sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Segura esta

Owned, Paid ou Earned Media?
 
 
Qual tipo de publicidade funciona melhor para sua empresa?
 
Para Zé Luiz Tavares, sócio-diretor da
Nexial Marketing Group|www.nexial.com.br|,
estamos de volta à era da owned media
 
Pode parecer estranho, mas em se tratando de mídias, estamos voltando no tempo. Nos primórdios da mercantilização de bens, quem fazia a propaganda daquilo que produzia era o próprio produtor, seja através de uma placa em seu estabelecimento, de cartazes, do estilo do recipiente que usava para entregar seu produto (mais tarde chamado de embalagem), ou da marca com que batizavam suas criações (geralmente, seu próprio nome).
 
Esses artifícios promocionais são parte do que hoje chamamos de Owned Media - ou Mídia Proprietária. Ora, se as vitrines próprias foram os primeiros espaços publicitários da história, o surgimento das Paid Media, ou Mídias Pagas - vieram, inicialmente, como receita marginal para jornais, revistas, emissoras de rádio e televisão -, e sempre se sustentou a partir da audiência conquistada pelo conteúdo editorial das publicações.
 
Mas, se por um lado a Mídia Paga foi a bola da vez para quem queria fazer negócios no século XX, a revolução digital mudou as regras desse jogo.
 
Inicialmente, há quem pensava que era apenas mais um tipo de mídia paga, mas o universo online trouxe de volta um incrível poder de comunicação a dois personagens: o consumidor e o produtor.
 
Eles fazem a roda da economia girar
Não é novidade pra ninguém que com a revolução digital, o consumidor ganhou uma voz muito mais forte e poderosa, capaz de condenar marcas estabelecidas, glorificar as desconhecidas, criar novas lideranças e derrubar governos. Assim, quem souber se relacionar nas novas redes sociais conquistarão a mais poderosa de todas as mídias: a Earned Media, ou Mídia Ganha.
 
Mas e a Owned Media, que falamos no começo? O que aconteceu com ela depois da revolução digital?
Ela cresceu. E vem crescendo. E, esteja certo, vai crescer ainda mais. E não tem como ser diferente: com a crescente dispersão da audiência, as Mídias Pagas tornam-se cada vez menos eficientes para as marcas, restando apenas alguns poucos títulos, emissoras e programas realmente capazes de entregar audiência abundante e relevante.
 
A mídia paga, portanto, irá tornar-se cada vez mais rara e onerosa, tornando-se inacessível a uma enorme legião de anunciantes, que acordarão para o inegável fato de que é muito mais racional investir em meios próprios de comunicação do que aplicar recursos em meios ineficientes de terceiros.
 
Por isso, as marcas precisam preparar suas próprias plataformas de comunicação, para só depois investirem os recursos disponíveis na busca de audiência para suas Mídias Proprietárias, anunciando em Mídias Pagas.
 
Cenários
A grande maioria das marcas e anunciantes desaprenderam a fazer comunicação. Possuem a ferramenta, mas dificilmente nutrem talentos em seus departamentos de marketing capazes de gerar e gerir comunicação para suas marcas.
 
As empresas anunciantes passaram anos terceirizando a responsabilidade da comunicação de suas marcas para suas agências e agora estão sozinhas para fazer sua Owned Media acontecer.
 
O negócio é seu
A empresa é a responsável por construir a Owned Media e daqui pra frente, quem não souber se comunicar será apenas fornecedora daquelas que dominarem os novos meios de comunicação que se apresentam.
 
Num primeiro momento pode parecer assustador, mas pra quem é apaixonado por comunicação, acredite, é fascinante.
 
Nunca na história as marcas tiveram tantas ferramentas à disposição para falar o que bem entenderem: sites, hotsites, fanpages, perfis sociais, podcasts, videocasts, brand channels, apps mobile, tvs corporativas, in store media, um mundo de opções digitais que somam-se aos tradicionais house organs, embalagens, vitrines, frotas, show rooms e call centers.
 
As empresas estão cada vez mais próximas do cliente final, de forma massiva e individualizada ao mesmo tempo, o que possibilita contatos mais efetivos, pesquisas menos contaminadas e feedbacks mais confiáveis.
 
