segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Indignado

Indignado
 
 
 
 
Tem dia que dá vontade
de ligar esse botão
 
 
 
 
Quem não tem nada para
 fazer, fica adotando isto
 
 
Decisão da Justiça Federal de Santa Catarina determina a restrição de publicidade de bebida com teor alcoólico igual ou superior a 0,5%, categoria em que se encaixam as cervejas. A sentença acolheu os argumentos de uma Ação Civil Pública do Ministério Público Federal e que tem como rés a União e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
 
Com a decisão, União e Anvisa estão obrigadas a tomar medidas para restringir a veiculação de comerciais de bebidas com graduação alcoólica superior a este índice. No caso de descumprimento da regra, será aplicada uma multa diária de R$ 50 mil.
 
Dentre as restrições que constam na ação estão a proibição de veiculação de publicidade entre 6 e 21 horas nas rádios e televisões e proibição de associação das bebidas a esportes olímpicos ou de competição. Os comerciais também não poderão associar bebidas à condução de veículos, ou a maior êxito pessoal. As marcas também não poderão estampar trajes esportivos de esportes olímpicos.
 
A União já recorreu da decisão e aguarda decisão em segunda instância, que deve sair em breve. A Anvisa afirmou que ainda não havia sido notificada e que não poderia se posicionar.
A decisão do juiz federal Marcelo Krás Borges, da 1ª Vara de Florianópolis, tem efeito imediato. Mas como a União apelou, é preciso esperar para saber se os desembargadores do Tribunal Regional Federal, de Porto Alegre, acatarão o recurso com efeito suspensivo ou sem (o que manteria a efetividade da determinação do juiz até a decisão final do recurso).
 
Caso o recurso seja indeferido, a União poderá recorrer ainda ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) ou ao Supremo Tribunal Federal (STF). “Ficamos muito satisfeitos com a decisão, porque o juiz acolheu na íntegra o que o Ministério Público pedia no processo inicial”, aponta Mário Sérgio Barbosa, procurador da República do Ministério Público Federal.
 
Fonte: Meio e Mensagem
 
Comentário
Um país que não tem competência para educar e conscientizar sua população, de todas as idades e classes sociais, atua desta forma exagerada, proibindo publicidade e limitando a liberdade de expressão comercial.
Nós do blog não fumamos, nem bebemos, mas abominamos todas as tentativas de cercear e censurar nossa liberdade de expressão, de opinião e de consumo.
Desta forma, porque também não proibir as campanhas políticas nos veículos de comunicação?
Censurar e proibir a liberdade de expressão (pessoal, política, empresarial) é abuso de poder.
 
 
 
 
 
 
Carrefour encerra suas
atividades no e-commerce
 
 
O Carrefour anunciou nesta sexta-feira (7) o encerramento de suas operações de e-commerce no Brasil, alegando que a mudança faz parte da “reestruturação” da companhia no país. Em comunicado, a rede afirmou que entre seus focos estão o fortalecimento da operação de hipermercados, o plano de expansão do Atacadão, o posicionamento estratégico do Carrefour Soluções Financeiras e o desenvolvimento de novos formatos para atender o mercado local. O grupo garantiu que honrará todas as vendas já realizadas no site e que dará suporte aos clientes que precisarem.
 
O Procon-SP declarou que enviará notificação para o grupo pedindo que apresente as providências tomadas para garantir os direitos dos consumidores. Além disso, o órgão quer que a empresa forneça informações como a quantidade de consumidores que ainda não tiveram seus produtos entregues e a estimativa de prazo para a entrega de todos os itens adquiridos até o fechamento do site. O Carrefour tem prazo de uma semana para dar uma resposta.
 
Leia abaixo o comunicado na íntegra:
“O Grupo Carrefour anuncia hoje, 7 de dezembro, a decisão de suspender suas atividades no segmento de e-commerce, em continuidade ao plano de reestruturação adotado com sucesso há mais de dois anos.
Entre os pilares de atuação definidos estão o fortalecimento da operação de hipermercados, por meio da revitalização de suas lojas e da expansão do conceito de nova geração implementado em duas unidades do estado de São Paulo e que registra consistentes resultados; o acelerado plano de expansão do Atacadão; o posicionamento estratégico do Carrefour Soluções Financeiras frente ao crescimento da nova classe média, além do desenvolvimento de novos formatos para atender o mercado local.
O Grupo Carrefour ressalta seu compromisso com os mais de 25 milhões de consumidores que atende mensalmente e honrará com todas as entregas de produtos referentes às compras realizadas no site, bem como demais suportes que seus clientes venham a precisar”.
Fonte: propmark
 
 
 
Um anúncio de peso
 
 

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