segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Que segunda-feira

 
Fotografia e luzes
 
 
Sem legenda
 
 
 
CONAR pune Skol, TIM, HOPE e...
 
Em reunião realizada na última quarta-feira, 22, o Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) decidiu pela sustação do comercial “Pé no feriado, Skol na mão - Dentista”, em que um profissional da área aparece tratando um canal enquanto seus pés coordenam uma churrasqueira improvisada dentro do consultório. Apesar de alegar ter usado o bom-humor típico dos comerciais da marca, a entidade foi favorável à reclamação de 27 cirurgiões dentistas que se sentiram ridicularizados - houve reclamação do Conselho Federal de Odontologia, que identificou tom “denegritório” da categoria. Assista abaixo.

 
Na mesma reunião, a Tim foi punida por não ser clara o suficiente sobre as limitações de seus serviços em anúncio da campanha “Tim Infinity Pré sem pegadinha”. Como parte das infrações já havia sido detectada – e alterações, sugeridas – em processo semelhante em 2011, o relator do processo sugeriu advertência ao anunciante e obteve aprovação unânime pelos conselheiros do Conar.
 
Já a Reckitt Benckiser travou discussão iminentemente técnica com a Unilever a respeito do poder de tirar manchas de Vanish Poder O2. O produto da Reckitt teve campanha questionada pela concorrente, que apresentou pesquisas que mostravam que Omo Multiação era capaz de retirar manchas difíceis sem a atuação de um produto como Vanish – desconstruindo a tese apresentada em comercial. O Conar decidiu em favor da Unilever, pedindo alteração da campanha do produto da Reckitt Benckiser.
 
Artilharia
Um dos casos mais curiosos envolve um anúncio da cerveja Kalena na revista Sexy. Na interpretação do Conar, autor da ação contra a marca, a peça (imagem abaixo) criada pela BZ Propaganda poderia estimular o consumo excessivo de bebida alcoólica. O anunciante negou a prática, mas o relator levou em conta o artigo 17 do código de autorregulamentação publicitária.
 
Segundo a norma, “um anúncio deve ser julgado em função do impacto provável que ele terá junto ao consumidor médio”, não devendo exigir grau complexo de interpretação. Além disso, o aviso obrigatório pelo consumo responsável não atende aos padrões exigidos pela lei. Com isso, o relator manteve a acusação e o voto pela sustação foi aprovado por una-nimidade.
 
Ainda foram afetados por decisões do órgão a Hope, pela campanha “bonita por natureza”; a farmacêutica Melcon (acionada pela Hypermarcas, dona da Neoquimica, por afirmar que vendia o primeiro genérico da pílula do dia seguinte - o que foi comprovado inverídico); e a Citroën Peugeot, que teve de alterar anúncio impresso para deixar mais claro que o preço do modelo 308 incluía frete.


Fonte: Meio e Mensagem
 
 
 
Algo importante está
acontecendo em Brasília
 
 
O deputado federal José Antonio Reguffe (PDT-DF), que foi proporcionalmente o mais bem votado do país com 266.465 votos, com 18,95% dos votos válidos do DF, estreou na Câmara dos Deputados fazendo barulho. De uma tacada só, protocolou vários ofícios na Diretoria-Geral da Casa.
 
Abriu mão dos salários extras que os parlamentares recebem (14° e 15° salários), reduziu sua verba de gabinete e o número de assessores a que teria direito, de 25 para apenas 9. E tudo em caráter irrevogável, nem se ele quiser poderá voltar atrás. Além disso, reduziu em mais de 80% a cota interna do gabinete, o chamado “cotão”. Dos R$ 23.030 a que teria direito por mês, reduziu para apenas R$ 4.600.
 
Segundo os ofícios, abriu mão também de toda verba indenizatória, de toda cota de passagens aéreas e do auxílio-moradia, tudo também em caráter irrevogável. Sozinho, vai economizar aos cofres públicos mais de R$ 2,3 milhões (isso mesmo R$ 2.300,000) nos quatro anos de mandato. Se os outros 512 deputados seguissem o seu exemplo, a economia aos cofres públicos seria superior a R$ 1,2 bilhão.
 
“A tese que defendo e que pratico é a de que um mandato parlamentar pode ser de qualidade custando bem menos para o contribuinte do que custa hoje. Esses gastos excessivos são um desrespeito ao contribuinte. Estou fazendo a minha parte e honrando o compromisso que assumi com meus eleitores”, afirmou Reguffe em discurso no plenário.
 
Mais informações na ISTO É: http://goo.gl/9DhDV
 
 
 
Quem criou primeiro?
 
No mundo em que vivemos, não dá para admitir desinformação, ao criar uma campanha publicitária. É fácil demais checar se a ideia já foi utilizada. Neste caso, no entanto, a pesquisa parece que serviu para copiar uma ideia, um conceito, descaradamente. Difícil é saber quem criou primeiro.
 
 
 
 
 
Uma bic escreve  o equivalente a...
 
 

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