terça-feira, 4 de junho de 2013

Fechamos os olhos e esperamos ...

Boicote publicitário faz 
Facebook rever política 
de segurança


O Facebook tomou nesta semana uma importante decisão que deve melhorar o controle do conteúdo de suas páginas. A empresa de Mark Zuckerberg admitiu falta de supervisão sobre conteúdos que promovem a violência contra a mulher na rede social e prometeu soluções em resposta a um boicote publicitário promovido por grupos feministas.

A companhia divulgou um comunicado oficial na página “Facebook Safety”, no qual enfatiza que seus sistemas para identificar e eliminar mensagens de ódio não funcionaram como deveriam. Com isso, o Facebook demostrou que irá adotar medidas para melhorar o controle de conteúdo.

A rede social parece ter se sensibilizado após dezenas de associações feministas, como a The Everyday Sexism Project e Women, Action & The Media, enviarem uma mensagem oficial exigindo medidas mais severas em relação aos comportamentos agressivos contra a mulher.

Além disso, o grupo colocou no ar uma campanha incentivando anunciantes a boicotarem as publicidades feita na rede social, caso o Facebook não se pronunciasse. 

No total, aproximadamente 15 companhias assinaram o boicote a rede social, algumas de grande porte, como a Nissan no Reino Unido.

Fonte: Proxxima



Quem define o que você lê no Facebook?


Você tem amigos no Facebook e nunca vê posts deles? Seu amigo garante que colocou uma informação importante na rede social e você não recebeu? É normal. Ao contrário do que muita gente pensa, quem está na rede não recebe tudo o que é postado, nem na ordem cronológica do que é colocado lá. Os números variam conforme a fonte, mas especialistas dizem que só 10% a 20% das informações geradas pelos amigos chegam na timeline.

Igor Musardo, consultor da Musardo’s Consultoria Digital, explica que isso acontece porque o Facebook usa um algoritmo que filtra os conteúdos levando em consideração pessoas e temas do seu interesse. Como ele sabe? Analisando o seu comportamento na rede.

A designer Alexandra Oliveira Ribeiro, pós-graduada em Marketing pela UFPR e certificada em SEM (Search Engine Marketing) pelo Google Business Educational Center, explica que a quantidade de informações recebidas pelo usuário é proporcional ao tempo gasto na rede e à sua interação com diferentes pessoas e páginas.

Positivo?
Leandro Henrique de Souza, coordenador dos cursos de Computação da Universidade Positivo, diz que é cada vez mais comum que empresas e pessoas saibam o que queremos, mas é preciso reconhecer que isso tira a nossa liberdade porque existe algo determinando a qual informação teremos acesso. Por outro lado, completa, o algoritmo garante a entrega de conteúdo mais relevante – na opinião do sistema, claro.

Para Alexandra, por mais que o algoritmo ainda precise de melhorias, sua atuação pode ser considerada positiva. “Imagine que você tem mais de mil amigos e curta 200 páginas. Você realmente iria querer receber atualizações de todos eles e de todas as páginas?”, pergunta ela. No mundo corporativo, o problema é que os posts de uma empresa não vão chegar a todas as pessoas que já curtiram a página.

Musardo lembra que uma saída é optar pelos links patrocinados, alternativa disponível também para pessoas físicas. Pagando, o usuário do Facebook garante que aquilo que ele está postando vai chegar a todos – com R$ 20 ou R$ 30, por exemplo.

Configuração manual
Marcus Pereira, analista de mídias sociais da Excom Digital, aponta como editar alguns pontos relacionados ao recebimento de conteúdo:
  • Notificação: Seja notificado quando usuário/página publicar algo.
  • Lista de Interesses: Organiza o conteúdo publicados pelas páginas em um espaço exclusivo.
  • Feed: Define conteúdos não deseja receber na timeline, para receber outros conteúdos.
Filtro
Algoritmo analisa afinidade, relevância e “idade” da postagem.

O algoritmo pode ser definido como um conjunto matemático de constantes e variáveis que formam instruções para a realização de determinada tarefa, explica a consultora em marketing digital Alexandra Oliveira Ribeiro. O algoritmo do Facebook é o Edge Rank e é ele que determina onde e quais posts vão aparecer para cada usuário.

André Ferreira, analista de mídias sociais da Excom Digital, diz que três variáveis determinam o que os usuários da rede vão receber: afinidade, peso e tempo.

A primeira mede a relação entre quem visualiza o conteúdo e o seu criador, priorizando o que é postado pelos usuários com quem a pessoa mais interage. A segunda diferencia os posts de acordo com seu conteúdo em um ranking que valoriza, em ordem de importância, fotos/vídeos, links, e texto apenas. Nesse caso, interações (likes, comentários e compartilhamentos) vão aumentar a relevância do conteúdo.

