segunda-feira, 16 de março de 2015

Deca resgata propaganda de 1970 para abordar um tema que já era realidade: FALTA DE ÁGUA



Considerando o aspecto etimológico com origem no grego, a palavra CRISE pode não ser a mais adequada quando nos referimos a falta de água. “Ação ou faculdade de distinguir decisão/ momento difícil”, nos remete a algo passageiro, momentâneo e não permanente.
O que existe é um colapso devido ao esgotamento da água, em todos os aspectos. Diferente da crise o colapso é algo previsível. A falta de água não “é” uma realidade, ela “sempre foi”.
Diante desta realidade, a marca Deca teve a ideia de resgatar uma propaganda de 1970, para abordar o assunto. “Pingo”, o filme que marcou a estreia de Washington Olivetto no mundo publicitário e lhe rendeu seu primeiro Leão de Bronze no Festival de Cannes de 1971, foi relançado com um complemento que reforça a importância do uso racional de água e promove a linha de produtos da marca.
Atual chairman da WMcCann, que coincidentemente, tem a marca Deca na carteira de clientes de sua agência, Olivetto foi procurado quatro décadas depois, por Guga Oliveira. Responsável pela filmagem da peça, perguntou a Washington se ele havia guardado o material, gravado na época em 35mm. “Ele me lembrou que essa campanha já abordava a questão da água e decidimos restaurar o filme”, conta Olivetto.

 

 Além da grande sacada da agência em trazer um vídeo premiado aos dias atuais, percebemos também, que as tendências precisam de uma atenção especial. Sua análise pode permitir a adoção de medidas preventivas e a elaboração de estratégias, afim de evitar “crises” como a que vivemos atualmente em relação a escassez de água.

Fonte: Meio&Mensagem.

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