sexta-feira, 19 de outubro de 2012

E aí. Está vendo o quê?

Gillette tira a barba de Zé de Abreu, o Nilo
 
 
Um dia após Nilo ser morto em Avenida Brasil, novela da Rede Globo, seu intérprete, o ator José de Abreu, anuncia que terá a barba raspada pela Gillette. Depois do personagem, chega ao fim sua barba.
 
Concebida pela 9ine, agência de marketing esportivo do Grupo WPP que tem Ronaldo Nazário e Marcus Buaiz como sócios, a ação será realizada nesta sexta-feira, 19, no Rio de Janeiro como parte do “Barba do Bem”, que contribui com programas educacionais do Instituto Ayrton Senna.
 
A ação lembra a recente polêmica na qual a Vivo se envolveu. O anunciante, numa investida da Y&R e da VML, veiculou um filme na internet em que Murilo Benício aparecia como seu personagem na trama, Tufão, o que infringe as regras da Globo (leia mais aqui, aqui e aqui). Diferentemente da operadora, a Gillette não fará menção ao personagem de José de Abreu na novela.
 
A mesma estratégia de raspar a barba de uma personalidade famosa já foi usada pela Gillette no carnaval do ano passado. Na ocasião, a ação criada pela New Style incluiu a execução da música “Tá Lisinho”, pelo Chiclete com Banana, e culminou na raspagem da barba do vocalista Bel Marques, que cultivava o visual barbudo havia 30 anos.
 
Esta ação envolvendo o cantor baiano rendeu nesta semana dois troféus para a New Style no Globes Awards 2012, a principal premiação internacional do mercado de marketing promocional, realizada nos Estados Unidos (leia mais aqui). 
 
A mudança de visual de celebridades em ações de marketing parece dar resultado. A mesma New Style foi a responsável pela transformação de Xuxa, que pintou os cabelos de moreno em agosto para participar da publicidade da marca Koleston (leia mais aqui e aqui).
Fonte:Meio&Mensagem

E por falar em Avenida Brasil...


No último capítulo da "novela das 9" da Rede Globo, "Avenida Brasil", que irá ao ar nesta sexta-feira (19), terá mais de 500 anunciantes, entre empresas nacionais, regionais e locais. Os anúncios serão transmitidos nas 122 exibidoras da emissora de televisão. O último dia da trama teve todos os seus intervalos comerciais ocupados há cerca de dois meses, de acordo com a Central Globo de Comunicação.

"São anunciantes grandes, médios e pequenos, de todos os setores da economia que se planejaram com antecedência para estar presentes", informa a Central.

Entre os anunciantes nos intervalos da atração esta semana estão as varejistas Lojas Americanas, Carrefour, Extra, C&A, Riachuelo, Renner, as marcas de beleza Natura Una, Wella Koleston (da Procter & Gamble), Johnson's Baby, o banco Itaú, as montadoras Citroën, Ford, Honda e Volks, as marcas de alimentos Hellmann's, Hershey, as bebidas Skol e Sprite.

De acordo com a Central Globo de Comunicação, assistir novela é a terceira atividade mais realizada no dia a dia do brasileiro, e só fica atrás de comer e dormir. Por isso, as novelas de um modo geral estão entre os programas mais importantes nas estratégias de comunicação dos anunciantes brasileiros. E "Avenida Brasil" bateu o recorde de audiência da emissora neste ano, superando a final da Libertadores, disputada por Corinthians e Boca Juniors.

O Carrefour estreou ontem, quinta-feira, no intervalo do penúltimo capítulo da novela, sua nova campanha institucional, com um minuto de duração. Foi o maior investimento da empresa voltado à publicidade neste ano. Geralmente, os comerciais televisivos duram 30 segundos. O vídeo trouxe o novo slogan da varejista "Faz a conta. Faz Carrefour" (veja vídeo abaixo). "É o novo posicionamento que irá permear toda a estratégia de publicidade da empresa a partir de agora. As campanhas futuras serão inspiradas neste mote", informa a rede. A estratégia de marketing contempla ofertas de produtos de diferentes categorias.


A Brahma vai transmitir um comercial de 30 segundos no último capítulo da novela. No vídeo "Imagina a Festa", a cervejaria convida o espectador a pensar em como será a festa no Brasil durante a Copa do Mundo de 2014: aeroportos lotados com torcedores, por exemplo. O comercial faz parte de uma sequência de três filmes com a temática de festa na Copa, sendo que outros dois ainda serão lançados (confira vídeo abaixo).


Mas comprar um espaço na grade durante o último capítulo custa mais caro. A rede de lojas Poderoso Timão, cadeia de franquias do Corinthians, transmitiu várias vezes em horário nobre da Rede Globo um comercial sobre a empresa, mas decidiu não pagar para veicular nos últimos intervalos de "Avenida Brasil".


