona numa era em que a tecnologia valoriza o indi-víduo.




O primeiro grande leilão
vintage do país

 

O que é isto? Leilão vintage?
Vamos entender o significado de vintage.
" A palavra Vintage, tão usada hoje em dia quando se fala de moda, tem origem na vinicultura.

Em 1746 a expressão Vintage (originária do francês antigo vendenge - que deriva da palavra latina vindêmia) passou a designar o "ano em que foi feito um vinho" e também um vinho de boa safra.

Para uma roupa, sapato ou acessório ser considerado Vintage, a peça precisa preencher alguns requisitos:
1| ter sido produzida entre os anos 20 e os anos 80 (ou início da década de 90, já que alguns autores estipulam que a peça tenha pelo menos 20 anos);
2|peças anteriores ao período são consideradas como antiguidades e as posteriores ao período são designadas como roupas ou acessórios de segunda-mão;
3| deve representar um instante da moda e ser capaz de traduzir um estilo próprio ou a marca de um estilista;
4| não pode ter sofrido nenhuma transformação.
5| precisa estar em perfeito estado.
Já o termo Retrô se aplica às peças que tem inspiração em décadas passadas mas que são produzidas atualmente.

De forma prática Vintage é aquilo que conseguimos garimpar em um brechó ou no armário das nossas avós, já Retrô é uma peça nova com inspiração em outra época".
Nesse primeiro grande leilão no Brasil, celebridades não faltam. Há Jackie antes de ser Kennedy ou Onassis. Karl Lagerfeld, um dos papas da moda contemporânea, num autor-retrato feito na época em que ainda não usava os óculos escuros que, como uma máscara, passaram a encobrir seu rosto. Luiza Brunet, jovem e seminua, clicada por Bruce Weber, também marca presença. Essas são apenas algumas entre as 40 fotos que serão expostas e leiloadas em São Paulo, no mês que vem, durante o primeiro leilão de fotografia vintage feito no país. A iniciativa é da Childhood Brasil, organização que há 13 anos se dedica a combater o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes. A curadoria ficou a cargo de Pedro Corrêa do Lago, um colecionador de arte e de fotos vintage.





A luta entre o seu
ser presente e futuro


Todos os dias nós tomamos decisões que têm boas e más consequências para o nosso ser futuro. (Eu posso deixar de usar fio dental só uma vez?) Daniel Goldstein produz meios que nos ajudam a imaginar nós mesmos ao longo do tempo, de maneira tal que possamos fazer escolhas mais inteligentes para o nosso eu futuro.




Publicidade não faz milagre
Caio Costa*

- Orlandinho, tô na linha com potencial cliente. Passando a ligação.

- Orlandinho, boa tarde.

- Boa tarde. Tô querendo fazer propaganda do meu produto. Você pode me ajudar?

- Claro! Vamos marcar uma reunião.

Orlandinho arruma portfólio da agência, pega o paletó e parte para a empresa do futuro cliente, já que confia na sua lábia de Atendimento para convencê-lo a deixar a conta na car-teira da agência. Chega e logo é atendido pelo empresário.

- É o seguinte, meu jovem. A nossa marca está prestes a lançar uma bebida energética cha-mada Powerguido. As nossas pesquisas detectaram sérios problemas: muita gente não gostou do sabor e ele não tem uma aparência muito agradável. Mas teremos que lançar mesmo assim, já que foi investido muito dinheiro para criar a bebida.

Neste momento, Orladinho não sabe o que dizer. Como é que ele vai entregar um briefing na agência dizendo que a bebida é feia e ruim? Como sair dessa enrascada?

- Seu Silva, publicidade apresenta o santo, mas não faz milagre. Do que adianta criar uma campanha muito boa para um produto potencialmente… ruim? – sabia que esta última pala-vra poderia colocar a negociação a perder, mas ele não segurou o desabafo.

- Por isso que estou disposto em investir R$ 2 milhões na campanha, colocar anúncios e comerciais em todos os lugares possíveis.

- Opa, já que é assim, negócio fechado – disse Orlandinho, esquecendo completamente o que disse há alguns segundos.

Muito dinheiro garante muitas mulheres para qualquer cara, mas o mesmo não se aplica para um produto pouco atraente. Nesses casos, publicidade de qualidade pode até acelerar o fracasso do produto ou serviço anunciado já que ela vai gerar expectativa, as pessoas vão comprar para conhecer e se decepcionar logo em seguida. O boca-a-boca negativo se espalha mais rápido que fotos de famosas vazadas na internet e decreta a morte prematura de um membro da marca.

Enfatizamos e não custa repetir: a alma do negócio é a qualidade do que está sendo anun-ciado e não a propaganda. Empresário, pense nisso antes de procurar uma agência publi-citária. O mercado e, principalmente o consumidor, agradece.

* Caio Costa é publicitário, diretor da Orfeu Comunicação

 

Uma breve história de amor
 no Stop Motion


Uma belíssima animação em stop motion. “Uma breve história de amor”.
A criação é  por conta do multifunção: diretor, ilustrador e animador Carlos Lascano.


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