quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Câmera lenta de manhã

A passarela ao contrário
da ONG PETA

Não é de agora que a luta pela causa a favor dos animais vem se intensificando. Milhares de protestos são feitos e vistos pelo mundo a fora e é quase impossível que alguma marca passe batida quando apresenta peles e couros em suas coleções.

A ONG http://www.peta.org/ é bastante conhecida nessa luta e já realizou diversas ações contra o uso de animais na indústria da moda. Recentemente lançou sua nova campanha, chamada “Runway Reversal” (algo como “passarela ao contrário” em tradução livre). A animação tem pouco mais de dois minutos e choca ao mostrar um desfile de moda onde os donos do show são animais, como raposa e foca, e desfilam utilizando peles e cabelos humanos.

O mais impressionante do vídeo é quando a câmera sai da passarela e foca o backstage, onde aparecem peles humanas penduradas e seres humanos enjaulados com expressões apavorantes, uma nítida comparação com a brutalidade que, segundo a ONG, ocorre com os bichos no processo da retirada da pele.

http://www.youtube.com/watch?v=-pkGxulSjM4&feature=player_embedded


O vídeo tem criação assinada pela agência Ogilvy & Mather de Pequim.



FMX 2013. Um show de animação
Vejam que show de animação em Stuttgart…

https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=M27Rq_Q7nWA#t=32s



Rafael Terra 
dá dicas de leitura 
sobre Marketing Digital


Estar à frente do mercado, hoje, é sinônimo de antecipar e dominar as tendências dele, para melhor atender seus os clientes. Com o avanço da conexão web, não vai demorar para que todos os aparelhos digitais estejam conectados no mundo online e isso representa um desafio: como planejar ações de marketing digital em meio a tantos aplicativos, siglas e novidades? Antes de mais nada, esteja atento a todas as novas tecnologias lançadas e especializa-se no assunto.

Para dar aquela mãozinha aos que querem seguir na área de Marketing Digital, Redes Sociais e Marketing de Conteúdo, pedimos uma ajuda ao CEO da Fabulosa Ideia, Rafael Terra. Rafael fez a seleção de algumas das leituras obrigatórias para os profissionais da era digital.

Confira:

Documentário Vítimas do Facebook: sete documentário insere rapidamente a evolução dos humanos se comunicarem até chegarmos as redes sociais.
Ele trata de algo importantíssimo: a potencialização do bem e do mal via estes canais. É impossível não assisti-lo e ficar por dias pensando como nós e nossas empresas estão se comportando nestes canais. O mesmo está disponível na NET, através do NOW, ou no YouTube.

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=taYESjyhMjY

Livro A Vaca Roxa, de Seth Godin: sou mega fã do Seth Godin. E este é meu livro preferido dele. Sempre cito ele nas minhas palestras, pois ele trata de algo que permeia muito o novo universo que as marcas permeiam: os bens intangíveis. Segundo eles, é isso que faz hoje uma empresa ser vitoriosa ou não. O autor tem sempre sacadas incríveis. Uma das que eu gosto sempre de usar nas aulas é esta “Hoje com as redes sociais você só tem duas opções: não existir ou ser julgado”. Ele atualiza sempre o blog http://sethgodin.typepad.com

Confira o Seth Godin em um TED:

http://www.youtube.com/watch?v=Fb7Vo_kfvJI&feature=player_embedded

Vídeo O primeiro Seguidor: este vídeo já circulou muito pela web, mas é que mais define como as relações nas redes sociais são construídas. É inspirador!
http://www.youtube.com/watch?v=BjXW_hgbuH4&feature=player_embedded

Mini Documentário 5 anos Mudaram Tudo: este filme produzido pela HOTWordsBR é uma bela porta de entrada para quem quer ser introduzido nos negócios na Era Digital.
Ele traz as maiores referências do Digital no Brasil. Vale o clique.
http://www.youtube.com/watch?v=yz0b6oZFP-g&feature=player_embedded

Livro Você É o Que você Compartilha, de Gil Giardelli: o Gil é outra pessoa que me inspirou muito em minha trajetória. Ele acaba de lançar este belo livro. E como o próprio nome diz: a obra faz um mergulho comportamental em como nossas ações nas redes podem impactar em nossa vida. É aquilo: sempre pense no seu último post para não ser lembrado a toa. Outro ponto bacana do livro é que praticamente todas as páginas têm QRCodes com conteúdo extra. Leitura rápida, mas não menos profunda. 



