terça-feira, 5 de agosto de 2014

Dad quod remanet in animo firmissimo

O número de vendas on-line de produtos do setor de Moda e Acessório ultrapassou, pela primeira vez, o de Cultura em maio deste ano e assumiu a liderança na categoria dos mais vendidos, segundo dados do IBOPE e-commerce. 

A conquista do primeiro lugar pelo segmento se manteve ainda no mês de junho, e um dos motivadores do crescimento foi o Mundial de Futebol, impulsionando as vendas de produtos como tênis e camisas de time. 

O setor de Moda e Acessório registrou nos últimos dois meses mais de sete milhões produtos vendidos, enquanto o setor de Cultura comercializou 5,5 milhões de produtos. “Esse movimento já era esperado, pois o setor cresceu nos últimos meses e só não aconteceu antes porque, nos primeiros meses do ano, o setor de Cultura é muito forte devido à venda de produtos escolares”, afirma Alexandre Crivellaro, diretor executivo do IBOPE e-commerce.

Faturamento do setor 
O faturamento de Moda e Acessório no primeiro semestre de 2014, considerando as 50 maiores lojas do comércio eletrônico, foi de aproximadamente R$ 1,5 bilhão, com quase 10 milhões de pedidos e um ticket médio de R$ 155. 

Perfil 
O público-alvo que comprou produtos de Moda e Acessório durante maio e junho é formado, principalmente, por jovens, cerca de 40%tem entre 15 e 24 anos e 55% são da região Sudeste. 


Em um cenário em que o jovem é a personificação das mudanças observadas no consumo de mídia atualmente, o IBOPE Media revela – por meio do estudo o Jovem Digital Brasileiro – que a presença dos mais novos na internet cresceu 50% de 2003 para 2013, saltando de 35% para 85%. 

A pesquisa apresentada por Juliana Sawaia, diretora de Learning & Insights do IBOPE Media, no youPIX SP Festival 2014, mostra que o consumo de outros meios também é expressivo entre os jovens, sendo que 92% assistem TV e 68% escutam rádio. Além disso, de acordo a executiva do IBOPE Media, a internet deve ser reconhecida hoje como uma plataforma estratégica de interação e engajamento com os outros meios.

o
Também foram analisados os motivos que levam os mais novos a acessar a web. A busca pela informação (77%) e o entretenimento (67%) estão entre as principais razões do crescimento da presença desse público na internet.
o
o
A pesquisa apontou ainda que 61% dos jovens concordam que estão habituados a usar mais de um meio de comunicação ao mesmo tempo, ou seja, podem consumir dois ou mais meios simultaneamente, nas mais variadas combinações. 

Atualmente, os devices podem ser considerados grandes facilitadores de conexão. A rápida adesão às plataformas, aliada às práticas culturais emergentes faz com que o cenário midiático e os relacionamentos virtuais se tornem extremamente atrativos para este público. 

No total, 17% dos jovens que vivem nas principais capitais e regiões metropolitanas brasileiras têm, ao menos, um tablet em casa e, entre os que possuem telefone celular, 47% têm smartphone. Vale destacar ainda que, entre os jovens internautas, 93% têm acesso às redes sociais e 66% veem e baixam vídeos online. 

Identidade do jovem 
Além de analisar todas as informações apresentadas, o IBOPE Media ainda verificou que há três fatores marcantes e que estabelecem a identidade do jovem digital: consumo, relacionamento e realização. 

Quanto ao consumo, observou-se que a maioria dos jovens já ganha o seu próprio dinheiro: 62% trabalham, 85% o fazem em tempo integral e 35% ainda conciliam o emprego com o estudo. Entre os 38% dos jovens que afirmaram que não trabalham: 53% são estudantes em tempo integral, 37% estão desempregados e 6% procuram a primeira oportunidade. O jovem também valoriza o crédito: 58% possuem cartão de crédito e 23% têm cartão de loja/supermercado. Na opinião de 38% deles, o cartão de crédito possibilita a compra de coisas que normalmente eles não poderiam comprar. 

