segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Está chegando

Hoje é o dia do Supermercado
 
 
Neste mesmo dia em 1968, a Lei 7.208 foi aprovada pelo Congresso e definiu como os supermercados deveriam agir no país. Nesse mesmo ano, foi fundada a Associação Brasileira de Supermercados (Abras).
 
Só para lembrar, supermercado significa grande loja de varejo, geralmente com áreas acima de 2.000 m2 a 20.000 m2, onde se pode adquirir praticamente de tudo, como gêneros alimentícios, móveis, eletro-domésticos, eletrônicos, produtos de limpeza, roupa, sapato, cama, mesa e banho, produtos de higiene, jardinagem, etc.
 
Os primeiros apareceram há mais de 70 anos nos Estados Unidos. O dono do título de primeiro supermercado é o King Kullen, inaugurado em 1930 pelo empresário americano Michael Cullen. A estratégia do pioneiro era simples: ele comprou um galpão industrial, adaptou o lugar para vender comida e deixou que as pessoas se servissem sozinhas. E tinha um detalhe importante: os preços eram bem mais baixos que nos antigos armazéns, onde os funcionários entregavam a mercadoria nas mãos dos clientes - o auto-atendimento, aliás, é a característica que distingue um supermercado dos outros tipos de loja que comercializam alimentos. Em apenas seis anos, Cullen faturou alto e conseguiu abrir mais 16 filiais pelo estado de Nova York. A política barateira das grandes lojas se espalhou pelo resto do mundo.
Nos anos 50, os supermercados chegaram à Europa e ao Brasil.
 
Por aqui, o primeiro supermercado foi o Sirva-se, aberto em 1953 em São Paulo. Já os hiper-mercados, irmãos crescidos dos supermercados, chegaram nos anos 80. "O supermercado comercializa cerca de 8 mil itens, enquanto o hipermercado oferece de 20 mil a 50 mil itens", afirma a publicitária Heloísa Omine, da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), em São Paulo. Com toda essa sofisticação, o preço baixo deixou de ser a única estratégia para turbinar as vendas. Hoje, os supermercados adotam poderosas estratégias de marketing em cada centímetro das prateleiras e dos corredores - existem até mesmo softwares especiais para organizar melhor as mercadorias.
 
As maiores redes, segundo à ABRAS são:
 
 
 
 
Esperança

 
 A definição de esperança é você continuar acreditando, mesmo quando é difícil.
Barack Obama



Comunicação e motivação,
só com quem conhece
 
 
 
Comunicar e motivar equipes nas empresas, necessita de profissionais qualificados e quem dominem e sabem utilizar literalmente os processos da comunicação para atingir resultados empresariais.

A seguir, algumas dicas práticas de motivação (duradoura).

Alguns especialistas a chamam de motivação intrínseca, outros de motivação emocional. Particularmente, prefirimos a segunda definição. A motivação que dura e deve ser aplicada como plataforma constante na sua equipe é a que altera condições emocionais.

Esta motivação está relacionada ao SENTIMENTO e deve ser aplicada com planejamento, a fim de mantê-la como parte das regras e políticas da empresa, ou seja, constantemente.

Cada perfil no seu lugar. Quando contratar ou realocar indivíduos, o faça com base no perfil de cada um. Colocar a pessoa certa no lugar certo motiva e errar nessa análise desmotiva! Por exemplo, destacar o tímido para falar em público e amarrar o vendedor forte e cheio de empatia atrás de uma mesa, com tarefas burocráticas.

Cumprir antes de prometer. Antes de comunicar quaisquer melhorias que forem feitas aos funcionários, sejam elas no imóvel, nos móveis, treinamentos ou nos produtos, qualquer coisa. Garanta a realização. Só comunique quando tiver certeza que será feito. Criar uma expectativa e não cumprir é broxante. Prometer e cumprir rapidamente é motivante.

Avaliar o desempenho regularmente. Crie um sistema simples de avaliação do desempenho dos funcionários, basta listar as tarefas deles e dar notas. Faça uma avaliação particular e outra com o funcionário. Permita que ele próprio se avalie e compare os resultados com a sua avaliação, conversem sobre as discrepâncias assertivamente.

Dar retorno (feedback). O sistema de avaliação pode ser usado como feedback, para informar o funcionário em que pé ele se encontra na empresa. Se estamos satisfeitos ou não com ele, e principalmente onde exatamente ele precisa melhorar. Isso dá ao funcionário uma direção a seguir e objetividade ao gerente ou empresário.

Dar perspectiva de crescimento. É muito importante manter o sentimento de crescimento pessoal. Promova canais de aprimoramento como cursos de línguas, treinamentos em outras cidades (ou países), ajude a pagar faculdade. Utilize o poder de negociação da empresa para conseguir benefícios aos que trabalham nela.

Reconhecer o trabalho bem feito. Parabenizar um funcionário ou equipe pelo trabalho bem feito é necessário, mas você pode ir além. Transmita o reconhecimento do trabalho bem feito aos familiares dos envolvidos. Envie mensagens de agradecimento para que os cônju-ges, filhos e outros parentes vejam que seu funcionário é um cara nota dez.

