quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Eu ando pelo mundo divertindo gente e ...

o
Já está no ar a versão brasileira da Account Planning School of the Web (APSotW), projeto de treinamento digital para estrategistas criado em 2005 na Inglaterra com o objetivo de contribuir para a formação de profissionais cada vez melhores. Por aqui, a iniciativa tem como host a Sandbox Escola de Estratégia, em parceria com o Grupo de Planejamento e o coletivo Unplanned.

O projeto original foi criado e desenvolvido pelo estrategista inglês Russell Davies. Periodicamente, Russell propunha um exercício em seu blog e todos que quisessem responder com um trabalho receberiam um feedback individual. Um resumo dos aprendizados também virava post no blog. Tudo isso, sempre gratuito, com o intuito de ajudar a comunidade de estrategistas a se desenvolver. Desde então, o projeto mudou de mãos, mas manteve o mesmo espírito.

Os trabalhos serão avaliados por um júri formado por Daniel De Tomazo e Felipe Senise da Sandbox, André Foresti do Unplanned e Caio Delmanto e Rapha Barreto pelo GP. É esse grupo que vai dar um feedback específico para cada participante do primeiro job. E o autor do melhor trabalho ainda vai ganhar uma vaga para a Conferência do GP, maior evento de planejamento estratégico do ano, que acontece no WTC.

Para saber mais e participar: planningschool-web.com.br



o
A agência Vipcomm inova e lança um aplicativo com conteúdos de seus clientes, que conta com navegação por GPS até o local de eventos e possibilidade de share com as principais redes sociais, impressoras e email. O aplicativo possui um sistema de push, que envia as principais notícias para quem solicitar. Disponível em Android (Google Play) e IOS (Apple Store). 



Participação no Facebook superou todas as expectativas 
da companhia , foram mais de mais de 25 mil fotos de clientes e 
companhia decide adesivar segunda aeronave

Há três semanas, a TAM Linhas Aéreas pediu a todos os fãs da marca que enviassem fotos pelo Facebook para estampar um avião comemorativo da empresa. A ideia era comemorar os 20 anos do programa TAM Fidelidade, reunindo 10 mil imagens, mas, em menos de cinco dias, mais de 25 mil fotos foram enviadas para a fanpage que a companhia mantém na rede social. Com tamanha adesão, a TAM acaba de decidir que vai pintar não somente um, mas dois Airbus modelo A320 com o mosaico de imagens dos seus clientes. A primeira aeronave com a pintura especial entra em operação na malha doméstica em dezembro deste ano, enquanto o segundo avião começa a voar com a fuselagem totalmente repaginada em janeiro de 2014, também em rotas pelo Brasil.

Todas as imagens que serão estampadas nas duas aeronaves ainda estão sendo selecionadas pela companhia, e ainda é possível participar da ação. Para isso, basta enviar uma foto pessoal, com a imagem do rosto, por meio de um aplicativo disponível no Facebook, onde a TAM mantém uma fanpage (www.facebook.com/TAMAirlines) com mais de 1,5 milhão de fãs. Caso obedeça a todos os requisitos e seja aprovada, a foto será impressa (em tamanho ‘10 cm x 15 cm’) e incluída na pintura da aeronave comemorativa.

Fonte: Comunicação Tam



Popularização do media training afina discurso do quadro funcional e auxilia no posicionamento e na capacitação da força de vendas

Argumentos certeiros e o correto posicionamento são fatores determinantes na hora de fechar um negócio. Considerando a alta concorrência em praticamente todos os segmentos, saber se comunicar de forma clara e precisa representa um grande diferencial.

Conhecida ferramenta de executivos e porta vozes de empresas, o media training serve não apenas para ensinar como se comunicar corretamente com a imprensa, mas pode ser usado para aprimorar a fala com os mais diversos públicos.

A ideia da “popularização” deste serviço é defendida pela consultora em comunicação Marcella Rasêra Carneiro, diretora da Convergix - Consultoria e Treinamentos em Comunicação. 