Fonte: Portal HSM
 
 
 
Dentsu se prepara para
investir em Relações Públicas
 
 
Área de relações públicas da rede deve receber reforços com a compra de agências especializadas
 
Nos últimos anos a Dentsu mundial se concentrou em comprar agências criativas, digitais e mídia. Agora a resolução de ano novo para 2013 é investir em agências de relações públicas. “Nossos clientes estão pedindo por isso, mas ainda não estávamos capacitados para atender essa demanda”, disse Tim Andree, que ocupa o cargo de VP sênior da Dentsu Inc. e presidente-CEO da Dentsu Network. Foi ele quem liderou a rápida expansão da Dentsu em regiões fora da Asia e esteve em negociações como a compra da McGarryBowen, 360i e Firstborn. O executivo explica que são os clientes que estão direcionando para onde a Dentsu deve ir e atualmente a área de PR é a mais solicitada.
 
O primeiro negócio a ser fechado foi com Mitchell Communications Group. Uma empresa de 75 funcionários do estado do Arkansas liderada por Elise Mitchel e que teve faturamento de US$ 13 milhões em 2012. A própria CEO, Elise, vai ajudar a Dentsu a identificar potenciais bons negócios.
 
Fonte: Advertising Age
 
 
 
Os intocáveis estão chegando
 
 
Geração de computadores controlados por gestos pode fazer com que os modelos touch screen virem algo do passado, além de decretar de vez a aposentadoria do mouse.
 
Enquanto as gigantes de tecnologia se preocupam cada vez mais em transformar suas telas em touch screen, já há empresas oferecendo dispositivos capazes de fazer com que os computadores funcionem apenas por meio de gestos. O que parece ficção, como no filme de Steven Spielberg, “Minority Report”, pode mesmo estar prestes a se tornar realidade, fazendo com que os modelos touch screen virem algo do passado, além de decretar de vez a aposentadoria do mouse.
 
Um dos expoentes deste mercado dos “intocáveis” é a americana Leap Motion, que acaba de receber um aporte de R$ 30 milhões de seus investidores, entre eles o Highland Capital Partners e Founders Fund, para preparar a estreia do seu sensor de movimentos ao mercado. “Este investimento permitirá que a nossa tecnologia chegue a todo o mundo, transformando a maneira como o homem interage com o computador. Estamos prontos para fazer de 2013 o ano da nova interface”, diz Michael Buckwald, CEO da Leap Motion, por meio de comunicado.
 
A expectativa é que os aparelhos equipados com a tecnologia de controle de gestos, anunciado pela Leap Motion em maio de 2012, comecem a ser vendidos ainda no início deste ano. Notebooks e computadores all-in-one da taiwanesa Asus devem ser os primeiros a receber a novidade, que possui cerca de 200 vezes mais precisão do que o Kinect, game da Microsoft, ou até mesmo o Wii, da Nintendo, que utilizam recursos similares de reconhecimento de gestos. Do tamanho de uma pequena caixa, o aparelho tem custo estimado de US$ 70 e pode ser adquirido por meio da pré-venda disponível no site oficial da Leap Motion.
 
Confira.
 
 
 
do mês
 
National Retail Federation: Maior evento de varejo do mundo. Acontece de 13 a 16|janeiro em Nova York. Mais informações:  http://www.nrf.com
 
40ª Edição da Couromoda: Feira Internacional de Calçados. Acontece de 14 a 17|janeiro em São Paulo. Mais informações: http://www.couromoda.com
 
Real Screen Summit 2013. Acontece de 24 e 27|janeiro em Washigton D.C.
 
50º National Association of Television Program Executives (Natpe). Acontece de 28 a 30|janeiro em Miami. Mais informações: http://www.natpemarket.com
 
Campus Party Brasil. Acontece de 28|janeiro a 3|fevereiro em São Paulo. Mais informações: http://www.campus-party.com.br
 
 
 
Os 12 profissionais mais
escassos no mercado
 
Empresas aguardam até 120 dias para encontrar um
candidato qualificado, segundo a Page Personnel
 
 
120 dias. Esse é o período que uma empresa pode demorar para encontrar um profissional qualificado, de acordo com levantamento Page Personnel, que revela quais são os profissionais mais escassos no mercado.
 
