quarta-feira, 23 de maio de 2012

Acontece

Pesquisa indica como se comportam
 80 milhões de brasileiros na internet


Estudo do IAB Brasil traça os hábitos e as preferências dos consumidores na web,
 que passam cada vez mais tempo conectados e mostram-se receptivos ao Marketing Digital

Os brasileiros estão passando cada vez mais tempo online, mostram-se receptivos ao Marketing Digital e mais confiantes na internet. É o que indica o estudo "Como 80 milhões de brasileiros acessam a internet no Brasil", desenvolvido pelo Interactive Advertising Bureau (IAB Brasil), em parceria com a comScore, para compreender a audiência online no país e os hábitos dos consumidores no ambiente digital.

De acordo com o levantamento, 36% dos entrevistados passam ao menos duas horas por dia navegando na internet para fins pessoais. A web também é a atividade preferida por todas as faixas etárias, de renda, gênero e região: se tivessem 15 minutos livres, 62% dos respondentes optariam por dedicar a atividades online.

"O usuário brasileiro está cada vez mais conectado e por mais tempo, seja acessando pelo computador, tablet ou celular. O tempo de consumo só tende a crescer, com pessoas acessando a internet em vários dispositivos, inclusive o televisor", explica Ari Meneghini, Diretor Executivo do IAB Brasil, em entrevista ao Mundo do Marketing.

Maior participação dos dispositivos móveis

De 6 a 14 de fevereiro, a pesquisa entrevistou 2.075 pessoas usuárias de internet, entre 15 e 55 anos, sendo 51% homens e 49% mulheres. A presença da web é tanta, que, em casa, o uso já supera o de jornal pela manhã (69% contra 14%, respectivamente) e o de TV à noite (78% acessam a web no período contra 46% que assistem à televisão).

Para 80%, a internet é considerada a mídia mais importante. A TV foi citada por 50% dos pesquisados e o jornal por apenas 37%. Mesmo quando estão assistindo à televisão, 61% costumam estar navegando online. A frequência de acessos à rede também é maior. Enquanto 79% afirmam conectar na internet várias vezes por dia, 56% assistem à TV mais de uma vez no mesmo período.

A mudança de comportamento está ligada ao crescimento da participação de dispositivos móveis. Desktops ainda são a principal forma para acessar a web, com 77%. Os laptops, no entanto, já somam 59% dos acessos e os smartphones, 40%. Tablets em geral e iPads também vêm ganhando representatividade, com 16% e 15%, respectivamente.

Não é à toa que a internet é a mídia mais utilizada em lugares e situações como trabalho (60%), na casa de amigos ou familiares (52%,) escola (44%), restaurantes e cafés (44%), em reuniões com amigos (43%) e no shopping/fazendo compras (34%).

E-commerce em expansão

A penetração da web e a mobilidade colaboram para o fortalecimento e a expansão do e-commerce. Além de 65% afirmarem que pesquisam na internet produtos que gostariam de comprar online, 60% já consideram o ambiente digital o mais conveniente para fazer compras.
"Algumas mudanças saltaram aos olhos. A primeira delas é a confiança na internet, que aumentou muito, devido ao número de pessoas que passaram a fazer compras online (32 milhões no total, segundo dados da e-bit)", conta o Diretor Executivo do IAB Brasil.

A expansão do e-commerce também está ligada à aceitação cada vez maior de ações de Marketing Digital por parte dos consumidores. De acordo com a pesquisa, os anúncios na internet são os que menos incomodam (36%), são os mais criativos (49%) e os mais verossímeis (37%).

Na opinião de 57% dos entrevistados, as ações de Marketing online têm motivado a comprar produtos (57%) ou visitar lojas anunciadas (56%). Já 60% dizem ser incentivados a buscar mais informações sobre os produtos oferecidos.
"Acreditamos que em 2015 50% das pessoas que acessam a internet no Brasil estarão comprando online. No ano passado foram 32 milhões, então, se em 2015 a internet brasileira deve estar com mais de 100 milhões de usuários, é provável que 50 milhões estejam comprando online", ressalta Meneghini.


Pepsi lança Freestyle Headmix


Game no Facebook combina música, ritmo e futebol freestyle

O  internauta encontra no Facebook o game Pepsi Freestyle Headmix, criado pela Rapp Brasil, que combina música, ritmo e futebol freestyle. O usuário precisa usar uma webcam ou o teclado para controlar o jogador. Para pontuar, é preciso balançar a cabeça sem sair do ritmo da música, que vai aumentando a cada fase, e não deixar a bola cair. O jogo foi lançado no México.


Os desafios do Facebook



O Facebook não é o número 1 e enfrenta grandes desafios em cinco mercados no mundo: China, Rússia, Coréia do Sul, Japão e Vietnã, segundo um porta voz da comScore. Entre os motivos estão diferenças culturais, restrições governamentais e rivais que dominam o mercado. Confira abaixo um pouco mais sobre esses países.

China
O Facebook quase não possui usuário por causa de restrição governamental. Em sua frente no

mercado online está o Tencent Qzone, seguido por Sina Weibo e Renren.

Rússia
Segundo a comScore, o Facebook tem cerca de 21% da população online no país. Na frente da rede social está o VK.com, seguido pelo Odnoklassniki.

Coréia do Sul
O Facebook possui mais de 27% de usuários no país (população online). A rede social fica atrás da Cyworld e do Me2day.

Japão
O Twitter está na liderança entre os japoneses. O Facebook tem 23,4% da população online do país. Na frente da rede social ainda está o Mixi.

Vietnã
Mais de 37% da população online está utilizando o Facebook no País. Mas a rede social ainda fica atrás do ZingMe e do Go.vn. O crescimento no Vietnã é incerto por causa de restrições governamentais, em 2009 o Facebook foi bloqueado por um bom período.

Via
PaidContent


As dicas de um grande CEO
com Jack Welch

 

15 minutos de sabedoria com um dos maiores CEOs de todos os tempos: Jack Welch. Na General Electric ele deixou um legado como líder, e agora dá dicas importantes para vencer.
Confira no


YouTube comemora 7 anos
Número de upload no site é de 72 horas a cada minuto. Há um ano era de 48 horas por minuto.

O YouTube registrou um crescimento de 50% nos uploads de vídeo no último ano. Atualmente, os usuários estão fazendo 72 horas de upload a cada minuto, em comparação com 48 horas há cerca de um ano. O site de vídeo do Google está comemorando seu sétimo aniversário em 2012.

A quantidade de vídeos enviados para o YouTube está aumentando a cada ano. No início de 2007, os usuários faziam seis horas de upload de vídeo a cada minuto. Em janeiro de 2009, esse número estava em 15 horas. Já em março de 2010, chegou a 24 horas, sendo que chegou a 35 horas em novembro do mesmo ano.

O YouTube foi lançado oficialmente em maio de 2005, sendo que o primeiro vídeo foi real-mente postado no dia 23 de abril de 2005 e mostra o co-fundador Jawed Karim no zooló-gico de San Diego.
 
Confira o primeiro vídeo postado no
Via GigaOM

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