terça-feira, 17 de abril de 2012

Acontece

O silêncio do amor
Essa novela você não pode perder.


Faça amor, não faça marketing


Chega de tanta conversa
A igualdade entre os homens e as mulheres existe?
A pornografia é prejudicial? Sexo com meias calçadas dá mais potência?

Superação

O que é fazer pra mudar?


TEDxVilaMadá - Rodrigo Brito - Do to change

Não comece um negócio
sem antes responder a
algumas perguntas
José Dornelas*

Se você está buscando criar um negócio e não sabe por onde começar, a seguir proponho um conjunto de questões simples que servirão de base para que sua ideia seja validada e se transforme em oportunidade.
Isso porque, em empreendedorismo, o que importa é identificar uma oportunidade de negócio (uma necessidade não atendida no mercado), já que uma ideia vaga não vai fazer a diferença.

Para que você tenha clareza quanto ao tipo de negócio pretende montar, responda:
Qual é o seu negócio?

Parece simples responder, não? Mas não é bem assim.
A resposta tem de ser específica, como por exemplo: “Meu negócio é a prestação de serviços de limpeza corporativa para empresas de médio porte da capital mineira”.

Note que neste caso o negócio está bem definido e a empresa não atenderá residências, ou a micro e grandes empresas, nem clientes fora de Belo Horizonte.

Admitindo que você já tenha clareza quanto ao tipo de negócio e produtos ou serviços que pretende oferecer, busque responder ainda às demais questões que apresento aqui:
O que você realmente vende?

Continuando com o mesmo exemplo anterior, seria simples dizer “serviços de limpeza”, mas não basta. Procure mostrar o seu posicionamento ou diferencial em relação à  concorrência.

Pense em quesitos como qualidade, preço, durabilidade, confiança, pontualidade, eficiência, mas tome o cuidado para não querer ser bom em tudo, pois é difícil. Veja o que a clientela busca, o que a concorrência não faz e tente oferecer algo que preencha esta lacuna.

A terceira questão que proponho refere-se ao mercado-alvo:
Você consegue identificar com clareza qual é o seu mercado?

Explico: qual o nicho específico de mercado, setor, região, perfil de consumidor?
A dica é você identificar o perfil de um cliente-alvo e, a partir daí, tentar levantar o tamanho do mercado em reais e em número de clientes potenciais.

Não basta falar que o mercado é o Brasil todo, que envolve 190 milhões de pessoas. Isso simplesmente não funciona. A dica aqui é focar em um “pedaço do bolo” e tentar conquistá-lo.

Se o negócio é uma drogaria de uma pequena cidade com 30.000 habitantes, o seu dono deve saber com quais outros negócios vai concorrer e qual o índice médio de consumo da população local, lembrando que a segmentação pode ainda ser feita por idade (crianças, adultos e idosos), sexo, padrão de renda etc.

Mas onde conseguir estes dados para a sua cidade?
No site do IBGE há uma vasta quantidade de informações sobre a população brasileira. É um bom ponto de partida.

Para finalizar, antes de se aventurar no mundo dos negócios, procure ficar atento às tendências do mercado.

Muitos empreendedores brasileiros têm tido sucesso ao inovar e se antecipar à concorrência.
Pense em como você pode fazer o mesmo, observando com curiosidade o que ocorre ao seu redor.

Identifique deficiências no mercado e pense em soluções para eliminá-las.
É dessa forma que você poderá transformar uma simples ideia em uma oportunidade de sucesso.

* José Dornelas é um dos maiores especialistas brasileiros em empreendedorismo e
plano de negócios e um dos mais requisitados conferencistas sobre o tema no país.
Leciona em cursos de MBA na FIA – Fundação Instituto de Administração, na USP –
 Universidade de São Paulo, e como professor convidado em diversos programas no
país e no exterior. Realizou seu pós-doutoramento nos EUA e foi  o primeiro e único professor
brasileiro como Visiting Scholar no Centro de Empreendedorismo do Babson
College – considerada a melhor escola de negócios com foco em ensino de
empreendedorismo no mundo. É engenheiro pela USP São Carlos,
com mestrado e doutorado também pela USP, especialização em marketing pela
 ESPM e cursos de extensão em Harvard e no MIT

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