Segundo Ferreira, a terceira leva em consideração a idade do post. Conforme ele vai ficando mais antigo, vai perdendo relevância para o sistema. Dessa forma, a timeline fica sempre atualizada. Nesse caso, a frequência de acesso do usuário também pode alterar o que aparece na timeline.

Fonte: Gazeta do Povo



O endividamento de brasileiros é recorde


O endividamento dos brasileiros com o sistema financeiro nacional bateu novo recorde ao final do primeiro trimestre de 2013. Segundo o Banco Central, as dívidas das famílias correspondiam, em março, a 43,99% da renda anual.

Em fevereiro, recorde anterior, o índice estava em 43,79%. No fim do primeiro trimestre de 2012, era de 42,37%.

Segundo o BC, parte do aumento do endividamento nos últimos anos está ligada ao crédito habitacional.

Se forem excluídas as dívidas com a compra de imóveis, o endividamento fica em 30,48% da renda em março, ante 30,54% em fevereiro. Em março do ano passado, estava em 31,17%.

Na última sexta-feira, 24, ao divulgar os dados sobre o crédito em abril, o chefe do Departamento Econômico do BC, Tulio Maciel, disse que muitas famílias estão substituindo o pagamento do aluguel (que não entra na estatística da instituição sobre dívidas) pelo financiamento habitacional, um endividamento de longo prazo, com juros mais baixos e que significa aumento de patrimônio.

O BC também divulgou números sobre o comprometimento de renda dos brasileiros, que considera dados mensais de renda e prestações pagas aos bancos.

As prestações correspondiam, no terceiro mês do ano, a 21,66% da renda mensal dos trabalhadores, ante 21,84% em fevereiro (dado revisado).

Também houve queda em relação a março de 2012, quando o comprometimento estava em 22,91% da renda. Se forem retirados da conta os financiamentos habitacionais, o comprometimento da renda mensal fica em 20,06% em março de 2013, ante 20,24% em fevereiro.

Fonte: Exame 



OMS quer proibir publicidade de tabaco


A Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou no dia 29.maio um novo apelo à proibição total de qualquer forma de publicidade do tabaco. Segundo a agência, o tabagismo é a causa de morte prematura de seis milhões de pessoas por ano. A proposta aproveita o Dia Mundial contra o Tabaco, que aconteceu na última sexta-feira, 31.maio.

A proibição de toda publicidade e promoção de produtos derivados do tabaco é uma das formas mais eficazes de reduzir o consumo, particularmente entre os jovens, segundo o médico Douglas Bettcher, diretor de prevenção de doenças da OMS. O consumo foi reduzido em 7%, em média, nos países onde esta proibição foi introduzida. “A maioria dos fumantes começou sua dependência antes dos 20 anos de idade. Proibir a publicidade é a melhor forma de evitar que os jovens comecem a fumar”, disse.

A OMS alerta para novas táticas comerciais da indústria do tabaco, como a distribuição de brindes, o marketing oculto em cafés ou boates, o uso de redes sociais, a apresentação de produtos derivados de tabaco em filmes ou séries de televisão ou ainda as atividades de financiamento de obras de caridade. “A proibição deve ser total para ser eficaz”, disse o representante da OMS. Atualmente, apenas 19 países decretaram a total interdição.

Bettcher se mostrou particularmente preocupado com as campanhas na África, onde os serviços de saúde são menos equipados para lidar com as consequências do tabagismo.

Fonte: Veja

COMENTÁRIO
Não fumamos, não gostamos nem do cheiro e não cansamos de alertar para os riscos do fumo.
Mas qual será o motivo pelo qual ao invés de proibir a publicidade de tabaco, não proibem o plantio, a industralização e a venda do tabaco?
Não adianta culpar a publicidade, quando o mal está no produto.
O tabagismo é o culpado pela morte das pessoas. Não é a comunicação.
Alguém já viu publicidade de crack, cocaína e maconha?
Pois é…e a droga de alastra, mesmo sem marketing ou publicidade.



Nova campanha da Skol

A Skol lançou novo comercial, seguindo a mesma linha do filme Baleia, divulgado em abril. Com o conceito “A vida manda quadrado, você devolve redondo”, a marca volta a brincar com situações inusitadas no filme “Montanha”, também criado pela F/Nazca S&S.

O comercial traz um grupo de amigos no meio do deserto comemorando a chegada ao ponto desejado, até ficarem desesperados com a explosão de seu trailer. A tristeza chega ao fim quando uma geladeira cheia de latas de Skol cai bem aos seus pés.

“Queremos transcender a cerveja, mudar a forma de comunicação, sempre utilizando elementos inovadores e modernos”, afirma Maria Fernanda Albuquerque, gerente de marketing da Skol.





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