As atividades coletivas estão presentes na rotina dos jovens: 48% gostam de reunir-se com amigos ou fazer/participar de churrascos e 45% de sair para jantar. Neste contexto, vale mencionar ainda que as redes sociais exercem papel fundamental no processo de interação destes jovens tanto com seus amigos, quanto com informação de maneira geral. A curadoria do conteúdo é algo extremamente valorizado para esta geração. 

Já na definição de realização, a aventura está entre as principais razões que determina essa condição. Ou seja, 71% dos jovens concordam que gostariam de conhecer ou viajar para lugares exóticos e 68% se encantam com a ideia de viajar ao exterior. 

Foi constatado ainda que dentre as expectativas de conquistas do jovem no próximo ano destacam-se: comprar o seu primeiro carro (13%), começar um curso na universidade (11%) e comprar uma casa ou apartamento (9%). 

A pesquisa foi analisada a partir das informações do estudo Target Group Index e é resultado do projeto youPIX Tank, fruto da parceria entre o IBOPE Media, Conecta – unidade de negócios on-line do IBOPE Inteligência – e youPix, plataforma que discute as principais tendências da internet.


Apresentado no youPIX SP Festival 2014, estudo do CONECTA, comunidade online de pesquisa (www.conectaibrasil.com.br), mostra que o jovem internauta brasileiro possui, em média, perfil em 7 redes sociais. As mais populares são: Facebook (96% possuem perfil), YouTube (79%), Skype ( 69%), Google+ (67%) e Twitter (64%). 

Navegar nessas redes é um hábito de 90% dos internautas de todo o país com idade entre 15 e 32 anos. Outras atividades comuns na web são buscar informações (86%), acompanhar notícias (74%), assistir a vídeos (71%), ouvir musica (64%) e trocar e-mails. “Engana-se quem já decreta a morte dos e-mails, já que esses jovens ainda recebem em média 2,8 emails diariamente”, avalia Laure Castelnau, diretora executiva do CONECTA. 

Boa parte do acesso às redes ocorre em dispositivos móveis. O aplicativo do Facebook está presente em 88% dos celulares dos jovens, seguido dos aplicativos de email (84%), YouTube (81%) e WhatsApp (79%). Em tablets, o Facebook está instalado em 61%, os e-mails em 57% e o YouTube em 59%.

Em alguns casos, o uso desses aplicativos já se tornou um vício: 89% dos internautas estão continuamente conectados ao Facebook, 87% ao WhatsApp, 80% aos emails e 63% ao Instagram. 

No caso dos aplicativos de entretenimento, serviços e informação, os mais usados são jogos (66% em celulares e 54% em tablets), previsão do tempo/clima (54%/29%), internet banking (39%/29%) e notícias (34%/28%). 

Empresas e internautas 
De acordo com o estudo do CONECTA, 47% dos internautas gostam de dar feedback às marcas e 40% querem interagir com suas marcas favoritas dando seus feedbacks. 

Um terço dos jovens internautas brasileiros (34%) acreditam que as informações mais confiáveis sobre as empresa são as divulgadas em seus websites, porém 41% declaram que para encontrar informações confiáveis sobre marcas, produtos e serviços buscam outras fontes de informação. 

Publicidade online 
Banners irritam 43% dos internautas, mas, ao mesmo tempo, 49% prestam atenção e 44% concordam que essas peças contêm informações interessantes sobre promoções. 

A pesquisa aponta também que 41%, na maioria das vezes, se cadastram impulsivamente para receber emails com novidades e depois acabam nem prestando atenção nessa comunicação. Os cadastros mais frequentes para receber newsletter ocorrem nos sites de e-commerce onde costumam realizar compras (47%), em sites de emprego (39%) e das marcas favoritas (36%). “É preciso estar atento à frequência de envios, já que para metade dos entrevistados, uma newsletter por semana é suficiente”, afirma a executiva. 

A pesquisa foi realizada entre os dias 2 e 9 de julho de 2014, com 1.513 internautas de todos os estados do país, sendo 1.030 participantes do painel CONECTAí e 483 internautas da base do youPIX. 

