terça-feira, 12 de junho de 2012

É Hoje

Dia dos Namorados


Existem diferentes versões sobre a origem do dia dos namorados. Mas ...

É bem provável que a festa dos namorados tenha sua origem em um festejo romano: a Luper-cália. Em Roma, lobos vagavam próximos às casas e um dos deuses do povo romano, Lupercus, era invocado para manter os lobos distantes. Por essa razão, era oferecido um festival em honra a Lupercus, no dia 15 de fevereiro. Nesse festival, era costume colocar os nomes das meninas romanas escritos em pedaços de papel, que eram colocados em frascos. Cada rapaz escolhia o seu papel e a menina escolhida deveria ser sua namorada naquele ano todo.

O dia da festa se transformou no dia dos namorados, nos EUA e na Europa, o Valentine’s Day, 14 de fevereiro, em homenagem ao Padre Valentine. Em 270 a.C., o bispo romano Valentino desafiou o imperador Claudius II que proibia que se realizasse o matrimônio e continuou a promover casamentos. Para Claudius, um novo marido significava um soldado a menos. Preso, enquanto esperava sua execução, o bispo Valentine se apaixonou pela filha cega de seu carce-reiro, Asterius. E, com um milagre, recuperou sua visão. Para se despedir, Valentine escreveu uma carta de amor para ela. Foi assim que surgiu a expressão em inglês "From your Valentine". Mesmo tido como santo pelo suposto milagre, ele foi executado em 14 de fevereiro.

O feriado romântico ou o dia dos namorados judaico: desde tempos bíblicos, o 15º dia do mês hebreu de Av tem sido celebrado como o Feriado do Amor e do Afeto. Em Israel, tornou-se o feriado das flores, porque neste dia é costume dar flores de presente a quem se ama. Previamente, era permitido às pessoas só se casar com pessoas da sua própria tribo. De certo modo, era um pouco semelhante ao velho sistema de castas na Índia. O 15 de Av se tornou o Feriado de Amor, um feriado judeu reconhecido durante os dias do Segundo Templo. Em tempos bíblicos, o Feriado do Amor era celebrado com tochas e fogueiras. Hoje em dia, em Israel, é costume enviar flores a quem se ama ou para os parentes mais íntimos. A significação e a importância do feriado aumentaram em anos recentes. Canções român-ticas são tocadas no rádio e festas 'Feriado do Amor' são celebrados à noite, em todo o país. (Jane Bichmacher de Glasman, autora do livro "À Luz da Menorá").

No Brasil, a gênese da data é menos romântica. Alguns a atribuem a uma promoção pioneira da loja Clipper, realizada em São Paulo em 1949. A promoção foi feita pelo empresário João Dória, que havia chegado do exterior. Tudo começou com uma campanha realizada em 1949 pelo publicitário - na época na Agência Standard Propaganda - sob encomenda da extinta loja Clipper. Para melhorar as vendas de junho, então o mês mais fraco para o comércio, e com o apoio da confederação de Comércio de São Paulo, instituiu a data com o slogan: "Não é só de beijos que se prova o amor".

É provável que o dia 12 de junho tenha sido a data escolhida porque representa uma época em que o comércio de presentes não fica tão intenso. A ideia funcionou tão bem para os comerciantes, que desde aquela época, o Brasil inteiro comemora anualmente a data. Outra versão reverencia a véspera do dia de Santo Antônio, o santo casamenteiro. (Fontes: Revista Época, edição 160/2001; IBGE Teen e Revista Eletrônica Rio Total)

Mas, cá entre nós, independentemente de ser o dia dos namorados, que a origem é esta ou aquela, o que vale, é que todo dia é dia para se dizer "Eu Te Amo!"

Concorda?

Confira o imperdível "Diga que me ama" no
http://www.youtube.com/watch?v=Pxo39hb5Cl0&feature=player_embedded#!



Halls quer casar dois
desconhecidos em Las Vegas

Anúncio de Halls


A Halls, marca de balas da Kraft Foods, está lançando uma ação em que dois fãs da marca, completamente desconhecidos, vão se encontrar pela fan page e se conhecer pessoalmente em cima do altar da Little White Chapel, capela mais famosa de Las Vegas.

A ação, chamada "Causamento XS", acontecerá por meio de um aplicativo aberto hoje, dia 12 de Junho.

Pela ferramenta, os desconhecidos poderão dizer uns aos outros que topariam se casar em Vegas. O casal que reunir mais padrinhos será escolhido.

Pelo site da promoção, os interessados em participar já podem fazer o upload de fotos e declarar que está solteiro.

Todo o evento terá cobertura em tempo real pela fan page da marca no Brasil.

