quinta-feira, 22 de maio de 2014

Abbiamo scoperto che nella vita, ci vuole solo ricordi

A tecnologia comunicacional tem se tornado uma grande 
ferramenta de interação à medida que elimina ineficiências
e acarreta benefícios que torna as organizações mais produtivas e ágeis

A comunicação é um dos pilares para que a organização funcione com êxito - sem comunicação não há negócio - e para estreitarmos relações com parceiros, clientes e colegas de trabalho, utilizamos diversas ferramentas simultaneamente. Entretanto, gerenciar separadamente cada uma delas pode ser ineficiente, assim como também provocar conflitos, visto que todos utilizam a mesma tecnologia subjacente: a Internet.

O segredo da Unified Communications para garantir o sucesso das atividades organizacionais está na utilização de soluções presenciais e a distância, as quais integram voz, vídeo, chamadas em conferência e instant messenger. Essas tecnologias têm se tornado grandes ferramentas de interação à medida que eliminam ineficiências e acarretam benefícios que tornam as organizações mais produtivas e ágeis, veja abaixo:

1| Redução de custos: apesar da estratégia de comunicação unificada requerer investimentos em novos equipamentos, o resultado final será a redução de custos de gestão. Adotando a solução de telefonia IP, por exemplo, serviços como os de telefonia e fax funcionarão através da conexão de Internet, o que custará menos do que vários números e linhas telefônicas. Ao adquirir tecnologias de áudio e videoconferência, os deslocamentos se tornarão desnecessários para a realização de reuniões e tomadas de decisões, os recursos aplicados em transporte e hospedagem poderão ser destinados a outros fins mais relevantes à empresa e os riscos inerentes aos deslocamentos como transito ou até mesmo violência de nossas cidades são mitigados.

2| Maior agilidade para os colaboradores: os colaboradores podem acessar todo o sistema de comunicação da organização via Internet, sendo possível ter seu ramal ou seu terminal de videoconferência ao alcance de sua mão o tempo todo. A tecnologia de videoconferência móvel é uma grande aliada neste aspecto, é possível realizar reuniões à distância, participar de tomada de decisões e tirar dúvidas com qualquer pessoa, não importa onde ela esteja, trabalhando em casa, na estrada, ou visitando um cliente.

3| Segurança: a Segurança é um quesito importante no mundo em que vivemos, já que informações confidenciais trafegam o tempo todo, seja por telefone, e-mail, videoconferência, entre outros. Ter um sistema de comunicação próprio garante a legitimidade e integridade das informações uma vez que todos os tráfegos podem ser controlados dentro da corporação.


Ação reúne as marcas Kinder, Nutella e Tic Tac, com premiações que vão desde mochilas até carros. Consumidor receberá uma viagem à Itália e R$ 200 mil das mãos do jogador Kaká

A Ferrero completa 20 anos e comemora com a promoção “Diversão tamanho família”. A ação reúne as marcas Kinder, Nutella e Tic Tac. Ao todo, serão entregues 1.000 prêmios, como mochilas, blue-rays, bicicletas e carros. Um dos consumidores será beneficiado com uma viagem à Itália para conhecer o embaixador da promoção, o jogador de futebol Kaká, e sua mulher, Carol Celico.

O ganhador receberá um cheque de R$ 200 mil das mãos do casal. Para participar é necessário comprar qualquer produto das marcas participantes e cadastrar o código no site da promoção, até o dia 5 de julho. Essa é a primeira vez que uma mesma ação promocional envolve mais de uma marca de produtos da Ferrero.

A empresa montou um espaço interativo no Shopping Eldorado, em São Paulo, para divulgar a distribuição de prêmios pela marca. Por meio da tecnologia de realidade aumentada, o público terá a oportunidade de jogar com o Kaká. No local, consumidores também poderão comprar produtos da Ferrero e se registrarem na promoção, com a ajuda de promoters.



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A importância das marcas tem sido cada vez mais referenciada, como advento do aumento da competitividade e necessidade das organizações de mostrar diferenças e agregar valor aos produtos e serviços, é importante nos dias de hoje direcionar e diferenciar marcas e produtos para obter resultados no mercado.

