quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

A quem diga que dormimos de touca


Ação recruta médicos 
com mensagem audível 
apenas com o estetoscópio

No continente africano, 1.200 médios se formam todo ano. Se você acha esse número ridiculamente baixo, ainda tem mais: metade deles vai embora e apenas 2,9% deste profissionais atendem as comunidades rurais. A necessidade de recrutar médicos estrangeiros é enorme, mas como fazer com que a mensagem chegasse a eles? A agência Boomtown, da África do Sul, ofereceu uma solução bastante interessante para a Africa Health Placements: o primeiro anúncio de rádio audível apenas com um estetoscópio.

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=Zbl0NrPyqQ4

A organização enviou a alguns médicos uma caixa que, quando aberta, indicava: coloque seu estetoscópio aqui. A pressão do instrumento ativava um MP3 em baixa frequência, com uma mensagem clara e direta: a África precisa de você.


Uma ideia legal, com um propósito bacana, que transformou um instrumento de trabalho do público-alvo em parte da ação. Vale a referência.

Fonte: Brainstorm9



MINI Cooper: 
um carro pequeno 
e um desafio gigantesco

Um carro voando na neve. Literalmente.

Às vezes, a MINI aposta em ações criativas para promover o carro que chama atenção pelo seu tamanho. Mas, com o objetivo de mostrar que apesar de pequeno ele tem motor potente, a marca colocou o automóvel para realizar um salto mortal de snowboard em um dos centros esportivos de inverno mais famosos da França.

Logicamente, a ação foi realizada por um piloto profissional experiente no movimento.

Só nos primeiros quatro dias de lançamento, o vídeo já tinha ultrapassado a marca de dois milhões de views.
Assista:

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=Ry-ofJHatGs



Coca-Cola e a
Copa de todo mundo



Entrou no ar no último sábado (23) o comercial que lança a maior campanha publicitária já divulgada pela Coca-Cola em seus 70 anos de Brasil, com o tema Copa do Mundo. Para Michel Davidovich, vice-presidente e gerente-geral da Coca-Cola Brasil para a Copa do Mundo da Fifa 2014, esse será o maior evento global de todos os tempos. O primeiro filme da estratégia, “Manifesto”, é o pontapé inicial da grande campanha que tem como tema central a inclusão, com o conceito “A Copa de todo mundo”.

A criação é da Wieden + Kennedy São Paulo, que vem trabalhando no projeto há um ano e teve forte participação do time de marketing global da Coca-Cola. “Esta será a Copa da inclusão. O Brasil e um país inclusivo, o brasileiro também tem esse espírito, o futebol é um esporte inclusivo e o produto Coca-Cola talvez seja um dos mais democráticos do mundo”, disse o mexicano Javier Meza, vice-presidente de marketing da Coca-Cola Brasil.

O filme - de um minuto - entrou no ar no intervalo do “Jornal Nacional”, na TV Globo, e sua versão de 30 segundos vai para outros canais em TV aberta, durante o horário nobre. A campanha se mantém no Brasil até janeiro de 2014, quando começará a se expandir internacionalmente e deve chegar a 150 países. O foco inicial é a Copa das Confederações, em especial a partir de maio deste ano.

http://www.youtube.com/watch?v=x3E7b9gtf_4&feature=youtu.be

Todo o visual da campanha foi idealizado pelo grafiteiro Speto. Seus desenhos estarão em todas as peças, nas embalagens e ganhará o mundo. Ele também apareceu no filme, narrado pelo compositor e cantor Tom Zé. A produção do filme é da ParanoidBR, com direção de Martin Romanella. “Queríamos valorizar a arte de rua, que também é inclusiva”, explicou Davidovich.
No comercial, um jogo de imagens brinca com os ícones de edições passadas da Copa como a vuvuzela, o polvo vidente, as mulheres bonitas, as celebridades e os cortes de cabelo dos jogadores. A intenção é mandar o recado: esta é a Copa da inclusão. O filme é finalizado com a imagem da “garrafa de todo mundo”, que será o principal elemento do sistema de identidade visual da Coca-Cola para a Copa do Mundo - e aparecerá em toda a comunicação da marca.

