sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Eta sexta.

Agência Komodo Propaganda
não acredita na mídia on-line
 
Como uma ação bem planejada e praticamente sem recursos faz com que os resultados sejam amplamente alcançados.
Confira no vídeo a ação e depois leia o link abaixo.
 
 
 
 
 
Sua companhia telefônica
está observando você?
 
Que tipo de dados sua companhia de telefone celular está coletando? Malte Spitz não estava preocupado até pedir que a sua operadora na Alemanha compartilhasse as informações sobre ele. Várias solicitações recusadas e um processo depois, Spitz recebeu 35.830 linhas de código -- um detalhado relatório, quase minuto a minuto, de meio ano de sua vida.
Confira no vídeo se isto poderá deixar você preocupado ou não.
 
 
 
 
Desvendando truques de
marketing dos supermercados
 
Se você é um estudioso e trabalha com marketing, tem noção das estratégias adotadas pelos supermercados nas gôndolas para atrair e estimular o consumo das pessoas. Mas será que o grande público tem consciência disso?
 
Para divulgar a matéria sobre o assunto, a revista Galileu fez este vídeo onde detalha como os estabelecimentos fazem as pessoas comprarem mais e criam ideias sedutoras aos olhos das crianças.
Confira.
 
 
 
Andar de ônibus é legal?
Se este vídeo passasse por aqui, você iria considerá-lo como propaganda enganosa?
O tom da narrativa é ótimo. Comente o que você achou.
 
 
 
 
A volta da Parmalat à mídia
 
 
Estreiou nesta semana a campanha que trouxe de volta à mídia uma das marcas mais fortes do mercado de laticínios, a Parmalat. As peças que foram veiculadas são resultado de um trabalho de dez meses conduzido pela Santa Clara, agência escolhida para reposicionar a marca depois de quase uma década de desventuras, período em que se viu envolvida num escândalo de corrupção na matriz italiana. “Descobrimos, nas pesquisas, que a marca é muito poderosa com o consumidor final”, conta Ulisses Zamboni, presidente da Santa Clara. “A Parmalat segue muito desejada e celebrada, viva na memória, mas com traços de nostalgia – e isso nos deixou preocupados".
 
A agência temia que a bem sucedida campanha dos anos 1990, com crianças vestidas de mamíferos, impedisse que a marca fosse vista como atual. Algo compreensível: em 1996, os “Mamíferos” consolidaram a liderança de mercado da Parmalat com uma série de comer-ciais que se tornaram uma febre pelo País.
 
A campanha, criada na DM9DDB por Erh Ray e Nizan Guanaes, durou três anos. De tão bem sucedida, foi reeditada pela Africa em 2007, trazendo as crianças crescidas interagindo com suas versões miniatura da década anterior. A reedição se deu após uma avalanche de escândalos que culminou na mudança dos donos da marca no Brasil. Hoje, a Parmalat é a principal bandeira da fabricante de laticínios LBR, formada em 2010 pelas empresas Bom Gosto e LeitBom, além do BNDESPar.
 
Como parte da expansão prevista pela LBR incluía novos produtos (bebidas lácteas aromatizadas, leite em pó e creme de leite), a associação da marca como “o leite das crianças” deixada pela campanha dos mamíferos se tornou uma amarra. “Com a perspectiva dos novos produtos, não era possível manter a marca confinada àquele território”, explica Zamboni.
 
Da evolução de pesquisas, a agência criou o conceito “Porque nós somos humanos”, uma mudança em relação à imagem arraigada na mente do consumidor brasileiro – sem, porém, abandonar a essência da Parmalat.
 
“A ideia é dar continuidade à estratégia de comunicação da marca, que sempre esteve vinculada às relações humanas e ao elo emocional dos consumidores com a categoria de leites. A história começou com a campanha ‘Mamíferos’, que mostrava a importância do leite na vida das crianças. Agora damos um passo à frente, apresentando a relevância da Parmalat na vida dos ‘humanos’ de todas as idades”, frisa o gerente de marketing da LBR, Rodrigo Araújo.
 
O comercial, que teve veiculação na TV em São Paulo e no Rio de Janeiro a nessa semana, é narrado por um dos “mamíferos”, mostrando que a marca não se desvinculou completa-mente daquela campanha. O tom emocional domina a peça, que exibe cenas cotidianas que associam a vida ao consumo de leite. A Paranoid produziu o comercial, dirigido por Dulcidio Caldeira.
 
Essa primeira campanha segue em veiculação até dezembro. A partir de 2013, devem ser lançadas outras ações – destacando o novo portfolio da Parmalat. “Temos absoluta certeza de que esta campanha é o abre-alas. Não temos que fazer um sucesso repentino, mas dar início a uma conversa com o consumidor do século XXI”, considera Zamboni.
 
Fonte: Meio e Mensagem

COMENTÁRIO
Para resgatar a imagem de marca da Parmalat no Brasil, não basta apenas publicidade,  depois de tantos problemas no passado recente (desde empresariais à qualidade do produto). Só há uma solução e esta passa pela comunicação integrada mesmo, com fortes esforços em Relações Públicas. A marca está literalmente sem posicionamento e o respeito não existe. Desgaste mesmo. Dizem que consumidores compram pelo menor preço e todos nós, comunicadores e principalmene a direção da Parmalat sabemos que não é bem assim e que mais do que comunicação de qualidade, há necessidade de qualidade nos produtos. Nada mais.

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