sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Sai da frente que estou chegando





A imagem de uma garrafa de Coca-Cola é um dos símbolos mais reconhecíveis na sociedade, uma marca que transcende a si mesma. Reinventar a marcar diariamente e mantê-la ainda sedutora é um trabalho diário de Raphael Abreu, líder do Centro de Excelência em Design da Coca-Cola para a América Latina.




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Estudo mensal aponta quais são as mais populares páginas da rede social no País e os posts que fizeram sucesso com os usuários

A Social Bakers, companhia especializada em análise das redes sociais, divulgou nesta semana os números de setembro sobre a audiência e participação das marcas brasileiras no Facebook. O Brasil manteve-se como o segundo maior país em número de usuários na rede social. O estudo mostra que cada vez mais as marcas estão apostando em ações direcionadas a companhia de Mark Zuckerberg. Neste mês, as fanpages com maior número de usuários são: Guaraná Antarctica (14,6 milhões); Coca-Cola (14,1 milhões); Skol (12,6 milhões); Hotel Urbano (8,2 milhões); e Garoto (7,2 milhões).

Já no Top 10 do segmento de mídias, em primeiro lugar aparece o Multishow com 9,4 milhões de usuários, seguido por Esporte Interativo (7,1 milhões) e Telecine (5,4 milhões).

De acordo com os números da Socialbakers sobre Post Engagement Rate (processo que mede a evolução da marca de acordo com posts de interação), o destaque foi a página da Wise Up, que computou taxa de 37,1% sobre o número de post. Quanto a empresas que melhor se comunicam com os usuários, a pesquisa mostrou que a fanpage da Sky Brasil continua líder absoluta. A empresa responde 92% das dúvidas e comentários dos internautas- com o tempo de resposta estimado de 43 minutos.

No caso dos principais posts do mês de setembro, os destaques são: a ação da Huggies Turma da Mônica, com uma imagem de uma mãe segurando um bebê, que computou 167 mil interações (curtir, compartilhamentos e comentários); o post da página “[quem disse, berenice?]” com uma imagem de maquiagem, que arrecadou 160 mil interações; e em terceirolugar o post da OMO Brasil, com a campanha “Eu te OMO”, conquistando 153 mil interações.

Fonte: Proxxima



Objetivo é facilitar busca por mais de 60 temas, dentre eles violência, sexo, economia, saúde, educação, empreendedorismo e impostos

Foi lançado no dia 21/10 o Vejamos.com.br, site que reúne um bancos de mais de dois mil dados com informações estatísticas publicadas em matérias de jornais, revistas e sites, além de livros em geral.

São cerca de 60 temas diferentes, dentre eles transporte, política, saúde, empreendedorismo, educação, agronegócio, economia e violência, com suas respectivas subcategorias.

"Agora  estudantes, jornalistas e executivos em geral passam a dispor de uma importante ferramenta para otimizar o tempo de pesquisa por informação e ficar por dentro das novidades relacionadas à sua área de atividade", afirma o jornalista Fábio Guedes, idealizador e editor do "portal dos dados".

O vejamos.com.br está também nas redes sociais: Facebook e Twitter.




Se realmente você gosta de carro, não pode perder nada no link abaixo. Imperdível.



Um consumidor mais decidido, atento às mudanças do País, capaz de optar com mais precisão suas compras é o retrato identificado pela Kantar Worldpanel nestes últimos 12 meses

Assim como as profundas transformações econômicas e políticas nos últimos anos, o comportamento de consumo do brasileiro também tem encarado mudanças. Apesar de uma estagnação em 2012 e um início tímido em 2013, o primeiro semestre deste ano marca uma retomada do crescimento do consumo de bens não duráveis. Além disso, Painel de Consumo da Kantar Worldpanel retrata em profundidade que o consumidor está cada vez mais consciente com o seu bolso e tem tido maior equilíbrio nos gastos.

Sinais de uma nova realidade do consumo brasileiro
Os estudos da Kantar Worldpanel começam a apontar para um novo rumo, que teve início com 2012 fechando com saldo positivo. Na média nacional, as famílias conseguiram fechar o ano com gastos inferiores aos ganhos, acumulando uma poupança de 2%. De qualquer forma, 51% das famílias continuam com o bolso comprometido. Pela primeira vez, a educação aparece entre as cinco principais contribuições para os gastos ao lado de alimentação e bebida dentro do lar, transporte, vestuário e serviços financeiros.

