sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Comunicação é coisa séria e exige ...

Você sabe quanto custam
30 segundos no horário
do Jornal Nacional?
 
 
Vocês sabem quanto custa uma veiculação de 30 segundos,
de um comercial no Jornal Nacional, da Rede Globo,
no Brasil todo (ou onde tem sinal de TV)?
 
R$532.800,00
 
Sem desconto.
 
Quer dizer: custa caro, por isso Publicidade não é
brincadeira. É trabalho criativo para profissionais
de Publicidade, com profundo conhecimento do
problema que a comunicação deve ajudar a resolver
e com grande talento criativo, além de qualidade
absoluta de produção.
 
Publicidade custa caro. Não é para amadores.
 
Obs.: Preço válido até 31 de dezembro de 2012
 
 
 
Vendendo camisinhas no Congo
 
O HIV é um problema grave na República Democrática do Congo e agências de ajuda humanitária inundaram o país com preservativos masculinos gratuitos ou baratos. Todavia, poucas pessoas os estão usando. Por quê? A "Publicitária Reformada”, Amy Lockwood, oferece uma resposta surpreendente que derruba o modelo filantrópico tradicional. (Algumas imagens são 'NSFW' ou impróprias).
 
 
 
 
Métricas em mídias sociais
são uma ciência exata?
 
Se você quer trabalhar com monitoramento em mídias sociais porque já ouviu alguém falar que é um trabalho fácil, é melhor repensar sua escolha. Isso porque o professor de Estratégia e Comunicação e Diretor de Inteligência de Mercado da FGV, Marcelo Coutinho e Ricardo Cappra, Consultor em Estratégias Digitais com marcas como Gatorade e Obama no currículo, palestraram sobre as diversas métricas existentes para análise durante o Metrics Summit, evento organizado pelo Media Education, ocorrido na tarde da quinta-feira passada (20).
 
Entre os assuntos, os palestrantes explanaram suas teses de como funcionam as métricas nas mídias sociais. Para Coutinho, é difícil ser simples. “Toda vez que eu vejo uma métrica complicada eu lembro do livro ‘The Quants’ em que um grupo de gênios matemáticos criou uma métrica para calcular uma hipoteca não paga. Ninguém conseguiu explicar essas métricas para os banqueiros que venderam isso para seus clientes. O resultado todos já sabemos”, disse em referência à crise econômica de 2008. Porém, ser muito simples não é o ideal. “Alguns dizem: ‘métrica é seguidor’. Quem tem seguidor é santo. Uma marca não tem seguidores, ela tem clientes. Potenciais ou atuais. É preciso focar num tipo de métrica que seja relevante para a marca”, explicou.
 
Para Cappra, as redes funcionam da mesma forma que o gene da conectividade do câncer. “É possível ter variações de conteúdo. Mas elas se repetem sempre. Sempre! As redes sociais, que consideramos diferentes porque cada público trabalha de uma forma distinta, por trás, trabalham da mesma forma”, explica. Segundo o consultor, baseado no gene da conectividade, é possível ter uma comunicação muito mais eficiente. “Quando eu aplico isso, consigo entender a velocidade de propagação da mensagem”.
 
Para ele, as métricas estão nos viciando numa determinada informação. “É preciso olhar o que está em volta”. Além disso, para Cappra, é preciso fazer monitoramento em tempo real de verdade. “Se algo está funcionando, como uma campanha, por exemplo, faça uma outra campanha em cima dela. Tempo real não significa enviar relatórios de 15 ou 30 dias”.
 
Outra dica do consultor é observar o conteúdo postado pelos usuários. Relembre as conexões exibidas na maioria dos gráficos representativos. Eles, em sua maioria, são compostos por uma bolinha e um tracinho. “O que passa pelo tracinho?”, pergunta Cappra. A resposta: conteúdo. “Transforme o conteúdo em dado”. Ou seja, você transforma em informação algo que, à primeira vista, pode parecer desconexo. As métricas comuns filtram apenas o que o responsável pela análise quer ver e não a informação disponível. “Vocês estão olhando para uma informação tão específica e estão perdendo o nível de conhecimento em volta”.
 
Coutinho, por outro lado, fez um alerta: “No Brasil os alunos de comunicação tem uma deficiência pra lidar com matemática impressionante”, diz ressaltando a importância da disciplina na hora de mensurar seus resultados nas redes.
 
E na hora de montar sua equipe de mídias sociais? Mescle! “Mais do que olhar para um perfil profissional específico, procure gente curiosa”.
 
Confira a apresentação de Ricardo Cappra:
 
Fonte: Adnews
 
 
 
 
 
 
Obsessão pelo Facebook
 
 
 
 
Um dos melhores anúncios do ano
 
 
 
 
Emimem. 520 milhões de views
 
O rapper Eminem sempre contou com a ajuda do YouTube para promover seus clips. Com um público fiel, ele conquistou a quarta posição no ranking do site, neste ano, com seu clipe Love The Way You Lie, com mais de 520 milhões de visualizações.
 
 
 
 

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