terça-feira, 10 de abril de 2012

Está esquentando

O que é crowdsourcing para você?
Imagem que melhor representar o modelo ilustrará capa da ProXXIma em maio


Você já deve ter ouvido falar em crowdsourcing. Talvez, já tenha até adotado a tal palavrinha na prática em algum processo de trabalho. Segundo a consultoria It’s Noon, crowdsourcing é um modelo colaborativo de produção e/ou criação que utiliza conhecimentos coletivos para desenvolver soluções, produtos e inovações tecnológicas. Um dos conceitos entre os milhares disponíveis na rede.
Para ilustrar a capa da edição de maio que trará o tema em destaque, a ProXXIma pediu à essa mesma It’s Noon – que se autodefine como um Market place de economia criativa - que perguntasse à sua rede o que é crowdsourcing. As respostas precisam ser disponibilizadas online em formato de imagens – desenhos, fotografias, ilustrações. A própria rede votará e elegerá as 20 melhores e a redação da ProXXIma escolherá uma, dentre essas 20 imagens, que ilustrará a capa da edição de maio, que trará reportagem especial sobre o tema. É crowdsourcing na prática.

Que tal você participar?
Confira no http://itsnoon.net/chamada/131/descricao/


 DM9 lança estudo sobre comportamento digital
Digigráficos, documentário exclusivo no YouTube, traz cinco perfis de consumidores digitais

A DM9DDB lança o estudo Digigráficos, que pode ser visto com exclusividade no brandchanel da agência no YouTube, com objetivo de analisar o comportamento do consumidor digital. O documentário conclui que no mundo digital não dá pra classificar as pessoas somente por meio dos critérios convencionais, como demografia ou mesmo perfis psicográficos. Com isso a agência criou cinco perfis de consumidores digitais: Imersos, Ferramentados, Fascinados, Emparelhados e Evoluídos.
Os vídeos trazem análises dos especialistas da DM9DDB e dos profissionais da Vox Pesquisas, contratada pela agência no processo de investigação do estudo.

Perfis - Imersos: Tiveram parte de sua identidade definida a partir da tecnologia. Com ela, conseguiram “se encontrar”, definir melhor seus interesses e estabelecer melhores vínculos com o mundo. Suas personalidades e identidades foram definidas pela era digital, que os permitiu dar vida a mais personas.
- Ferramentados: recorrem à tecnologia para agilizar as tarefas, mas não a idolatram. A tecnologia os ajuda nas tarefas cotidianas, facilitam suas vidas. Mas não dependem delas nem são definidos por elas .Esse grupo é um exemplo de como as pessoas redefiniram a maneira como se relacionam com família, escolas, empresas e governo.
- Fascinados: querem parecer modernos e tecnológicos. Para eles, computadores, gadgets e hábitos da Era Digital são ícones da modernidade – e consumir essas novidades os ajuda a atestar que são antenados. Eles são um excelente exemplo de como o relacionamento com os outros foi bastante modificado.
- Emparelhados: a tecnologia é fundamental para pôr em prática os projetos da vida. Eles enxergam a tecnologia como a grande companheira para fazer o dia a dia acontecer. Sem ela, a vida fica extremamente complicada. Para este grupo, as máquinas são como uma extensão do seu corpo, potencializando suas capacidades humanas.
- Evoluidos: o universo das máquinas e da tecnologia é seu habitat. Esses são as crianças e os adolescentes que já nasceram adaptados e estão crescendo no mundo digital. Não conheceram o mundo pré-digital.

Confira no http://www.youtube.com/agenciadm9ddb

Qualibest compara
Terceira idade x Jovens na web
Estudo do Instituto revela que terceira idade acessa mais serviços online que os jovens


O Instituto QualiBest realizou uma pesquisa sobre os hábitos da terceira idade e dos jovens na internet. Foram entrevistados 3700 pessoas em todo o país, sendo comparado duas amostras de homens e mulheres: 318 participantes de idade acima dos 60 anos e 1184 entre 18 e 24 anos. A pesquisa revelou que a terceira idade utiliza mais serviços online, como banco e sites ligados a viagens, do que os jovens.
Segundo a pesquisa, quando o assunto é o uso da internet pela terceira idade, os homens são mais ativos que as mulheres e representam 65% da amostra. Neste segmento, 85% estão na faixa dos 60 aos 69 anos – principalmente, nas capitais.
Com relação às redes sociais, os mais maduros em geral são mais conservadores, se comparados à amostra de jovens abordada no estudo. Apenas 71% declararam acessar redes como Facebook, Orkut e afins, enquanto 91% dos jovens pesquisados são usuários de redes sociais.
Mas a terceira idade sai à frente dos mais jovens, quando o assunto envolve serviços online de notícias, bancos e sites ligados a viagens. Nestes aspectos, o estudo aponta que 78% dos homens e mulheres maduros acessam portais de notícias, contra 68% do público jovem. Já com relação aos sites de e-commerce, esta proporção fica em, respectivamente, 72% para 60%.
Quando se refere a quantidade de horas que os internautas da terceira ficam conectados à internet, os jovens passam cerca de 4h49m conectados nos fins de semana e os mais velhos ficam online por cerca de 4h11m.
Com relação aos jogos online, a predominância é de jovens, pois 65% costumam jogar, contra 43% dos representantes da terceira idade. Mas a maior diferença está no tipo de jogo escolhido por cada perfil. Os mais jovens costumam se envolver com games mais “complexos” (RPG, jogos de guerra, vida digital e lutas), enquanto os mais maduros preferem jogos originados no “mundo offline”, sem a necessidade de interações com outros jogadores, como cartas e tabuleiro (pocker, tranca, truco, gamão, dama e xadrez).
A maioria usa mesmo equipamentos desktop ou notebooks. Outra semelhança entre os perfis analisados, é que mais de 90% destes públicos declararam não pagar para jogar.


