quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Fizeram um ...

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O Shopping Minascasa, especializado em artigos de decoração e utensílios para o lar em Belo Horizonte, contratou nova agência de propaganda. A partir deste mês, a conta publicitária do mall está sob os cuidados da Sofia Comunicação.

De acordo com o diretor de criação da Sofia, Ricardo Carvalho, a proposta é continuar o fortalecimento de marca do shopping, expandindo o lado institucional. “Nossa proposta é trabalhar com a ideia do design feito para as pessoas, buscando o conforto delas; investir em uma comunicação focada em gente para mostrar que tudo o que o Minascasa faz é pensando no melhor para os seus clientes”, explica. Para isso, a agência pretende atuar em todos os meios, com destaque especial para mídias on-line e comunicação interna no shopping.

Para a gerente de Marketing do Shopping Minascasa, Gabriela Fidelis, as expectativas com a nova parceria são positivas. “Esperamos dar grande visibilidade ao mall, além de prosseguir com nosso projeto de se consolidar como um dos maiores do segmento de decoração no Estado”, afirma.



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O IAB (Interactive Advertising Bureau), principal órgão que representa o mercado digital interativo no Brasil, divulgou suas projeções para o desenvolvimento da publicidade digital em 2013. Já superando o tradicional veículo de comunicação, o jornal, o mercado digital já atingiu 32% de crescimento, ficando atrás apenas da clássica TV. A internet como meio publicitário, já pode ser considerada o segundo maior meio de comunicação com participação no bolo publicitário.

Segundo a associação IAB, em cálculos aproximados, o investimento em publicidade online, ou seja, no mercado digital, como um todo, deverá crescer 32% até o final de 2013. Esse número considera display, social media, search e classificados que somando, representará R$ 6 bilhões em compra de mídia projetada para este ano.

O presidente do grupo que realizou a pesquisa sobre o crescimento do mercado digital acredita fielmente no crescimento contínuo e acelerado da internet. “O digital oferece aos anunciantes alta efetividade aliada a ferramentas de mensuração muito poderosas”, afirmou Rafael Davini.

O gráfico representa em números esse crescimento, com a realidade do atual Mercado Digital e suas expectativas.




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O que se passa na cabeça de um criativo? Essa resposta pode ser encontrada em um estudo produzido encomendado pela iStock e elaborado pela KRC Research. A pesquisa mapeou 404 criativos nos EUA e Reino Unido, de 15 a 24 de agosto de 2013, com o objetivo de traçar um cenário com os principais pontos que impactam a criatividade no mercado de hoje.

Confira o infográfico abaixo. 


Fonte: Proxxima




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O uso da web, das mídias sociais, do vídeo on-line, da publicidade digital, dos celulares estão definindo o mercado atual brasileiro.

A paisagem digital nacional viu uma mudança significativa em 2012, liderada pelo forte surgimento de redes sociais, além do aumento de consumo de mídia em termos de vídeo online e publicidade. Veja algumas tendências da internet no Brasil.

Os consumidores no Brasil passaram mais de 27 horas por mês on-line em seus computadores desktop, o que representa o engajamento médio mais alto de todos os oito mercados da América Latina analisados.

Já a audiência da internet brasileira é muito jovem: em média, 18 por cento dos usuários com idade entre 18-24 e 30 por cento de todos os usuários com idades entre 25-34. Os telefones celulares e tablets estão cada vez mais importantes no cenário digital brasileiro. As visualizações em dispositivos que não sejam o PC (ou seja, smartphones e tablets) chegaram a um ponto mais alto, que é quase 6 por cento.

O varejo on-line continua crecendo no país, com o número total de visualizações de página de categoria acima de 9 por cento durante 2012. O portal de negociações pela internet Mercado Livre continua sendo o top no varejo, atingindo mais de 14 milhões de visitantes em dezembro.

No campo da publicidade online, os números estão em ascensão com a soma de mais de 789 bilhões de anúncios entregues em 2012. Os portais e as redes sociais são as duas categorias de conteúdo de maior concentração destes anúncios, o que representa um conjunto de 45 por cento do mercado. Só para se ter uma ideia do volume de inserções, a loja online de calçados Dafiti.com.br foi a maior anunciante no Brasil, com mais de 25 bilhões de anúncios em 2012.