Influência social como 
motor de crescimento de startups



Os formadores de opinião e “early-adopters” necessários no processo de validação, testes e implementação de produtos desenvolvidos pelas startups, são atores que normalmente possuem alto capital social, ou seja, possuem influência social em determinado grupo.

Também podemos perceber que formadores de opinião são hubs, possuem várias conexões e laços em determinados segmentos. Aqui se enquadram, por exemplo, blogueiros, jornalistas e publicações especializadas e também “heavy-users” com grande presença digital.

Quando uma startup consegue transformar hubs em “advogados” da marca a probabilidade de amplificação da mensagem do propósito da startup cresce imensamente. Neste contexto surgem as “Lovemarks” (termo criado pelo escritor Kevin Roberts).

A obra de Brad Feld - Startup Communities: building an entrepreneurial ecosystem in your cityaborda de modo interessante a conjunção de fatores necessária para estabelecimento de comunidades bem sucedidas de empresas de capital tecnológico e inovador.

Desconsiderando as startups em si, Feld separa os atores envolvidos no ecossistema empreendedor em dois grupos principais - Leaders (do inglês “líderes”) e Feeders (do inglês “alimentadores”).

Líderes, no contexto do cluster, são empreendedores com grande afinidade ao mercado da região ou cidade, grande experiência e vivência em sua história e com currículo vasto e detalhado no segmento de startups. Essas pessoas irão relacionar empreendedores locais com os chamados “feeders”, promovendo possibilidades de mentoria, arranjos para injeção de capital, seja proveniente de fundos e investidores ou mesmo do poder público, prestação de serviços focada e a custo competitivo para o ecossistema, entre outros.

Da liderança partirão os primeiros passos rumo ao “calendário” de atividades que manterá a comunidade sempre ativa, atuante e bem relacionada com atores externos. Tais eventos e acontecimentos incluirão congressos, reuniões, meet-ups, palestras, cursos, eventos diversos e encontros mais informais entre empreendedores e fundadores da região. Fundadores que participam com frequência de tais eventos aumentam a probabilidade de estreitar laços com hubs importantes no segmento de Startups, lembrando que também deve buscar pelos Hubs que fazem parte do segmento de mercado específico que a startup faz parte.

Ferramentas de validação de Influência Social
Ferramentas como o Klout que fornecem um score de “influência social”, as quais nos dão uma ideia, uma noção, do quanto a presença digital de um determinada pessoa ou marca é forte ou não devem ser analisadas com critério. Devemos tomar cuidado quando avaliamos hubs e formadores de opinião de segmentos específicos, pois em alguns casos estes podem ter alta influência com pouca frequência digital.

O que está faltando é o debate em curso em torno do valor de pontuação influência social é o valor potencial no mapeamento de muitos graus de conexões e relações sociais que as pessoas têm com os outros. Alguns relacionamentos são rasos, outros são profundos e significativos.

Compreender o grau de relacionamento entre indivíduos e grupos é fundamental para entender a natureza da influência que pode exercer sobre a decisão de compra dos clientes de uma startup.


O Caso Angry Birds
A desenvolvedora finlandesa de jogos Rovio é uma estrela no mundo dos social games, por seu sucesso Angry Birds, um jogo para plataformas mobile (e também Facebook e Chrome) que já superou a marca de 1 bilhão de downloads.


A Rovio desenvolve games desde 2003, sendo que a entrada de Angry Birds na lista de títulos da empresa somente ocorreu no final de 2009. Por sinal, nos primeiros três meses após seu lançamento para iPhone, o jogo não angariou muitos fãs e dava sinais de se tornar apenas mais um entre milhares.

Um bem estruturado plano de marketing e relacionamento possibilitou, no entanto, a grande guinada nos negócios da empresa finlandesa. Em fevereiro de 2010, a empresa conseguiu negociar junto à Apple do Reino Unido a entrada do jogo em destaque na App Store por apenas uma semana. Concomitantemente, a empresa produziu um trailer do jogo em vídeo para o Youtube - um dos primeiros produzidos para games mobile e propagado por diversos Hubs. O trailer alcançou 17 milhões de views e, juntamente com o destaque na App Store inglesa, rapidamente alavancou o número de downloads.

Fonte: Célia e IDG Now

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...