segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Tens ainda dúvidas?




O publicitário Petrônio Corrêa, um dos mais importantes nomes da publicidade brasileira, faleceu ontem, em São Paulo, por volta de 12h30min, no Hospital Alemão Oswaldo Cruz. Ele tinha 84 anos de idade e enfrentava uma doença com complicações renais. Gaúcho da cidade de São Sepé, Corrêa nasceu em 28 de dezembro de 1928. Seu Petrônio, como era chamado, será sepultado hoje segunda-feira (2), no Cemitério Gethesemani, em São Paulo às 17 horas. O velório teve início às 7 horas.

Petrônio Corrêa é fundador de uma das principais marcas do mercado publicitário brasileiro, a MPM, juntamente com o sócios Luiz Macedo e Antonio Mafuz, nascida em Porto Alegre em 1957. Nos anos 60, a agência se fortaleceu no mercado nacional, concentrando suas operações em São Paulo, e iniciou uma trajetória de liderança com contas de grandes anunciantes do governo federal e da iniciativa privada. Em 1991, a MPM foi incorporada pela Lintas, em um dos maiores processos de fusão de agências no país. Posteriormente, a marca MPM foi comprada pelo Grupo ABC, do publicitário Nizan Guanaes, que chegou a utilizá-la em duas operações da holding. Atualmente, a marca MPM não está mais identificando empresas do ABC.

Presidiu a Abap (Associação Brasileira da s Agências de Publicidade) entre 1979 e 1981 e participou da articulação para outras importantes associações do mercado publicitário, com destaque para o Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária), criado em 1981 e que contou com Petrônio como seu primeiro presidente, até 1988.

Em 1998, já desligado de funções executivas de agência, Petrônio assumiu o Cenp (Conselho Executivo das Normas-Padrão), grupo ao qual esteve à frente da presidência executiva até 2009, quando assumiu o comando Conselho Consultivo, deixando a liderança executiva para Caio Barsotti. Corrêa ficou  ligado ao Conselho Consultivo do Cenp até o último mês de julho.

Comentários
Bons tempos naquela MPM.






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Alguns fatos que marcaram 2013 geraram estatísticas que devem pautar o mercado de marketing digital em 2014. Essa lista com os principais fatos, projeções e números absolutos, foi produzida pela consultoria WebDAM e divulgada via infográfico. O estudo foi dividido m três pilares: “O que esperar”, “Tendências”, e “O que é importante para os consumidores digitais”.

Confira abaixo os três tópicos e o infográfico:
O que esperar
- 78% dos CMOs pensam que o conteúdo personalizado é o futuro do marketing.
- As equipas de marketing devem gastar US$ 135 bilhões em estratégias de marketing digital.
- Publicidade na internet será responsável por 25% de todo o mercado de publicidade em 2015.

Tendências
- Mídia social: os orçamentos para mídia social devem dobrar nos próximos 5 anos.
- Conteúdo: Cerca de 50 % das empresas já possuem estratégias de marketing de conteúdo.
- Eventos: 67% dos profissionais de marketing de conteúdo B2B consideram eventos de marketing como a estratégia mais eficaz.
- Imprensa: 73% dos jornalistas pensam que publicações devem incluir imagens.
- SEO: Search Engine Optimization é vital para os negócios.

O que é importante para os consumidores digitais
- Inbound Marketing oferece 54% mais fluxo do que o outbound tradicional.
- 52 % dos anunciantes encontram um cliente via Facebook neste ano.
- 43 % dos anunciantes encontraram clientes via LinkedIn em 2013.
- 55 % dos anunciantes aumentaram seus orçamentos de marketing digital este ano.
- Conteúdo visual é processado pelo cérebro 60 mil vezes mais rápido do que o texto.
- Vídeos sobre as páginas de destino aumentam a conversão de 86% do conteúdo.





A Suvinil, marca de tintas imobiliárias da BASF e líder no segmento Premium, realiza a maior evolução de marca de sua história. 

