Campanha convoca internautas
para tuitaço a favor de 10% do
PIB para a educação
Teve início ontem a votação do novo Plano Nacional de Educação (PNE), que determinará as diretrizes, metas e estratégias educacionais para os próximos dez anos. Um dos pontos mais debatidos do novo PNE é a meta 20, que trata dos investimentos a serem feitos pelos governos (federal, estaduais, distrital e municipais) em educação.
Com o objetivo de convocar os parlamentares a alterarem a meta 20 do novo PNE, a Cam-panha Nacional pelo Direito à Educação, criadora e coordenadora do movimento "PNE pra VALER!", realizará um tuitaço em defesa de um patamar de investimento público em educa-ção pública equivalente a 10% do PIB, com a hashtag "#PNEpraVALER!".
A mobilização via Twitter começou a acontecer ontem e continuará hoje a partir das 10 horas da manhã.
Até o momento, o relatório substitutivo do novo PNE, apresentado pelo relator da matéria, deputado Angelo Vanhoni (PT/PR), prevê um patamar de 7,5% do PIB (Produto Interno Bruto) em investimento público direto em educação (recurso público investido em educação pública).
"Está comprovado por estudos da Campanha Nacional pelo Direito à Educação e da Finedu-ca (Associação Nacional de Pesquisa em Financiamento da Educação) que esse patamar é insuficiente e incapaz de aliar expansão de matrículas com padrão de qualidade. O Comunicado 124 do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada do Governo Federal) apresenta diversas alternativas de fontes de financiamento capazes de viabilizar os 10% do PIB para a educação pública. Não há mais desculpa", afirma comunicado da campanha.
No mundo, 15% dos executivos
estão dispostos a pagar propina
Em matéria publicada no jornal Valor Econômico é apresentada uma pesquisa realizada pela Ernst & Young Terco com 1.700 executivos de 43 países identificou que, pressionados por resultados, 15% deles estão dispostos a pagar propinas para ganhar ou manter negócios. O percentual é maior do que os 9% apontados na pesquisa anterior, realizada pela auditoria em 2010.
No caso do Brasil, que participou da pesquisa com 50 entrevistados, esse percentual é de 12% - o dobro do encontrado na edição anterior.
A pesquisa foi feita entre os meses de novembro de 2011 a fevereiro deste ano. No Brasil, foram entrevistados executivos de 48 empresas com faturamento superior a R$ 1 bilhão e de 2 companhias com receita de R$ 500 milhões a R$ 1 bilhão. Além dos 12% dispostos a pagar propinas para garantir negócios, 10% dos executivos também demonstraram disposição em oferecer viagens ou presentes com o mesmo objetivo. O percentual é o dobro do obtido nos demais países pesquisados.
Além disso, 84% dos entrevistados no Brasil acreditam que a corrupção está espraiada no país - percentual muito superior à média de 39% da pesquisa.
De acordo com José Compagno, coordenador do estudo no Brasil e sócio da área de investi-gação de fraudes da Ernst & Young Terco, o fato de se considerar justificável o pagamento de propinas em prol dos resultados demonstra uma certa tolerância e flexibilidade ética. "É uma leitura negativa do nosso ambiente de negócios", diz. Já em relação aos 84% que acre-ditam que a corrupção é algo frequente no país, Compagno afirma que essa percepção é pro-vocada, em parte, pela divulgação recente de casos desse tipo. "E a preocupação com a cor-rupção é um inibidor e um redutor de investimentos", afirma.
De acordo com Jorge Abrahão, presidente do Instituto Ethos, trata-se de uma questão cultu-ral que deve ser alterada. "Tanto no setor público quanto no setor privado a tomada de deci-sões está ligada ao mandato das pessoas: conseguir o melhor resultado possível no curto pra zo", diz. "É preciso construir uma visão de longo prazo".
Pepsi se une com o rapper Pitbull
A Rapp Brasil desenvolve peças digitais alinhadas à campanha latino-americana da Pepsi com o rapper Pitbull. As ações incluem uma música exclusiva, Manos p’arriba, criada especialmente para esta parceria, e está sendo usada pela agência como base musical para as ações. Os primeiros países que já lançaram a área Pitbull são Venezuela e Panamá. (veja aqui).
A agência criou no site oficial da Pepsi uma galeria de fotos e vídeos que trará ações com o rapper, entre as quais se destacam o Rap The Wall, um aplicativo para Facebook que lê os posts do mural do usuário e cria um Rap cantado por Pitbull. Outra iniciativa é o Pibull Fan’s Hits, um editor de som online no qual usuários podem criar novas músicas utilizando efeitos sonoros e frases cantadas pelo artista. Por último, o Rec & Pitbull, também um editor - porém de vídeo - permite ao usuário elaborar um clipe para a música da campanha, com cenas e trechos que incluem seu intérprete.
Chevrolet Cobalt resgata
motoristas de carro quebrado
Concessionária Orca resgatou potenciais consumidores que ficaram na mão com o carro.