"A escassez de mão de obra no mercado nacional passa por todos os segmentos e atinge diretamente o nível de produtividade das empresas. Hoje o processo de recrutamento está mais longo e exige um nível de exigência e conhecimento das consultorias para encontrar o candidato certo. Hoje há mais procura de candidatos do que oferta de profissionais, cenário até pouco tempo quase que improvável no Brasil. Hoje a busca por profissionais é mais demorada do que ocorria há três anos", explica Roberto Picino, diretor-executivo da Page Personnel.
 
Abaixo a relação dos profissionais segundo a Page Personnel mais escassos no mercado, o salário médio, tempo médio para recrutamento e perfil adequado para a vaga:
 
1) Supervisor de Produção
Tempo médio de recrutamento: 30 a 60 dias
Salário médio: R$ 6,5 mil a R$ 9 mil
Perfil necessário para a vaga: o profissional precisa entender a cadeia de produção e unir o lado lógico e o humano para que consiga lidar com a gestão de pessoas. O supervisor deve garantir que haverá matéria-prima suficiente para a produção e minimizar os gargalos que venham a surgir garantindo a eficiência e reduzindo custos de produção. Algumas empresas requerem profissionais especializados em seu segmento e em uma determinada área. Outras companhias seguem a linha multiprofissional, ou seja, buscam profissionais que entendam de diversas áreas e segmentos.
 
2) Técnico de Campo (manutenção eletromecânica)
Tempo médio de recrutamento: 30 dias
Salário médio: R$ 3 mil a R$ 4 mil
Perfil necessário para a vaga: o técnico de campo é um dos profissionais mais requisitados em empresas de máquinas, equipamentos e serviços. Ele é responsável pela manutenção (elétrica, mecânica e em automação) dos equipamentos e linhas de produção nos clientes da empresa na qual trabalha. A maior dificuldade é encontrar profissionais com conhecimento nas três áreas e com total disponibilidade para viagens frequentes.
 
3) Consultor em Engenharia
Tempo médio de recrutamento: 60 dias
Salário médio: R$ 3 mil a R$ 8 mil
Perfil necessário para a vaga: profissional muito requisitado por conta do conhecimento técnico na área específica da consultoria. A maior dificuldade é encontrar um profissional com esse conhecimento específico e que apresente um perfil dinâmico e agressivo de consultoria, além da disponibilidade para viagens.
 
4) Vendedor Key Account Sênior |Inglês fluente e boa penetração nas grandes redes de supermercado|
Tempo médio de recrutamento: 60 a 90 dias
Salário médio: R$ 4.500 a R$ 6.000 + comissões mensais
Perfil necessário para a vaga: gestão de carteira de clientes de grandes redes. Responsável pela negociação de contratos com compradores. Definição e implementação de ações promocionais com o objetivo de melhorar exposição dos produtos nas redes e incremento de vendas. Gestão de custos, rentabilidade e volume de vendas.
 
5) Analista de Revenue Management
Tempo médio de recrutamento: 60 a 90 dias
Salário médio: R$ 3.000 a R$6.000
Perfil necessário para a vaga: responsável pela gestão de receitas nas operações de vendas, gestão de preços, margem e investimentos de trade, construção e análise de P&L e dados de vendas. Elaboração de relatórios gerenciais, cruzando informações financeiras da empresa com informações de mercado. Analisar custos e despesas por produto e canal de vendas, antecipando necessidades de ações de preço ao mercado.
 
6) Analista de Inteligência de Mercado
Tempo médio de recrutamento: 60 a 90 dias
Salário médio: R$ 5.000 a R$ 6.500
Perfil necessário para a vaga: municiar as áreas de Marketing e Vendas com informações referentes aos mercados, levantando e analisando situação da concorrência, movimentações estratégicas, posicionamento e novos entrantes em potencial. Analisar o posicionamento estratégico da empresa, apontando eventuais possibilidades de obtenção de vantagem competitiva. Elaborar relatório mensal de performance de vendas da empresa frente aos concorrentes, com base em informações de mercado.
 
