terça-feira, 24 de dezembro de 2013

Eu quero o silêncio das línguas cansadas


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Assistindo a este vídeo, parece que você está vendo um anúncio feito para um carro que será lançado em 2014. Mas o automóvel em questão é um Nissan Maxima GLE 1996. 

O responsável pelo vídeo colocado no Youtube tem por nome de usuário Ikonik Films, no site referido. O carro está listado no Craigslist, site específico para anúncios do tipo.

O diferencial da forma como o dono do carro divulgou o seu “produto” foram a criatividade e o humor utilizados, além da qualidade do vídeo e das fotos, que realmente fazem com que o anúncio pareça saído de uma campanha de alguma grande fabricante. Os defeitos do carro são narrados no vídeo como vantagens, e o automóvel de 17 anos é descrito como uma "estrutura que resistiu ao tempo", de forma empolgante. 

A descrição que o acompanha no Craigslist segue a mesma linha humorística.

Confira o vídeo:




Certificação representa um atestado de reconhecimento à qualidade do trabalho e abre a possibilidade de participação em processos licitatórios de grandes empresas ou órgãos públicos que têm na norma um pré-requisito


A ISO 9001 vem conquistando as micro e pequenas empresas brasileiras que querem ampliar mercados e conquistar novos negócios. Isto porque, com a certificação ISO 9001, estas empresas podem fornecer para grandes empresas, segmentos específicos ou órgãos públicos.

É o caso, por exemplo, da Etec, empresa de engenharia de Uberaba (MG), que buscou a certificação para participar de processos licitatórios públicos. “Crescemos exponencialmente nos últimos anos e vimos uma excelente oportunidade de conquistar novos negócios através de licitações”, explica Ana Lúcia Coeli Silva, diretora de operações da empresa.

A Allchem, de Rio Grande (RS), também foi em busca da ISO 9001 visando atuar em novos mercados. “Ainda durante a implementação da norma já colhíamos frutos, pois conseguimos fechar contratos que estavam condicionados à conquista da certificação”, afirma Pedro Luiz Pelissari, diretor da área de P&D da empresa.

Especializada em produtos químicos, a Allchem fornece insumos para empresas que atendem o sistema Petrobrás em Macaé (RJ), Santos (SP) e Mossoró (RN). “Estávamos de olho também no polo naval do Rio Grande do Sul. Com a norma, conseguimos acesso a este mercado.”

A empresa aponta que seu faturamento cresceu 15% após um ano da certificação, com acesso a novos mercados e otimização dos processos internos.

Com sede em Jaguariúna (SP), a Dataflex Tecnologia, empresa de alta tecnologia dedicada à programação de dispositivos eletrônicos, foi em busca da ISO 9001 por uma questão de sobrevivência, segundo Márcio Grilo, sócio da empresa.

“Nossos maiores e mais lucrativos clientes estão na área automotiva. E, para ser fornecedor nesta área, é preciso ter o certificado ISO 9001. O mercado exige”, diz Márcio Grilo, sócio da empresa.

Ao implementar e conquistar a certificação ISO 9001, as micro e pequenas empresas conquistam um novo patamar de qualidade e competitividade. É o que afirma Igor Furniel, diretor-executivo da Templum Consultoria Online, que provê uma plataforma tecnológica que permite a implementação da ISO 9001 com rapidez e baixo custo.

O executivo da Templum explica que o selo é indispensável para quem deseja participar de concorrências e licitações, seja de grandes empresas, nichos de mercado altamente regulamentados ou órgãos públicos.

Furniel assegura que conquistar a certificação ISO 9001 representa um atestado de reconhecimento à qualidade do trabalho, pois a norma assegura boas práticas de gestão e relacionamento entre clientes e fornecedores.

Muitos empresários acreditam que a ISO 9001 é destinada apenas a médias e grandes empresas. “Nada mais equivocado. As micro e pequenas começaram a ver a importância da norma. Além de acesso a novos mercados, os benefícios são inúmeros”, diz Furniel.

