sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Fazer o quê...

 
 
 
Østersøen, o stop-motion
mais encantador que
você já viu
 
 
Como não se encantar pelo detalhado trabalho que demanda um vídeo em stop-motion?
 
Você provavelmente nunca ouviu falar da banda francesa independente Ödland. Mas depois deste clipe feito para a música Østersøen, do álbum Sankta Lucia, com certeza algo vai mudar.
 
 
 
O vídeo, dirigido e produzido por Vincent Pianina e Lorenzo Papace (a banda, aliás, tem Lorenzo como mentor), é um belíssimo trabalho de stop motion utilizando papel, iluminação correta e o espaço da cozinha deles (sim, caseiro!).
 
As transições entre as cenas são bem criativas, e toda a ilusão de zoom foi feita manualmente. Ou seja, foram produzidos elementos em diferentes escalas e ângulos para enriquecerem criativamente o vídeo.
 
 
Além do mais, todo o clima do vídeo está dentro da identidade da banda, que preza pelo retorno de coisas antigas esquecidas rapidamente pela música contemporânea, como eles mesmos descrevem. A Ödland é regada a ukelele (aquele mini-violão), instrumentos experimentais, poesia e arte.
 
Assista e encante-se!
 
 
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Livro ensina como desbloquear o
processo criativo
 
 
Comportamento humano, funcionamento da mente e a existência do homem: esses são alguns dos temas que o publicitário e escritor Henrique Szklo aborda em seu livro recém-lançado “Você é criativo sim senhor!”, onde fala da inteligência criativa como um dos motores para desobstruir a consciência.
 
Na obra, o autor trata da criatividade como uma ferramenta de transformação pessoal e, sem querer apontar fórmulas para desenvolvê-la, passeia por mecanismos para despertá-la.
 
Szklo afirma que é a criatividade é quem impulsionou a evolução humana e, por isso, ela é uma ferramenta valiosa em quem deseja uma vida melhor.Uma das bases do livro é o comportamento humano e Szklo afirma que recorreu à própria experiência pessoal para escrever o livro, mas refuta narcisismo. “Parti do princípio de que eu sou igual a todo mundo e que, portanto, todo mundo sente mais ou menos o que eu sinto e funciona mais ou menos do mesmo do mesmo jeito. Na matriz, na origem de todo o funcionamento da máquina cérebro, somos rigorosamente iguais”, explica no prefácio.
 
“Você é criativo sim senhor!” também é o nome de palestra ministrada pelo publicitário sobre desbloqueio criativo. Szklo é coordenador do curso de Criatividade da Escola Panamericana de arte e tem passagens por diversas agências de publicidade. Entre elas, foi diretor de criação da Energy Y&R e comandou o time criativo da Nort\West Publicidade, do grupo Publicis.
Título: “Você é criativo sim senhor!”
Editora: Jaboticaba
Nº de págs: 319
 
Para Henrique Szklo, criar não é um dom. Tampouco é um poder mágico com o qual só poucos privilegiados são ungidos. Criar é, antes de tudo, uma ferramenta biológica de adaptação e evolução. Todos, indistintamente, de todas as classes, culturas, raças e profissões têm dentro de si essa capacidade extraordinária de encontrar soluções para problemas que nunca enfrentaram. Não há o que aprender. É preciso apenas se libertar dos bloqueios, se livrar das pressões internas e externas que prejudicam o livre pensamento criativo. Portanto, podemos afirmar com total convicção e tranquilidade: você é criativo, sim senhor!
 
Fonte: site do autor e Propmark
 
 
 
Brasil acorda para a nova
publicidade mundial.
Integrada...
 
No ano em que a publicidade brasileira arrematou 80 Leões em Cannes, conquistou 18 prêmios no Clio Awards e emplacou 14 trabalhos no anuário do D&AD, qual o balanço da criatividade brasileira em 2012? Para Eduardo Lima, presidente do Clube de Criação de São Paulo (CCSP), as agências brasileiras “acordaram” para a publicidade integrada. A participação notória do país em festivais mundo afora é o termômetro do desempenho nacional, indica Lima.
 
“O Brasil acordou para a nova publicidade mundial, a era digital e integrada”, diz Lima, também diretor-geral de criação da F/Nazca S&S. “O país estava muito voltado para as soluções tradicionais, principalmente em mídia impressa, tanto que sempre teve destaque fantástico nessa área. Ela ainda é muito importante, mas a criatividade nacional começa a englobar pacote integrado onde não há somente as mídias tradicionais”.
 
Ao olhar para os resultados de 2012, o Clube de Criação de São Paulo já projeta o ano de 2013. A entidade está planejando a nova edição do Festival do CCSP, que reuniu, em setembro deste ano no Memorial da América Latina, em São Paulo, convidados de áreas diversas, que extrapolam o universo da criação. “O que fizemos em 2012 com o festival é um caminho sem volta. No ano que vem, queremos cristalizar esse formato e estamos na fase de planejamento”, afirma.
 
A fórmula será a mesma: combinar profissionais de áreas distintas com lideranças do mercado de publicidade. Nomes como o fotógrafo Bob Wolfensen, o chef Alex Atala, o cineasta Heitor Dhalia e a atriz Alice Braga deram o tom da renovação do evento em 2012. Convidados de peso do mercado publicitário, como Fábio Fernandez (F/Nazca), Marcello Serpa (AlmapBBDO) e Washington Olivetto (WMcCann) trouxeram suas experiências para o palco.
 