 
Um pacto pela vida
 
 
 
 
TDK volta a fazer barulho no Brasil
 
 
A música é uma das principais estratégias da TDK para rejuvenescer a marca que nos anos 80 fez sucesso com os memoráveis cassetes. A trupe liderada por Julian Casablancas, do The Strokes, além dos rappers Snoopy Dogg e NAS e da banda de indie rock The Walkmen são alguns dos astros da atualidade convidados pela fabricante japonesa para relembrar suas experiências da época das fitas magnéticas.

A iniciativa deu origem ao
TDK Life on Record Chronicles, uma série de entrevistas que mostram o amor dos artistas pela música por meio de canções e histórias do passado. O tributo fortalece o plano de aumentar cada vez mais o volume dos negócios da marca, inclusive no Brasil.

Anova linha de áudio da TDK, por exemplo, surge como a principal aposta da atual proprietária da marca, a americana Imation, para rebobinar a história de sucesso da grife japonesa no Brasil. O primeiro autofalante da linha, o Sound Cube, começa a ser vendido no fim deste mês de outubro na Fnac, em São Paulo, por R$ 1.099. Em dezembro, chegam mais duas caixas de som, a Weatherproof Speaker e a 2 Speaker, que devem custar R$ 699 e R$ 1.399, respectivamente.
 
Som na caixa
“O mercado de áudio premium do Brasil ainda não tem uma liderança”, sugere David Tresmondi, gerente geral da operação brasileira da Imation, uma spin-off da 3M criada em 1996 e hoje reconhecida como uma das maiores fabricantes de dispositivos de armazenamento de dados do mundo.
 
A declaração de Tresmondi sinaliza o tamanho do barulho que a TDK pretende fazer por aqui. De olho nas vendas do Natal, a Imation coloca o som na caixa e tira a TDK do silêncio. A previsão é iniciar as vendas dos produtos da TDK também na Fastshop e na Pontocom, entre outros varejistas.
 
Para quem utilizou e ainda utiliza as clássicas fitas K7, confira o que The Strokes relembra sobre os tempos da fita cassete para falar sobre a sua paíxão pela música, no vídeo abaixo.
 
 
 
 
Toyota cria viral para divulgar Corolla
 
 Toyota mostra quase nada do Corolla 2013 nesse novo comercial criado para a Nova Zelândia, mas aposta no potencial viral para levar a mensagem da marca adiante. Criada pela Saatchi & Saatchi de Auckland, aqui temos a narrativa de um gato que, para passar mais tempo dentro do carro, arrisca sua vida (todas elas) causando auto-acidentes. A campanha assina com “Feels good inside,” reforçando a decisão da Toyota pelo foco no interior do veículo.
Observe a expressão do gato (cômica).
Via Brainstorm9
 
 
 
 
Um bazar eletrônico,
dentro do Facebook?
 
Já existe um bazar eletrônico dentro do Facebook. O serviço, batizado BazzApp, permite que qualquer usuário troque ou comercialize produtos na rede: os itens podem ser pagos através do PayPal, maior plataforma digital de pagamentos do mundo. O serviço cobra uma comissão de 8,5% sobre o valor da operação. A iniciativa é de Lucas Aragão e Elisa Melecchi, que trabalharam no Peixe Urbano, mas já deixaram o site de compra coletiva.
 
Para ter acesso ao serviço, basta visitar o endereço www.bazzapp.com e autorizar o aplicativo a utilizar as informações do Facebook.
 
A “vitrine” da loja é montada pelos próprios cadastrados, que podem curtir, comentar ou recomendar os itens colocados à venda. Essa curadoria – de amigos ou estranhos – é que determina a disposição dos produtos no serviço.
 
 
Uma versão de testes do BazzApp foi colocada no ar há três meses e atraiu 600 usuários, entre pessoas físicas e jurídicas. O bazar já é utilizado por 450 usuários por dia.
 
“Decidimos criar um espaço onde as pessoas pudessem interagir e conhecer os vendedores”, diz Aragão, cofundador do BazzApp. “Essas compras e trocas já estavam acontecendo nas comunidades: decidimos criar um espaço personalizado para essas operações”.
 
Várias experiências na área de e-commerce social estão sendo desenvolvidas nos Estados Unidos por startups, embora nenhum modelo esteja estabelecido. A aposta no BazzApp, revela Aragão, se apoia em particularidades locais. “O brasileiro é muito engajado nas redes. Ele busca opiniões de amigos na hora de comprar produtos. Queríamos aproveitar esse dado dentro do Facebook”, diz.
Fonte: Veja 
 
 
 
Danone volta aos anos 70
para reforçar marca no Brasil
 
A Danone está voltando à década de 1970 para reforçar seu nome no mercado brasileiro. A multinacional francesa reeditou o iogurte "O verdadeiro Danone", primeira linha lançada no país pela marca. A empresa não informa quanto investiu para desenvolver o produto, que deve custar de R$ 1,30 a R$ 5, de acordo com a embalagem, que tem três tamanhos (170 g, 540 g e 900 ml) e oito sabores.
 