Ele lembra que existe ainda o mito de que a ISO 9001 se trata de uma atividade extremamente burocrática e que irá gerar uma série de controles que não se aplicam à realidade da empresa.

“Isso não faz mais parte da realidade dos sistemas de gestão atuais, que a cada revisão ficam mais leves e com interesse real de agregar valor ao negócio”, avalia.

A implementação tornou-se mais ágil, a começar com um mapeamento dos processos – no qual identifica-se o que realmente é importante para a organização e possíveis gargalos existentes.

Depois dessa etapa, já conhecendo como a empresa funciona, o consultor e a empresa definem, de acordo com a realidade, procedimentos, que serão colocados em prática a fim de trazer melhorias para os gargalos.

Gargalos identificados e corrigidos
No processo de implementação da ISO 9001, os gargalos são identificados e são definidas soluções para extingui-los ou minimizá-los, conforme explica o executivo da Templum.

Como exemplo, pode ser citados dois grandes problemas vividos por micro e pequenos empresários: a alta rotatividade e o relacionamento com fornecedores.

No primeiro caso, são criadas formas de identificar necessidades de treinamentos e cada funcionário terá o seu plano de treinamento – o que aumenta a satisfação e a motivação de toda a equipe.

No relacionamento com fornecedores, são indicados critérios para avaliação e aprovação dos mesmos, visando evitar problemas como atrasos de entrega.

“Além disso, a ISO 9001 serve como alavanca na busca pela qualidade total, propicia condições para maior competitividade no mercado, otimização de processos e redução de custos”, finaliza Furniel.

Fonte: Administradores.com



Fabrício Medeiros*

1| Não venda nada. Troque a energia da venda pela obsessão em criar diferenciais únicos daquilo que você negocia. Visitei a loja da Apple em NY esse ano e senti o incrível desapego dos funcionários pela venda. Eu fiquei em dúvida se levaria um acessório e o vendedor disse: “é um produto legal, mas leve apenas se gostou muito”. Eu pensei: como assim? Ele não meu empurrou o produto? Ele não ficou vomitando um monte de coisas no meu ouvido? Pois é, Jobs criou produtos que criassem uma comunicação direta com o consumidor, os vendedores da Apple estão ali apenas porque são aficionados pela empresa e passam o dia se divertindo e no final, ainda ganham salário sem ter que vender NADA.

2| Pare de abraçar árvores e comece a pagar seu aluguel. A geração Y e Z têm criado verdadeiros monstrinhos que só querem sair de casa aos 35 anos e antes disso ficam divagando pela vida como se fossem mochileiros eternos. A real é que: água, luz, telefone, colégio, balada, tudo isso custa muito e é importante desde muito cedo parar de ter nojo do dinheiro e começar a ganhar a vida com uma dose generosa de horas de trabalho, foco e responsabilidade. Você sabia que 99,7% das pessoas são normais? Não paute sua vida achando que o gênio que você admira foi você em uma vida passada...Pare de ler horóscopo e construa um caminho que lhe leve até aquelas notinhas verdinhas, que convenhamos, não dão em árvores.

3| Troque 10 palestras motivacionais por 1 de conteúdo – o mercado está cheio de mestres dos magos. São pessoas que falam sobre sucesso, sobre empreender, sobre atitude, mas no final, não fazem e nem executam 1/3 do que pregam. Procure pessoas de conteúdo que te ensinem e te passem ferramentas práticas e métodos claros e exequíveis. Se você ouvir um cidadão falando de família, de que dinheiro não é importante e que é preciso ter uma religião para vencer na vida – por favor amigo, tire a bunda da cadeira e caia fora, você acaba de perder seu dinheiro.

4| Emagreça. Nunca esteve tão fácil perder peso como agora, concorda? Suplementos, cirurgias, alimentos, grupos de corrida, ufa! Não existe gordinho saudável, não existe gordinho disposto.  MUDE. Até meu amigo Alan secou. Ele tinha 129 quilos e 1,74cm – e esse ano, pedalou 76km e me superou em um desafio internacional de BIKE. Se ele fez isso, acredite, você também pode.