Apple pede na justiça dos EUA bloqueio a vendas do tablet da Samsung
 
A Apple, fabricante do iPhone e do iPad, solicitou a um tribunal de apelações dos Estados Unidos o bloqueio às vendas de produtos fabricados pela sul-coreana Samsung Electronics Co., alegando que contêm “cópias exatas” dos seus dois dispositivos móveis.

“A Apple é amplamente reconhecida por seu belo design inovador”, afirmou o advogado de defesa da Apple Michael Jacobs, do escritório Morrison & Foerster, em um painel de três juízes no Tribunal de Apelação para o Circuito Federal em Washington. “O que estamos pedindo para a Samsung fazer é parar de copiar. Há outros belos designs no mercado.”

A Apple apela contra a decisão de um juiz publicada em dezembro de 2011, permitindo que alguns dos tablets e smartphones da Samsung permanecessem no mercado enquanto o caso de infração ao direito de patentes está em andamento. A americana afirma que a Samsung copiou a aparência do iPhone e do iPad para atrair clientela. Um julgamento sobre o caso está marcado para ter início em 30 de julho, em São Francisco.

“Não há um caso claro capaz de reverter a decisão do juiz, especialmente porque estamos com um julgamen-to marcado para julho”, afirmou Kathleen Sullivan, advogada da Samsung do escritório Quinn Emanuel. Jacobs disse que há meses antes do julgamento do caso, de modo que o pedido para suspender as vendas rapidamente é importante.

A Apple, disse Sullivan, tenta conseguir o monopólio sobre os tablets retangulares com telas planas e cantos arredondados. “Não havia evidência de que os consumidores estão baseando sua decisão de comprar um produto Samsung ou não comprar um produto da Apple por causa das características de design”, afirmou Sullivan. “Nossos smartphones são muito diferentes.”

A disputa com a Samsung é a maior já empreendida pela Apple para restringir o crescimento das vendas de smartphones com o sistema operacional Android, do Google, a plataforma mais popular para dispositivos móveis no mundo. A Apple alega que os dispositivos Android copiaram funções que tornam o iPhone e o iPad originais, e também move ações por infração de direitos de patentes contra os fabricantes de smartphones HTC Corp. e Motorola Mobility Holdings Inc.
(Bloomberg e Valor)


Geração X, Geração Y, Geração Z, Geração XY, Geração Alfa…
Você pertence a que geração? 
 
“Recentemente tem havido uma necessidade de se nomear as gerações de forma a não alinhar com as mesmas características indivíduos de épocas diferentes.
Até há pouco tempo atrás, quando nos referíamos a crianças, adolescentes ou pessoas de meia ou terceira idade, acabávamos generalizando comportamentos e características, independente da época em que viveram. Hoje é inaceitável imaginar o comportamento de um adolescente, independente da época que tenha vivido.

Assim, fica fácil entender que um adolescente do Século XIX, com certeza terá características diferentes de um adolescente do início do Século XX, ou dos anos 50, 60 ou 90. Dessa forma, se optou por chamar as gerações (independente de sua idade, já que as gerações envelhecem) por nomes específicos. As principais classificações das gerações são:

Geração X
A primeira denominação moderna foi a que se denominou Geração X. Esta geração é composta dos filhos dos Baby Boomers da Segunda Guerra Mundial. (Baby Boomer é uma definição genérica para crianças nascidas durante uma explosão populacional – Baby Boom em inglês, ou, em uma tradução livre, Explosão de Bebês. Dessa forma, quando definimos uma geração como Baby Boomer é necessário definir a qual Baby Boom estamos nos referindo). Os integrantes da Geração X têm sua data de nascimento, localizada, aproximadamente, entre os anos 1960 e 1980.

Geração Y
A Segunda geração foi a denominada Geração Y, também chamada de Geração Next ou Millennnials. Apesar de não haver um consenso a respeito do período desta geração, a maioria da literatura se refere à Geração Y como as pessoas nascidas entre os anos 1980 e 2000. São, por isso, muitos deles, filhos da geração X e netos da Geração Baby Boomers.

Geração Z
Formada por indivíduos constantemente conectados através de dispositivos portáteis e, preocupados com o meio ambiente, a Geração Z não tem uma data definida. Pode ser integrante ou parte da Geração Y, já que a maioria dos autores posiciona o nascimento das pessoas da Geração Z entre 1990 e 2009.

Geração XY
Ainda não muito bem definida, a Geração XY é uma maneira de classificar indivíduos da Geração Y que buscam reconhecimento da forma que a Geração X fazia.

Geração Alfa (ou Alpha Generation)
Ainda sem características precisas definidas, a não ser que nascerão em um mundo conectado em rede, a próxima geração, de nascidos a partir de 2010, já tem nome: Geração Alfa. Poderão ser filhos, tanto da geração Y, como da Geração Z.

Outras definições
São consideradas ainda, classificação de Gerações:
After Eighty: Geração de Chineses nascidos depois de 1980 (equivalente à Geração Y para os ocidentais). Também chamada Post-80 (pós 80)
Beat Generation: Geração de norte-americanos nascidos entre as duas Guerras Mundiais

Lost Generation (Geração Perdida): Expatriados que rumaram para Paris depois da Primeira Guerra Mundial.”

(Autor: Daniel Portillo Serrano - Fonte: http://www.portaldomarketing.com.br)


Menina Bonita do Laço de Fita
Você conhece essa obra de Ana Maria Machado?

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