Ao todo, 3 mil pessoas atenderam ao encontro, que durou três dias. “Agora estamos muito voltados para o festival, é ele o carro-chefe do Clube de Criação. É um caminho sem volta”, diz Lima. Em 2013, o evento será antecipado para agosto e continuará no Memorial da América Latina. “Nossa obrigação é fazer com que ele faça parte do calendário oficial de São Paulo. Projetamos que, a partir do quarto ano nesse formato, conseguiremos fixá-lo oficialmente”.
 
Nomes estão sendo sondados e o primeiro objetivo é fechar as cotas de patrocínio. A parceira de realização Geo Eventos será mantida. Já o anuário do CCSP está em processo de finalização e deve ser publicado no início de março de 2013.
 
Fonte: Propmark
 
COMENTÁRIO
Estão descobrindo a roda, de novo.Engraçado tudo isso. Já utilizamos a bendita comunicação integrada desde 1983... há exatos 30 anos, apenas.
 
Claro que em 86 pouco se falava em computadores nas agências ou na internet, mas já se integravam os diversos instrumentos de comunicação (publicidade tal como ainda é limitadamente conhecida, merchandising, design, promoção, assessoria de imprensa, relações públicas, eventos, feiras e exposições, patrocínio e outros).
 
Escrevemos “publicidade tal como é ainda limitadamente conhecida” porque a imensa maioria dos publicitários ainda não compreendeu que esta atividade vai muito além de criar e veicular comerciais e anúncios, para tratar de todas as mensagens de vendas que criamos e apresentamos a públicos selecionados, de forma eficiente.
 
Pelo visto, continuaremos com a mesmas coisas de 2012. Só barulhoo. Mais nada.
 
 
 
Mercado de agências de
comunicação cresceu 17%
 
 
O mercado de comunicação brasileiro deve ter crescido cerca de 17% em 2012, de acordo com a Associação Brasileira das Agências de Comunicação (Abracom). O levantamento, feito por amostragem, também traz a opinião dos empresários do setor sobre o mercado e perspectivas para 2013, quando o avanço estimado é de 19%. Para 2012, o faturamento gira em torno de R$ 2.340 bilhões, contra os R$ 2 bilhões registrados no último ano.
 
Apesar disso, o crescimento fica abaixo das expectativas iniciais, que superavam os 20%. O avanço aquém do esperado é justificado pela crise econômica europeia, pelas eleições e pela expansão menor que a esperada do setor público.
 
No entanto, para a presidente do Conselho Diretivo da Abracom, Gisele Lorenzetti, o resultado alcançado é positivo. “Os números de outros segmentos da indústria da comunicação, como o de publicidade e mídia promocional, ficaram na faixa dos 10%. A economia do país deve ficar perto de 1%. Nosso setor encontrou espaço para crescer”.
 
Os empresários ouvidos afirmam que o crescimento se deve, essencialmente, à diversificação dos serviços oferecidos e à ampliação da carteira de clientes. Além disso, é primordial haver planejamento, investimento e retenção de bons funcionários.
 
A partir do próximo ano, o acompanhamento dos números do setor será feito trimestralmente, com boletins de análise econômica restritos aos associados. Esses números são essenciais para que as agências possam se planejar, conforme explica o diretor-executivo da Abracom, Carlos Henrique Carvalho. “Os dados do mercado serão uma ferramenta de estratégia de negócios para que as agências filiadas possam planejar sua atuação no mercado”.
 
Fonte: comunique-se
 
 
 
Rússia proíbe venda de cervejas,
das 23 às 8 horas da manhã.
Essa moda pega?
 
 
A Rússia proibiu, desde o dia 1º.jan. a venda de cervejas no país todo, das 23 horas às 8 horas da manhã, em uma tentativa para combater o alcoolismo no país, noticiou a agência de notícias Interfax. O presidente russo, Vladimir Putin, já admitiu que o alcoolismo é um sério problema no país. A Rússia tem uma das maiores taxas de consumo de álcool, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).
 
O ex-presidente Dmitry Medvedev havia assinado emendas a leis sobre álcool em julho de 2011, a fim de reclassificar a cerveja como uma bebida de alto teor alcoólico. A nova lei, que entrou em vigor nesta terça-feira, restringe a quantidade de cerveja que pontos de venda e quiosques podem vender e proíbe o comércio dessas bebidas entre 23 horas e 8 horas da manhã, segundo a Interfax.
 
Em 2012, os impostos russos sobre a cerveja cresceram 20%. De acordo com um planejamento do Ministério das Finanças aprovado em 2011, os impostos devem aumentar em mais de 25% em 2013, e mais 20% em 2014.
 
A Rússia também elevou o preço mínimo para a vodka e baniu publicidade de bebidas alcoólicas, inclusive na internet.
 
Fonte: Veja, com agência Reuters
 
COMENTÁRIO
Esta moda pode pegar. Imaginem uma lei dessas no Brasil, onde os mais jovens saem para as baladas às 23 horas…
 
Em princípio, somos contra proibições de qualquer natureza, mas há casos em que esta é a única medida que resta ao governo, diante do descontrole geral.
 
No Brasil, onde se quer liberar o consumo da maconha, parece que proibir o consumo de cerveja e de bebidas alcoólicas (mesmo que seja em parte do dia) seria impensável.
Talvez sim, talvez não.
 
Acreditamos que, infelizmente, chegaremos a esse ponto, da proibição, por absoluta falta de conscientização dos brasileiros, de todas as idades.
 
Nos Estados Unidos, há mais de 30 anos, tem Lei Seca de madrugada e nos finais de semana, em muitas cidades.
 
No Reino Unido e na Holanda os bares fecham às 22 ou 23 horas, sem choro nem vela.
 
Cá entre nós, para um povo que tem que trabalhar ou estudar já de manhã, não tem cabimento ficar bebendo madrugada adentro, até o sol raiar.
 
 
 
Humor de sexta
 
 
 

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