As mudanças contemplam desde novas embalagens, produtos e a reformulação do logotipo até a implementação de um jeito diferente de vender tintas nos pontos de venda, além de uma campanha de marketing, que contou com o cantor Luan Santana. 

Confira entrevista com Daniela Tavares – Diretora de Marketing da Suvinil 





A arte é um universo sem limites, por vezes, impressionante. Uma obra de arte pode chamar atenção a ponto de ficarmos embasbacados com os detalhes tão perfeitos da peça. 

Este é o caso do trabalho de Johnson Tsang. Ele transformou a simplicidade da cerâmica em peças que imitam bebês e outros seres humanos em expressões perfeitas: linda e exagerada cópia do real. 

O artista chinês revela predileção por rostos unidos a objetos e líquidos em movimento, deixando as peças ainda mais intrigantes e exóticas. Uma pitada de bizarrice aqui e um pouco de surrealismo ali, e Johnson é capaz de criar lágrimas rolando de rostos sinistros, brancos, lisos e por vezes deformados (feitos de cerâmica e aço) com incrível esmero aos detalhes. 

Johnson Tsang exibe seu trabalho desde 1993, em Hong Kong. Também já expôs em museus da Espanha, Coréia e Suíça. 

Sua técnica é incrível: 





*Michelle Araújo
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Para conquistar uma atuação consistente em marketing digital é importante manter uma frequência bem definida para a publicação de conteúdo no blog de sua empresa. Mas, para acelerar de fato os resultados, o ideal mesmo é intensificar a produção.

Se sua empresa conseguir aumentar a publicação de posts de um para dois por semana, por exemplo, pode ter certeza: os números vão ser ainda melhores. No entanto, sabemos da dificuldade de fazer isso em uma média ou pequena empresa, em que o orçamento de marketing é limitado e não é possível ampliar a equipe contratando mais produtores de conteúdo.

A proposta deste post é justamente essa: mostrar que é possível ampliar a produção de conteúdo sem precisar investir mais dinheiro.

A eficácia é comprovada não só por pesquisas realizadas no mercado, mas nós mesmos aqui, na Resultados Digitais, atestamos que a estratégia funciona por experiência própria: três meses após intensificarmos a nossa produção de conteúdo, subindo de um post para dois por semana e aumentando a publicação de materiais educativos, nosso número de visitas teve um incremento de 62% de julho para outubro.

A boa notícia é que sua empresa não precisa investir em contratações, mas sim, aproveitar melhor os talentos de seu time, ainda que eles estejam em outros departamentos. O desafio, então, é identificar as aptidões de cada um e colocá-los para atuar dentro das áreas que lhes competem.

Aproveite os especialistas. Pode ser um engenheiro que entende de métricas, uma psicóloga que aborde recursos humanos, um administrador que fale de gestão de projetos… Tudo isso dentro do contexto do mercado de atuação de sua empresa, é lógico.

Enquanto um consultor pode produzir posts mais técnicos explicando como determinadas ferramentas funcionam e como elas podem auxiliar no cotidiano das empresas, o pessoal do time de vendas pode abordar temas que são com frequência dúvidas dos clientes que atendem, pois vivenciam a dor das empresas com quem mantêm relacionamento.

Usar a equipe interna é benéfico, pois mostra pontos de vistas diferentes e especializados. Em nosso blog, por exemplo, passamos a diversificar os autores e hoje contamos com vários colaboradores que atuam fora do departamento de marketing e cada um fala sobre a área de que mais entende.

A ideia é estimular os especialistas a escreverem sobre os temas com os quais têm mais familiaridade. Isso vai fazer com que a produção flua mais fácil e os profissionais – e a própria empresa – ficam cada vez mais reconhecidos como especialistas no assunto.

Agora que você já sabe que funciona dispor de outros autores de áreas diferentes de sua empresa, saiba que será essencial ter um responsável por orientar essa produção. É a figura do editor que vai garantir a periodicidade, o alinhamento da estratégia da empresa e a coesão da linguagem utilizada no blog, entre outras tarefas que veremos a seguir.

