O silêncio do amor
Essa novela você não
pode perder.
Faça amor, não faça marketing
Chega de tanta conversa
A igualdade entre os homens e as mulheres existe?
A pornografia é prejudicial? Sexo com meias calçadas dá mais potência?
Confira no http://mundodomarketing.com.br/artigos/elizeu-alves/23470/faca-amor-nao-faca-marketing.html
Superação
O
que é fazer pra mudar?
TEDxVilaMadá
- Rodrigo Brito - Do to change
Não comece um negócio
sem antes responder a
algumas perguntas
José
Dornelas*
Se você está buscando criar um negócio e não sabe por onde começar, a seguir proponho um conjunto de questões simples que servirão de base para que sua ideia seja validada e se transforme em oportunidade.
Isso
porque, em empreendedorismo, o que importa é identificar uma oportunidade de
negócio (uma necessidade não atendida no mercado), já que uma ideia vaga não
vai fazer a diferença.
Para que você tenha clareza quanto ao tipo de negócio pretende montar, responda:
Qual
é o seu negócio?
Parece simples responder, não? Mas não é bem assim.
A resposta tem de ser específica,
como por exemplo: “Meu negócio é a prestação de serviços de limpeza corporativa
para empresas de médio porte da capital mineira”.
Note que neste caso o negócio está bem definido e a empresa não atenderá residências, ou a micro e grandes empresas, nem clientes fora de Belo Horizonte.
Admitindo que você já tenha clareza quanto ao tipo de negócio e produtos ou serviços que pretende oferecer, busque responder ainda às demais questões que apresento aqui:
O
que você realmente vende?
Continuando com o mesmo exemplo anterior, seria simples dizer “serviços de limpeza”, mas não basta. Procure mostrar o seu posicionamento ou diferencial em relação à concorrência.
Pense em quesitos como qualidade, preço, durabilidade, confiança, pontualidade, eficiência, mas tome o cuidado para não querer ser bom em tudo, pois é difícil. Veja o que a clientela busca, o que a concorrência não faz e tente oferecer algo que preencha esta lacuna.
A terceira questão que proponho refere-se ao mercado-alvo:
Você
consegue identificar com clareza qual é o seu mercado?
Explico: qual o nicho específico de mercado, setor, região, perfil de consumidor?
A dica
é você identificar o perfil de um cliente-alvo e, a partir daí, tentar levantar
o tamanho do mercado em reais e em número de clientes potenciais.
Não basta falar que o mercado é o Brasil todo, que envolve 190 milhões de pessoas. Isso simplesmente não funciona. A dica aqui é focar em um “pedaço do bolo” e tentar conquistá-lo.
Se o negócio é uma drogaria de uma pequena cidade com 30.000 habitantes, o seu dono deve saber com quais outros negócios vai concorrer e qual o índice médio de consumo da população local, lembrando que a segmentação pode ainda ser feita por idade (crianças, adultos e idosos), sexo, padrão de renda etc.
Mas onde conseguir estes dados para a sua cidade?
No site do IBGE há uma vasta quantidade de informações sobre a
população brasileira. É um bom ponto de partida.
Para finalizar, antes de se aventurar no mundo dos negócios, procure ficar atento às tendências do mercado.
Muitos empreendedores brasileiros têm tido sucesso ao inovar e se antecipar à concorrência.
Pense em como você pode fazer o mesmo, observando com curiosidade
o que ocorre ao seu redor.
Identifique deficiências no mercado e pense em soluções para eliminá-las.
É dessa forma que você poderá transformar uma
simples ideia em uma oportunidade de sucesso.
* José Dornelas é um dos maiores especialistas brasileiros em empreendedorismo e
plano de negócios e um dos mais requisitados conferencistas sobre o tema no
país.
Leciona em cursos de MBA na FIA – Fundação Instituto de Administração, na
USP –
Universidade de São Paulo, e como professor convidado em diversos
programas no
país e no exterior. Realizou seu pós-doutoramento nos EUA e foi o
primeiro e único professor
brasileiro como Visiting Scholar no Centro de
Empreendedorismo do Babson
College – considerada a melhor escola de negócios
com foco em ensino de
empreendedorismo no mundo. É engenheiro pela USP São
Carlos,
com mestrado e doutorado também pela USP, especialização em marketing
pela
ESPM e cursos de extensão em Harvard e no MIT
Site:
www.josedornelas.com.br
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