Criar o céu e o inferno. Há dois tipos de pessoas, as proativas e as reativas. Incentivos funcionam bem para as proativas, mas para as reativas é necessário lembrar que a coisa pode piorar se ela não se mexer. Trabalhe com uma vaga de troca na equipe. Uma vez por ano, substitua o funcionário que não evolui e caiu nessa vaga, dê chance a outros e dispense os que não querem ficar.

Comemorar as conquistas. Se existe o inferno, que é a pessoa não poder mais fazer parte da equipe, então faz-se necessário comemorar quando metas são atingidas para as coisas não perderem o sentido. O sentimento de objetivo atingido, é importante para valorizar as metas estipuladas. Se esse sentimento não existe, então tanto faz atingir ou não metas.

Ofereçer uma reputação a zelar. Quando você reconhece o trabalho do funcionário em público e mostra os efeitos de seus atos e idéias, automaticamente você dá a ele uma reputação a zelar. Ele vai brigar por suas próprias idéias e conquistas buscando manter-se sempre em ação.


 
Cadeiras no Maracanã receberão
assentos com plástico
reciclado de garrafas de Coca-Cola
 
Vista aérea do Estádio do Maracanã 

A Coca-Cola lançou nesta semana, no Rio, a campanha de doação de garrafas PET para a fabricação de assentos recicláveis para o Maracanã. O projeto tem a parceria da empresa Giroflex-Forma e do Governo do Estado do Rio de Janeiro e envolverá as 250 cooperativas de reciclagem mantidas pela Coca-Cola. A ideia é engajar os consumidores a doarem as garrafas, que serão recolhidas em 100 postos de coleta espalhados pela cidade do Rio de Janeiro. O material arrecadado será processado e transformado no tecido que revestirá 6.700 cadeiras premium do estádio após a reforma que está sendo feita para adaptar a arena para a Copa do Mundo de 2014. As ações de divulgação da campanha são da agência Wieden Kennedy SP, informa a revista Exame.
 
COMENTÁRIO
 
Bela sacada de relações públicas…porém só para 6.700 cadeiras?
Ao todo, no Maracanã, serão 78 mil assentos, divididos em três cores (azuis, brancas e amarelas) e em quatro modelos:
“General Admission” (público em geral), “Hospitalidade” (dentro ou fora dos camarotes), “VIP” e “VVIP”.
 
Não dá nem 10% do Maraca… E daí chamam a isso de marketing ambiental. Tem gente que acredita.
 
 
 
Fifa define a Copa das Confederações
 
 
Com as seis sedes iniciais mantidas, a Fifa anunciou nesta quinta-feira, 8, o sistema de venda de ingressos para a Copa das Confederações de 2013. Receberão os jogos do torneio as cidades de Belo Horizonte (Mineirão), Brasília (Estádio Nacional), Fortaleza (Castelão), Recife (Arena Pernambuco), Salvador (Arena Fonte Nova) e Rio de Janeiro (Maracanã).
 
Serão comercializados ao todo 829.062 ingressos, exclusivamente pelo site da Fifa, sendo 477.441 para o público em geral. Uma cota de 244.330 bilhetes foi destinada aos parceiros comerciais, detentores de direito de hospitalidade e transmissoras parceiras, e outra de 107.515 tíquetes para a Fifa, o Comitê Organizador Local (COL), a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e federações participantes do torneio.
 
As vendas têm início em 3 de dezembro, dois dias após o sorteio dos grupos da competição. Antes disso, porém, a Visa, parceria comercial da entidade, fará uma pré-venda exclusiva para seus clientes (entre 21 e 30 de novembro). A Fifa irá disponibilizar quatro categorias de ingressos, sendo uma exclusiva para pessoas residentes no País. Estudantes, pessoas com mais de 60 anos de idade e beneficiários do programa Bolsa Família terão direito a um desconto de 50% sobre o valor desses ingressos (categoria 4).
 
“Será a primeira vez que a América do Sul receberá a Copa das Confederações, o que será especial para o Brasil. O público dessa competição é sempre da população do país, mas acho que virão muitas pessoas de outros locais, como o México, por exemplo”, aponta Thierry Weil, diretor de marketing da Fifa. Além do Brasil, participarão do torneio Espanha, Itália, Japão, México, Taiti, Uruguai e uma seleção africana ainda indefinida.
 
Na primeira fase de venda, que se estende até 15 de janeiro, os torcedores deverão se cadastrar no site da entidade máxima do futebol e definir os jogos e categoria de ingressos que vão querer. Há o limite de seis ingressos por jogo por pessoa para o máximo de 10 partidas. Se o número de solicitações por jogo e categoria superar a quantidade de ingressos disponíveis, um sorteio será realizado para selecionar os solicitantes que terão as respectivas compras efetivadas.
Fonte: Meio e Mensagem
 
 


 
 
 
As eleições de 2012 nas mídias sociais
 
 

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