quarta-feira, 26 de junho de 2013

Um tempo para a preparação


Isso que é acreditar no produto.

Audacioso pra caramba.
Nele, duas mulheres vão à praia. 
Uma usa o absorvente feminino, a outra não.
Veja o que acontece…





Há mais de 50 anos a marca de refresco em pó Tang está presente à mesa de milhões de consumidores em pelo menos 90 países. Em 2011, tornou-se a 12ª marca global da Kraft Foods, atual Mondelez, a fazer parte do hall dos rótulos que valem mais de US$ 1 bilhão. No Brasil, o produto completa 35 anos e é líder absoluto da categoria.

Carlos Cortez, diretor de marketing de Tang, conta no neste link como a marca virou sinônimo da categoria e fala da estratégia de engajamento por meio de ações que promovem a sustentabilidade, sob a chancela do movimento Esquadrão Verde Tang.

A íntegra desta matéria está publicada na edição 1565, de 24 de junho, exclusivamente para assinantes, disponível nas versões impressa e para tablets do Meio & Mensagem.




Todos os dias nós tomamos decisões que têm boas e más consequências para o nosso ser futuro. (Eu posso deixar de usar fio dental só uma vez?) Daniel Goldstein produz meios que nos ajudam a imaginar nós mesmos ao longo do tempo, de maneira tal que possamos fazer escolhas mais inteligentes para o nosso eu futuro.





Vivemos hoje um momento onde a aplicação do papel de Gerente de Projetos é cada vez mais abrangente, desbravando desta forma novos mercados. Um dos novos mercados onde a atuação deste profissional vem ganhando destaque é em agências de publicidade, falando aqui especificamente das que entregam trabalhos digitais. Apesar deste profissional não ter uma atuação tão recente neste mercado, apenas há pouco tempo o trabalho do Gerente de Projetos vem ganhando notoriedade em agências de publicidade digital.  Podemos entender e citar alguns motivos para este acontecimento:
  • Atualização rápida de plataformas e soluções digitais;
  • Interação cada vez maior dos usuários com estas plataformas digitais;
  • Conhecimento mais íntimo das empresas sobre as possibilidades de soluções em plataformas interativas;
  • Reconhecimento das empresas no retorno do investimento em plataformas digitais.
Frente a estas e outras evidências que não estão listadas acima, observa-se uma demanda cada vez maior relativa à presença do Gerente de Projetos em Agências de Publicidade Digital. O papel do Gerente de Projetos em estruturas que tem como entrega produtos digitais e/ou interativos, especificamente as Agências de Publicidade Digital, apresenta uma variedade extensa de atuação.  Alguns possuem envolvimentos comerciais, outros são mais voltados para as questões técnicas e alguns são voltados para a questão da política na gestão de pessoas, entre outras funções.

O que é importante salientar é que independente da estrutura onde se aloca este recurso, a função do Gerente de Projetos em Agência de Publicidade é de facilitador e elo entre as especialidades de equipes da agência. Partindo deste ponto, observou-se que ainda não há um consenso sobre as habilidades necessárias para se estabelecer um profissional de Gerência de Projetos em Agências de Publicidade Digital e que observando a fundo se difere muito de outros perfis da mesma função em estruturas que esta fragmentação de habilidades se apresenta em menor escala.

Desta forma, o estudo realizado pelo profissional Ramon Oliveira, Gerente de Projetos em Agências de Publicidade Digital, inicia esta discussão para que os demais GPs também se estimulem e evoluam na estruturação de seu trabalho. Para ler o conteúdo, basta realizar o download clicando aqui. Boa leitura!



Enio Klein*

Hoje, as expressões da moda nos ambientes de negócio são SEO e Marketing Digital. Nós escutamos em toda a parte que são eles que garantem o sucesso da empresa e são os motores das vendas.

Afinal, o que significam estas buzzwords? SEO, do inglês Search Engine Optimization, significa “processos de otimização dos websites” para que estes se tornem mais sensíveis às pesquisas nos buscadores, em particular, o Google. Isso quer dizer que os websites precisam ser construídos em função destas técnicas. São elas que permitem aos gurus do Marketing Digital postarem anúncios precisos de acordo com os conteúdos buscados pelos internautas.

Outro aspecto do Marketing Digital é a exploração das redes sociais através das segmentações por preferências em anúncios segmentados. Tanto no marketing de conteúdo quanto no marketing de segmentação nas redes sociais, ambas são disciplinas do mesmo Marketing Digital, que têm por objetivo a geração do que se chama neste ambiente de “leads”. Mas, afinal, o que são estas “moscas brancas” no cenário de vendas? São pessoas que representam potencial de comprar produtos ou serviços que você anunciou.

Daí para frente começa outro imenso trabalho que é reter este potencial dentro do seu site até que ele compre ou que seja conquistado. E é aí onde tudo se perde. Fala-se muito em gerar o tal lead, mas se discute muito pouco sobre o processo de vendas que irá convertê-lo em dinheiro. No fim do dia, as campanhas de Marketing Digital só terão valido a pena se o resultado em dinheiro for compensador. Caso contrário, de nada terão adiantado os belos algoritmos e sofisticadas técnicas utilizadas pelos novos criativos do Marketing Digital.