Com relação as mídias sociais, os consumidores brasileiros ficam amaior tempo conectados a elas, somando 36 por cento. O site de relacionamento Facebook tem emergido como um líder forte na categoria, com quase 44 milhões de visitantes únicos em dezembro de 2012, 22 por cento do total.

Já o consumo de vídeos on-line cresceu 18% no último ano no país. O site YouTube continua a ser o líder na exibição de vídeos, seguido do VEVO.

Cerca de 61,48 milhões de brasileiros acessaram algum site em fevereiro de 2013, quando da finalização da pesquisa. Isso deixa o Brasil atrás apenas da China (326 milhões), Estados Unidos (187 milhões), Japão (73 milhões) e Índia (71 milhões).

Fonte: comScore/ Media Metrix




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Euromonitor International aponta cinco principais tendências de varejo nos países da Américas do Norte e do Sul


A empresa de pesquisa de mercado Euromonitor International publicou um novo e-book com as cinco principais tendências de varejo em 15 países das Américas do Norte e do Sul.

Em geral a América do Sul tem uma previsão de forte crescimento nas lojas de conveniência devido ao aumento da urbanização e do estilo de vida agitado que tornam necessário comer na rua. Os países maduros da América do Norte terão mais oportunidades nas diversas lojas de artigos diversos e farmácias com as pessoas com orçamento apertado em busca de opções convenientes e baratas.

"A indústria de varejo está passando por grandes mudanças no hemisfério com as empresas tentando encontrar novas maneiras de alcançar os clientes e entender melhor os hábitos de compras atuais. Isto abre novos canais, bem como leva à evolução dos formatos existentes para se adaptar e atender à demanda", disse Sean Kreidler, Gerente de Pesquisa Latinoamericana. "As compras em lojas de conveniência e one-stop rápidas tem muito sucesso nas Américas e continuarão com a proliferação das lojas de conveniência, a adaptação das farmácias para aumentar a oferta de produtos, a expansão dos formatos modernos de descontos e o aumento do varejo na Internet".

Tendências apontadas pelo E-Book:
As lojas na Internet estão crescendo em muitos países. As vendas de varejo na Internet na República Dominicana são envidas das lojas dos EUA por correio privado dominicano, e o setor de varejo de roupas na Internet no Chile deve ter um grande crescimento durante o período da previsão. No Peru, um pequeno mercado de varejo na Internet está crescendo com um ritmo acelerado devido ao crescente poder de compra dos clientes e melhor acesso aos cartões de crédito. O comércio de gêneros alimentícios na Internet aumentou mais de 80% no México, pois as mulheres urbanas muito ocupadas preferem fazer compras online.

O varejo de artigos de luxo está mais acessível financeiramente no Canadá com as marcas de luxo e de difusão médias incentivando conceitos de novas lojas e varejo de luxo mantêm sua popularidade no Brasil. Existe também potencial para o rápido crescimento dos artigos de luxo na Colômbia, principalmente de roupas, joias, relógios, bolsas e bagagem com o aumento do poder de compra dos colombianos.

As lojas de gêneros alimentícios e os supermercados estão tendo mudanças dinâmicas em muitos países da América do Sul, apesar de os proprietários de lojas de gêneros alimentícios independentes serem a maioria. Na Argentina, os supermercados estão mudando o foco para as pequenas lojas nas áreas urbanas saturadas pois os consumidores estão gastando menos por visita. No entanto, em vários países da América Latina, o aumento da renda disponível, juntamente com um estilo de vida urbano acelerado levou o consumidor a se interessar em encontrar tudo o necessário em somente um lugar, beneficiando as lojas one-stop, uma grande parte das grandes cadeias de lojas modernas de gêneros alimentícios. Na América do Norte, principalmente nos Estados Unidos, as lojas de gêneros alimentícios estão sendo consolidadas.






