segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Segunda-feira brava exige ...

Inovação na comunicação
 
Por quê a inovação é sempre citada nos processos da comunicação? Até que ponto ela influencia e altera o comportamentos de pessoas e organizações?
Confira, nos vídeos abaixo, o que Walter Longo tem a falar sobre "A inovação na Comuni-cação" - O impacto da revolução tecnológica no relacionamento com o consumidor.
 
 
 
 
 
Para Inovar, é necessário
 envolver pessoas
 
Em entrevista durante o Fórum Inovação e Crescimento, o diretor de marketing da Algar| Telecom, Milton Bonservizzi, fala sobre o processo de inovação no setor e como o envol-vimento das pessoas é fundamental para o sucesso de novas ideias. Além disso, ele destaca a importância de estabelecer a continuidade e fazer da inovação algo constante.
 
 
 
 
Então, inovação na comunicação é ...
 



Case Real fruit boxes
 
Sensacional a ação da Camp Nectar!
O projeto Real Fruit Boxes é uma ação inovadora da agência @ageisobar, inspirada nas famosas melancias quadradas, para mostrar que o suco de frutas Camp é natural. Depois de dois anos de experimentos em uma fazenda no interior de São Paulo, a agência conseguiu colher frutas no formato da caixinha de suco Camp. Todas as frutas foram expostas em supermerdados, horti-frutis e feiras. Elas também foram exibidas na Feira APAS 2012, a maior do mercado supermercadista brasileiro, e enviadas para um mailing de lojistas.
Mais do que qualquer explicação, vale assistir o vídeo case.
 
 
 
 
 
Coca-Cola e Omo lideram o Top Of Mind 2012
 
 
Mais uma vez a tradicional dobradinha prevaleceu: Omo e Coca-Cola lideraram o Prêmio Folha Top of Mind 2012, do jornal Folha de S.Paulo, em sua principal categoria, a “Top do Top”, onde a pesquisa não faz distinção entre segmentos. A marca de sabão em pó da Unilever obteve 7% das lembranças, contra 5% do refrigerante mais famoso do mundo, o que consiste em um empate técnico.
 
Logo abaixo, Nestlé - que por cinco edições durante os anos 2000 esteve entre as campeãs – e Nike aparecem com 3%. A dupla campeã não é uma novidade. Omo lidera a pesquisa desde que ela foi criada, em 1993. A Coca, por diversos anos, também apareceu junto, dividindo o título de campeã.
 
Para se chegar ao resultado, o Datafolha, instituto de pesquisas do Grupo Folha, entrevistou 5293 pessoas em 162 municípios dos 26 estados do país e o Distrito Federal, entre os dias 7 e 10 de agosto passado. Foram entrevistadas pessoas de ambos os sexos, de todas as classes sociais (com abrangência para a tão falada Classe C, que concentrou 50% das entrevistas) e com mais de 16 anos. A margem de erro é de 2% para baixo ou para cima, o que fez com que o prêmio, dependendo a categoria, fosse dividido quando a diferença de lembrança fosse de até 3%. Em uma segunda rodada de perguntas entrava em jogo o awereness. Se a diferença entre as marcas tecnicamente empatadas continuasse menor do que 4%, ambas eram declaradas campeãs. No total, foram 50 as categorias analisadas, nove a mais do que no ano passado.
 
Especiais
Além do tradicional “Top do Top”, outras categorias especiais fizeram parte do prêmio. Samsung e Suvinial dividiram o título no “Top Performance”, concedido às marcas que mais cresceram em relação ao levantamento de 2011. Em “Top Meio Ambiente” deu Natura e Ypê, marca da Química Amparo, ambas com 6% de lembrança – à frente do Ibama, com 3%. Na área esportiva, Olympikus (12%) e Nike foram as campeãs do “Top Olimpíada”. A empresa americana de artigos esportivos conquistou o título sozinha no “Top Copa do Mundo”, com 13% das citações. Já entre as mulheres, as fraldas Pampers (P&G) foram as mais lembradas, seguidas de Seda e Koleston. O público masculino prefere a Pirelli. Petrobras e Gillette aparecem logo em seguida.
 
Confira abaixo a lista com os demais vencedores do Top of Mind 2012:
COMUNICAÇÃO
Smartphone - Samsung (15%)
Banda larga - Oi (11%)
Operadora de celular - Vivo (32%)
TV por assinatura - Sky (41%)

FINANÇAS
Top finanças - Banco do Brasil (13%)
Banco - Banco do Brasil (35%)
Cartão de crédito - Visa (37%)
Plano de saúde - Unimed (32%)
Seguro - Bradesco (9%)
Poupança - Caixa (48%)

TURISMO 
Agência de viagens - CVC (11%)
 
ALIMENTAÇÃO
Top alimentação - Sadia (12%)
Leite - Itambé (12%), Ninho (12%) e Parmalat (11%)
Sorvete - Kibon (58%)
Adoçante - Zero-Cal (36%)
Chocolate - Nestlé (33%)
Margarina - Qualy (27%)
Maionese - Hellman’s (69%)
 
COMPRAS
Supermercado - Extra (8%)
Loja de móveis e eletrodomésticos - Casas Bahia (27%)
Tinta de perede - Suvinil (36%)
Sabão em pó - Omo (80%)
 
ELETROELETRÔNICOS
Fogão - Dako (22%) e Brastempo (19%)
Máquina de lavar - Brastemp (35%)
Geladeira - Consul (37%)
Notebook - Samsung (10%)
Aparelho de TV _ LG (17%) e Philips (14%)
Ventilador - Arno (46%)
 
BEBIDAS
Refrigerante - Coca-Cola (62%)
Cerveja - Skol (40%)
 
HIGIENE E BELEZA
Top Higiene - Colgate (10%) e Omo (8%)
Antisséptico bucal - Listerine (20%) e Colgate (17%)
Pasta de dente - Colgate (54%)
Aparelho de barbear - Gillette (42%)
Protetor solar - Sundown (18%)
Fralda descartável - Pampers (35%)
Tintura de cabelo - Koleston (12%)
Shampoo - Seda (30%)
Sabonete - Lux (31%)
Desodorante - Rexona (40%)
 
TRANSPORTE
Carro - Volkswagen (29%)
Combustível - Petrobras (20%)
Pneu - Pirelli (42%)
 
Fonte: propmark e folha




  COMENTÁRIO  
   Top of Mind é uma pesquisa que revela qual é a primeira marca que uma  

    pessoa lembra, quando determinada categoria é mencionada. Não significa     
  liderança de mercado, em vendas. Significa apenas que é a marca mais     
   lembrada, em primeiro lugar, pelas pessoas.   
 
 
 
Eudora. Para mulheres poderosas
 
Criada pela Santa Clara, a primeira campanha publicitária da Eudora, nova empresa de cosméticos do Grupo Boticário, chega primeiro a Belo Horizonte. Com um tom divertido, o filme de 30 segundos (vídeo abaixo)  traz as características da mulher contemporânea, público-alvo da empresa. Veiculado nas emissoras Globo, SBT e Record, o comercial (assista abaixo) faz uma comparação entre as mulheres impactantes e as “café com leite”, destacando que a empresa busca e aposta em mulheres poderosas para a venda direta da marca.
 
Fonte: Meio e Mensagem
 
 

 
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