A má notícia é que modelos de venda da década de 80 não funcionam mais neste ambiente dinâmico que vivemos, onde o lead  chega a vendas, principalmente nos processos assistidos por vendedores. É fácil perdê-lo. E quando isto acontece, todo aquele investimento em adquiri-lo vai para o ralo. E como resolver o problema?

Primeiro, lembrando-se a todo instante que uma coisa é a geração de demanda bem feita e outra é a execução da venda. Da mesma forma que há técnicas e práticas que fazem da atividade do Marketing Digital o grande sucesso que é, faz-se necessário utilizar métodos igualmente eficazes para auxiliar tanto no funil gerenciado pelo comércio eletrônico, quanto no processo de vendas sob a responsabilidade de profissionais.

Deixar o lead a solta, sem um gerenciamento efetivo do processo, significa aumentar o risco de abandono. A consequência é desastrosa: além de perder o potencial cliente, depois de ter conseguido atraí-lo, ainda o entrega de bandeja à concorrência.

Pessoalmente, tive a experiência de construir junto com um de nossos clientes um ambiente onde um Método de Vendas apoia os agentes comerciais que monitoram o site de comércio eletrônico e intervém toda vez que um determinado processo fica parado em algum lugar, seja qual for o motivo, desde uma dúvida até um problema de crédito. O objetivo é aumentar a taxa de conversão que vem caindo por conta do aumento na quantidade de leads gerados pelo Marketing Digital.

Marketing e vendas sempre tiveram lá suas desavenças, mas nesta nova época, não podem mais se dar ao luxo de não se integrarem, assim como as aplicações de tecnologia que suportam estas atividades. As empresas nunca dependeram tanto destas pessoas e da tecnologia para crescer. Já está na hora de construir estratégias integradas e não existem mais barreiras da tecnologia para fazê-lo. Neste novo jogo, quem fizer isto primeiro, ganha!

*Enio Klein é gerente geral nas operações de vendas da
 SalesWays no Brasil e professor nas disciplinas de Vendas e 
Marketing da Business School São Paulo.



A maior revolução que todos nós brasileiros precisamos, é uma revolução em nosso caráter, uma revolução contra o jeitinho brasileiro
Flávio Augusto da Silva*

A corrupção é um câncer impregnado por todas as partes da sociedade brasileira, em especial entre os políticos. Mas não é só lá. Na polícia, entre os funcionários públicos, na religião, no meio empresarial e em toda população.

Policiais corruptos não sobreviveriam se a população não fosse cúmplice de suas propinas. 

Nem tudo que é comum é normal. Por exemplo, apesar de ser muito comum e frequente, não é normal dar propina pra polícia ou fiscal. É uma anomalia não devolver o troco errado, não é normal instalar gato-net, puxadinho da eletricidade, CD e vídeo game piratas, pegar canetas ou itens de decoração de um hotel, levar pra casa material de escritório de sua empresa, enganar o seguro, falsificar carteirinha de estudante pra pagar meia entrada, colar na prova, ocupar o tempo remunerado de um expediente fazendo de conta que está trabalhando. Nada disso é normal, apesar de observarmos este comportamento com muita frequência todos os dias.

O pensamento de quem está mergulhado neste desvio de valores é sempre o mesmo: "Mas isso é muito radical, não é bem assim... Tudo isso é relativo". Seja a apropriação indevida de uma caneta ou até o desvio de dinheiro público numa obra de um estádio, ambos os casos podem ser classificados como corrupção, diferenciando-se apenas na quantidade de dinheiro desviado. A tentativa da relativização desses princípios é sempre a porta de entrada para a corrupção de qualquer tamanho. Esta relativizar o absoluto é uma grande armadilha!

Verdade seja dita: meter o pau em político corrupto nas passeatas, mas ao mesmo tempo ter esta conduta corrupta citada acima, é uma grande hipocrisia. É necessário sim lutar contra a corrupção do governo, mas também é fundamental mudar de atitude. Do contrário, seria o mesmo que o sujo falasse do mal lavado.

Por isso, a maior revolução que todos nós brasileiros precisamos, é uma revolução em nosso caráter, uma revolução contra o jeitinho brasileiro, contra a esperteza, a malandragem e a preguiça presentes de Norte a Sul de nosso imenso País.

Sendo assim, além de protestar nas ruas, faça também um protesto nas avenidas congestionadas de toda sorte de culpa que circula por sua consciência, uma auto-crítica e uma reflexão sobre a sua conduta.

Um Brasil sem corrupção é formado por uma população bem educada e que decidiu parar de ser corrupta. Do contrário, continuaremos sendo um País do jeitinho e com políticos oportunistas que representam muito bem o perfil de seus seus eleitores.

Sugestão prática:

Não proteste apenas nas ruas. Caso você presencie um amigo cometendo algum desvio de conduta, faça uma advertência, proteste. Não aceite nenhum tipo de corrupção. Mostre a ele que você não é cúmplice e que ser malandro não é nada descolado como muitos pensam. Vão chamar você de bitolado, puxa-saco, nerd, dentre outros adjetivos que os espertalhões usam,referindo-se, aos que decidiram fazer o certo. Não se abata, não tenha vergonha. Você está no caminho certo!

Revolução de verdade acontece de dentro pra fora!

*Flávio Augusto da Silva fundador da WiseUp e hoje é consultor de empresa




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