Para apresentar o novo Chevrolet Cobalt, a concessionária Orca resolveu resgatar potenciais consumidores que ficaram na mão com o carro. A empresa rastreou chamados de guincho, e realizou um test-drive até o local em que essas pessoas queriam chegar. A criação é da agência Monumenta, de Brasília.
Como você se vê a partir dos 50 anos?
Exigir cheque-caução em
emergência é crime, diz lei
publicada no DOU
Publicada no "Diário Oficial da União" a lei 12.653 que torna crime a exigência de cheque-caução, nota promissória ou qualquer garantia como condição para o atendimento médico-hospitalar de emergência. E fixa multa e pena de até três anos, podendo chegar a nove anos, em caso de descumprimento da lei que resulte em morte do paciente.
Conhecimento destrói incertezas
A vontade de se preparar deve ser maior que a vontade de vencer
Gilclér Regina*
Uma afirmação de um diretor de colégio diz: “No mundo real a
turma da frente acaba tra-balhando para a turma do fundão”. Ou seja, quem faz
maior sucesso segundo ele é a turma que ousou mais, que foi mais criativa e
esses eram os que sentavam lá no fundo da sala.
Isso lembra aquele aluno que leva o boletim com notas todas
vermelhas para o seu pai e este lhe diz: “No meu tempo isso renderia uma bela
duma surra”. E o menino diz: “É isso aí pai, vamos lá dar um cacete no
professor”.
O ideal de sucesso é unir a disciplina de quem senta na
frente com a criatividade de quem senta no fundo da sala. Afinal, não vale
afirmar que somente o “bagunceiro” senta lá no fundão.
Estar aberto a mudanças é saber somar criatividade, um pouco
desta falsa “malandragem” aliada a
conhecimento e disciplina. Conhecimento destrói incertezas… Conhecimento com
motivação constrói certezas, constrói resultados!
Estar sempre aberto à mudanças é estar preparado para não
ficar pelo caminho… Se você acha que pratica o seu melhor trabalho, dê uma
olhadinha no seu colega ao lado e faça um comparativo. Saiba que ele não está
dormindo “de touca”.
Existem funcionários ótimos… E existem aqueles que você
precisa fazer uma carta de reco-mendação para o seu principal concorrente! Sua
escolha definirá o seu sucesso!
Se você tiver uma ferida e se tratar, com o tempo ela irá
cicatrizar… Se você tiver uma ferida e não se tratar, com o tempo ela irá
piorar. Portanto, contrariando muita gente, o tempo nem sempre é senhor da razão.Não
é o tempo que cura, é a intensidade da ação que você faz hoje é que cura.
Quantas redes de supermercados, quantos bancos, quantas
empresas você lembra como as maiores do Brasil num passado recente? E não
existem mais…
A vida sempre foi assim: Novos ricos que são ex-pobres e
novos pobres que são ex-ricos. 82% das maiores fortunas vêm do absolutamente
nada, vêm da pobreza mesmo!
O dinheiro? Não acaba… Apenas muda de mão.
Muitos se perderam pelo caminho por causa da soberba. Muitos
sofreram com a síndrome de “ovo de pata”. Lembra-se da fábula? A pata olha para
a galinha e diz: “Meu ovo é muito mais bonito que o seu”. Qual foi a resposta
da galinha? “O seu é mais bonito, mas não ven-de”.
Arrogância é assim mesmo, igual mau hálito, todo mundo percebe,
menos quem tem!
A “mudança” é uma preocupação dominante no mundo
corporativo. Reflita sobre o que gostaria de mudar em você, em sua vida
profissional, em sua vida familiar, em sua empresa, em sua carreira e que ainda
não teve coragem de fazer?
*Gilclér Regina é bacharel em Administração de Empresas e Marketing.
É consultor de empresas nas áreas de vendas, motivação, gestão e recursos
humanos
há mais de 20 anos e presidente da empresa CEAG - Desenvolvimento de
Talentos.
É autor dos livros: “Você pode mudar sua Vida”, “A arte de Saber viver”,
É autor dos livros: “Você pode mudar sua Vida”, “A arte de Saber viver”,
“No Topo do Mundo - Motivados para Vencer”, “Sua Vida não é uma
questão de Sorte”,
“Ideias que nascem do nada para o Estrelato”, “A Essência dos
Vencedores”,
“100% VENDEDOR - Motivação em Vendas - Como vencer o mercado e
bater a concorrência”.
É autor dos CDs da série “Motivação & Sucesso”
e de vários DVDs, entre eles,
“Motivação - A diferença de Pessoas de Sucesso”,
“Motivação, Gestão & Vendas - Vencendo Crises”.
Foi apresentador do programa “Motivação & Sucesso” na
Foi apresentador do programa “Motivação & Sucesso” na
Rede Novo
Tempo de Comunicação por sete anos e é colaborador
em programas na Rede Vida de
Televisão, Record, Band. e SBT.
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