Confira abaixo como garantir maior eficiência na produção de conteúdo:

1| Alinhamento de conteúdo
Uma das missões do editor é alinhar a produção, orientando os colaboradores sobre os principais objetivos do blog e a linha editorial a ser seguida. É importante que ele identifique ou ajude os próprios colaboradores a identificarem temas interessantes para os posts e debatam como o conteúdo pode ser abordado. Esse alinhamento antes de iniciar a produção costuma garantir que a redação do texto seja mais assertiva.

É interessante também que ele forneça orientações sobre a estrutura do texto e a forma narrativa.

Para garantir que os posts efetivamente vão para o ar e que a periodicidade seja mantida, é importantíssimo ter um calendário de publicação que oriente toda a equipe. Nele deve constar a escala de autores, com suas respectivas datas de entrega do texto para o editor e data de publicação do post.

O ideal é que esse calendário já esteja bem definido ao menos quinze dias antes de iniciar o mês planejado, ainda que no decorrer do período ele venha a sofrer alterações. O importante é conseguir visualizar o que será produzido durante o mês e, caso seja necessário, fazer alterações de datas ou trocas entre os colaboradores.

Na hora de montar a escala, é importante estabelecer uma margem de mais ou menos quatro dias úteis entre a entrega e a subida do post. Esse período deve contemplar tempo hábil para ajustes de conteúdo – lembre-se que pode ser necessário pedir uma reformulação ao autor -, revisão e edição para publicação.

O editor deve estar atento para cobrar a data de entrega, pois, como os colaboradores pertencem a outros departamentos, escrever para o blog certamente não estará entre suas tarefas prioritárias e a tendência é que eles esqueçam ou deixem para a última hora.

2| Revisão de texto
Depois do texto pronto, o editor também é o responsável por revisar o conteúdo, corrigindo erros de ortografia e adequando-os aos padrões do blog da empresa.
Como o blog passará a ter vários colaboradores, é muito útil produzir um Manual de Produção de Conteúdo, onde devem estar especificados itens que podem passar despercebidos na hora de escrever, mas que garantem unidade aos olhos de quem lê: estilo do texto, formatação, orientações sobre o público leitor, entre outras.

3| Processo de feedback
Tão importante quanto a revisão de textos, o feedback que o editor deve fornecer aos autores tem como objetivo melhorar a qualidade de entrega. Essa tarefa vai requerer uma certa habilidade em conversar, explicando as necessidades de alteração e seus motivos, mas sem desmotivar o colaborador.

Nesse momento é fundamental ser didático para apontar necessidades de alteração de ponto de vista e abordagem e correções de erros gramaticais, mas também, é interessante demonstrar empatia com o autor, valorizando seus pontos fortes. Esse processo é importante para o aprendizado do autor e, ao mesmo tempo, vai diminuir o retrabalho, otimizar e melhorar a capacidade de produção do time.

4|Publicação do post
Há duas maneiras de viabilizar a publicação. Avalie qual processo é mais vantajoso para a empresa: se é o editor incluir o conteúdo na plataforma de publicação do blog e ele mesmo colocar o post no ar, ou o próprio autor utilizar o sistema e se responsabilizar por postar.

Optar por deixar essa tarefa na mão do editor geralmente é mais seguro contra possíveis erros, mas isso tomará mais tempo deste profissional. Caso a opção seja o próprio autor postar, é recomendável disponibilizar uma checklist pra garantir que cada etapa seja seguida corretamente.

Nesse artigo explicamos o que fazer antes, durante e depois da publicação de um post e damos dicas super úteis para que nada seja esquecido: desde a revisão, inclusão do Title, Meta descpription, atributo Alt das imagens, parâmetro de “leia mais”, entre outros detalhes que fazem a diferença.

Agora, ideias na cabeça e mãos à obra – as suas e as de seus colaboradores!

*Michelle Araújo é articulista de Resultados Digitais 
http://resultadosdigitais.com.br




http://www.youtube.com/watch?v=CA4ax1kxbOo

http://www.youtube.com/watch?v=yf_PDcRIHtk





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