A marca Danone continua liderando as vendas de iogurte no país. Mas a concorrência - em especial Nestlé, BRF (dona da batavo e da Elegê) e Vigor - cresceu. A empresa francesa enfrenta hoje um mercado muito mais competitivo do que quando chegou ao país, há quatro décadas.
 
No Brasil, neste ano, a Danone conquistou a liderança do mercado de iogurtes na região Nordeste, disse o presidente da divisão de iogurtes da Danone no país Mariano Lozano. Ele lembrou que entre 2007 e 2012 a empresa criou equipes específicas para a região e construiu uma fábrica no Ceará, a segunda no país. A primeira está em Poços de Caldas (MG), onde é feito o novo iogurte. A campanha de marketing do produto ainda não foi definida, mas será feita pela agência Y&R.
 
"Muitas pessoas [ainda] chamam 'Danone' de iogurte, independentemente da marca", diz Lozano. A companhia tem outras três divisões (águas, nutrição infantil e nutrição médica).
 
Na Danone, a divisão de iogurtes no Brasil cresce 15% ao ano e é seu principal negócio, representando 80% das vendas. A expectativa de Lozano é que o faturamento total da empresa some R$ 2 bilhões em 2013.
 
Ontem a Danone divulgou o resultado do terceiro trimestre. As vendas líquidas globais somaram €5,2 bilhões, com avanço de 5% (excluindo-se a variação cambial) sobre igual período de 2011. Em volume, o incremento foi mais tímido, de 1,6%. Na Europa, que representa 51% das vendas mundiais da Danone, as vendas recuaram 1,5% e o volume caiu 2,6% no terceiro trimestre de 2012.
 
O Brasil entra na linha do balanço "resto do mundo", cujas vendas de julho a setembro responderam por 31% do total (ou €1,6 bilhão). Na Ásia as vendas trimestrais cresceram 18,3% e somaram € 946 milhões.
 
No relatório sobre o balanço, o Brasil é citado na divisão de nutrição médica junto com China e Turquia, que "apresentaram forte crescimento em marcas-chaves como Nutrison, Nutrini e Neocate". Neste mês, a Danone também lançou no Brasil o Souvenaid, bebida dirigida a pacientes que sofrem do mal de Alzheimer.
Fonte: matéria publicada no Jornal Valor Econômico no dia 18.outubro.2012 pág.B6
 
 
 
Cinco fatores com os quais você deve se preocupar em processos seletivos
 
 
Muitas são as verdades e os mitos em processos seletivos. Sobre o tema não faltam referências ao comportamento, ao modo de falar, à roupa mais apropriada para vestir e até à própria formulação do currículo.
 
Na certa, todos esses itens apontados acima são avaliados, mas nem sempre como algumas cartilhas apontam. Por exemplo: dizem que falar demais na hora de conseguir uma vaga e sempre ter iniciativa é um ponto a favor. No entanto, ter o bom senso em falar o necessário e sabe ouvir quando o outro estiver falando contará muito mais para a decisão do recrutador.
 
O Núcleo Brasileiro de Estágios (Nube), empresa especializada em recrutamento, sabendo de algumas dificuldades de candidatos em processos de seleção, principalmente entre os jovens, listou cinco fatores construtivos para o jovem enfrentar esse desafio e se sair bem sucedido nesse momento. Confira abaixo:
 
- Estude sobre a empresa antes da seleção. Vá para a entrevista sabendo informações importantes de onde pretende detalhar. Perguntas como "O que você conhece sobre a empresa?" são comuns e mostrar conhecimento pode contar pontos importantes.
 
- Todas as mídias são usadas pelas organizações. Ter cuidado com o conteúdo publicado na web é fundamental. Isso vale para as redes sociais. Algumas organizações procuram conhecer um pouco do perfil dos candidatos observando o comportamento dele em redes como Facebook, Twitter, blogs, entre outros.
 
- Fique atento às explicações e orientações do gestor. Se distrair nessa parte poderá significar um fracasso completo no decorrer do processo. Caso necessite, anote a informação.
- Preocupe-se com a sua aparência física. Vista-se adequadamente de acordo com o perfil do cargo almejado. Marketing pessoal é fundamental, pois você nunca terá uma segunda chance para criar uma boa primeira impressão.
 
- Você pode até conseguir a vaga fingindo ter outro comportamento. Mas no dia a dia, não conseguirá enganar mais ninguém. Portanto, evite criar tipos, fingir algo que você não é. Recrutadores mais experientes conseguem identificar alguns traços de mentira em candidatos.
 

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