quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Fazer o que

Profissionais do Ano
 
Agência Lápis Raro e Sic, ambas de Minas Gerais, foram as grandes vencedoras  da etapa Leste - Oeste do Prêmio Profissionais do Ano da Rede Globo.
 
Na categoria Campanha a grande campeã foi a agência Sic, de Uberlândia, com o comercial “Cara virada e careta” para Unimed Uberaba e produção da Sanfona Filmes. Já na categoria Mercado, a Lápis Raro levou a melhor com o filme “Os 3 Mosqueteiros”, para a Unimed Belo Horizonte, com produção da Brokolis do Brasil.
 
O prêmio é dividido em Sudeste Capitais, Sudeste Interior (vencedores aqui), Leste-Oeste (vencedores aqui), Norte-Nordeste (vencedores aqui) e Sul (vencedores aqui).
Confira os vencedores da etapa Leste-Oeste nos vídeos abaixo.
 
 
 
 
Vantagens de compreender
mecanismos de defesa
 
Empresários que aprendem a lidar com mecanismos de defesa aumentam os lucros e desenvolvem uma comunicação empresarial muito melhor, segundo Luiz Fernando Garcia, especialista em psidinâmica e negócios. Eles evitam, entre outras coisas, transferir problemas de casa para o trabalho e vice-versa.
Confira a explicação do especialista.
 
 
 
 
Futebol 2013 da Globo
vale R$ 1,155 bilhão

 
Já chegou ao mercado o plano comercial da temporada de 2013 do Futebol da TV Globo (que contempla todos os campeonatos exibidos pela emissora, com exceção da Copa das Confederações).
 
A Globo oferece seis cotas de patrocínio, pelo valor de tabela de R$ 192,5 milhões (10% a mais do que o cobrado no ano passado). O plano contempla inserções em 100 jogos e 49 comerciais de apoio, o que totalizaria 1.908 inserções no ano. Têm preferência na renovação os atuais cotistas (Ambev, Coca-Cola, Itaú, Johnson & Johnson, Vivo e Volkswagen).
 
Se for considerado em sua totalidade - e o valor integral da tabela - o plano comercial pode render um faturamento de R$ 1,155 bilhão à emissora. Inicialmente, a Globo pretendia lançar no mercado um único pacote comercial, que englobasse as temporadas de 2012 e 2013 do futebol mais a Copa das Confederações e a Copa do Mundo (eventos que acontecem no Brasil nos anos de 2013 e 2014, respectivamente). Por conta dos critérios da Fifa - que obrigada a emissora oficial local a oferecer o plano primeiramente aos seus anunciantes globais - a emissora optou por desmembrar o pacote e assim, evitar de perder seus atuais parceiros. 
Fonte:Proxxima 
 
 
 
Os próximos cinco anos
 
Há cinco anos, quando a Editora Meio&Mensagem lançou a revista Meio Digital - precursora da ProXXIma que você conhece hoje - ousaram em prever o que iria acontecer no mundo digital nos próximos anos. Revisitando as apostas hoje, eles concluíram sabe o quê? Que acertaram tudo (veja no quadro abaixo).
 
 
A edição de setembro da revista ProXXIma (disponível gratuitamente no iPad e com versão digital no portal ProXXIma) apresentou dez novas tendências que deverão nortear a indústria do marketing e da comunicação nos próximos cinco anos (lista abaixo). Confira também abaixo vídeos de Abel Reis, presidente e COO da AgênciaClick Isobar, e Mentor Muniz Neto, vice-presidente de criação da Bullet.
 
1) Internet vira a nova plataforma de todas as mídias
2) Social everything
3) O mundo é um aplicativo
4) Navegando na nuvem
5) Mobilidade geolocalizada. E onipresente
6) Agência consultoria
7) Human Sensing recognition
8) A explosão do vídeo
9) A explosão da nova mídia global
10) Convergência e quebra de fronteiras
 
Abel Reis, presidente e COO da AgênciaClick Isobar
 
Mentor Muniz Neto, vice-presidente de criação da Bullet
 
 
On x Off: a ideia,
o conhecimento
e o resultado
Alexandre van Beeck*
 
Muitas empresas e agências planejam suas campanhas colocando seus consumidores nas caixas: ON e OFF. Definitivamente essas caixas não existem. O que encontramos são consumidores que têm, cada vez mais, acesso às informações, para formar e mudar de opinião tão rapidamente quanto os rótulos criados pelos marqueteiros.
 
Seja em casa, no trabalho, no ônibus, na fila do banco ou fazendo as unhas, as pessoas estão consumindo conteúdo. Para que isso aconteça de forma mais eficiente, ou da maneira que desejamos, o planejamento deve partir de uma grande ideia. Essa ideia não deve ser ON ou OFF, ela deve ter a força para percorrer, sem perder sua essência, por todos os momentos da vida do consumidor.
 
Neste cenário, onde a ideia é a base de tudo, o mercado de comunicação vive um momento único. Os clientes estão buscando as melhores ideais e elas podem vir das agências de comunicação, das digitais, das mobile e das agências de ativação de marca. Não existe uma regra de onde possa surgir a grande ideia. A busca pelo insight deve ser a mola propulsora de qualquer negócio de comunicação para, em seguida, com um profundo conhecimento sobre seu consumidor, analisar e definir quando, como e onde iremos chegar até o nosso público. Com a campanha integrada em andamento, todos os KPI’s (métricas) serão utilizados para medir o retorno e realizar os ajustes necessários.
 
