quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Página “Sinta-se Paulistano” critica comportamentos de quem é da capital paulista

Em tom bem humorado, página se propõe a ser “um manual para se passar por um legítimo paulistano”.

 O que faz uma pessoa ser paulistana? Incluir no vocabulário cotidiano palavras como “meu”, “mano”, “bolacha”, “é nóis”? Bom, tudo isso e mais um pouco, porque quem nasceu em São Paulo tem hábitos que mais ninguém tem, criando um jeito todo especial de ser (ou não!). A página do Facebook Sinta-se Paulistano satiriza o lifestyle de quem vive na maior metrópole do país através de pôsteres divertidos que ensinam qualquer pessoa a se tornar um típico paulistano.

Algumas das críticas passam pela já famosa rixa entre paulistanos e cariocas, mas o time do “Sinta-se Paulistano” não é feito apenas por quem vem do Rio de Janeiro – além da carioca Carla Said, a equipe conta com o mineiro Dalton Campos, o paranaense Flavio Pucci e o paulista Paulo Lemes. O manual retrata a cidade com referência à onda gourmet na gastronomia, o excesso de trabalho, os hábitos um tanto quanto neuróticos, como buzinar eternamente no engarrafamento ou a fixação por programas que tenham uma enorme fila na porta, além de criticar a pressa na hora de andar, mesmo que seja no shopping center.

A ideia surgiu em 2013, com a pretensão de se tornar um manual impresso. O projeto acabou encostadinho em um arquivo no Google Drive, até que se transformou numa página. “Poderia até dizer que a ideia surgiu numa roda de bar, tomando uma cerveja. Seria bem mais bonito, mas não tanto paulistano. Não que o povo aqui não goste de bar e de cerveja. Gosta pra caramba. Mas gosta mais de trabalho”, brinca um dos criadores.

Confiram abaixo algumas sátiras:
 





 
 
 
Fonte: Brainstorm9

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...