terça-feira, 1 de abril de 2014

E aí? Você encara isso?

A Sadia, marca do portfólio da BRF reconhecida por seu engajamento no meio esportivo, dá sequência a suas ações em apoio à Seleção Brasileira e passa a bola para o consumidor com a Promoção Sadia Joga pra mim, que vai entregar milhares de camisetas oficiais do Brasil, uma cozinha completa por semana e, no grande sorteio final, um ônibus (prêmio de R$ 100.000,00, equivalente apenas ao valor dos prêmios. O valor do ônibus não está incluso na premiação) da Seleção recheado de prêmios e mais R$ 1 milhão.

“Esse é um ano muito importante para o futebol brasileiro, por isso queremos celebrar junto com nossos consumidores. A Sadia está presente na maioria dos lares brasileiros e, com a promoção, queremos levar a essas casas ainda mais motivos para comemorar ao lado de um time tão vencedor, explica Andrea Napolitano, diretora de marketing da BRF.”

Para estrelar a campanha criada pela F/Nazca Saatchi & Saatchi, a marca contou com a ajuda da Golden Goal, agência de marketing esportivo do grupo CSM Brasil, para negociar com dois garotos-propaganda especialistas em colecionar vitórias: o treinador Felipão e Murtosa, o auxiliar técnico da equipe.

O filme de abertura foi ao ar, anunciando a chegada de uma grande promoção da Sadia. A produção mostrava Felipão tentando estacionar o ônibus da seleção sem muito sucesso.

Agora, o destino e propósito do ônibus têm seus significados revelados: o técnico e seu braço direito Murtosa, entregam os prêmios do ônibus da Seleção na casa de uma família.

A campanha será veiculada por dois meses em rede nacional e internet e contará com o apoio da AgênciaClick, responsável por toda identidade digital, que além do hotsite prevê mídia display, redes sociais, ações cruzadas com PDV e e-commerce.

Para participar da promoção, assinada pela Bullet Promo, o consumidor só precisa comprar uma unidade de margarina Qualy, mais qualquer outro produto Sadia, e cadastrar a nota fiscal no site (www.sadia.com.br/jogapramim) até o dia 27 de maio. No momento do cadastro, o participante já pode ser contemplado instantaneamente com uma das 1.200 camisetas autografadas pelo Felipão.

Os inscritos também receberão um número da sorte para continuar concorrendo a oito cozinhas completas no valor de R$10.000 e, ainda, ao grande prêmio de R$ 1 milhão junto a um ônibus* da Seleção recheado no valor de R$ 100 mil. O sorteio final acontece no dia 2 de julho.

*prêmio de R$ 100.000,00, equivalente apenas ao valor dos prêmios. O valor do ônibus não está incluso na premiação.

Assista ao filme:




Quando solicitados a mencionar uma aptidão que será mais importante para o marketing no futuro, a personalização ficou no topo da lista dos anunciantes, de acordo com um novo estudo feito pela Adobe.

O estudo “Obstáculo digital: a luta dos anunciantes para reinventarem a si mesmos” destaca os problemas enfrentados pelos anunciantes em um momento em que 64% deles esperam que seus papeis mudarão no próximo ano e 81% preveem mudanças nos próximos três anos.

A CMO da Adobe, Ann Lewnes, demonstrou surpresa diante do fato de que personalização tenha superado áreas quentes como mobile, big data, social e marketing em tempo real. “Mobile é tão grande - e, consequentemente, assustador - que as pessoas simplesmente não sabem por onde começar, então, de certa forma, estão paralisadas”, afirmou Lewnes.

“Embora complexa, a personalização parece mais restrita para mim. Os anunciantes enten dem que o conceito de segmentação e personalização é realmente característico dos tempos modernos. Há ferramentas para isso. E eles sabem que funcionam”.

Mesmo com um terço dos anunciantes dizendo que personalização será fator-chave para seguir adiante, 61% deles acreditam que mídia social será o veículo de marketing mais crítico para se focar no período de um ano de agora em diante. E pouco mais da metade citou mo bile.

“Os anunciantes têm um monte de assuntos grandes e espinhosos para lidar. Enquanto perso nalização apareceu como sua prioridade, eles também sabem que mobile é uma área enorme para se focar”, acrescentou Lewnes. “Mobile é para onde as meninas dos olhos e o dinheiro estão se movendo. Então, os anunciantes estão motivados a decifrar o código do mobile. As ferramentas - design adaptável, edição, analytics - agora existem. Então, não há mais descul pas”.

Para esse fim, mais de um terço dos anunciantes disseram que investir em mobile marketing seria essencial no próximo ano. Os anunciantes também irão contratar profissionais de digi tal/social, analistas de dados e criativos. Esse tipo de contratações podem ajudar os anun ciantes a se preparar para mudanças e estimular as companhias a abraçar novas tecnologias. Sessenta e cinco por cento dos pesquisados afirmaram estar mais confortáveis em adotar novas tecnologias quando elas se tornam mainstream, embora 45% tenham declarado que gostariam de assumir mais riscos. 

No momento, metade dos anunciantes diz estar confiando em seu próprio taco para dirigir os investimentos de marketing.