Sobre o CONECTA CONECTA é a plataforma web do IBOPE Inteligência, organização do Grupo IBOPE. Seu foco está na fusão do melhor da pesquisa online tradicional, tecnologia para gestão de painéis online – CONECTAí – e soluções interativas e inovadoras de marketing digital.


SPC Brasil e Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas preveem crescimento nas vendas de apenas 1% em comparação a 2013 - o menor índice dos últimos cinco anos 

Depois da Copa do Mundo roubar a atenção do Dia dos Namorados, e consequentemente reduzir as vendas na data, o comércio se prepara para atrair os consumidores no Dia do Pais. A comemoração, no segundo domingo de agosto costuma movimentar os setores de vestuário, calçados, eletrônicos, bebidas e perfumaria. Este ano, no entanto, as lojas não devem registrar um crescimento expressivo nas vendas. Segundo o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), o incremento em relação ao ano passado não deve passar de 1%. 

Caso se comprove, o índice será o menor dos últimos cinco anos. Na mesma base de comparação, a alta em 2013 foi de 2,78%; em 2012, de 4,75%; em 2011, de 6,86%; e em 2010, de 10%. O Dia das Mães, segundo as duas instituições, tiveram vendas menores este ano, o que corrobora para as expectativas pessimistas. Diante deste cenário, as empresas apostam em promoções e kits comemorativos para convencerem os filhos a não deixarem o dia do patriarca passar em branco. 

A Motorola, por exemplo, optou pelo humor para indicar presentes menos convencionais. Quem for aos quiosques da marca em São Paulo e no Rio de Janeiro poderá adquirir kits divertidos, contendo um par de meias e um vale Moto E, o último lançamento da marca. A ideia é surpreender o presenteado e ainda fazer piada com outros itens que costumam ser entregues na data. Já o uísque Jack Daniel’s lança uma edição exclusiva. A caixa especial inclui o Old nº7, acompanhado de um mexedor personalizado e um copo longo colecionável, que faz referência a ícones da marca. A embalagem traz, por exemplo, parte da história do Tennessee Whiskey e frases marcantes do criador da bebida. A novidade chegou ao varejo este mês ao preço de R$ 105,90. 

Cosméticos, moda e chocolates 
O Boticário também investiu em produtos especiais para a celebração. A fabricante distribuiu em suas lojas as fragrâncias Portinari Memórias, para os pais, e Portinari Pipas, para os filhos. A versão destinada aos pequenos não leva álcool. Já a L’Occitane trouxe itens de barbear, perfumaria e cuidados com o corpo para agradar os diferentes perfis de pais. 

A C&A aposta nos itens mais buscados nessa época para aumentar as vendas. A marca de moda criou opções de bermudas, jeans, camisas, polos e sapatênis, além de kits de camisas, cuecas e pijamas, entre outros. Como já é tradição na rede, as lojas oferecem ainda modelos idênticos de polo e de pijamas na linha "Tal Pai, Tal Filho". Toda a coleção voltada para o Dia dos Pais chegou às lojas no último dia 22. 

Os chocolates também são produtos frequentemente procurados como opções de presentes em datas especiais. Para aproveitar a oportunidade, as lojas investem em lançamentos e conjuntos montados, que agregam valor à oferta. A Kopenhagen aliou seus itens tradicionais a objetos e bebidas que são ícones do universo masculino. Entre os lançamentos está o Kit Jack Daniel's, cuja embalagem conta com tabletes de chocolate amargo 70% cacau nos sabores: tradicional, laranja, framboesa e menta. Além disso, há uma miniatura do uísque, de 50ml, e um copo exclusivo da marca americana. O preço sugerido é de R$ 85,00. 

Outra opção é o Kit Victorinox, que contém sete garrafinhas de chocolate ao leite recheadas com bebidas nos sabores: framboesa, anis, uísque, conhaque, cachaça, contreau e cereja. Acompanha os doces um canivete Victorinox do exército suíço, feito em inox, com 12 múltiplas funcionalidades, além de personalizado com o logo Kopenhagen. O preço sugerido é de R$ 109,00. As duas novidades chegaram às lojas no último dia 22. 