“Defendo a ideia de que o media training deve ser indicado a qualquer pessoa que tenha que se comunicar de alguma maneira para exercer sua função, seja para vender um produto, um imóvel ou um serviço. Afinal, a boa comunicação é essencial para ‘convencer’ o cliente a adquirir algo”, garante.

O serviço de media training abrange todos os pontos relacionados à comunicação, é customizado e focado nas necessidades do cliente e seu público alvo. Nos treinamentos, são eliminados vícios comuns relacionados ao discurso, como gírias, erros de postura e expressões-muletas, como “na verdade”, “para se ter uma ideia”, que enfraquecem o que deve ser realmente transmitido. “A proposta é afinar a fala do representante, que pode estar no mais alto ou no mais baixo posto da hierarquia. O importante é entender o posicionamento da marca e ter condições de representá-la, seja perante à imprensa ou ao consumidor”, diz Marcella.

A atual demanda pelo serviço normalmente é direcionada apenas aos porta-vozes oficiais das empresas e corporações. “Acredito que todos que ocupam funções que precisam se comunicar devem ser treinados. Aqueles que não são comunicadores natos, podem se tornar muito bons nesta área, desde que submetidos a um treinamento específico e direcionado”, fala Marcella. “Aprender a se comunicar, do discurso à imagem pessoal, faz com que a marca seja bem representada, conquistando credibilidade e, com isso, boa lucratividade”, conclui.

Fonte: Age|M&M|Jornal da Comunicação



Pesquisa do Data Popular mostra que a maioria dos turistas 
são mulheres, 51 %. Apenas 33% do total fala outro idioma 
além do português, sendo 19% espanhol

A maioria são mulheres, 51%, enquanto os homens representam 49% do total. Quanto a faixa etária, predominam as pessoas entre 25 e 34 anos, que representam 35% do total, seguidos por aqueles que tem entre 35 e 50 anos. Em terceiro lugar, aparecem a faixa de 18 a 24 anos, com 19%. A classe alta concentra 46% daqueles que pretendem ir para o exterior, enquanto a classe média é responsável por 45% das intenções de viagem.

A maioria são mulheres, 51%, enquanto os homens representam 49% do total. Quanto a faixa etária, predominam as pessoas entre 25 e 34 anos, que representam 35% do total, seguidos por aqueles que tem entre 35 e 50 anos. Em terceiro lugar, aparecem a faixa de 18 a 24 anos, com 19%. A classe alta concentra 46% daqueles que pretendem ir para o exterior, enquanto a classe média é responsável por 45% das intenções de viagem.

Cerca de 6,5 milhões de brasileiros planejam um embarque ao exterior até agosto de 2014 e 60% deste total devem concretizar este desejo. Os números são de uma pesquisa do Instituto Data Popular. Apesar da vontade de sair do país, apenas 33% dos turistas brasileiros falam outro idioma além do português, sendo 19% espanhol, 11% inglês, 8% italiano, 5% japonês e 3% francês.  O perfil predominante dos aspirantes às viagens é de moradores da região Sudeste com até 34 anos, 59% com ensino médio concluído e vivem em cidades a partir de 250 mil habitantes.

Fonte: Leadpix



Os jornalistas Juca Kfouri e José Trajano, a fundadora do Museu da Pessoa, Karen Worcman, a pesquisadora Kátia Rúbio e o roteirista Newton Cannito são alguns dos palestrantes do encontro com os vencedores do projeto

Nos dias 16 e 17 de dezembro (segunda e terça-feira), os representantes das nove produções contempladas pela seleção pública do projeto Memória do Esporte Olímpico Brasileiro participarão de um encontro temático para discutir conteúdo de esporte, cultura e memória. O evento, fechado para convidados, será realizado no auditório da Cinemateca Brasileira, em São Paulo, e tem como objetivo promover o debate entre as produtoras finalistas do edital ano III e os especialistas nos temas.