O ano de 2013 foi pródigo em análises sobre a chamada Nova Classe Média Brasileira. Antes de mais nada, é importante questionar e entender quem são os consumidores que compõem a chamada Nova Classe Média.

É sabido que o Brasil apresentou, de modo geral, um incremento de renda, sobretudo entre as populações das classes D e E, provocando sua relativa ascensão e reenquadramento de classe. De repente, o mercado consumidor brasileiro pareceu crescer! Isso aconteceu porque esses cidadãos não faziam parte do chamado "mercado consumidor brasileiro" com que as agências de publicidade usualmente trabalhavam, por não ter a renda mínima suficiente para dele participar.

Por essa razão fala-se hoje tanto em novos hábitos de consumo. Em minha opinião, deveríamos nos debruçar mais sobre as características e diferenças de comportamento dessa imensa população (mais de 50% do mercado brasileiro hoje) do que propriamente sobre sua capacidade de consumo, relativamente facilmente dedutível de estudos estatísticos sobre séries histórias e recentes.

Um dos efeitos da alocação da renda adicional a esses cidadãos permitiu a expansão do chamado consumo conspícuo, aquele que ultrapassa as necessidades essenciais. A divisão entre os diferentes itens de consumo dessa fatia da população hoje - considerando o valor gasto com cada item do orçamento familiar – não são fundamentalmente diferentes da alocação anterior, ou seja: compram-se os mesmos tipos de produtos mas é permitido um upgrade na marca. Consome-se um pouco mais com o lazer e, claro, houve aumento na significativo aquisição de produtos como perfumaria, maquiagem, etc.

Recentemente, realizamos algumas pesquisas em parceria com a Leadpix que nos ajudam a ilustrar melhor nossa raciocínio: duas sobre Inadimplência (com um ano de intervalo) e outra sobre as Reclamações dos Brasileiros. Nessa última ficou claro que o cidadão da Nova Classe Média, ao adquirir um produto/serviço que supõe ser uma qualidade superior (e que, antes, não estava ao seu alcance), apresenta uma enorme expectativa com o serviço prestado, principalmente quando ocorrem problemas com o produto ou serviço adquirido: esse consumidor quer ser ouvido, antes de mais nada.

É bom notar que estamos tratando de uma população que privilegia as redes familiares, amigos e, em consequência, as redes sociais. E que espera das marcas o mesmo tipo de atenção. Querem ser ouvidos e levados em conta como consumidores uma vez que já o são como cidadãos.

A expectativa sustenta, sem dúvida, o uso crescente das redes sociais - ou redes de relacionamento - para denúncias sobre má qualidade ou falhas de atendimento. As marcas precisam aprender, antes de mais nada, a conversar para evitar o ponto de ruptura na confiança entre esse consumidor e a marca.

Por fim, é importante notar o valor da Pesquisa no auxílio à transição que as marcas estão experimentando. É importante continuar a investir no conhecimento efetivo - não somente numérico - dessa fatia enorme de pouco mais de 50% da população. O uso exclusivo de dados estatísticos - fartos nesse domínio - impedirá a capacidade de segmentar diferentes targets em função da percepção e comportamentos diferenciados.


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Escolher o futuro profissional sempre foi - e sempre será - uma das tarefas mais difíceis que teremos de enfrentar na vida. A relação com seu trabalho, principalmente hoje em dia, é um dilema entre fazer o que ama versus o que dá sucesso e reconhecimento. Toda essa cobrança não acaba nunca. Mas se em algum momento você parar e vir-se sem saber o que fazer da vida, não se desespere. Isso não é o fim do mundo e acontece com mais pessoas do que você imagina.

O 99jbos listou algumas dicas que podem ajudar você na hora dessa decisão:

1| Analise seus pontos fracos e fortes: se você não consegue fazer uma autoanálise sobre suas atribuições e características, pergunte para as pessoas mais próximas sobre aquilo que você faz muito bem, e também aquilo que precisa melhorar. Esteja preparado para receber um feedback diferente daquele que você quer ouvir, mas que é um pouco mais próximo da realidade. A partir disso, você pode desenvolver melhor as aptidões, além de se especializar ainda mais nos pontos fortes.