Opções por estilo de pai 
A Chocolates Brasil Cacau preparou presentes mais econômicos, com variações para cada estilo de pai. Um dos kits traz um avental com a mensagem “Meu pai meu herói” agregado a um conjunto de produtos: uma trufa de puro cacau, um alfajor, uma caixa de dinda marshmallow tradicional, um tablete 70% cacau e um na versão crocante. O combo custa R$ 32,90. 

Para os pais modernos, a sugestão de presente é o DragêMix, com doces nos sabores banana, amendoim, café e licor. Com um layout moderno, eles são sugeridos pela marca como o presente ideal para os pais saborearem enquanto assistem TV, usam o notebook ou o smartphone. Custa R$ 35,10. Já para os patricarcas descolados, que gostam de um happy hour, a rede indica o Licor Cream, com garrafinhas de licor de menta, cacau e café, combinadas com o chocolate amargo da Chocolates Brasil Cacau. O preço sugerido é de R$ 25,80. 

Há ainda uma opção para os pais clássicos. O presente vem em embalagem com acabamento especial, semelhante ao de uma carteira em couro, e traz uma combinação de bombons. Entre eles há opções com diferentes tipos de chocolate e recheio, como café, laranja e papaya. O filho terá que desembolsar R$ 29,60 para comprar o kit. As sugestões de presente chegaram às lojas da Chocolates Brasil Cacau no último dia 21. 

Prêmios e descontos 
As promoções com distribuição de prêmios entre os clientes que comprarem determinados valores nas lojas e shoppings são mais uma estratégia usada pelo varejo para atrair os consumidores que pretendem presentear seus pais. Essa é a aposta da Centauro, que sorteia um Audi A3 Sportback entre todos os que desembolsarem ao menos R$ 50,00 em suas lojas, desde o último dia 25 até 10 de agosto. 

Quem adquirir produtos nos pontos de venda fixos ou no e-commerce da marca poderá cadastrar a nota fiscal no hotsite da promoção. As chances de ganhar o carro aumentam nas compras do tênis Mizuno Wave Creation, que custa R$ 549,90. Os clientes que levarem o calçado terão cupons em dobro. Há ainda ofertas de peças de vestuário, como bermuda das marcas Mizuno, Adidas e Nike, por R$ 79,99, e camisetas polo Adidas e Nike, por R$ 99,99. 

A Fnac aposta na variedade de produtos para agradar diversos tipos de pais. A loja montou algumas sugestões de presente nos pontos de venda, como CDs, DVDs, livros e equipamentos de tecnologia. Para os associados ela reservou alguns brindes, como uma caixa com DVDs dos Beatles (Live Concerts, Special Edition) ou uma caixa com filmes da trilogia O Poderoso Chefão (The Coppola Restoration) para quem gastar acima de R$500,00 no cartão de crédito da empresa. Já a Ortobom reduziu em até 40% o preço de muitos de seus colchões, em sua promoção para o Dia dos Pais, que tem como mote a frase: “Conforto tem que ser todo dia”. A marca oferece ainda o parcelamento em até 10 vezes. Os benefícios valem nas lojas físicas e no e-commerce. 

Foco digital 
A Natura escolheu fazer a campanha de Dia dos Pais exclusivamente focada no ambiente online, incluindo conteúdo para as redes sociais. Com o objetivo de incentivar as declarações de amor entre pai e filho, a marca idealizou uma ação com o conceito “Mostre para o seu pai que o seu amor não tem tamanho”. Por meio do site da empresa, é possível ter acesso a e visualizar os kits promocionais para presentear todos os tipos de pais. 

Já a Americanas.com criou um espaço exclusivo para os filhos encontrarem o presente perfeito. Uma ferramenta ajuda os clientes com sugestões variadas, na qual poderá ser definido o valor do item a ser dado ou que tipo de produto o pai mais gosta. A página tem uso intuitivo, uma vez que as opções vão aparecendo na tela e o usuário marca o que combina ou não com o genitor. 