O III Encontro Temático Esporte, Cultura e Memória estará disponível, após o evento, no site www.memoriadoesporte.org.br. A programação conta com palestras dos jornalistas Juca Kfouri e José Trajano; dos atletas do vôlei William e Montanaro; da atleta paraolímpica Terezinha Guilhermina e do seu guia Guilherme Santana; da fundadora do Museu da Pessoa, Karen Worcman; da pesquisadora Katia Rúbio e do roteirista Newton Cannito, além dos profissionais que falarão sobre procedimentos legais para a viabilização dos filmes.

O Memória do Esporte Olímpico Brasileiro busca resgatar a história dos atletas que representaram o Brasil em eventos olímpicos mundiais. Realizado pelo Instituto de Políticas Relacionais, o projeto é patrocinado pela Petrobras, ESPN e EBrasilenergia e tem o apoio da ABPITV, Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura e Cinemateca Brasileira. Memória do Esporte Olímpico Brasileiro está com sua continuidade garantida até as Olimpíadas de 2016, que serão realizadas no Rio de Janeiro.

Segundo Daniela Greeb, presidente do Instituto de Políticas Relacionais (IPR), entidade que está à frente do projeto, “o resgate dos esportistas brasileiros que fizeram história nas Olimpíadas é fundamental para que o Brasil passe a ter uma memória. São exemplos de dedicação, superação e sucesso que nosso País não pode esquecer. Os filmes realizados vão contribuir para formar uma memória audiovisual da história do Brasil nas Olimpíadas”.

 “O Brasil não pode mais ser reconhecido como um país sem memória“, enfatiza o jornalista José Trajano, também um dos idealizadores do projeto. “A grande vitória do esporte brasileiro não está nas medalhas, mas também em resgatar a história dos seus heróis olímpicos”, finaliza. Essa necessidade fica ainda mais evidente às vésperas de o Brasil receber os dois principais eventos do esporte mundial, a Copa do Mundo, em 2014, e as Olimpíadas, em 2016.

Documentários selecionados:

1)Até Fidel se rendeu à rainha (SP)
Direção:Rubens Arnaldo Rewald
Produtora: Confeitaria de Cinema Comunicações Ltda.
Hortência e Paula, duas das maiores jogadoras de basquete de todos os tempos no mundo, fizeram parte da mais vitoriosa geração do basquetebol feminino do Brasil. Contar a história das duas, e da incrível geração que jogou com elas e fez história pela seleção brasileira feminina de basquete nos anos 90, é o objetivo do documentário Até Fidel Se Rendeu À Rainha.

2)A Corrida pela Liberdade na Berlim de Hitler: o Duelo do Atletismo do Brasil em sua Primeira Final em uma Olimpíada. (SP)
Direção:Marcelo Rodrigo Mingotti Müller
Produtora: Filmes Mais Ltda
A Olimpíada de Hitler queria provar ao mundo a supremacia ariana. O Brasil chega à Berlim quase impedido de participar, por conta de disputa política interna. Neste cenário adverso JozsefKovacs, recordista europeu e favorito ao ouro nos 400m com barreiras, desdenha de Sylvio de Magalhães Padilha no vestiário, dizendo que não perderia de um país de macacos. Essa é a história do duelo ideológico e vitória de Padilha sobre Kovacs, se tornando o 1º brasileiro finalista em atletismo numa Olimpíada.

3)Szabo! (RJ)
Direção: Marcos Ribeiro
Produtora:Indiana Produções Cinematográficas
O filme vai contar a história da participação brasileira de Pólo Aquático nas Olimpíadas, e de como o maior jogador de todos os tempos, o húngaro naturalizado brasileiro Alador Szabo, o herói do pólo aquático nacional, é o responsável pela formação da identidade do jogador brasileiro, calcada na virilidade, na força e na valentia.