Esse novo comportamento de consumo se reflete, e também está diretamente ligado, ao rápido avanço da tecnologia, principalmente no que diz respeito ao acesso à comunicação. O número de usuários de smartphones cresceu, de 2012 para 2013, 185% e o de tablets 689%. Em contrapartida, o mercado de linha fixa perde espaço e cai 23% no mesmo período. Acesso rápido à informação interfere diretamente na decisão de compra com facilidades, como por exemplo, a uma simples e ágil comparação de preços. Tudo isso resulta em um consumidor multicanal: atualmente 84% dos lares brasileiros faz suas compras em três ou mais canais diferentes.

Reflexo na indústria
Atualmente existem 28 marcas no mercado que se mantém líderes em seu segmento há 10 anos ou mais. Em 2003, esse grupo da elite era composto por 69 marcas. Isso mostra que se inicia uma guerra, na qual a tradição disputa contra a inovação a atenção do consumidor. A média de lançamentos de novos produtos no Brasil superou a média global, em lista liderada por produtos pós-shampoo, seguido por cremes e loções, shampoos, biscoitos e sorvetes. A concorrência dentro de uma categoria é tão grande que apenas 9% de todos os produtos lançados conseguem alcançar 1% de penetração em um ano.
Em exemplo disso é o movimento dos produtos chineses. Na China, um novo produto é lançado a cada 2,15 minutos. Aqui no Brasil a situação é bem parecida: a cada 4 minutos o consumidor pode ver alguma novidade nas gôndolas, o que representa um crescimento de 69% das categorias no País. Isso mostra que o segredo para as marcas é inovar sempre. Até julho de 2012 haviam 228 mil produtos diferentes no mercado nacional. Só no último ano, surgiram cerca de 14.400 novos itens. Atualmente temos 233.200 mil diferenciações de itens circulando em lares que compram aproximadamente 2.7 unidades por dia.

Os segredos para sair vencedor dessa disputa:
- Gerar novos momentos de uso do produto, criar a demanda em novos momentos de consumo;
- Definição precisa do público-alvo, inovações focadas duplicam a possibilidade de sucesso;
- Inovações genuínas têm mais apelo e um grande exemplo disso é o sucesso do iogurte grego, que já atinge 30% de penetração nas classes A e B;
- A comunicação também é essencial, já que o consumidor não quer arriscar gastar o seu dinheiro em novos produtos se não tiver a certeza do benefício que ele vai lhe trazer;

- Respeitar as diferenças regionais, principalmente em um país de dimensões continentais como o Brasil, é essencial para uma inovação de sucesso.



Antes no Twitter, SAC de 60% das empresas pesquisadas migrou para o site de Zuckerberg

A Direct Talk realizou pelo segundo ano consecutivo um estudo sobre relacionamento com clientes nas redes sociais, e analisou que o canal de atendimento migrou, em sua maior parte, do Twitter para o Facebook. Com a pesquisa, feita com 50 empresas de grande porte, a Direct Talk observou que 60% das companhias já prestam atendimento nas redes sociais, exclusivamente, pelo Facebook.

Em outubro de 2012, o estudo havia identificado que a maioria dos atendimentos via redes sociais era feito no Twitter e as empresas estavam criando perfis totalmente destinados para a função, como @sacempresa e @falecomempresa. Porém, de um ano para cá, a rede social de 140 caracteres passou a ser menos utilizada pelos consumidores neste sentido.

Segundo Marcelo Pugliesi, CEO da Direct Talk, esse movimento pode ser explicado pelo abandono gradativo da rede social – em 2013 o número de acessos caiu 24% segundo dados da comScore. “Temos visto que a usabilidade do Twitter mudou de um tempo pra cá, de forma geral, e no SAC não foi diferente. Ano passado o maior volume de chamados pelas redes sociais era deste canal, mas agora os consumidores escolheram o Facebook para acionar as empresas. Nesse estudo, por exemplo, vimos que perfis do Twitter que ano passado tinham mais de 30 reclamação por dia, agora não tem nem dois por semana”, afirma o executivo.

Na contramão do Twitter, o Facebook tem mais de 67 milhões de usuários registrados, o Brasil já é o 2º país com mais cadastros e esse número deve crescer ainda mais: pouco menos da metade da população brasileira possui acesso à internet e, de acordo com projeções recentes, essa parcela irá diminuir nos próximos anos, elevando o número de usuários potenciais da rede social.

O estudo foi feito com 50 empresas, como Hotel Urbano, Alelo, Toytota, Oi, GVT, TAM, SmartFit, LG, Fiat, Renault, Dafiti, Riachuelo, Submarino, entre outras.




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