O site já reúne mais de 100 mil esportistas na internet

Cada vez mais gente está participando do ‘Eu Atleta’, iniciativa da Globo para incentivar a atividade física, , reúne todas as informações e dicas para quem já pratica ou quer incluir o esporte em sua rotina. Além de jornalistas dedicados em saúde e bem estar, o portal conta com um time de colunistas formado por médicos, professores de Educação Física, fisioterapeutas e nutricionistas. O projeto caiu no gosto de quem já pratica ou quer incluir o esporte em sua rotina. Lançado em novembro de 2012, o site já recebeu mais de 13 milhões de visitas (Google Analytics)

A página individual, que permite ao usuário acompanhar o seu desempenho e compartilhar suas atividades com amigos, alcançou a marca de 100 mil pessoas cadastradas, 96 mil atividades e 24 mil rotas criadas, aproximadamente.

O site traz também vídeos exclusivos com dicas de treinos, testes de equipamentos, mapas de rotas, sugestões de locais por cidade, calendário de provas, histórias pessoais, ferramentas personalizáveis, entre outros. O usuário pode criar uma página pessoal para acompanhar o seu desempenho por meio de gráficos e compartilhar suas atividades com os amigos nas redes sociais. Por meio do aplicativo ‘Eu Atleta’, atualmente disponível para iPhone e no sistema Android, o usuário pode monitorar tempo e distância do seu treino via GPS e os amigos poderão acompanhar seu desempenho.




Você sabe qual é o papel de uma marca? E por que é importante trabalhar a marca na gestão do negócio? Apesar do tema já estar presente no dia a dia de várias empresas, ainda é comum encontramos dúvidas sobre o benefício de ter uma gestão de marca estruturada e o valor real desse tipo de projeto.


É fundamental para os CEOs estarem atentos ao processo de construção da marca – por meio da análise da visão interna de cada um dos executivos – e obterem dados sobre a percepção dos públicos de interesse da empresa, como investidores, clientes, consumidores, comunidades e formadores de opinião. É interessante, também, avaliarem a forma como os concorrentes se posicionam. Dessa forma, é possível obter uma visão completa da imagem que a marca possui. Afinal, existe sempre uma distância entre o que a marca representa e o que de fato o público percebe. Esse diagnóstico é a matéria-prima para a construção de todas as diretrizes de imagem.

O segundo desafio é a cultura corporativa dentro das premissas únicas da essência: a definição de visão, missão, valores e atitudes. É comum encontrar visões e missões cons-truídas a partir do planejamento estratégico. Assim, elas correm o grande risco de terem seu conteúdo igual ao de seus concorrentes.

Neste contexto, o papel do CEO é desenvolver um olhar estratégico para as tendências e lançamentos do mercado, realizando uma reciclagem da marca sempre que achar necessário. Isso se torna indispensável devido à nova posição de um consumidor cada vez mais exigente e atento às formas como as marcas se posicionam.

Criar a marca exige uma preparação especial por parte do CEO e sua equipe. É fundamental definir um plano estratégico de trabalho, que reúna o time de executivos da empresa, em vários encontros, em um tempo médio de seis meses. Essa duração é necessária para manter a equipe e a marca sempre atualizadas. Por meio de encontros periódicos, surgem metodologias e dinâmicas criativas, que podem construir uma nova plataforma para a marca. 

É importante lembrar que o Branding tem o papel de definir o posicionamento. Quem é o cliente da marca, ou melhor, quem paga a conta? E qual é o diferencial da empresa – aquilo que faz com que o cliente a escolha no momento de decidir pela compra? Isso parece uma questão básica para a empresa, mas muitas não conseguem definir seu discurso de venda.

Após construir um arsenal estratégico de forma integrada e engajada com o time de executivos, entra em jogo o papel do design da marca, responsável por criar o seu vocabulário. Dessa forma, garantimos que todo o investimento na marca se concretize em cores, formas, sons e palavras, para serem propriedades visuais e verbais. Quando pensamos em uma marca que consegue ter todas essas expressões na mente de seus públicos, podemos dizer que é uma “marca de personalidade forte”.

Um Branding de personalidade constrói um ciclo virtuoso entre negócio, marca e comunicação, com um impacto direto em todas as frentes da empresa. Disseminar a proposta da marca para todos os funcionários que compartilham a responsabilidade dessa construção resulta em um grande salto para a cultura corporativa. Empresas com 100 mil funcionários voltados a essa missão com certeza terão uma marca forte.

Ana Couto é CEO da Ana Couto Branding.





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