segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Relações Públicas: Como organizar grandes eventos

O Brasil encontra-se num crescente mercado de eventos. Estes acontecimentos originados por empresas, organizações e grupos sociais, demandam profissionalismo e capacidade em seu preparo.

Os eventos ganharam força e grandiosidade no Brasil, ao longo da última década, movimentando cinco vezes mais recursos do que há 12 anos, segundo a Associação Brasileira de Empresas de Eventos (Abeoc Brasil). Em 2013, foram R$ 209,2 bilhões, o que representa uma participação do setor de 4,32% no PIB da economia brasileira. Já em 2001, a renda anual da indústria foi de R$ 37 bilhões.
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Só no ano passado, o Brasil sediou 590 mil eventos, 95% deles nacionais e metade realizada na região Sudeste. Ao todo, eles tiveram a participação de 202,2 milhões de pessoas que gastaram, em média, R$ 161,80 por dia (o que somou gastos de R$ 99,3 bilhões). A realização depende de infraestrutura, que vem se desenvolvendo. O país tem 9.445 espaços para feiras e congressos, que totalizam 10,2 milhões de metros quadrados e 9,2 milhões de assentos.
A locação desses espaços gerou, em 2013, mais de R$ 37 bilhões. O aluguel de cada assento para reuniões e afins custa, em média, R$ 9,90 por dia. O preço da locação diária do metro quadrado para feiras e afins é R$ 11,26. Os meses de setembro, outubro, novembro e dezembro são os mais procurados para o aluguel de espaços.

Tânia Trevisan é dona da TEN, organização que se dedica a produção de eventos empresariais no Brasil, e ressalta que é necessário que um evento seja programado para gerar resultados para o cliente. 
Fidelizar clientes, vender produtos e trazer conhecimento, são alguns dos principais objetivos para organização de eventos, afirma Trevisan.
Confira mais dicas da gestora de eventos:






Cresce número de eventos internacionais


A receita das empresas organizadoras de eventos aumentou 18 vezes, em 2013, se comparada a 2001. Ano passado, as mais de 60 mil empresas que organizam feiras, congressos e exposições lucraram R$ 59 bilhões e, em 2002, a receita delas não chegava a R$ 4 bilhões.



Desde 2009, o Brasil está entre os 10 países do mundo que mais sediam eventos internacionais, de acordo com o indicador do International Congress and Convention (ICCA). Em 10 anos, o número de congressos e convenções de negócios internacionais realizados no Brasil cresceu 408%. Entre 2003 e 2013, o total de eventos internacionais passou de 62 para 315. No mesmo período, o número de cidades que sediaram eventos internacionais subiu 145%, passando de 22 para 54 e ainda há muito espaço para o crescimento do setor.


Fonte: Administradores e Mundo Marketing

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