2| Procure mais sobre culturas organizacionais: quando se estuda uma carreira, muita gente fica presa apenas em suas atribuições, sem se preocupar com as coisas básicas do dia a dia. Pesquise por cenários onde o estilo de vida seja semelhante, ou complementar ao seu. Entenda o que você quer para a sua vida no momento, ser parte de uma empresa em uma cidade grande ou ter o próprio negócio em uma cidade pequena? Ter tempo para atividades extracurriculares, ainda que receba um pouco menos? Pesquise organizações ou cursos que permitam o estilo de vida que você quer. Liste opções, prós e contras e não se sabote!

3| Compare-se com moderação: no mundo atual é quase impossível não se comparar com outras pessoas, seja em qual esfera for. Se por um lado isso pode ser positivo, já que é possível se posicionar dentro do mercado, apontando suas qualidades e defeitos, pelo outro, pode ter efeito negativo caso a análise não seja feita com parcimônia.

4| Planeje e sonhe: é importante ter ideia de onde você quer ir, e como pretende chegar lá. Entretanto, permita-se sonhar com realizações que seriam grandes demais, e que normalmente você não imaginaria. Afinal, sonhar grande e sonhar pequeno dá o mesmo trabalho, como diz o ditado popular.

5| Comece: pesquisar, analisar, planejar e sonhar são etapas importantes para fazer aquilo que você ama. Mas é preciso dar um passo inicial, que para muitos pode ser o mais complicado: começar. Dar o primeiro passo é fundamental, então procure pessoas que você não tem tanto contato, pra te trazer verdades cruas, pontos de vista dos quais você não está acostumado.


Gustavo Luveira*
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Sempre ouvimos falar sobre todas as vantagens que a mobilidade proporciona às empresas, mas será que elas pararam para entender quem são as pessoas por trás das pequenas telas? O que buscam esses usuários? De que forma pode-se oferecer o que o cliente busca?A presença nas plataformas móveis exige estratégia aliada à relevância. Confira a seguir algumas ações que podem ser colocadas em prática já.

1. Foque na experiência do usuário móvel: a experiência do usuário com o site mobile impacta diretamente o número de visitantes, que por sua vez, impacta também no ranking do site em mecanismos de busca. Uma boa experiência do usuário pode garantir também a conversão de simples visitantes em clientes.

2. Tenha um site mobile-friendly: site mobile-friendly, se responsivo ou dedicado, será fundamental para uma estratégia de SEO móvel. Ou seja, invista em um site adaptado para as necessidades do ambiente móvel. Velocidades de carregamento da página podem ter um impacto significativo na experiência do usuário móvel. Com base na pesquisa da Nielsen Norman Group, o Google quer páginas móveis para carregar em um segundo ou menos para entregar uma experiência positiva e manter o usuário envolvido.

3. Simplicidade no design: assim como em um site voltado para desktops, um site para o mobile também deve observar para questões como formatos, ajustes de tela, cores e usabilidade. É importante fornecer também informações em um padrão intuitivo e de fácil assimilação.

4. Entenda a intenção do usuário: uma estratégia SEO sempre deve ser orientada pelas necessidades de seu público-alvo. No caso dos usuários de dispositivos móveis, há uma grande diferença em relação aos que buscam informações no desktop. Os usuários do smartphone, por exemplo, são mais propensos a buscarem por produtos e serviços mais próximos do local onde estejam. Segundo o Google, 69% dos usuários esperam encontrar negócios em um raio de 5 km de sua localização, enquanto 55% deles esperam para a compra dentro de uma hora.

*Gustavo Luveira é publicitário de formação e empreendedor nato. Foi responsável pela área de Novos Negócios da Red Cube e fundou a Brands Lounge Brasil. Hoje, além do cargo que ocupa na Kanamobi é professor da São Paulo Digital School.



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