Davidovich destaca que a campanha será multiplataforma e incluirá todas as mídias disponíveis. No caso das redes sociais, as ações principais serão desenvolvidas pela JWT. A próxima ação é uma iniciativa nas redes para escolher carregadores de bandeira na Copa das Confederações. Novas peças e filmes entrarão no ar ao longo do ano, numa renovação constante. Após a Copa das Confederações, a Coca-Cola lançará seu esperado tema musical para a Copa do Mundo, que sempre se destaca fortemente.

Legado

Davidovich destaca que a Coca-Cola é a mais antiga parceira da Fifa - desde 1974. O anunciante pretende investir um total de R$ 14 bilhões até 2016, o que inclui expansão e todas as ações relativas aos grandes eventos esportivos realizados no Brasil. Não foi divulgado o investimento de marketing.

Todas as ações estão baseadas em três legados que a empresa pretende deixar para o Brasil a partir do evento: comunidades, reciclagem e vida ativa. No plano social (comunidades), o projeto Coletivo é a grande estrela, já presente em 140 comunidades brasileiras e que deve capacitar cerca de 200 mil jovens até o fim de 2014, inclusive na área de eventos, para que possam trabalhar na Copa. Na área de Reciclagem, a marca pretende ampliar seu projeto junto a 250 cooperativas e gerir os resíduos sólidos durante a Copa do Mundo de 2014. O legado de Vida Ativa tem a ver com o estímulo à vida saudável.

Hoje, a Coca-Cola lidera o maior torneio de futebol jovem do país, que reúne mais de 10 mil jovens em mais de 500 equipes. Por sinal, os campeões de 2012 serão os primeiros gandulas da Copa das Confederações Brasil 2013. Os 224 gandulas receberão treinamento pela Coca-Cola.

“A Copa é uma oportunidade única de transformação da sociedade. Em 2010, a África quis demonstrar seu lado positivo, mudar sua imagem. Lá, fizemos um projeto para levar água potável a escolas públicas que permanece vivo até hoje. Acredito que esta será, por sua vez, a Copa mais inclusiva de todas. Nosso desejo é que ela envolva 200 milhões de brasileiros e não apenas os cerca de três milhões que terão a oportunidade de assistir aos jogos nos estádios. Esse será o nosso legado”, concluiu Davidovich.

Fonte: propmark


Perdigão patrocinará
Copa do Brasil


A Copa do Brasil, segundo principal torneio de futebol do País, terá um novo nome a partir da temporada 2013. A Traffic Sports, responsável pela comercialização da competição, assinou um contrato de três anos com a Perdigão, marca da BRF, para nomear a competição. Nos últimos anos a Kia ocupou esta cota, mas a montadora não renovou o vínculo por conta de cortes no orçamento de marketing.

Com o patrocínio a Perdigão começa a marcar terreno no futebol, campo onde a concorrente Seara já está com os contratos com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e a Fifa. “Traffic e Perdigão compartilham a ideia de transformar a Copa do Brasil no maior torneio do País. Para um contrato como esse ter sucesso a marca precisa estar disposta a abraçar a competição e apetite para fazer a ativação”, aponta Ivan Martinho, diretor comercial da Traffic Sports.

Além da Perdigão, o time de patrocinadores do torneio inclui Embratel, Petrobras e Visa (cota máster), Itaipava (platinum), Unilever (com as marcas Rexona Men e Dove Men) e Nikon (gold), Centauro e Ypióca (silver) e Ford Caminhões e Vedacit (bronze). A agência de marketing esportivo não divulga os valores das cotas e nem o montante arrecadado com os patrocínios.

Em 2013, a Copa do Brasil terá novo formato. O número de participantes passou de 64 para 86, incluindo os times que disputam a Copa Bridgestone Libertadores (exceção feita ao São Paulo que defenderá o título da Copa Sul-americana). A disputa começa dia 3 de abril e irá até 27 de novembro. Os jogos serão transmitidos por Band e Globo, na TV aberta. Na TV fechada, SporTV, ESPN e Fox Sports (por meio de um acordo com a Globosat) exibirão as partidas.

A Traffic também comercializou os direitos de transmissão do torneio para 81 países, dentre eles Argentina, Alemanha, Estados Unidos, Espanha, França, Inglaterra e Portugal.

Fonte: Meio e Mensagem

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