4)O Nadador - A História de Tetsuo Okamoto (PR)
Direção:Rodrigo Souza Grota
Produtora:Kinopus Audiovisual Ltda
Documentário com abordagem parcialmente de ficção, que parte do mundo dos esportes para falar de outros temas, usando o relato documental para investigar sons e imagens, para resgatar a memória de um dos maiores atletas da natação brasileira. Um filme sobre o azul, o verde, o desgaste e o silêncio.

5)Bete do Peso (SP)
Direção:Kiko Mollica
Produtora: KM 70 - Cultura, Arte e Comunicação Ltda
Maria Elisabete Jorge, conhecida como “Bete do Peso”, foi a primeira halterofilista a defender o Brasil em uma Olimpíada. Esse esporte, presente nos Jogos Olímpicos desde o início das competições na Era Moderna, só incluiu a participação feminina em 2000. Divulgar essa modalidade pouco reconhecida no país e resgatar a história dessa brasileira de origem humilde, que chegou à Sydney aos 43 anos de idade e utilizou o esporte para ultrapassar fronteiras sociais, é a proposta do projeto.

6)5 X Yane (RJ)
Direção: Renata Almeida Magalhães
Produtora:Luz Mágica Produções Audiovisuais Ltda.
Documentário sobre Yane Marques, pentatleta brasileira que surpreendeu com o bronze em Londres. O feito revelou-a ao público e trouxe à tona um esporte pouco conhecido no Brasil. Para narrar esta história, o filme vai abordar duas temáticas: o pentatlo moderno e a medalhista. Yane e o pentatlo sintetizam o espírito do atleta brasileiro junto à memória do esporte olímpico. Tema que une originalidade, tradição esportiva e a imprevisibilidade da competição.

7)Saltando Barreiras - Wanda dos Santos(SP)
Direção:Cleisson Vidal
Produtora: Memoria Viva
A trajetória da barreirista Wanda dos Santos, da infância humilde em São Paulo à consagração Olímpica. Aos 78 anos, Wanda segue em atividade, disputando competições de veteranos e treinando outros atletas. O documentário acompanhará sua rotina, relembrando sua trajetória a partir da primeira medalha em competições até chegar às Olimpíadas de Helsinque (1952) e Roma (1960), superando o racismo. Uma vida de superação constante, traduzida em novos títulos e recordes, mesmo na terceira idade.

8)1932 - As incríveis histórias de um navio fantasma (SP)
Direção:Gustavo Rosa de Moura
Produtora: RM Produções Artísticas Ltda.
Los Angeles, 1932. Em meio à Grande Depressão, a terra do cinema prepara-se para sediar uma Olimpíada dos sonhos. Mas, longe dos holofotes, uma delegação tropical faz de tudo para entrar em cena. Viagem em um navio carregado de café, falta total de recursos, despreparo técnico e emocional, esforço sobre-humano de superação: eis alguns dos destaques. Uma comédia, um drama, um épico, quase uma ficção científica; não há dúvidas de que a saga brasileira supera qualquer produção hollywoodiana.

9)As Lutas de Adriana (BA)
Direção:Alberto Iannuzzi
Produtora: Sereia Filmes Ltda.
As Lutas de Adriana abordar a carreira da 1ª mulher brasileira a ganhar medalha olímpica no boxe: a baiana Adriana Araújo. O documentário focará não só na célebre luta que a conduziu ao bronze em Londres 2010 ao vencer a marroquina OubtilMahjouba mas também em outras duas lutas: a primeira delas foi sair de uma comunidade carente e vencer pelo esporte. A segunda luta foi contra o preconceito por praticar um esporte predominantemente masculino. Venceu ambas.

Serviço
III Encontro Temático Esporte, Cultura e Memória do Esporte Olímpico Brasileiro
Data: 16 e 17 de dezembro, segunda e terça-feira
Horário: 09h às 18h
Local: Cinemateca Brasileira (Largo Senador Raul Cardoso, 207)




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...