Na Flores Online os rebentos poderão escolher entre diversos kits montados para o dia 10. Perfumes, bebidas e acessórios são colocados juntos a buquês ou arranjos, que custam a partir de R$89,50. Uma sugestão é o kit pinga, composto em parceria com a Imaginarium, o conjunto vem com quatro copinhos da bebida, uma garrafa da cachaça artesanal Seleta e um vasinho de pimenta ardente vermelha.


A indústria de bens de consumo está oferecendo às pessoas mais produtos do que elas querem, disse Alan G. Lafley, executivo-chefe da Procter & Gamble (P&G), ao anunciar na última sexta-feira a decisão radical da companhia de eliminar até 100 marcas.

Lafley anunciou o plano como complemento de um esforço para revitalizar o enfraquecido desempenho financeiro da companhia. A decisão vai se refletir em todas as empresas do setor de consumo, que há anos operam sob a suposição de que oferecer o maior número de escolhas possível é uma coisa boa.

"Há muitas evidências em uma série de categorias de nossos negócios, de que o consumidor realmente não quer mais variedade e possibilidades de escolha... O consumidor quer manter sua vida simples e conveniente", disse o executivo-chefe da P&G, um dos profissionais mais respeitados do setor.

Lafley disse que a maior fabricante de produtos de consumo do mundo vai vender ou descontinuar de 90 a 100 marcas das áreas de cuidados pessoais e cuidados domésticos, que respondem por cerca de um décimo de suas receitas. O objetivo é concentrar-se nas 70 a 80 marcas em que a companhia é líder de mercado.

A P&G planeja fazer os cortes nos próximos 12 a 24 meses, mas não revelou os nomes das marcas que serão descartadas.

As marcas que serão mantidas incluem as 23 que têm vendas globais anuais de US$ 1 bilhão a US$ 10 bilhões, entre elas o xampu Head & Shoulders, as fraldas Pampers, o creme dental Crest e o detergente Tide.

Lafley, que foi recontratado pela segunda vez como executivo-chefe em julho do ano passado, disse que um dos maiores problemas da P&G é a "atividade e complexidade que nos atrapalha". Ele afirmou que os descartes possibilitarão à P&G simplificar suas operações e se concentrar na venda de produtos em mercados em que ela pode ganhar mais dinheiro.

"Vamos criar uma companhia mais lucrativa e de crescimento mais rápido, que será mais simples de ser administrada e operada. Isso proporcionará maior agilidade e capacidade de resposta ao pessoal da P&G", afirmou. Lafley disse não saber exatamente de quantos produtos individuais a companhia vai se desfazer, mas observou: "Acredite, a redução será muito maior que os 10% da linha de vendas".

Ele acrescentou que a maneira como as pessoas estão comprando produtos básicos pela internet, com entregas automáticas mensais cada vez mais populares, mostra que os consumidores também querem simplicidade. "Fizemos muitas análises que mostram que 'mais' não leva necessariamente ao aumento das vendas."

O anúncio de reestruturação foi feito ao mesmo tempo em que a P&G divulgou alta de 38% no lucro líquido do quarto trimestre fiscal, encerrado em junho, para US$ 2,6 bilhões, graças, em parte, a um substancial corte de custos. O lucro por ação foi de US$ 0,89, contra as expectativas de US$ 0,91 de Wall Street. As vendas líquidas caíram 1% em relação ao mesmo período do ano passado, para US$ 20,1 bilhões, sendo que o mercado previa US$ 20,5 bilhões.

Ao fim de seu primeiro ano no comando da P&G desde que retornou para revitalizar a companhia, Lafley disse que cumpriu as metas de vendas e lucros para os últimos 12 meses. Joe Moeller, diretor financeiro da P&G, citou três elementos principais que compuseram um cenário operacional difícil: o crescimento do mercado de produtos de consumo como um todo, que se desacelerou de 3% a 4% entre abril e junho de 2013 para 2,5% a 3% no mesmo período deste ano, a valorização do dólar e a concorrência acirrada.

Fonte: Valor Econômico



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...