7) Analista de Gerenciamento por Categoria Sênior
Tempo médio de recrutamento: 90 dias
Salário médio: R$ 5.200 a R$ 7.000
Perfil necessário para a vaga: gerar informações sobre o consumidor e as novas práticas de mercado visando à melhoria dos planos de ação de gerenciamento por categoria. Desenvolver planogramas (estratégia de exposição e organização das marcas nos diferentes canais de vendas) direcionados por canais e regiões. Desenvolver os processos internos referentes ao gerenciamento de categorias, coordenando e suportando a equipe de vendas na elaboração do plano da categoria. Avaliação do desempenho do cliente e mercado, estratégias e táticas para a categoria (Preço, promoção, espaço e mix). Acompanhar a evolução dos produtos, share, distribuição, preço e posicionamento da marca. Acompanhar efetivamente as ações da concorrência e gerar ações que auxiliem a minimizar ou bloquear o seu possível impacto. Contribuir para o desenvolvimento de parcerias com os clientes, visando aprimorar o relacionamento comercial.
 
8) Analista de Marketing Digital / E-commerce
Tempo médio de recrutamento: 60 a 90 dias
Salário médio: R$ 4.500 a R$ 5.500
Perfil necessário para a vaga: liderar projetos digitais com desenvolvimento e administração de conteúdo de websites de e-commerce e campanhas de mídia online. Geração e análise de relatórios de métricas online, com foco no resultado e usabilidade do websites, a partir de ferramentas como Google Analytics.
 
9) Demand Planning (Planejamento e Demanda)
Tempo médio de recrutamento: 60 dias
Salário médio: R$ 4 mil a R$ 8 mil
Perfil necessário para a vaga: o profissional precisa de uma visão geral da cadeia de supply chain. Forte interface com produção, logística e comercial - tanto vendas quanto compras. O profissional deve gerar a previsão de vendas de determinado produto / linha de produtos baseado em fatores como histórico de vendas, previsão de demanda, nível de estoque, sazonalidade, entre outros. As empresas buscam profissionais analíticos o suficiente para ter a previsão mais assertiva, assim como estratégicos para acompanhar as alterações no plano e gerar resultados mais próximos da realidade. O idioma inglês acaba sendo exigido em mais de 90% dos casos.
 
10) Projetos Logísticos
Tempo médio de recrutamento: 90 dias
Salário médio: R$ 4,5 mil a R$ 9 mil
Perfil necessário para a vaga: o profissional de projetos logísticos está inserido em operadores logísticos, varejo ou indústria. Como operador logístico, precisa ter uma visão ampla de processos, já que lida com segmentos diversos com urgências e particularidades distintas. As atividades poderão ser voltadas tanto para o dimensionamento / planejamento, implementação ou melhoria do projeto.
 
11) Strategic Sourcing (Compras Estratégicas)
Tempo médio de recrutamento: 45 a 60 dias
Salário médio: R$ 4 mil a R$ 8 mil
Perfil necessário para a vaga: o profissional de Strategic Sourcing traz uma visão estratégica para a área de compras. Perfil comercial arrojado, com forte habilidade de negociação. Visão macro do processo de supply chain, além de trazer novas alternativas para o negócio, considerando custo-benefício, melhor qualificação de fornecedores, savings entre outros fatores. Este profissional é peça estratégica, pois movimentará a cadeia de suprimentos, otimizando o fluxo do processo e trazendo melhorias de qualidade, custos, entre outros. As empresas buscam por perfis com visão ampla e estratégica do mercado fornecedor, econômico, financeiro etc. Fluência em inglês é fundamental.
 
12) Vendedor Técnico
Tempo médio de recrutamento: 90 a 120 dias
Salário médio: R$ 6.000 a R$ 7.000
Perfil necessário para a vaga: formação em Química ou Engenharia Química| Experiência comercial no mercado cosmético. Gestão de carteira de clientes no segmento cosmético, prospecção de novas contas, venda consultiva e participação de feiras e eventos do setor.  
 
 
 
Humor de sexta-feira
 

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