segunda-feira, 29 de setembro de 2014

5 lemas para retenção de clientes

Alcançar novos públicos faz parte da dinâmica das empresas. Entretanto, é importante atentar-se a uma questão: a retenção de clientes é indispensável para o sucesso de um negócio.



Segundo Luísa Barwinski, consultora de conteúdo da MOT/ marketing digital, negligenciar clientes pode gerar uma imagem negativa para qualquer empresa: “Um cliente bem cuidado pode recomendar a sua empresa e os seus produtos para mais pessoas e isso faz muita diferença para os negócios”.
A analista pontua 5 formas de usar o marketing de conteúdo para reter clientes. Confira:

1. Não prometa demais


Toda marca possui uma promessa, uma proposta de valor. Precisamos fazer com que essas duas coisas sejam realistas. Se prometermos o mundo e as estrelas para o seu consumidor ele vai nos pedir exatamente o que foi dito. Por isso, é melhor mantermos os pés no chão e evitar frustrações. Nada é pior do que um cliente frustrado na hora da entrega da expectativa que foi gerada.

2. Crie uma comunidade


Quando seus clientes entram para a sua base, você precisa mantê-los próximos, unidos. Fazemos isso criando comunidades. Elas podem ser geridas através de boas ações de newsletters, redes sociais (páginas, perfis e grupos), fóruns e até mesmo a boa e velha mídia offline com suas cartas, ligações, revistas etc.

3. Ative os inativos


Como anda a participação dos seus clientes? Eles ainda se relacionam com a sua marca? É fácil saber isso. Basta consultar o seu CRM ou gestor de e-mail marketing (eu uso o Mailchimp) e direcionar campanhas para aquelas pessoas que já não interagem com você há algum tempo. Crie ações especiais, cupons de descontos ou então pergunte como elas estão usando o seu produto e se ele ainda é bom para elas. Isso mostra que você está preocupado com o que elas pensam.

4. Atendimento de primeira


Atendimento, suporte, ou qualquer outro nome que você queira dar, é um dos principais pontos da estratégia para reter clientes. É o atendimento que você dá a eles que faz toda a diferença.

5. Mude com frequência


Crie motivos para as pessoas procurarem a sua empresa. A mudança constante também é parte das estratégias para reter clientes. Ter sempre novidades interessantes é algo que gera curiosidade nas pessoas. Dê algo bom a elas! Mostre que você é capaz de se renovar e verá que as pessoas seguirão.  
 

Fonte : motdigital.com

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