Artigo de Natalie Zmuda | Advertising Age - Tradução: Roseani Rocha | Meio & Mensagem 



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Todos estão falando da "Internet das Coisas", mas o que exatamente isso significa para o nosso futuro? 

Nesta palestra reflexiva, o economista Marco Annunziata analisa como a tecnologia está transformando o setor industrial, criando máquinas que podem ver, sentir e reagir, para que sejam operadas de maneira muito mais eficiente. 

Imagine: peças de um avião que enviem um alerta quando precisarem de reparos, ou tur binas eólicas que se comuniquem umas com as outras para gerarem mais eletricidade. 

É um futuro com implicações emocionantes para todos nós.




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A grife de chocolates finos Kopenhagen apostou em sensações e sabores especiais na criação dos novos produtos para a Páscoa 2014. Seguindo as últimas tendências internacionais da gastronomia, a marca contou com a participação do food stylist, Nir Adar para ajudar na elaboração da nova campanha.

O artista e chef de cozinha que é reconhecido no mundo inteiro, teve o desafio de unir o plano de imagens com a aparência apetitosa dos produtos em uma campanha sofisticada e que mostrasse os processos de elaboração do chocolate, do marshmallow e das frutas com destaque para os ovos Nhá Benta, Creme Brulée e Tiramissú.

Com um investimento de produção de R$ 600 mil, o filme foi criado pela agência DM9DDB e teve direção de Renato Amoroso, da O2 Filmes. A campanha está no ar, em horário nobre.


Fonte: Meio e Mensagem




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A última Kombi do mundo foi fabricada no Brasil em dezembro de 2013. Em homenagem a seu modelo icônico, a Volkswagen lançou no final do ano uma campanha, criada pela AlmapBBDO, composta por mídia impressa e digital. Numa das ações, a empresa publicou o testamento com os 15 últimos desejos do veículo. O último deles era voltar para casa e rever a família.

Estreou na semana passada no Youtube o documentário que registrou a realização da última vontade da Kombi. Ele será veiculado no site da Volkswagen, encerrando a campanha lançada em setembro de 2013. A última viagem da Kombi é relatada na primeira pessoa e a dona da voz é a atriz Maria Alice Vergueiro, do lendário vídeo “Tapa na Pantera”.

No filme, imagens da estrada se alternam às lembranças do carro e histórias contadas no site. Entre elas, a de Bob Hieronimous, que pintou a Kombi mais famosa do festival de Woodstock, tornando o modelo um ícone da contracultura dos anos 60/70. A  Kombi então segue para voltar para casa e reencontrar a família, realizando assim a última vontade registrada em seu testamento.

Além do documentário final, seis minidocumentários foram realizados. Todos eles mostram os desejos da Kombi sendo realizados.

Vejam o filme:


Fonte: Adnews



Jussara de Barros*

Tudo começou quando o rei da França, Carlos IX, após a implantação do calendário grego riano, instituiu o dia primeiro de janeiro para ser o início do ano. Naquela época, as notícias demoravam muito para chegar às pessoas, fato que atrapalhou a adoção da mudança da data por todos.

Antes dessa mudança, a festa de ano novo era comemorada no dia 25 de março e terminava após uma semana de duração, ou seja, no dia primeiro de abril. 

Algumas pessoas, as mais tradicionais e menos flexíveis, não gostaram da mudança no calen dário e continuaram fazer tal comemoração na data antiga. Isso virou motivo de chacota e gozação, por parte das pessoas que concordaram com a adoção da nova data, e passaram a fazer brincadeiras com os radicais, enviando-lhes presentes estranhos ou convites de festas que não existiam. Tais brincadeiras causaram dúvidas sobre a veracidade da data, confun dindo as pessoas, daí o surgimento do dia 1º de abril como dia da mentira.

Aproximadamente duzentos anos mais tarde essas brincadeiras se espalharam por toda a Inglaterra e, consequentemente, para todo o mundo, ficando mais conhecida como o dia da mentira. 

Na França seu nome é “Poisson d’avril” e na Itália esse dia é conhecido como “pesce d’aprile”, ambos significando peixe de abril. 

No Brasil, o primeiro Estado a adotar a brincadeira foi Pernambuco, onde uma informação mentirosa foi transmitida e desmentida no dia seguinte. “A Mentira”, em 1º de abril de 1848, apresentou como notícia o falecimento de D. Pedro, fato que não havia acontecido.

Walt Disney criou uma versão para o clássico infantil Pinóquio, dando ênfase à brincadeira, mostrando para a criançada o quanto mentir pode ser ruim e prejudicial para a vida das pes soas. Ziraldo, um escritor brasileiro da literatura infanto-juvenil, também conta histórias sobre as mentiras, através do tão famoso personagem, o Menino Maluquinho. Em "O Ilusio nista", Maluquinho descobre o mal provocado por roubar, fingir e mentir.

Pregar mentiras nesse dia é uma brincadeira saudável, porém o respeito e o cuidado devem ser lembrados, para que ninguém saia prejudicado, afinal, a honestidade é a base para qual quer relacionamento humano.

*Jussara de Barros é pedagoga

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