A página de Halls no Facebook possui quase 3 milhões de fãs, e é uma das que mais rapidamente cresce na rede social no mundo.



Conar e a Banda Restart

Restart

O Conar vetou: uma campanha publicitária da Tele Sena com a banda Restart foi suspensa pelo Conar na última terça-feira, dia 05.junho, por maioria de votos. O motivo?

De acordo com o Conar, a reclamação partiu de um consumidor, que considerou inadequa-da a associação do produto com a banda Restart, uma vez que títulos de capitalização têm limites legais para comercialização: só podem ser vendidos para pessoas maiores de idade, segundo a legislação brasileira.

O comercial, segundo o consumidor que reclamou, estaria usando uma banda com forte apelo entre adolescentes para promover o produto, inclusive com o uso de figurinhas cole-cioáveis dos integrantes da banda. Só que títulos de capitalização só podem ser vendidos para maiores de 16 anos. Já a banda, atinge um público majoritariamente abaixo dessa faixa etária.



Viral que bombou no YouTube


Confira no http://www.youtube.com/watch?v=QMv8g8CO4cQ e mais surpresas interessantes no
http://www.youtube.com/user/nikefootball?annotation_id=annotation_739162&src_vid=QMv8g8CO4cQ& feature=iv



Saiba quais são as profissões
que estão com apagão de
mao de obra
 
Confira no
http://noticias.uol.com.br/empregos/album/2012_apagao_mao_de_obra_album.jhtm#fotoNav=1



Pepsi comemora período retrô


A década de 50 marcou um investimento agressivo da marca em publicidade e mudança de posicionamento: não mais o preço, e sim um estilo de vida.



Inovação


Entre acadêmicos, especialistas e empresários, ecoa a opinião de que é preciso mais ousadia e velocidade nos projetos para ampliar a taxa de inovação no Brasil.
A pressão encorpa o discurso econômico e desencadeia a necessidade de avaliar a eficácia dos instrumentos utilizados.

A pergunta incômoda é: "Por que, apesar do avanço nos orçamentos e de uma ampla gama de ações, não inovamos?".

Saiba em detalhes no especial que o Jornal Valor Econômico publicou ontem (11.06) no endereço http://www.revistavalor.com.br/home.aspx?pub=53&edicao=3


Os insights de marketing que
você pode ter deixado passar

Uma pesquisa avaliou como andam as 250 maiores lojas nas redes sociais. Cerca de 100 não tem perfil no Pinterest. Google+ também não desponta. Veja o ranking das 10 maiores.

Budweiser: Anderson Silva e Steven Seagal são garotos-propaganda da Budweiser na campanha que estreia neste fim de semana. A marca promete colocar os dois frente a frente por uma cerveja. A bebida também lançou um anúncio em vinil, que toca uma música de Will.i.am.

Gradiente: a marca está voltando ao mercado brasileiro. A estratégia é apelar para o emocional.

Virais: uma lista divulgada pela Unruly Media mostrou os 20 comerciais que fizeram muita gente rir, chorar e, acima de tudo, compartilhar em 2012 (até agora). Veja o ranking.

GM: a montadora anunciou que deixará de anunciar no Facebook porque os anúncios pagos simplesmente não funcionam. A Ford aproveitou e cutucou a concorrente: "É uma questão de execução. Os nossos funcionam". O debate não vem em boa hora para o Facebook, cujo IPO aconteceu recentemente.

Mobile marketing: segundo Paul Gelb, da Razorfish, o marketing em tablets e smart-phones deve ultrapassar TV e internet em 10 anos. Leia a entrevista exclusiva.

Vaticano x Benetton: A marca fez fotomontagens polêmicas com líderes mundiais se beijando para pedir menos ódio. O Vaticano não gostou. Agora, depois de perder uma bata-lha judicial, a marca pediu desculpas, reconhecendo "seu pesar por ter ferido a sensibilidade de Sua Santidade Bento XVI e dos crentes".

Aspiradores de pó estilizados: a Electrolux mesclou cultura pop e arte em uma parceria com o designer Cako Martin. Veja o resultado.

As queridinhas: um ranking da Shopper Experience listou as 50 empresas mais amadas pelos consumidores. Coca-Cola, Nestlé e Nike despontam.

Pepsi: na Itália, a marca lançou a garrafa de alumínio Twist Fusion.

Campanhas no Facebook: na Colômbia, um rapaz decide repentinamente doar tudo que tem. Na Índia, deuses ganham perfis na rede social e interagem via chat. Veja 5 ótimas sacadas de marketing que não foram vistas no Brasil.
Fonte: Revista Exame

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