5| Adote um seriado. As séries Lie To Me, The Walking Dead e House of Cards são as que eu recomendo. Seja no mundo da persuasão, negociação, poder ou liderança – esses seriados trazem lições valiosas para o mundo dos negócios. E por favor, não compre pirata, as crianças do Congo agradecem.

6| Seja rápido. Não é o mais inteligente que vai vencer em 2014, será o mais rápido. Trate tudo com senso de urgência, estique os dias, fique extenuado, afinal, você terá muitos feriados para relaxar...

7| Aposte no estoque. Um fator crítico do ano da copa será a falta de produtos. Raras são as empresas que mantém estoques decentes, a maioria adora trabalhar ”just in time“– porém esse termo bonito serve apenas para preencher relatório, na prática 90% das empresas não sabem ou não dispõem de recursos para formar grandes estoques. Se você vende roupas por exemplo, compre o dobro do fornecedor esse ano, é melhor fazer promoção para esvaziar o estoque do que deixar de vender.

8| Reduza drasticamente a quantidade de metas do seu plano estratégico. Os sonhos quando rascunhados no papel passam por um duro choque de realidade. Eu tenho pretensão de afirmar, que se você tiver mais do que 3 metas para 2014 – suas chances de sucesso são nulas. Corte, corte e corte, vire o açougueiro dos executivos malucos.

9| Fique acessível 24 horas, 7 dias por semana. Todo mundo sabe que se seu negócio não rodar no mundo mobile suas chances de atender 100% dos clientes é NULA. Cada vez mais as pessoas compram pela internet e utilizam seus poderosos smartphones para isso, elas compram sem horário, sem dia, sem nexo, você precisa estar lá, de plantão, só isso. Você acha que a classe C não compra pela internet, que seu cliente não usa aplicativos ? Eu também acredito em Papai Noel.

10| Substitua humanos por máquinas. Calma, não é o filme de ficção. As máquinas trabalham melhor e mais rápido que qualquer ser humano. Visitei uma empresa de cosméticos, eles tinham um galpão do tamanho do mundo, eu imaginei: devem trabalhar aqui umas 40 pessoas, o gerente de produção respondeu: “quase acertou, temos 4 pessoas cuidando dessa operação”. Bip Bip.

11| Todo ambiente de trabalho precisa de um palhaço. O bom humor abre portas com clientes e com a equipe, além de estimular o cérebro a liberar endorfina e seretonina. O que você está esperando? Conte logo uma piada para o seu pessoal. O que? Você acha que vai virar anarquia? Sinto muito amigo - você não tem liderança e nem salvação.

12| Pense como um louco. Um cigarro com o nome MORTE, venderia? Um churrascaria com o nome ATAQUE DO CORAÇÃO, venderia? O politicamente correto diria que NÃO, mas esses negócios já existem e faturam uma grana preta nos EUA. Ouvir pesquisas de mercado pode ser seu fim, procure o insight definitivo, explore as profundezas da mente doentia do ser humano.

13| Não indique amigos. Amigos não precisam de esmolas. Indique apenas profissionais que fazem a diferença no mercado. Quando você indica essas pessoas e eles dão certo, sua credibilidade cresce exponencialmente.

14| Não respeite a cultura. Independente da cultura existem direitos universais que estão acima de qualquer cultura. Os índios de uma tribo enterram vivas crianças ”anormais”. Você respeita esse tipo de cultura? Os artistas brasileiros são os menos pontuais do mundo, você respeita essa cultura? 
Paul McCartney esteve no Brasil e começou seu show PONTUALMENTE, ele foi contra a cultura e ganhou meu respeito.

* Fabrício Medeiros é professor da FGV | Educaçao Executiva em Business pela University of Califórnia e em Negociação pela Harvard Law School | Palestrante | Consultor | http://www.quebreabanca.com.br/




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