A forma de consumo de conteúdo passa cada vez mais por todas as telas e dispositivos disponíveis. A TV já se digitalizou a partir do momento que seu conteúdo trafega livremente pelas redes sociais, através de tablets, celulares, computadores e até, quem diria, nos bares, salões de beleza e nas rodas de amigos.
 
O consumidor não pensa se ele está digital ou não. Ele apenas consome o conteúdo da forma mais fácil que ele encontrar. A tendência é que cada vez mais a internet desapareça e as coisas simplesmente funcionem de forma intuitiva, fortalecendo a relação entre as marcas e consumidores. Neste processo o consumo será mais natural e a mudança de hábitos, mais rápida. Quanto mais inserido nos seus interesses, mais pertinentes forem as mensagens, mais adequado for o momento e a forma de contato, maior será a eficiência da sua ideia.
*Alexandre van Beeck é VP de planejamento e marketing da Future Group
 
 
 
Geração high tech
 
 
O Instituto QualiBest, especializado em coleta de informações demográficas e comportamentais via internet, publicou em junho os resultados da pesquisa ‘Q Painel Kids & Teens’, que traça um perfil de crianças e pré-adolescentes brasileiros. Embora não forneça detalhes sobre metodologia ou distribuição geográfica dos 102 entrevistados de oito a 12 anos pertencentes às classes A, B e C, a QualiBest investigou itens como a posse de aparelhos eletrônicos, hábitos de consumo de diferentes mídias, alimentação e consciência ambiental.
 
Um dado que se destaca no estudo é que “todas as crianças entrevistadas possuem ao menos um item eletrônico, quer para uso próprio ou compartilhado”, e que entre esses dispositivos o mais popular é o celular, com penetração de 78% - 57% possuem seu próprio aparelho, e outros 21% compartilham o uso. Os videogames vêm em seguida, com 68%, mas estes são mais populares entre os meninos (84%) do que entre as meninas (53%). Computadores e laptops são os mais compartilhados em casa, por respectivamente 67% e 46%.
 
Já os dispositivos menos disseminados, embora com percentagens ainda significativas, são os MP4 (total de 37%, divididos entre 43% dos garotos e 31% das meninas), smartphones (36%) e tablets (22%). 
 
Um sinal de que a internet já se banalizou entre os pesquisados é que, apesar dos 68% de penetração dos videogames, 92% das crianças preferem jogar online. Aqui também se nota uma diferença entre os sexos: enquanto os garotos são adeptos dos jogos online de corridas, lutas, ação/aventura, futebol, tiro/perseguição, terror e nave espacial, as garotas se divertem com jogos de culinária, memória, vestir/trocar roupas, maquiagem/manicure, fazendinha e bichinhos.
 
TV
Os canais pagos de TV já se tornaram os preferidos da garotada: 45% assistem ao Disney Channel, 41% ao Nickelodeon, 40% à Cartoon Network e 31% ao Disney XD. Em contrapartida, os mais populares da TV aberta são Globo, com 34% da preferência, e SBT, com 32%.
 
Os programas mais assistidos também estão nos canais pagos TBS Brasil, que com o “Todo mundo odeia o Cris” atrai 75% dos pesquisados (o programa também é veiculado diariamente pela Record). O “iCarly”, do Nickelodeon, é a escolha de 70%. Outras atrações são episódios antigos de “Os feiticeiros de Waverly Place” (Disney Channel), que atrai 54%; “Drake & Josh (Band), 51%; e “Hannah Montana” (Disney Channel), 47%. Os maiores des-taques dos canais abertos são dois programas do SBT, “Chaves” (57%) e “Carrossel” (56%).
 
Indicadores sócio-econômicos
Um sinal de relativo conforto financeiro dos pais dos entrevistados é que 50% das crianças recebem mesada, sendo que 44% delas economizam o dinheiro para a compra de produtos pessoais mais caros; 29%, no entanto, não sabem no que irão gastar.
 
Alimentação é outro indicador positivo: 91% dos pesquisados consomem carne nas principais refeições (almoço e jantar), acompanhada de arroz (98%), feijão (88%), alface (72%, principalmente entre meninas) e diferentes formas de batata (64% preferem fritas).
O cardápio infantil também inclui macarrão (76%) e frango (73%), além de produtos industrializados menos saudáveis como salsicha (67%), lingüiça (65%), nuggets (58%) e hambúrguer (50%).
Das refeições matinais e lanches constam usualmente leite com chocolate (83%) e pãozinho (73%) recheado com margarina, frios ou requeijão (respectivamente 47%, 45% e 35%). Mas frutas e sucos são citados por apenas 33% e 30%.
 
Uma das marcas da nova geração de consumidores é a preocupação com o meio ambiente.
 
“Percebe-se que existe uma conscientização entre as crianças, principalmente no que se refere ao desperdício de água: 85% declaram fechar a torneira ao escovar os dentes e 60% não demoram no banho. Ainda, 71% não deixam as luzes acesas e 83% não joga lixo no chão”, aponta a QualiBest.
fonte:Proxxima 

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